segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

KARATÉ: CKSAH COM FORTE REPRESENTAÇÃO NO CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES

Uma seleção composta por sete elementos e um técnico, todos do Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo, vão estar presentes no próximo dia 5 de Janeiro, em Coimbra para participar no campeonato nacional de clubes de karaté da Federação Nacional de Karaté - Portugal.
 
O CKSAH volta assim a participar na única prova nacional de equipas, que já rendeu no ano de 2004, o título de vice-campeã nacional de kumite e o terceiro lugar do pódio em kata, à equipa de cadetes masculinos do clube de Angra do Heroísmo.
Este ano, o clube angrense, aposta na participação de duas selecções, sendo uma feminina e outra masculina, ambas nos escalões de juvenis. As equipas estreiam-se em competições deste género e participam nas disciplinas de kata e kumite.
A única representação da Associação de Karaté dos Açores será constituída pelos atletas: Daniela Monteiro, Isabel Barcelos, Maria Ribeiro, André Garcia, Gonçalo Santos, Leandro Braga e Paulo Rosa. Acompanha as equipas o treinador João Guiod Castro.

DFA/CKSAH

SC ANGRENSE: TERCEIRA VEZ EM POUCAS SEMANAS QUE FURTAM CARRINHAS AO CLUBE – ASSALTANTES FICARAM GRAVEMENTE FERIDOS - TERCEIRA

A viatura nº 3 do SC Angrense, uma carrinha de transporte de atletas da marca Hyundai, de matrícula 19-70-PZ, foi furtada na noite passada no Campo Municipal de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, tendo aparecido na manhã de ontem, segundo a direcção do SC Angrense. De realçar que os indivíduos que furtaram a carrinha (na foto), saíram gravemente feridos após acidente.
 
O DFA confirmou através do Hospital Santo Espirito, em Angra do Heroísmo, a permanência de dois indivíduos no serviço de urgência, devido à gravidade do acidente que tiveram com a carrinha, por volta das 5 horas da manhã de ontem.
Ainda segundo um elemento da direcção do Angrense, a PSP foi chamada de imediato ao local do acidente, tendo ainda visto os larápios feridos com gravidade.
De recordar ainda que este é o terceiro furto de carrinhas, que ficam guardadas no Estádio Municipal de Angra, nas últimas semanas, sendo que as duas vezes anteriores as carrinhas apareceram sem grandes danos, ao contrário desta. Segundo a nossa fonte do Angrense, esta é “uma situação que se alastrou de tal forma, que até carros da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo tem sido furtados, para além de várias viaturas, que posteriormente são utilizadas em assaltos”
 
Mário Nunes (jornalista)
Foto: SC angrense

domingo, 30 de dezembro de 2012

CD SANTA CLARA FOI EMPATAR AO FEIRENSE COM ARBITRAGEM DE PEDRO PROENÇA

A equipa do CD Santa Clara realizou hoje em Santa Maria da Feira, mais um jogo da 2ª Liga, referente à 20ª jornada. Os jogadores orientados por Luís Miguel conseguiram empatar a duas bolas, sendo que estiveram a vencer até perto do final do jogo, altura em que aos 92 minutos, Pires alcançou o empate para os locais (na foto).
Os golos dos encarnados foram marcados por Reguila e Porcellis, ao passo que o Feirense marcou por intermédio de Oliveira e Pires.
 
DFA
Foto: in “Record”

REGIONAL DE JUVENIS: SC ANGRENSE FOI VENCER AO FC FLAMENGOS - HORTA

CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS
 
Futebol Clube Flamengos  1 - Sport Clube Angrense  4  (resultado final)
Ao intervalo: 0 – 2.
Marcadores:
Flamengos – (?)
Angrense – Jordanes (2), Pedro Rocha, Luís Ornelas. 
 
Desafio realizado esta manhã, pelas 10.30 horas, no Campo dos Flamengos, na Ilha do Faial.
DFA
Foto: SC Angrense

SENIORES: SANTA CLARA JOGA HOJE EM SANTA MARIA DA FEIRA

O desafio entre o Feirense e o Santa Clara, a contar 20ª jornada da 2ª Liga joga-se pelas 10.15 horas (horas dos Açores), e tem transmissão televisiva em directo pela Sport TV. 

INFANTIS: CAPELENSE PERDEU COM “OS VELHOTES” – PONTA DELGADA

O Campo de Jogos de Capelas, na freguesia com o mesmo nome, no concelho de Ponta Delgada, albergou na tarde de ontem um desafio de futebol no mínimo inédito. É que os infantis do Capelense resolveram desafiar os seus pais para um encontro de futebol. E assim aconteceu, com as mães dos atletas na bancada, a puxar, ora pelos maridos, ora pelos filhos. E a confusão passou a ser mais que muita, pois era tanta a felicidade de ver jogar dois entes queridos no relvado, que as mães e simultaneamente esposas, a determinado momento já trocavam os nomes dos filhos pelos maridos e vice-versa.
 
Ficaram as muitas fotos tiradas pelas espectadoras atentas para mais tarde recordar, assim como ficou uma boa lição de futebol, de como se pode jogar sem violência.
 
DFA
Foto: Formação Capelense

REGIONAIS DE FUTEBOL: FAYAL VENCEU ANGRENSE ENQUANTO O CD SANTA CLARA “FUZILOU” JD LAJENSE

Realizou-se ontem a terceira jornada, do Campeonato Regional de Juniores na Ilha do Pico, com o JD Lajense a receber e perder perante o CD Santa Clara, por 8-0. Um resultado já pouco vulgar no futebol regional, e menos ainda, em competições para apuramento do Campeão Regional de Juniores.
 
Depois de na passada semana o SC Angrense ter perdido no Campo das Figueiras, em Santo António, Ponta Delgada, por 1-0, com golo de João Ventura, na segunda parte do encontro, eis que os encarnados orientados pelo técnico Luís Silva fuzilaram autenticamente a formação Picoense, ao vencer por 8-0. Os artilheiros encarnados de serviço foram Viegas (3), João Ventura (2), Miguel Resendes, João Santos e João Garcia.
Assim, e depois desta jornada, o CD Santa Clara passou para a liderança deste Regional com 6 pontos, mais 3 que o JD Lajense, e mais seis pontos que o SC Angrense.
Mas ontem também se jogou para o Campeonato Regional de Iniciados, com o Fayal Sport Clube a receber e vencer o SC Angrense por 1-0. Após este desafio, União Micaelense e Fayal Sport Clube dividem a liderança do grupo de Iniciados com 6 pontos.
No que concerne ao Campeonato Regional de Juvenis, joga-se esta tarde pelas 15 horas, um encontro com cariz de grande importância, pois encontram-se o FC Flamengos e o SC Angrense.
 
DFA
Foto: Souto Gonçalves

sábado, 29 de dezembro de 2012

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL ALTEROU REGULAMENTOS PARA EVITAR FUGA AOS JOGOS NOS AÇORES

A direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) alterou o regulamento disciplinar, com a finalidade de penalizar os clubes que fizerem falta de comparência aos jogos.
 
Desde a época passada que tem sido frequente as equipas não de deslocarem a Ponta Delgada, assim como outros locais do Arquipélago. A título de exemplo, é a cidade de Ponta Delgada, e nomeadamente os seus clubes, que mais tem sofrido com esta situação, pois são muitas as equipas que não comparecem alegando grande dispêndio de verbas, preferindo perder na secretaria.
As multas de valor irrisório até então, no que concerne ao basquetebol, compensavam, face aos gastos com a deslocação. Se na época passada o Micaelense apenas realizou dois jogos dos onze desafios previstos, como visitado, na primeira fase, esta temporada o Atlético de Moscavide faltou ao jogo da terceira jornada, perdendo por 20-0.
A partir de agora, um clube que injustificadamente faltar a um jogo, será punido com falta de comparência e uma multa de 250 a 5 mil euros, agravada para o dobro se, se tratar de um clube visitado.
A penalização pode ainda atingir a desqualificação da prova se o clube faltar a dois jogos seguidos ou a três interpolados. Também a desistência das competições passa a ter outra sanção. O clube que se inscrever nas provas de participação obrigatória ou que se inscrevendo desista da participação, é punido com multa de 500 a 1500 euros. Esta é uma forma que a Federação Portuguesa de Basquetebol conseguiu para evitar situações de não comparência aos desafios nos Açores.
 
DFA

INFANTIS DO CAPELENSE JOGAM ESTA TARDE CONTRA OS PRÓPRIOS PAIS – CAPELAS - PONTA DELGADA

Realiza-se hoje pelas 14 horas, no Campo de Jogos das Capelas, um desafio de futebol entre os infantis do Capelense e os pais dos próprios atletas. É um encontro para jogar, divertir e sorrir, onde não vão faltar as fotos para mais tarde recordar. E enquanto os pais jogam, as mães dos atletas vão ter que escolher por quem torcer da bancada.
 
DFA

CLUBE UNIÃO MICAELENSE: INFANTIS “A” OFERECERAM CABAZ DE NATAL À “SEARA DE TRIGO” – PONTA DELGADA

No passado dia 24 de Dezembro, véspera de Natal, o Clube União Micaelense, através da sua equipa de infantis “A”, ofereceu um cabaz de Natal à Instituição Seara de Trigo, em Ponta Delgada.

Nesta época natalícia onde se pretende que a família esteja reunida em confraternização, e numa altura em que a crise bate à porta de todos, “quisemos contribuir para que tivessem um Natal melhor e mais aconchegado. Cada vez mais, o desporto em geral, e este Clube em particular, pretende associar-se a este tipo de iniciativas solidárias, ajudando desta forma, e sempre que pode, a comunidade na qual este Clube se encontra inserido”.

O União Micaelense, através dos seus jovens infantis esperam ter construído alguns sorrisos nesta época natalícia.

DFA/CUM

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TÉNIS DE MESA: REALIZA-SE AMANHÃ 1º TORNEIO OURIVESARIA CASTANHO – SANTA MARIA

Realiza-se amanhã a partir das 14 horas, mais um torneio organizado pelo CDE com o patrocínio da Ourivesaria Castanho. O referido torneio vai desenrolar-se na Escola Básica e Secundária de Santa Maria.
 
As inscrições poderão ser feitas através do mail: antonio.mangana@gmail.com, ou no próprio dia até às 13h30. Pontuável para o ranking list da Ilha de Santa Maria.
 
DFA

CLUBE UNIÃO MICAELENSE HOMENAGEOU O ENGENHEIRO BRUNO PACHECO – PONTA DELGADA

O DFA recebeu do Departamento de Formação do Clube União Micaelense, uma informação de homenagem ao governante Bruno Pacheco. Transmitimos na íntegra o texto de homenagem:
 
“O Clube União Micaelense promoveu uma homenagem ao Engenheiro Bruno Pacheco que exerceu no executivo do Governo Regional, anterior, as funções de Director Regional da Juventude, a qual decorreu no âmbito das festividades de Natal daquela agremiação em 22 de dezembro último.
No exercício das suas atribuições, o Engenheiro Bruno Pacheco foi preponderante para o sucesso de muitas iniciativas que o Clube União Micaelense levou a efeito em prol da educação e da formação dos seus jovens atletas, realçando a coletividade do governante o acolhimento, a disponibilidade, o saber-fazer, o empenho e a competência e da pessoa o trato afável e sobretudo a amizade.
O Clube manifestou-se ainda extremamente agradecido ao Engenheiro Bruno Pacheco, pela capacidade e assertividade com que, como gestor público, soube empregar os instrumentos da sua Direção Regional.
Em formação os êxitos não se medem somente no número de golos marcados ou no número de vitórias obtidas. Medem-se, igualmente, pela qualidade das ações que os Clubes conseguem proporcionar aos seus jovens, incorporando assim, um produto final que se designa processo de formação.
Conseguir que ano após ano muitos jovens do Clube União Micaelense tivessem tido extra-muros, a oportunidade de contatar com outras realidades e conhecer diferentes meios, foram projetos que o Departamento muito se empenhou e que o Engenheiro Bruno Pacheco acarinhou, compreendeu a sua importância e ajudou-nos a concretizá-los!
O Clube União Micaelense crê na continuidade dos programas para a Juventude. A importância do programa Bento de Góis e de outros apoios, são fulcrais no incutir de novas dinâmicas e experiências para a juventude muito necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade açoriana de espírito mais aberto e conhecedora do mundo que a rodeia”.
DFA/CUM
Foto: CUM

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

KARATÉ: MUITA ALEGRIA NO CONVÍVIO DE NATAL DO CKSAH - TERCEIRA

Decorreu no passado sábado no Centro Paroquial do Posto Santo, na Ilha Terceira, o jantar de Natal do Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo.
 
Este evento contou com a presença de cerca de oito dezenas de karatecas e familiares, que durante cerca de quatro horas desfrutaram de diversas actividades de entretenimento, troca de presentes e ainda a visualização de um vídeo com o balanço de toda a atividade do clube durante o ano de 2012.
No final do jantar o presidente do CKSAH, João Gabriel da Silva Costa entregou uma lembrança ao presidente cessante, José António dos Santos Teles Pamplona, pela dedicação e reconhecimento do trabalho prestado a este clube ao longo dos últimos 6 anos.
 
 
DFA/CKSAH

BRUNO NUNES: JOGADOR DO MADALENA GOSTARIA DE JOGAR PELO OPERÁRIO OU SANTA CLARA


Bruno Nunes é um jovem jogador de futebol, que joga nos iniciados do FC Madalena, na Ilha do Pico. Esta época decidiu mudar do Boavista de São Mateus, onde fez até então, a sua formação. Procurou maior competividade e outro estilo de progressão e evolução, no futebol, segundo o nosso interlocutor. Com apenas com 14 anos de idade, este pequeno/grande prodígio do futebol, já tem sido alvo de rasgados elogios no mundo do futebol. É que para além da técnica apresentada é uma autêntica máquina de fazer golos. É que em 16 jogos, já marcou 40 golos, e deu muitos outros a marcar. E com este ritmo Bruno Nunes sonha um dia vir jogar para a Ilha de São Miguel, a pensar num sonho que se chama Sporting Clube de Portugal.
Abaixo fica a entrevista realizada com o atleta.
 
DFA - Qual foi o teu primeiro clube? E que idade tinha o Bruno Nunes quando começou a jogar futebol?
Bruno - Comecei a jogar futebol no Boavista de São Mateus, por volta dos 6/7 anos, onde me mantive até aos 14 anos, tendo ainda feito o meu primeiro ano de iniciados do Boavista São Mateus. Depois, achei por bem, e porque as minhas perspectivas no futebol iam além do que tinha, decidi mudar para o FC Madalena. Procurei outro ritmo de evolução na formação, e isso, acabei por encontrar no FC Madalena, que tem outra perspectiva de futebol, a nível de formação. São visões diferentes de apostar na formação de dois grandes clubes. 
DFA - O futebol começou por brincadeira de criança ou era um sonho de menino?
Bruno – Eu comecei muito cedo a jogar futebol, mas era numa atitude de brincadeira. De poder brincar com outros meninos. Com o passar dos anos comecei a sentir a vontade de me tornar num jogador a sério, pois os fui sentindo que tinha algumas capacidades desportivas, e a vontade foi sendo cada vez maior, em me aperfeiçoar. E é isso que faço a cada desafio que realizo, a cada treino tento fazer o melhor, porque gostaria de tornar-me um profissional de futebol. Sei que tenho muito para andar, mas ainda sou muito novo.
DFA - Agora nos iniciados do FC Madalena, e por vezes a jogar nos juvenis, como te sentes nas duas equipas? Quantos golos já marcaste esta época?
Bruno - Sinto-me bem e cada vez mais com vontade de evoluir. Nesta época já marquei 40 golos em 16 jogos. Destes, 38 golos nos iniciados, e ainda dois golos no escalão de juvenis. 
DFA - Gostarias de dar um salto no futebol. Na ilha do Pico, as perspectivas são limitadas para quem quer ser jogador de futebol? Onde gostavas de jogar nos Açores? E a nível nacional?
Bruno – De facto, a nível da Ilha do Pico, as coisas tornam-se limitadas quando alguém quer fazer do futebol uma carreira. Quanto a jogar num clube açoriano, tenho grande admiração por duas formações de São Miguel, que são o Operário e o Santa Clara. A nível nacional o meu sonho era um dia ser jogador do Sporting.
DFA - Que esperas que o futebol traga à tua vida?
Bruno – Espero alegria, emoção e muita vontade em aperfeiçoar-me a cada dia que passa. Apesar de estudar, e gostar bastante da escola, o facto é que quero mesmo ser um profissional de futebol. Pode ser a sorte me acompanhe, e um dia quem sabe, se o meu sonho não se tornará realidade, pois vontade e querer não me faltam.
Mário Nunes (Jornalista)
Fotos: Direitos reservados

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

KARATÉ: SENSEI ANTÓNIO MELO EXPLICA O KARATE-DO


O KARATE-DO é uma arte marcial de origem japonesa que tem como objectivo principal formar o carácter do praticante.
 
A presente investigação explora percursos históricos, técnicos, conceituais e vivenciais das ideias psicológicas identificadas como inerentes ao karaté, visando conhecerem seus estratos de base.
Para tanto, o estilo de Shotokan do karate-do, foi fundado por Gichin Funakoshi, e analisado pelo prisma de pensamento de seu discípulo Masatoshi Nakayama, um dos responsáveis pela diáspora mundial da arte. A essência do karaté é expressa pelo conceito de kime, que define formas determinadas de acção em função de exigências materiais e intencionais.
O conceito de Sun-Dome contrapõe-se ao kime, correspondendo a uma necessária contenção da intenção inicial. O equilíbrio de kime e Sun-Dome resulta no controle de si. Sobre tais conceitos emergem Zanshin, o espirito de luta, que possibilita o acesso à essência do karate-do.

António Melo (GO DAN F.S.K.A.)

HÓQUEI EM PATINS: INFANTIS DO MARÍTIMO SC VENCERAM TORNEIO DE ABERTURA – PONTA DELGADA

Foi com grande emoção que decorreu a última Jornada do Torneio de Abertura de Hóquei em Patins no escalão infantis, entre as equipas do Hóquei Clube de Ponta Delgada e o Marítimo Sport Clube, tendo este último vencido por 5-1.
 
Este foi um desafio muito bem disputado e onde a vontade de vencer era a meta primordial de ambas as formações no pavilhão, mas venceu quem teve maior domínio no terreno de jogo, e soube muito bem explorar as oportunidades. E essa equipa foi o Marítimo SC, que acabou por vencer por 5-1. Com esta vitória, o Marítimo venceu o Torneio de Abertura com nove pontos, enquanto Hóquei Clube PDL arrecadou três pontos.
Na prova de iniciados/juvenis, a equipa do Marítimo SC (juvenis) ao vencer por 4-3, o Hóquei Clube de PDL de Iniciados, somou os seu primeiros três pontos encontrando-se no 3º lugar, enquanto o Hóquei Clube de PDL em juvenis conta com três pontos, ocupando o 2º Lugar. O Hóquei Clube PDL em Iniciados lidera o Torneio de Abertura com nove pontos.
 
DFA/APPD
Foto: APPD

INICIADOS: OPERÁRIO E OLIVEIRENSES AINDA SEM DATA MARCADA - AFPD

Taça Ano Novo - Iniciados
 
 
C. Operário Desportivo  -  CD Oliveirenses  (interrompido por más condições atmosféricas)
 
 
Na tarde do passado sábado iniciou-se o desafio de futebol na cidade de Lagoa, no recinto do Operário, entre as formações do Clube Operário Desportivo e o CD Oliveirenses. A chuva que sempre acompanhou o desafio, acabou por ser interrompido pelo árbitro, porque a pluviosidade era tanta, que o relvado tinha desaparecido para dar lugar a uma autêntica piscina, como retrata a foto.
 
Assim, e após a época natalícia, aguarda-se a marcação de nova data para a realização do desafio. De recordar que na altura o desafio encontrava-se com um nulo no marcador.
  
DFA
Foto: Direitos reservados

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

DIRECÇÃO DO NAFISM EMITE COMUNICADO ONDE ALERTA PARA “CONDIÇÕES DE TREINO PRECISAM-SE”

A Direcção do Núcleo de Árbitros de Futebol da Ilha de São Miguel acaba de emitir uma nota de imprensa que vem no seguimento da falta de condições de treino que os árbitros, seus associados, estão sujeitos face a indisponibilidade em ser facultado um local de treino.
 
É algo de preocupante, quando cada vez mais se exige dos árbitros, entre o rigor e as boas condições físicas nos relvados, mas para tal, é importante também serem oferecidas condições de treino.
Para ler o comunicado na íntegra, e não existir qualquer deportação de informação agora emitida pela direcção do NAFISM, publicámos abaixo uma frase que pode clicar e ler o referido comunicado.
 
DFA

INICIADOS: FC MADALENA VENCEU PRAINHA COM BRUNO NUNES A SER UMA PEDRA FUNDAMENTAL - PICO

Resultado da 4ª jornada do Torneio Pico
Iniciados
Bruno Nunes marcou em 12 jogos 38 golos
Prainha FC  1  -   FC Madalena 3      (resultado final)

Marcadores: 
Prainha - (?)
FC Madalena - Bruno Nunes (2) e Daniel Fontes
 

Este foi um desafio muito sofrido para o FC Madalena, pois jogou com seis infantis pela falta de atletas, por uns estarem de férias, outros lesionados e ainda outras situações.

Aliás de salientar a grande diferença que o atleta dos iniciados Bruno Nunes, do FC Madalena faz no seu plantel, pois em doze jogos, já marcou 38 golos, e em seis jogos nos juvenis marcou mais dois golos. Portanto, em 18 jogos, o prodígio da bola que mora no FC Madalena, na Ilha do Pico, já marcou quarenta golos. "Esta é uma época em grande e espero entrar em 2013 com muitos mais golos” - referiu Bruno Nunes ao DFA, no final do encontro com o Prainha, na Ilha do Pico.
Aliás a propósito deste atleta, publicaremos ainda hoje uma entrevista com o jogador Bruno Nunes, que realizámos na Ilha do Pico, no passado domingo.
 
Mário Nunes - (na Ilha do Pico)
jornalista

ENCONTRO DE NÚCLEOS DE FUTSAL FEMININO DA “COSTA NORTE” NAS CAPELAS – PONTA DELGADA

Decorreu no passado dia 21 de Dezembro um encontro de futsal feminino, que durou cerca de nove horas no pavilhão da Escola Secundária das Capelas, enquadrados no programa das atividades sem enquadramento competitivo das férias do Natal.
 
Este encontro teve a presença dos núcleos Pilar e Ajuda da Bretanha, Santa Bárbara e Capelas. Cada núcleo presente teve em média dez elementos do sexo feminino, projecto liderado pela Associação Norte Crescente, e inserido no programa “+ Desporto + Saúde”, que já dura há três anos. O encontro teve início com uma pequena conversa do treinador João Cordeiro e seus colaboradores que elaboraram diversos exercícios técnicos, que culminou com um jogo entre os núcleos presentes.
O concretizar destes encontros de núcleos é fruto de dois treinos semanais por cada núcleo faz, ministrados pelo treinador de futsal João Cordeiro, nos diversos polidesportivos das freguesias da Costa Norte da ilha de S.Miguel, muitas vezes debaixo de chuva e com temperaturas baixas, com uma média de presenças aos treinos de quinze atletas.
A Associação Norte Crescente tem feito uma mobilização “muito” positiva das oito freguesias que ostentam mais de 27 mil habitantes da Costa Norte da ilha, para a prática desportiva, cultural e recreativa.
Neste projecto estão envolvidos um grupo de estagiários que acabaram o 12º ano de escolaridade, na área do desporto, professores de Educação Física, treinadores de futsal e voluntários. Estes encontros visam dinamizar o futsal na vertente feminina, pois da parte do Governo Regional tem total apoio para o aumento do desporto feminino na região e porque não do Futsal, modalidade que está a ter um aumento significativo e em franca expansão neste vertente nesta ilha, conforme se pode ter em conta pelos 9 clubes presentes nas provas da AFPD ao nível federado. É preciso não esquecer que o Norte Crescente já tem uma equipa de seniores femininas a participar nas provas da AFPD, e já lutar pelos lugares cimeiros, quem sabe para o ano temos algumas destas “meninas” a competir nos juniores da Associação e a representar o Norte Crescente.
Pelo que pude constatar pelas conversas que tive com os responsáveis presentes deste encontro Tomaz e Pedro Raimundo, falta na Costa Norte da Ilha de S. Miguel um pavilhão para os lados dos Remédios, e construir um para é responder à procura crescente que o futsal está a ter ou outras atividades sejam elas culturais e ou recreativas. Como no nosso dia-a-dia se pensa em baixar custos com deslocações das equipas daquela zona, é a construção de um pavilhãouma mais-valia para aquelas populações daquela parte da ilha de S. Miguel.
Para que esta, ou outra modalidade possa crescer é necessário ter técnicos qualificados, pois os que cá temos já são poucos, a AFPD, a Federação ou quem está a emperrar a feitura de cursos de treinadores de primeiro nível, deve a curto prazo iniciar os mesmos, pois já lá vão três anos que neste País, que não se realizam nenhum. Quem sabe se o Governo Regional pelo através da sua Directora Regional que tem assento na confederação dos desporto consiga desbloquear esta situação.
        


 
 
Texto e Fotos: José Araújo

FUTEBOL: RESULTADOS DE ESCALÕES DE FORMAÇÃO - AFPD

Infantis
FC Vale Formoso  2 –  CD Rabo de Peixe 16
 
Iniciados
União Nordeste  3 -  CD Rabo de Peixe  5
Marcadores - Nino (2), Cristóvão (2), Marco (1)

 
C. Operário D.  -   CD Oliveirenses  (adiado devido ao mau tempo)
 
Juvenis
União Nordeste  2 –  GD Bota Fogo  1
Águia  CD  1 – Sp. Ideal  1
Santiago FC  2  - União Micaelense  7
 
DFA

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

TAÇA DE SÃO MIGUEL: CAPELENSE RECEBEU E VENCEU VALE FORMOSO - AFPD

TAÇA DE SÃO MIGUEL - SENIORES
5º jornada
 
CAPELENSE SPORT CLUBE 2 - FUTEBOL CLUBE VALE FORMOSO 0 (resultado final)
 
Ao intervalo: 1- 0.
 
Marcadores: Luís Filipe e André.
 
Jogo que se desenrolou na tarde de ontem no Campo de Jogos de Capelas, em Ponta Delgada.

Este foi um desafio um pouco atribulado, com muitas quedas e vários cartões amarelos, e até a cartolina vermelha saiu do bolso do árbitro João Paulo, nomeadamente na parte final do encontro, onde a agressividade técnica se fez sentir de forma intensa. É que o FC Vale Formoso a perder por 1-0, tudo fez para que o empate surgisse. Mas, os atletas da casa apresentavam uma parede defensiva bem estruturada, que mais parecia uma parede intransponível, e por esse facto, a maior parte dos remates dos homens das Furnas não chegavam ao guardião da casa.
 
Já perto do final do encontro, e quando os nervos pairavam dentro e fora do relvado, dado que o resultado de 1-0, a favor da equipa das Capelas era um resultado inseguro para os locais, e que dava hipótese aos visitantes de arrecadar no mínimo um ponto, se marcassem um golo. Mas acabou por ser o Capelense, numa das várias insistências na grande área do Vale Formoso, a marcar um bonito golo de cabeça por intermédio de André. Estava feito o 2-0, e reinava a tranquilidade no Capelense e o tempo de jogo escasseava, para o Vale Formoso marcar.
 
Mesmo assim, uma palavra de apreço para o FC Vale Formoso que se mostrou muito aguerrido e nunca desistiu. A poucos minutos do final do encontro, o árbitro João Paulo, mandou mais cedo para as cabines o atleta Vítor Sousa, por acumulação de amarelos. Daqui saiu uma recção do atleta Vítor Sousa, pouco correcta, pois dirigiu-se de imediato e a correr para o árbitro assistente (ver foto), e quase a chegar-se a vias de facto, valeu na altura um atleta da casa, para evitar mais confusão. O atleta Vítor Sousa inconformado com a expulsão, ainda demorou a sair de campo, tendo sido necessário um elemento do banco e seus colegas a convencer o atleta.
 
O Capelense venceu o desafio, e convenceu os seus adeptos que tem equipa para fazer mais e melhor do que tem vindo a fazer, nos últimos jogos. Hoje apresentou-se em campo, um Capelense com garra e motivado. E assim arrecadou mais uma preciosa vitória.
 
Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)