domingo, 31 de julho de 2011

ATLANTIS CUP/REGATA DA AUTONOMIA 2011 PREPARATIVOS EM SANTA MARIA

Em mais um dia de preparação (31/07/2011) para a largada da Atlantis Cup continuam as verificações e medições das embarcações.
Para hoje, está ainda agendado um briefing com os skippers seguindo-se um convívio entre toda a tripulação, patrocinado pela Câmara Municipal de Vila do Porto, a partir das 18 horas, no Clube Naval de Santa Maria.
Até ao final do dia esperasse que estejam todas as embarcações preparadas para mais uma edição da Atlantis Cup com largada prevista para as 11 horas.
Os concorrentes vão contar com ventos de noroeste com força de 15 nós.



Mário Jorge Santos/CNH

"TÉNIS DE PRAIA" A PARTIR DE 1 DE AGOSTO NA PRAIA DAS MILICIAS - PONTA DELGADA

Estando a Escola de Ténis de férias durante o mês de Agosto, os amantes da modalidade poderão desfrutar da sua prática durante o próximo mês praticando o "TÉNIS de PRAIA".

O CTSM vai colocar na praia das Milícias, um kit de ténis de praia para usufruto de todos os interessados.
Estará sempre disponível, um responsável pelo material, de 2ª a 6ª feira, entre as 12 e as 18 horas. Postes, rede, raquetes e bolas, para os que já jogam e para os que quiserem aprender.

DFA/CTSM

CLUBE NAVAL DA HORTA NO EUROPEU DE 420 - CLASSIFICAÇÕES FINAIS

A dupla do Clube Naval da Horta, Miguel Guimarães/David Abecassis, esteve presente no Europeu de 420 em vela ligeira.

O Campeonato Europeu Open de 420 foi organizado pelo Clube Náutico de Tavira numa parceria com a Associação Portuguesa da Classe 420 e a Federação Portuguesa de Vela, sob as instruções da Associação Internacional da Classe 420 e decorrerá de 20 a 29 de Julho de 2011.
"Está terminado o campeonato da Europa de 420, de 2011. A dupla do CNH terminou na 30 posição. Na última regata tivemos um 19 mas acabamos por descer na classificação face ao dia anterior. Apesar de não termos atingido o objectivo do top 20 ficamos contentes com a nossa prestação. Não tivesse sido o erro da primeira regata (360/720) tinha terminado em 13. Por outro lado, as nossas prestações com este vento foram bastante positivas pois dado o nosso peso sempre sentimos algumas dificuldades com ventos mais fracos. Do ponto de vista táctico e estratégico fez regatas muito boas durante todo o campeonato o que também nos deixou muito felizes" – disse David Abecassis.

Maria Rocha/CNH

CLUBE NAVAL DA HORTA NO ISAF LONDON 2012 OLYMPIC GAMES SAILING COMPETITION -TEST EVENT

Mais de uma centena de velejadores da classe Laser e Laser Radial estarão em competição na Regata Teste Olímpico, entre 31 de Julho e 13 de Agosto, numa prova que contará com o Velejador do Clube Naval da Horta, o Faialense Rui Silveira.

Esta, é uma prova irá contar como uma regata preparatória para a Competição de Vela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
São 56 velejadores a competir na classe Laser e 49 na classe Laser Radial que irão representar os seus países numa tentativa de se adaptarem ao máximo às águas onde decorrerão os Jogos de Londres 2012.
Esta, é mais uma prova preparatória em que o velejador Rui Silveira irá participar com o intuito de ganhar mais rodagem e ritmo competitivo ao mais alto nível, com vista à sua participação no Campeonato do Mundo que irá apurar os velejadores que irão estar nos Jogos Olímpicos de Londres no próximo ano.

Maria Rocha/CNH

sábado, 30 de julho de 2011

CONVITE A PARTICIPAR NA REGATA “TROPHEE CIDADE DA HORTA“

O Clube Naval da Horta convida os sócios e simpatizantes da vela de cruzeiro a participar na regata “TROPHEE CIDADE DA HORTA“.

Nesta regata irão participar os barcos inscritos na “Atlantic Trophee” – Douarnenez/Horta/Douarnenez, que gentilmente recebem a bordo de seus barcos os interessados em desfrutar de uma tarde dedicada à vela de cruzeiro.
Os interessados para se inscreverem devem dirigir-se à secretaria do Clube Naval da Horta durante a manhã de hoje.

DFA

sexta-feira, 29 de julho de 2011

CD SANTA CLARA: PAULO GRILO É O NOVO REFORÇO

O médio Paulo Grilo é o novo reforço do CD Santa Clara, por uma época. O atleta foi cedido pela Académica de Coimbra.
Paulo Grilo já jogou pelos estudantes de Coimbra e pelo Tourizense.
"É importante ganhar ritmo competitivo na minha idade e espero ajudar o Santa Clara a atingir os seus objectivos e mostrar o meu valor. No meu pensamento vai estar sempre o regresso à Académica de Coimbra, mas para isso acontecer, vou dar o meu melhor pelo Santa Clara" - referiu Paulo Grilo, em declarações ao site oficial da Académica.

DFA/FAS


II TAÇA CARTÃO INTERJOVEM DOWNHILL ORGANIZA PROVA ESPECIAL MARÉ DE AGOSTO

A comitiva da II Taça Interjovem de Downhill, Taça da ilha de São Miguel, vai-se deslocar até a ilha de Santa Maria, para realizar uma prova de Downhill extra-calendário na semana do Festival Maré de Agosto TMN.

Trata-se do primeiro evento da modalidade na ilha de Santa Maria e são esperados cerca de três dezenas de atletas da ilha de São Miguel, em Santa Maria. Para além dos micaelenses espera-se a adesão dos amantes da modalidade provenientes das outras ilhas e que também aproveitem a oportunidade fazer uma prova de Downhill durante a sua presença e assistir ao festival.
Para além dos atletas açorianos, o espanhol Jordi Bago será umas das caras de grande destaque da prova, dando assim outra dinâmica ao evento. Do Continente, são esperados quatro atletas entre masculinos e femininos.
A prova decorrerá junto a praia Formosa num trilho reaproveitado de um antigo caminho de acesso a praia. Tem uma extensão aproximada de 1500 metros. Trata-se de um trilho muito técnico e com um piso diferente dos trilhos da ilha de São Miguel, pois grande parte do mesmo é pedra. A chegada irá acontecer junto ao Beach Park, ao lado do recinto Maré.

Programa:
10 às 12.30 horas – Treinos
14 horas – 1º Manga
15.30 horas – 2º Manga
16.30 horas – Entrega dos Troféus

Quanto as inscrições, poderão ser realizadas pela internet contactando o organizador, Fábio Jorge Paiva, ou então pelos mail fabiojorgepaiva@gmail.com, ou através dos contactos telefónicos 91 453 92 43 ou 96 75 35 703
Os atletas federados e da classe de promoção que ja participaram em eventos da Taça Cartão Interjovem de Downhill 2010 e 2011, poderão adquirir um pacotes de 30 e 50 euros, correspondentemente, que irá incluir o cartão interjovem, inscrição na prova e estadia, até ao dia 31 de Julho.

DFA/Desporto Mariense

CD MARIENSES VENCERAM MARATONA DE FUTSAL – PONTA DELGADA

A equipa sénior do Clube Desportivo "Os Marienses" venceu no passado fim-de-semana, a V Edição da Taça do Reitor da Universidade dos Açores.

Na condição de equipa convidada (tal como o Barbarense), a formação de Santa Maria somou por vitórias todas as partidas realizadas. Na fase de grupos venceu por 2-1, 7-3 e 7-0, apurando-se assim para a meia-final onde bateu o adversário por 5-1. Na final frente ao conjunto terceirense do Barbarense, o CD Marienses triunfou por 4-3, vencendo assim esta prova.
Refira-se que no capítulo disciplinar, não foi mostrado qualquer cartão aos atletas de Santa Maria

Desporto Mariense

CLUBE NAVAL S. ROQUE DO PICO NAS REGATAS DO CAIS DE AGOSTO 2011

O Clube Naval de São Roque do Pico anuncia a realização do torneio de Cais Agosto 2011, em vela ligeira nas classes de Optimist, 420 e Laser 4.7.

Esta prova será disputada no dia 29 de Julho de 2011, no campo de regatas da baía do Cais do Pico.
O Clube Naval da Horta estará presente neste torneio, deslocando ao Pico sete velejadores da classe Optimist.


DFA

TÉNIS: MARTA MAGALHÃES EM GRANDE NO EUROPEU

A tenista do Clube de Ténis de São Miguel, Marta Magalhães, tem tido uma prestação brilhante ao serviço da selecção nacional nos Campeonatos da Europa de sub-12. A equipa portuguesa já está entre as oito melhores e a nova sensação do desporto açoriano está confiante, tendo manifestado a sua satisfação pelo apuramento.
A fase final do Campeonato da Europa irá decorrer na Córsega, de 4 a 7 de Agosto, e contará com a presença de algumas das maiores potências mundiais, como é o caso da Inglaterra, da Rússia ou mesmo da Espanha.
Nuno Mota, director técnico do Clube de Ténis de São Miguel e Coordenador Nacional das Selecções mais jovens, mostrou-se confiante no valor do conjunto lusitano e acredita que as tenistas farão uma boa fase final.


DFA/CTSM

CLUBE NAVAL DE PONTA DELGADA ORGANIZA A 3 E 4 DE SETEMBRO WORKSHOP DANÇA CONTEMPORÂNEA

O Clube Naval de Ponta Delgada em parceria com o bailarino Pedro Rosa vai organizar um Workshop de Dança Contemporânea nos próximos dias 3 e 4 de Setembro nas instalações do Clube.

O workshop está dividido em duas partes (preparação do corpo e estimulação da criatividade).
Pedro Rosa é licenciado em Dança/Coreografia, pela Arnhem School of Dance (2007), e é professor de dança no Balleteatro Escola Profissional. Lecciona frequentemente workshops de dança contemporânea em diversas estruturas.

DFA/CNPD

quinta-feira, 28 de julho de 2011

SEMANA DO MAR 2011 – HORTA

Com mais de três décadas de experiência acumulada, a Semana do Mar é uma das mais antigas festas concelhias realizadas nos Açores e certamente aquela, cujo o cartaz náutico evidência com maior notoriedade a qualidade, diversidade competitiva e participação efectiva de atletas ao longo de uma semana intensa de actividade desportiva.




Maria Rocha/CNH

CALENDÁRIO DAS PROVAS OFICIAIS DE VELA LIGEIRA PARA A ÉPOCA DESPORTIVA DE 2011/2012

Já está definido o calendário das provas oficiais de vela ligeira para a época desportiva de 2011/2012.

O Clube Naval da Horta irá organizar a 1ª Prova do Campeonato Regional que se disputará nos dias 8 e 9 de Agosto de 2011, integrado no Festival Náutico da Semana do Mar.



DFA/CNH

quarta-feira, 27 de julho de 2011

LAGOA ACOLHEU TORNEIO DE STREET BASKET – PONTA DELGADA

Foram várias as dezenas de atletas que estiveram no passado sábado no Polidesportivo da Atalhada para participarem no Torneio de Street Basket.

Tratou-se de uma actividade desportiva que resultou de uma parceria entre a Associação de Basquetebol de São Miguel e o Serviço de Desporto da Empresa Municipal de Lagoa, e que teve por objectivo dinamizar a oferta desportiva do Concelho da Lagoa, procurando revitalizar os seus polidesportivos, para além de proporcionar uma tarde diferente para todos quantos têm interesse nesta modalidade desportiva. Com várias equipas masculinas e femininas, jogado a 3x3 numa tabela, este foi um torneio onde imperou o fair-play e a boa disposição entre todos os presentes, tendo sido um evento dirigido a todos os amantes da modalidade de basquetebol desde escalões de formação até atletas federados, não esquecendo os praticantes ocasionais que com as regras de "Street Basket" competiram entre si com o objectivo de apurar para as fases finais do Torneio de Ilha a realizar brevemente em Ponta Delgada.
Realce-se que a realização de eventos desportivos, em regime de parceria, tem sido uma política do Serviço de Desporto da EML que tem contribuído para a fidelização de diversos eventos de diferentes modalidades na Lagoa.
Cumprindo, com o lema +Desporto+Saúde+Bem-estar, este sector da Empresa Municipal da Lagoa realiza mais uma iniciativa dirigida a todos os munícipes que queiram praticar desporto rentabilizando, assim, os diversos equipamentos desportivos do concelho.

Maria Rocha/CML

CLUBE NAVAL DA HORTA NO EUROPEU DE 420 - 4º DIA

A dupla do Clube Naval da Horta, Miguel Guimarães/David Abecassis, continua presente no Europeu de 420 em vela ligeira.

O Campeonato Europeu Open de 420 é organizado pelo Clube Náutico de Tavira numa parceria com a Associação Portuguesa da Classe 420 e a Federação Portuguesa de Vela, sob as instruções da Associação Internacional da Classe 420, e decorrerá de 20 a 29 de Julho de 2011.
Comentários dos velejadores sobre o 4º dia de regata:
"Hoje (27/07/2011), apesar de regatas menos conseguidas, ainda subimos na classificação geral. Neste momento ocupamos a 27ª posição depois de hoje termos sido 38º, 20º e 9º. Faltam agora 3 regatas para o fim do campeonato e o objectivo de atingir o top 20 mantém-se." David Abecassis.

Maria Rocha/CNH

JOGOS NA PRAIA DA MAIA: HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL NA ZONA BALNEAR DA MAIA - RIBEIRA GRANDE

A zona balnear da Maia vai ser palco na próxima quinta-feira, a partir das 10 horas, de uma iniciativa que consiste na realização de jogos na praia, com o objectivo de incutir hábitos de vida saudável junto dos mais novos.

Através dos “Jogos na Praia”, organizados pelo Gabinete de Assessoria ao Jovem, serão transmitidos conhecimentos no que diz respeito à necessidade de protecção solar, sobretudo nesta fase do ano, e para uma alimentação saudável.
Estes jogos têm o apoio da Casa do Povo da Maia e são especialmente direccionados a jovens toxicodependentes e em situação de risco.

DFA

CARLOS FERREIRA E DANIELA REIS (CKSAH) GRADUADOS EM COIMBRA

Seis karatecas açorianos, Carlos Ferreira, Daniela Reis, João Castro (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo), Carlos Gomes, Salvador Correia e Bruno Duarte (Clube de Karaté-do Shotokan da Horta) estiveram presentes no passado fim-de-semana em Coimbra com a finalidade de participar no Estágio Internacional de Verão promovido pelo Centro Português de Karaté (CPK).

O Estágio decorreu de 22 a 24 do corrente mês, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, sob a orientação técnica do espanhol 'Sensei' Luís - Maria Sanz - 7º Dan (campeão europeu e do mundo de katas) e contou com a presença de cerca de cinco centenas de karatecas de todo o país.
No final do evento os atletas terceirenses, Carlos Henrique Gonçalves Ferreira e Daniela Madalena Brito dos Reis, prestaram provas para as sempre difíceis graduações de Dan, sob a batuta do Conselho de examinadores do CPK, constituído pelos Mestres José Ramos - 7º Dan, Rómulo Machado - 6º Dan e Cláudio Fung - 6º Dan. Os karatecas do CKSAH foram submetidos a avaliações nas disciplinas de kihon, kata, orientação, equilíbrio, enbu e kumite, e obtiveram aprovação por parte do conselho nacional de graduações do CPK. O karateca Carlos Ferreira alcançou com grande mérito a graduação de 3º Dan (Sandan) e o título de Sensei ou Mestre, enquanto a karateca Daniela Reis evidenciou as qualidades técnicas que a caracterizam e alcançou com êxito a graduação de 1º Dan (Shodan) sendo actualmente uma das atletas mais novas do país com aquela graduação.

Mário Nunes/AKA

ENCERRAMENTO DAS ACTIVIDADES DE VERÃO/SEMANA DA JUVENTUDE ACONTECEM AMANHÃ – PONTA DELGADA

O CDE Roberto Ivens, termina as suas actividades referentes ao presente ano lectivo no próximo dia 28 Julho, (amanhã), onde vai ser concluídas várias actividades de Verão integradas na Semana da Juventude da DRJ, Patinagem e Escalada.

As actividades neste dia estão divididasda seguinte forma:
Manhã: Colocação dos Painéis e dos ECO Cinzeiros na Ferraria e disfrutar desta magnifica zona da ilha.
Almoço convivio junto à JF Ginetes
Tarde: Rappel na Fonte do Sapateiro e colocação de placas informativas

A concentração será pelas 9.30 horas, na Escola BI Roberto Ivens (Rua Margarida Chaves), em Ponta Delgada.
O Professor Luís Guimarães convida alunos e outros, a estarem presentes nas referidas actividades. "Relembramos que no âmbito da Semana da Juventude do CDE Roberto Ivens, edição 2011, foram organizadas diversas iniciativas com o apoio de diversas entidades e empresas. As actividades iniciaram-se no dia 18 de Julho com a actividade "Patinagem em Férias", a qual decorreu às 2ª, 4ª e 5ª feiras, no pavilhão da Escola BI Roberto Ivens, das 10 às 12 horas E muirto satisfeitos estámos com o sucesso destas actividades".
Os participantes poderam divertir-se com patins tradicionais ou linha orientados por um treinador de patinagem artistica.
As actividades na freguesia dos Ginetes iniciaram-se no dia 19 de Julho, principalmente na zona da Ferraria. O participantes colaboraram na criação de eco cinzeiros, manutenção da sinalectica do Trilho da Fonte do Sapateiro e actividades de escalada nas vias da Ferraria.
Também existiu colaboração com as actividades da Semana da Juventude do Clube Escolar do Colégio São Francisco Xavier e do CALAG, nomedamente nas actividades "Paintball Love Furnas" e na "1º Fun Trip de Escalada" nas vias de Escalada da Flor da Rosa.

Mário Nunes/LG

terça-feira, 26 de julho de 2011

RESULTADOS DO 4º APURAMENTO CAMPEONATO REGIONAL/S.MIGUEL DE TRAP

Efectuou-se no passado sábado, o 4º e último Apuramento de Tiro aos Pratos para o Campeonato Regional na disciplina de Trap, tendo como vencedor o veterano Mário Rodrigues.

O atirador Mário Rodrigues, na 1ª volta obteve um score de 24 pratos partidos em igualdade com o Marco Oliveira e o Alberto Moniz. Assim sendo, no início da 2ª volta existiam 3 atiradores empatados para o lugar mais alto do pódio. O atirador Mário Rodrigues foi único a manter tal "perfomance" e efectuou novamente 24, totalizando assim 48 em 50 pratos, seguido de Marco Oliveira com 47. A fechar o pódio com uma óptima recuperação o atirador António Carvalho classificou-se com 45 pratos.

Resultados do 4º Apuramento do Regional em 23 de Julho de 2011:
1º Mário Rodrigues - 48 (50) pratos
2º Marco Oliveira - 47 (50) pratos
3º António Carvalho - 45 (50) partos
4º Eduardo Mendonça - 45 (50) pratos
5º Carlos Aguiar - 45 (50) pratos
6º Emanuel Couto - 44 (50) pratos
7º João Lima - 44 (50) pratos
8º Alberto Moniz - 44 (50) pratos
9º Carlos Arrimar - 41 (50) pratos
10º Luís Reis - 38 (50) pratos
11º Carlos Rocha - 37 (50) pratos

DFA

CLUBE NAVAL DA HORTA NO EUROPEU DE 420 - 3º DIA - TAVIRA

A dupla do Clube Naval da Horta, Miguel Guimarães/David Abecassis, está presente no Europeu de 420, em vela ligeira.

O Campeonato Europeu Open de 420, é organizado pelo Clube Náutico de Tavira numa parceria com a Associação Portuguesa da Classe 420 e a Federação Portuguesa de Vela, sob as instruções da Associação Internacional da Classe 420 e decorrerá de 20 a 29 de Julho de 2011.

DFA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

CENTENAS PRESENCIARAM “CORRIDA MAIS LOUCA DO MUNDO” NA CALOURA – LAGOA – S. MIGUEL

Pelo terceiro ano consecutivo, centenas de pessoas deslocaram-se ao Lugar da Caloura, em Água de Pau, para assistir à “Corrida mais Louca do Mundo.” Foram 11 os concorrentes em prova, exibindo os mais diversificados protótipos de carros, que primaram pela criatividade e imaginação, numa tarde pautada pelo convívio e divertimento entre todos os presentes.

O grande vencedor deste prémio foi a equipa dos “Desclassificados” que para além de arrebatarem o prémio de melhor geringonça, votado por todos os participantes, venceram a III edição do Grande Prémio da Caloura “A Corrida mais Louca do Mundo” com um veículo inspirado na saga dos Piratas das Caraíbas.
Todos os carros que participaram nesta corrida foram avaliados por um júri que teve em conta diversos critérios como o da criatividade dos veículos, originalidade, performance do carro e da equipa e a velocidade da prova.
Tal como nos anos anteriores, esta foi uma corrida de carros protótipos, construídos pelos próprios participantes, e em que os veículos não puderam ter qualquer tipo de motores ou pedais, sendo o único meio de deslocação a própria inclinação da pista ou alguma impulsão dada pontualmente pelos próprios elementos das equipas. Acrescenta-se ainda que, todos os carros tiveram de estar munidos de travões operacionais e compatíveis com a descida do percurso desta prova, bem como uma buzina ou sons associados aos mesmos, facto que levou a que fossem criados sons muito característicos para cada carro, o que animou ainda mais este evento.
Recorde-se que, a terceira edição desta prova resultou da organização do Grupo 97 de Água de Pau da Associação dos Escoteiros de Portugal, sendo uma iniciativa que contou, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Mário Nunes/CML

SANTA CLARA VENCEU GUIMARÃES E CONQUISTA O II TORNEIRO PAULETA - PONTA DELGADA

A equipa açoriana esteve perto de inaugurar o marcador aos 11 minutos, por intermédio de Lourenço. O médio na cobrança de um livre directo, rematou forte, mas o guarda-redes do Vitória de Guimarães, Serginho, conseguiu defender. Passados 3 minutos, Dincic colocou o Santa Clara na frente do marcador, num golo que fez levantar os poucos adeptos presentes. O resultado final de 3-0, a favor do CD Santa Clara demonstra bem a eficácia da equipa da casa, que não deixa dúvidas a ninguém com esta vitória. Até, na conferência de imprensa, apesar de Manuel Machado ter referido que o controlo de jogo foi dos nortenhos, o facto é que não deixou de dar os parabéns ao Santa Clara e aos açorianos...

Quando estavam decorridos 27 minutos, novamente, Dincic marcou e dilatou o marcador a favor dos encarnados de Ponta Delgada. Na parte complementar o Santa Clara controlou e até marcou mais um golo, embora os vimaranenses correram que se fartaram e criaram alguns calafrios nas hostes encarnadas. Aos 49 minutos, Dincic fixou o resultado final em 3-0, depois, e estava feito o hat-trick.
Com esta vitória, o Santa Clara terminou o Troféu na primeira posição, com 6 pontos, ao passo que o Vitória de Guimarães ficou em segundo lugar com 1 ponto. Na terceira posição ficou a Académica, também com 1 ponto.
 
Texto: Mário Jorge Santos
fotos: Mário Nunes/DFA

domingo, 24 de julho de 2011

GOVERNO ELOGIA TROFÉU PAULETA PORQUE "É UMA JUSTA HOMENAGEM A UM DESPORTISTA QUE DEFENDE MARCA AÇORES

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos participou hoje, em Ponta Delgada, no almoço convívio entre os dirigentes desportivos e o homenageado da II Edição do Troféu Pauleta, que decorre este fim-de-semana.

José Contente realçou que é uma honra presidir a um almoço que homenageia um grande desportista do futebol açoriano, “o Pauleta é uma referência e um motivo de orgulho para os açorianos, porque tem sabido perpetuar, mesmo fora dos relvados, os valores desportivos e a vontade de transmitir às gerações mais novas o que ele sabe fazer”.
O governante elogiou o Pauleta, o homenageado deste campeonato e que dá nome ao troféu, enquanto dinamizador da marca Açores e desportista que perpetua os seus valores, a sua experiência e o seu saber fazer na Fundação Pauleta, uma escola que incute nas camadas mais novas a disciplina, o rigor, o empenho e o fair play.
“O Governo dos Açores mantém uma política desportiva alicerçada no aumento de atletas federados - há nesta altura mais de 20 mil -, continuamos a apostar não só em infra-estruturas desportivas, mas também em camadas de formação, temos uma política de formação muito activa”, acrescentou o governante.
O Secretário Regional frisou, a propósito, que mesmo num quadro de dificuldades o executivo não deixará de apoiar a política desportiva porque esta tem vários reflexos positivos, nomeadamente ao nível da saúde pública, no desviar eventualmente a juventude de outros caminhos e na valorização dos valores desportivos.
José Contente elogiou o esforço da Associação de Futebol de Ponta Delgada, “por aquilo que empenhadamente tem feito, e a todos os dirigentes desportivos, que às vezes não são bem compreendidos, mas que têm um trabalho que deve ser reconhecido, pelo empenhamento e sacrifícios pessoais em nome da causa desportiva”, frisou ainda.

GaCS

II TORNEIO PAULETA: ACADÉMICA EMPATOU COM GUIMARÃES - PONTA DELGADA

<>
<>
O momento do golo marcado pelos estudantes
A Académica empatou esta noite, com o Vitória de Guimarães a uma bola, em desafio referente ao II Troféu Pauleta, jogo que decorreu no Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada. Desta forma os estudantes estão fora da corrida do titulo, já que perderam ontem por 2-0, com o CD Santa Clara.

O conjunto da Académica inaugurou o marcador aos 30 minutos por intermédio de João Real, depois de ter controlado os primeiros minutos de jogo. A equipa de Coimbra podia ter aumentado a vantagem aos 45+2 mintuos por intermédio de Hugo Morais. O médio conseguiu espaço, fora da grande área, tendo rematado, mas o guarda-redes do Vitória de Guimarães, Nilson, desviou para canto.
Quando estavam decorridos 57 minutos, o vimaranenese El Adoua, fixou o resultado final em 1-1.
Na marcação das grandes penalidades, a formação vinda de Guimarães venceu por 5-2.
Adrien e Rui Miguel converteram as suas respectivas grandes penalidades a favor da Académica, enquanto Júlio César, Flávio e Éder falharam.
O Vitória de Guimarães marcou por intermédio de Pedro Mendes, Barrientos, Paulo Sérgio, William e Santana.
Para amanhã está agendada a final deste Torneio entre o CD Santa Clara e o Vitória de Guimarães, pelas 20 horas.


Mário Jorge Santos
Fotos: Mário Nunes/DFA

sábado, 23 de julho de 2011

ACABA DE INICIAR O ACADEMICA-GUIMARÃES INTEGRADO NO II TORNEIO PAULETA -PONTA DELGADA

Com o Estádio de S. Miguel, praticamente vazio, arrancou há minutos o segundo encontro do II Torneio Pauleta, que decorre em Ponta Delgada.
Pedro Pauleta deu o pontapé de saída deste desafio num acto simbólico, num encontro que se prevê muito renhido, já que no primeiro desafio, que decorreu ontem, o Santa Clara venceu por 2-0 a Académica de Coimbra.

Mário Nunes (jornalista) com Mário Jorge Santos (fotos)

FONTE BASTARDO COMEÇA A SAGA DA I DIVISÃO DE VOLEIBOL EM GUIMARÃES

O Fonte Bastardo inicia a defesa do título com uma deslocação a Guimarães na primeira jornada, ditou o sorteio dos campeonatos nacionais da I Divisão de voleibol realizado esta sexta-feira na sede da Federação.

O Benfica começa por receber o Sporting Caldas, tendo viagens marcadas aos redutos do Castêlo da Maia e do Fonte Bastardo na quarta e quinta jornadas, respectivamente.
No campeonato feminino, destaque para os encontros entre o CA Trofa e o Castelo da Maia, bem como para o Leixões-Belenenses, na jornada inaugural.

Nacional masculino
1.ª jornada - 8 de Outubro:

Leixões – Marítimo
Acad. Espinho – Machico
V. Guimarães – Fonte Bastardo
Vila Condense – Castêlo da Maia
Esmoriz – Sp. Espinho
Benfica – Sp. Caldas

Nacional feminino
1.ª jornada – 16 de Outubro:

Sport Madeira – Câmara de Lobos
Gueifães – Ribeirense
Santo Tirso – SC Braga
Leixões – Belenenses
CA Trofa – Câstelo da Maia


Mário Nunes/FPV

CD SANTA CLARA ENTROU COM A LIÇÃO BEM ESTUDADA FRENTE À ACADÉMICA DE COIMBRA - PONTA DELGADA


O Santa Clara venceu ontem à noite a Académica de Coimbra por 2-0, em desafio referente ao II Troféu Pauleta, que arrancou hoje em Ponta Delgada.

O conjunto açoriano chegou à vantagem aos 51 minutos, por intermédio de Lourenço, na conversão de uma grande penalidade, depois de uma falta cometida pelo guarda-redes Ricardo. Após o atleta da casa Platini ter passado por João Real, este é vitima de um duro golpe. Na marcação do castigo máximo, Lourenço chutou o esférico para o lado direito, enquanto o guarda-redes atirou-se para o lado esquerdo. Estava aberto o activo a favor do Santa Clara, que a partir de então começou a jogar com mais garra.
Volvidos 4 minutos, Pacheco fixou o resultado final em 2-0. Após um passe de Nélson, o médio Pacheco isola-se perante o guarda-redes do conjunto de Coimbra e remata a bola para o fundo da baliza de Ricardo. No final da partida o placard acusava 2-0, a favor da equipa de Bruno Moura. E como este Torneio tem a particularidade de no final do mesmo, ser atribuido a Taça directamente, evitando novos jogos, a Académica de Coimbra e Santa Clara foram às grandes penalidades.
Na marcação das grandes penalidades, a Académica venceu por 5-3.
Marcaram Diogo Melo, Hugo Moraes, Diogo Valente, Fábio Lopes e Danilo as suas grandes penalidades a favor do conjunto orientado por Pedro Emanuel.
Por sua vez, Dincic, Lourenço e Minhoca marcaram para os locais, ao passo que Edgar e Pipo falharam.
O segundo jogo deste Troféu está agendado para hoje, entre o Vitória de Guimarães e Académica.

De salientar que todo o conjunto encarnado, no tempo complementar apresentou-se muito bem em campo. Destaque ainda para os atletas da casa, Minhoca e Platini, este último tendo sido substituido ao 90 minutos, e com enorme aplauso de palmas pelos poucos adeptos presentes no Estádio de S. Miguel.

Mário Nunes/Mário Jorge Santos
Fotos: faosegundo.com

TORNEIO DE STREET BASKET AMANHÃ NA LAGOA - S. MIGUEL

É já amanhã que o Polidesportivo da Atalhada vai acolher um Torneio de Street Basket. Trata-se de uma actividade desportiva que resulta de uma parceria entre a Associação de Basquetebol de São Miguel e o Serviço de Desporto da Empresa Municipal de Lagoa, e que tem por objectivo dinamizar a oferta desportiva do Concelho da Lagoa, procurando revitalizar os seus polidesportivos.

A realização de eventos desportivos, em regime de parceria, tem sido uma política do Serviço de Desporto da EML que tem contribuído para a fidelização de diversos eventos de diferentes modalidades na Lagoa.
Cumprindo, com o lema +Desporto+Saúde+Bem-estar, este sector da Empresa Municipal da Lagoa realiza mais uma iniciativa dirigida a todos os munícipes que queiram praticar desporto rentabilizando, assim, os diversos equipamentos desportivos do Concelho.
É, neste âmbito, que surge o Torneio de Street Basket da Lagoa e que decorrerá durante a tarde de amanhã, sendo um evento dirigido a todos os amantes da modalidade de basquetebol desde escalões de formação até atletas federados, não esquecendo os praticantes ocasionais que com as regras de "Street Basket" competirão entre si com o objectivo de apurar para as fases finais do Torneio de Ilha a realizar brevemente em Ponta Delgada.

DFA/CML

sexta-feira, 22 de julho de 2011

REGATA “ATLANTIC TROPHEE” – DOUARNENEZ/HORTA/DOUARNENEZ JÁ CHEGOU AO FAIAL

No passado dia 14 de Julho, largaram com destino ao Faial, os barcos da regata “Atlantic Trophee” que ligarão as cidades de Douarnenez, no noroeste de França, e a Horta.

Esta regata que se realiza em duas etapas de 1100 milhas náuticas – Douarnenez/Horta e Horta/ Douarnenez – destina-se a barcos clássicos divididos em 3 classes:

Classe 1: Vintage ou tradicional
Classe 2: Tradicionais modernos
Classe 3: Neo-clássicos ou Espírito da Tradição

Na tarde de ontem começaram a chegar ao Faial os primeiros participantes.
De salientar que nesta regata participa o iate Faialense, “Air Mail”, com o skipper Luís Carlos Decq Mota.

DFA

quinta-feira, 21 de julho de 2011

TROFÉU PAULETA ARRANCA AMANHÃ EM PONTA DELGADA: GUIMARÃES, SANTA CLARA E ACADÉMICA DE COIMBRA SÃO OS INTERVENIENTES - PONTA DELGADA

O calendário arranca amanhã pelas 20 horas, com o desafio entre o CD Santa Clara e a Académica de Coimbra. O Troféu Pauleta tem a organização da Associação de Futebol de Ponta Delgada, e vaio decorrer no Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada começa amanhã no Estádio de S. Miguel.

O Vitória de Guimarães, outra equipa convidada a participar na prova, só entra em acção no sábado, defrontando os “estudantes”, igualmente pelas 20 horas.
No domingo, a prova encerra com a partida entre o CD Santa Clara e a equipa de Guimarães, marcada igualmente para as 20 horas. Esta prova serve de preparação para as três equipas que em breve, entrarão nas competições oficiais.
No caso do CD Santa Clara, o primeiro jogo oficial está marcado para o próximo dia 31 de Julho, com a deslocação à Covilhã, para defrontar o Sporting local, em partida a contar para a primeira jornada da Taça da Liga.

DFA

KARATECAS EM ESTÁGIO COM EVAN PANTAZI - PONTA DELGADA

Um grupo composto pelos Senseis, António Mota, Paulo Telheiro e os Karatecas Pedro Moniz, Artur Tavares e Luís Teixeira, todos do Karate Clube de Ponta Delgada participaram com muito empenho num seminário/estágio sobre pontos vitais (kyusho jitsu) que se realizou nas Portas do Mar, em Ponta Delgada e que teve com formador o expoente máximo dessa arte, o grande Mestre Evan Pantazi, pessoa de uma grande simplicidade, profissionalismo e uma grande capacidade de comunicação.

O Mestre Pantazi conseguiu desenvolver e transmitir todos os conteúdos programados bem como cativar todos os presentes, que num total de dez horas de formação dividido por duas sessões que possibilitou de uma forma muito simples e agradável, abordar os vários pontos vitais do corpo humano e as suas aplicações quer ao nível terapêutico como também na defesa pessoal. Foi também possível trabalhar os aspectos energéticos e as suas potencialidades o que veio despertar algum fascínio e curiosidade. O Kyusho, além de ser uma disciplina de algumas artes marciais japonesas, desenvolveu-se como modalidade autónoma, e que é ensinada como defesa pessoal.
No Karate, as técnicas de golpes sobre pontos de pressão estão inseridas nos níveis de bunkai (estudo das aplicações práticas de um kata) mais avançados, estando presentes em cada kata (formas), desde o mais básico.
Há três formas de manipular os pontos vitais: impacto, pressão e estrangulamento. Como resultado, ao corpo humano podem acontecer várias situações, como seja dor, choque, perturbações respiratórias, paralisia temporária, forte torção, deslocamento de juntas, fractura de ossos e hemorragia interna.
O estudo do Kyusho consiste na aprendizagem da manipulação e utilização de pontos vitais para incremento da eficiência das técnicas e possibilidades em qualquer área de intervenção, da arte marcial ao dia a dia.
"Porque iniciativas destas são de louvar, o Karate Clube de Ponta Delgada enaltece esta iniciativa do Sensei Ricardo Castro em trazer aos Açores um mestre reconhecido internacionalmente".

DFA/KCPD

quarta-feira, 20 de julho de 2011

COMPLEXO MUNICIPAL DE PISCINAS DA LAGOA IRÁ ACOLHER BAPTISMOS DE MERGULHO - S. MIGUEL

O Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa vai acolher, no próximo dia 30 de Julho, uma actividade singular que irá proporcionar a todos quantos queiram realizar o seu baptismo de mergulho.

A decorrer entre as 9 e as 14 horas, neste complexo municipal de piscinas, na sua zona Oeste, esta é uma iniciativa promovida pelo Clube Náutico de Lagoa e que conta com a colaboração da empresa Scuba Fish e da Empresa Municipal de Lagoa.
Direccionada a todos aqueles em que a idade seja superior ou igual a 12 anos e que não apresentem problemas de saúde que proíbam a realização desta actividade, este baptismo de mergulho terá um custo de 15 euros, sendo este valor descontado, para quem o queira, em 50% numa futura inscrição para os cursos de mergulho a realizar, brevemente, pelo Clube Náutico da Lagoa.
Os interessados deverão formalizar a sua inscrição ou procurar mais esclarecimentos acerca desta actividade na sede do Clube Náutico de Lagoa, sito à Rua do Porto n.º18, ou através do telefone 296925929 ou telemóvel 961473647.
As inscrições realizadas até ao dia 29 de Julho garantem a entrada gratuita para o Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa no dia 30 de Julho.
Com esta actividade organizada pelo Clube Náutico de Lagoa no Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa, e com o apoio da EML, este espaço assume-se novamente como sendo um local dinâmico e singular, pelas várias actividades que nele têm sido desenvolvidas, ao qual se associa a qualidade deste espaço balnear, não só pela sua Bandeira Azul (ostentada pelo 15º ano consecutivo), mas igualmente por ostentar, pela primeira vez, abandeira do projecto “Praia Acessível, Praia para Todos”.

DFA/CML

CLUBE MOTARD SANTA MARIA VAI ESTAR PRESENTE NO PRÓXIMO DIA 23 NA FESTA DA CERVEJA - SANTA MARIA

O Clube Motard Santa Maria foi convidado pela empresa Gel Mariense e pela gerência do espaço Beach Parque, a estar presente na apresentação oficial da nova Cerveja Super Bock Classic, que se realizará no próximo dia 23 de Julho entre as 22 e as 2 horas.

Assim e desta forma será realizada no interior do espaço uma exposição das motos de todos aqueles que pretendam participar. Para que tal apresentação seja digna e interessante para o visitante, a organização solicita "que levem a sua moto para o interior do recinto no máximo até ás 21.45 horas", para organizar devidamente as motos no espaço.
Segundo o mesmo comunicado, a organização convida também outros participantes que tenham uma moto diferente, moto antiga, ou mesmo que não seja habitual sair com a moto neste tipo de eventos, dando assim uma maior dimensão á festa.
"Vamos todos participar nesta festa de verão...".

DFA

INÍCIO DO ESTÁGIO DE PREPARAÇÃO PARA O EUROPEU DE 420 - HORTA

A dupla do Clube Naval da Horta, Miguel Guimarães/David Abecasis, estará presente no estágio de preparação para o Europeu de 420 em vela ligeira.

Este estágio que se realiza em Tavira de 17 a 20 de Julho de 2011 tem como objetivo a melhoria da performance em regata, manobra e afinação de velas.
O Campeonato Europeu Open de 420 é organizado pelo Clube Náutico de Tavira numa parceria com a Associação Portuguesa da Classe 420 e a Federação Portuguesa de Vela, sob as instruções da Associação Internacional da Classe 420 e decorrerá de 20 a 29 de Julho de 2011.
A organização espera de mais de 130 equipas, oriundas de todo o mundo. Apesar de ser o Campeonato da Europa vão estar presentes equipas de vários países de outros continentes.

Maria Rocha/DFA