quinta-feira, 31 de março de 2011

MIRA MAR CONQUISTOU TAÇA PRIMAVERA - S. MIGUEL

Como já era previsível, após vários desafios onde o Mira Mar dava um passo de gigante a cada jogo, com vitórias e bons jogos, faziam antever um final feliz.

E o mesmo acabou por acontecer no passado fim-de-semana, ainda no decurso da primeira volta da competição. É que o Mira Mar ao vencer por 3-1, a equipa do Vale Formoso e aproveitando o resultado alcançado pelo Bota Fogo, que lhe foi negativo perante o União de Nordeste, em casa deste último, ajudou à festa do Mira Mar. Assim e de forma antecipada o Mira Mar é o digno titular da Taça Primavera.

Mário Nunes/DFA
Foto: Desporto Povoacense

CLUBE DE PESCA DESPORTIVA REPRESENTA LIGAÇÃO DOS LAGOENSES AO MAR - LAGOA - PONTA DELGADA

A Câmara Municipal de Lagoa acaba de apoiar o Clube de Pesca Desportiva de Lagoa, no âmbito do seu plano de actividades, com uma verba de 1.000,00 €. Esta é uma verba que pretende ser um importante apoio na manutenção desta actividade desportiva que representa a ligação dos lagoenses ao mar, uma ligação histórica e com fortes raízes no seio de um Concelho virado para o oceano.

Aliás, para o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, a prática da Pesca Desportiva no Concelho, tem-se assumido como importante para uma ocupação dos tempos livres de várias faixas etárias, de uma forma saudável, havendo ainda a vertente competitiva que tem estimulado os próprios pescadores lúdicos, através do Campeonato de Pesca Desportiva que esta agremiação vem organizando anualmente, juntando várias dezenas de competidores.
Segundo referiu o edil lagoense, esta é uma modalidade desportiva que tem conseguido cativar cada vez mais jovens e que consegue incutir, simultaneamente, uma consciência ambiental, pois a mesma consegue mostrar a importância da preservação do ambiente para a própria preservação dos recursos naturais.
Por tal facto, a Câmara Municipal de Lagoa está consciente da importância da manutenção desta modalidade desportiva no Concelho, pelo que a apoia anualmente, vendo, com satisfação, o incremento que a mesma tem registado ao longo dos últimos anos, nomeadamente com o crescimento em termos de número de pescadores lúdicos em competição.


Mário Nunes/CML
Foto: Direiros Reservados

TÉNIS DE MESA: ANTONIO MEDEIROS CONQUISTA TORNEIO CIDADE PONTA DELGADA

Fundação INATEL
CCD Casa do Povo de Fajã de Cima - Ponta Delgada

A Fundação INATEL - Agência de Ponta Delgada associou-se às comemorações de mais um aniversário da cidade de Ponta Delgada que fez 465 anos, ao organizar mais um torneio de ténis de mesa, na categoria individual que se realizou no Colégio São Francisco Xavier, torneio este que mais uma vez, foi patrocinado pelo ANIMA - CULTURA da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que para o efeito ofereceu troféus e medalhas aos melhores classificados.

Participaram no torneio catorze atletas que foram distribuídos por três séries, passando seis a fase final. A fase final foi disputada em regime de poule. De salientar que esta fase foi muito competitiva e atractiva por ambos os atletas.
O atleta António Medeiros que é patrocinador pela empresa Variosport foi o vencedor conseguindo vencer todos os seus jogos quer na fase de grupos e na final num total de oito vitórias consecutivas.
Este torneio contou com o regresso do atleta Derek Sequeira que esteve ausente da competição durante um ano por motivos pessoais.

A classificação dos seis primeiros foi a seguinte: 1º António Medeiros; 2º Derek Sequeira: 3º Celso Teixeira, 4º Jaime Ferreira, 5º Colwyn Calado e 6º David Mendonça.
Desta forma, a Anima - Cultura da CMPD mais uma vez contribuiu para o desenvolvimento do desporto em geral do seu concelho e em particular para a popular modalidade do ténis de mesa.
Este torneio contou também para o Ranking de São Miguel que é patrocinado pela Empresa Variosport, a classificação geral dos seis primeiros é a seguinte: 1º Jaime Ferreira: 123 pontos; 2º António Medeiros: 117 pontos; 3º Celso Teixeira: 83 pontos, 4º Eduardo Martins: 66 pontos, 5º Gabriel Ferreira: 48 pontos e 6º David Mendonça: 43 pontos.

Mário Nunes
Fotos: Direitos Reservados

EMANUEL FURTADO VENCEU CAMPEONATO DE TÉNIS DE MESA DA ASSOCIAÇÃO – GRUPO FOLCLÓRICO DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA DO PORTO FORMOSO - S. MIGUEL

A Associação – Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso realizou o seu 1º Campeonato de Ténis de Mesa, disputado no escalão de seniores, na categoria individual e em regime de “Poule”, nos passados dias: 10,15,24 e 29 de Março do corrente ano, no Centro Cultural e Social do Porto Formoso, no qual o atleta Emanuel Furtado, sagrou-se Campeão, sem nenhuma derrota, garantindo assim, lugar para a Supertaça que irá ser disputada com o 1º classificado da Taça do Porto Formoso, em 2012, no início de época. Em 2º lugar ficou o atleta António Luis e em 3º lugar o atleta David Mendonça.

A Classificação Final do Campeonato ficou assim ordenada:

1º Emanuel Furtado; 2º António Luis; 3º David Mendonça; 4º Paulo Jorge Silva; 5º César Furtado; 6º Sérgio Monte; 7º José Maria Cabral; 8º Arnaldo Aguiar; 9º Paulo; 10º Milton Custódio; 11º Hugo Barcelos; 12º Hugo Mendonça; 13º Telmo Lopes; 14º Luís Paulo Pacheco.

A prova contou para o Ranking da Associação, a qual está liderada pelo atleta Emanuel Furtado e ordenada da seguinte forma:

1º Emanuel Furtado (174 pontos); 2º David Mendonça (165 pontos); 3º Paulo Jorge Silva (118 pontos); 4º José Maria Cabral (111 pontos); 5º Hugo Barcelos (105 pontos); 6º Paulo Furtado (84 pontos); 7º Arnaldo Aguiar (81 pontos); 8º António Luís (66 pontos); 9º António Silva (60 pontos); 10º Milton Custódio (51 pontos); 11º Hugo Mendonça (39 pontos); 12º César Furtado (36 pontos); 13º Sérgio Monte (33 pontos); 14º Telmo Lopes; 15º Luís Paulo Pacheco; 16º Sérgio Claudino (30 pontos); 17º Duarte Lopes (15 pontos); 18º Paulo Jorge Braga Silva (12 pontos).
No mês de Abril, a Associação G.F.N.S.G.P.F. irá realizar o seu III Torneio de Ténis de Mesa, destinada apenas aos atletas inscritos na Associação, que irá servir de preparação para os mesmos, para a Taça do Porto Formoso, prova que irá ter lugar no Centro Cultural e Social do Porto Formoso, no mês de Maio.

Mário Nunes
Fotos: Direitos Reservados

OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO CAMPO DE JOGOS DA FAJÃ DE CIMA INAUGURADA NO SÁBADO - PONTA DELGADA


A obra de requalificação do Campo de Jogos da Fajã de Cima, no Parque Desportivo Tibério Ribeiro, vai ser inaugurada sábado, 2 de Abril, a partir das 18.30 horas.


Ao longo de toda a tarde, decorrerão vários jogos para assinalar convenientemente a inauguração desta obra da autarquia, que constitui o principal evento do programa comemorativo dos 465 anos da elevação de Ponta Delgada a cidade.
Como ainda esta semana referiu Berta Cabral, a Câmara de Ponta Delgada, em mais uma comemoração do aniversário da cidade, volta a oferecer ao concelho uma grande obra.
Com a conclusão desta obra, que custou um milhão de euros, a autarquia concretiza um sonho antigo da freguesia da Fajã de Cima e cumpre-se mais uma das promessas eleitorais de Berta Cabral.
O Campo de Jogos da Fajã de Cima foi totalmente remodelado, estará disponível para todo o concelho e a sua concretização vem confirmar a importância que a autarquia dá ao desporto, até porque Ponta Delgada, ao fazer parte da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, tem de possuir infra-estruturas desportivas que possam servir a população e, ao mesmo tempo, criar hábitos de vida saudáveis.
Desta empreitada fizeram parte os trabalhos de construção de balneários novos, instalações sanitárias públicas e de deficientes, além da recuperação e beneficiação dos balneários existentes.
Quanto ao programa comemorativo propriamente dito, tem início marcado para as 14h00, com um jogo particular Sub-8 entre o Oliveirenses e o Desportivo de São Roque. Segue-se, pelas 15 horas, o jogo oficial Sub-10 entre o Oliveirenses e o Clube Operário Desportivo.
Pelas 16.30 horas, realiza-se o jogo oficial Sub-12 entre o Oliveirenses e o Desportivo Santo António.
Entretanto, pelas 18 horas, a Presidente da Câmara de Ponta Delgada e o Presidente da Junta da Fajã de Cima procedem ao descerramento de placa alusiva à inauguração do Campo de Jogos, seguindo-se a bênção das novas instalações, a intervenção do Presidente da Junta de Freguesia, a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a actuação do Rancho Folclórico de Santa Cecília e actuação da Filarmónica Nossa senhora de Oliveira.

Mário Nunes/CMPD


quarta-feira, 30 de março de 2011

JUVENIS: SÃO ROQUE VENCEU O UNIÃO MICAELENSE POR 2-1 ESTA NOITE E ARRECADOU O TROFÉU

TAÇA MANUEL INÁCIO DE MELO - FINAL

GD São Roque 2 - Clube União Micaelense 1
Campo de Jogos dos Arrifes (Ponta Delgada) com inicio pelas 20.30 horas

Os juvenis do GD São Roque arrecadaram na noite de ontem o tão cobiçado troféu, relativo à Taça Manuel Inácio de Melo.

Num desafio muito bem disputado onde ambas as formações tudo fizeram para alcançar mais esta taça, valeu a forma eficaz dos canarinhos que souberam aproveitar as oportunidades e assim marcar dois golos de belo efeito. O União ainda marcou um tento, que não foi suficiente para atingir os objectivos desta final.
De salientar o muito público presente nos Arrifes para presenciar este encontro, que apresentou alguns momentos de bom espectáculo e muitos nervos à mistura, normal duma final deste calibre.

Texto e Foto: Mário Nunes (jornalista)

CAMPEONATO SÃO MIGUEL DE MOTOCROSS REGRESSA DOMINGO E ESPERA-SE GRANDE AFLUÊNCIA DE PÚBLICO NA PISTA SOLUÇÕES M

A pista Soluções M vai receber mais uma vez, no próximo domingo, dia 3 de Abril, a segunda prova de motocross pontuável para o Campeonato de São Miguel. Este evento desportivo é destinado aos pilotos das classes de infantis, iniciados, elite e veteranos, estando estes últimos inseridos na classe Elite. O piloto Nelson Ventura reúne o favoritismo à vitória na classe Elite, prevendo-se que atrás de si uma animada luta possa ser travada por Igor Gonzaga, Paulo Caldeira, Rafael Calisto, Filipe Botelho e Ruben Oliveira. Neste animado despique não é de descartar a presença do experiente Manuel Martins. Nos Iniciados Henrique Benevides e João Ponte serão os principais animadores, enquanto que em Infantis Abel Carreiro estará a correr “nas suas sete quintas”.
Esta prova servirá de teste ao Rosinhas Volei Clube para a 5ª prova do Campeonato Nacional de Motocross Elite.


DFA
Foto: Mário Nunes

XXX RALI SICAL – ENCERROU AS INSCRIÇÕES - TERCEIRA

Estão encerradas as inscrições para o XXX RALI SICAL, prova de abertura do Campeonato dos Açores de Ralis (CRA) e Campeonato Open de Ralis dos Açores (CORA).

O Terceira Automóvel Clube recebeu 54 inscrições, 28 no CRA e 26 no CORA, estando nas inscrições recebidas, quatro dezenas de equipas da ilha Terceira, nove equipas da Ilha de S. Miguel, duas equipas da Ilha do Pico e uma equipa das ilhas do Faial, Graciosa e Santa Maria.
A 32ª edição do Sical é também pontuável para a Taça da Região Autónoma dos Açores Ralis (1601-2000cc), Troféu Regional Feminino de Ralis dos Açores, Troféu Open Feminino de Ralis dos Açores e Taça de Ralis dos Açores.
A lista oficial de inscritos será publicada pelas 22 horas do próximo dia 2 de Abril (sábado), data em que será apresentada a prova, na sede do TAC pelas 21 horas.

TAC/DFA

terça-feira, 29 de março de 2011

GESTÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ANGRA ALVO DE QUEIXA AO MINISTÉRIO PÚBLICO - TERCEIRA

Actual presidente de AFAH Nuno Maciel
A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo apresentou no Ministério Público uma queixa contra o antigo presidente, Francisco Costa, por alegadas irregularidades na gestão.

Uma auditoria às contas da Associação concluiu que existem saídas de dinheiro superiores a 200 mil euros que carecem de justificação.
"O processo-crime fundamenta-se no facto de, nos anos de 2007, 2008 e 2009, a coberto de pagamento de seguros, dos quais não existem recibos, terem sido feitas transferências, em valores muito elevados, que ultrapassam os 160 mil euros, para um NIB que pertence ao anterior presidente", explicou ao programa "Teledesporto", o actual presidente, Nuno Maciel.
A queixa ao Ministério Público é obrigatória por parte dos revisores de contas.

RTP-A/DFA
Foto: Mário Nunes/DFA

FUTSAL: ASSOCIAÇÃO DE JUVENTUDE CANDELÁRIA COM BONS RESULTADOS DESPORTIVOS ESTE FIM-DE-SEMANA

Na jornada realizada este fim-de-semana para o Campeonato de São Miguel de Futsal, o nosso escalão júnior venceu por 5-4 a formação da Maia, em jogo que se disputou no Pavilhão da Escola Básica Integrada de Ginetes, pelas 19h no passado Sábado.
Também no sábado, no Pavilhão da Escola Secundária da Ribeira, os séniores venceram o Capelense B, por 2-1.

Maria Rocha

CAMPEONATO REGIONAL DE SUB-23 REALIZA-SE EM PONTA DELGADA A 3 DE ABRIL

A Associação de Judo do Arquipélago dos Açores leva a efeito, às 12 horas, no próximo dia 3 de Abril de 2011, na Sala de Judo do Judo Clube de Ponta Delgada, o Campeonato Regional de Sub-23.

Da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores irão competir judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, do Clube Operário Desportivo, do Judo Clube de São Jorge, do Clube de Judo da Ribeira Grande e do Clube Escolar Desportivo da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes.
Oriundos da Associação de Judo da Ilha Terceira participarão judocas do Clube de Judo de Angra do Heroísmo, do Clube de Judo da Praia da Vitoria, do Judo Clube Ramo Grande e do Judo Clube de São Carlos.

DFA

CAMPEONATO REGIONAL DE INICIADOS E JUVENIS - HORTA

A Associação de Judo do Arquipélago dos Açores leva a efeito, às 14.30 horas, do dia 2 de Abril, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes, os Campeonatos Regionais de Iniciados femininos e masculinos e os Campeonatos Regionais de Juvenis femininos, Juvenis I masculinos e Juvenis II masculinos.

Da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores irão competir judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, do Clube Operário Desportivo, do Judo Clube de São Jorge, do Clube de Judo da Ribeira Grande, do Clube de Judo Escolar da Povoação e do Clube Escolar Desportivo da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes.
Oriundos da Associação de Judo da Ilha Terceira participarão judocas do Clube de Judo de Angra do Heroísmo, do Clube de Judo da Praia da Vitoria, do Judo Clube Ramo Grande e do Judo Clube de São Carlos.

DFA

4º PCR JUVENIS E JUNIORES DE VELA LIGEIRA - MADALENA DO PICO

Nos dias 19 e 20 de Março decorreu na Madalena do Pico, a 4ª PCR de Juvenis e Juniores de Vela Ligeira. O Clube Naval da Horta fez-se representar por cinco velejadores na classe de Optimist e quatro velejadores na Classe 420, obtendo os seguintes resultados:

Optimist
10º lugar – Pedro Costa
14º lugar – Jorge Silva
16º lugar - Miguel Conceição
22º lugar - Jorge Medeiros
25º lugar - Tiago Oliveira

420
1º lugar - Nuno Silva; Alexandra Gonçalves
2º lugar - Jorge Salvador; Carolina Correia

DFA

PESCA DESPORTIVA: CARLOS MEDEIROS VENCE 3ª PROVA - HORTA

Disputou-se no passado sábado, dia 26 de Março a 3ª prova do Campeonato de Pesca Desportiva de Costa de 2011.
Participaram nesta prova 10 pescadores do Clube Naval da Horta sendo que Carlos Medeiros foi o mais hábil, tendo capturado 27 unidades e alcançado o primeiro lugar da tabela.
Em segundo ficou José Armando e em terceiro Horácio Cardoso. As espécies pontuáveis foram sargo, besugo, pargo, abrótea e carapau.
Resultados disponíveis no site do CNH.

DFA

FINAL DA TAÇA MANUEL INÁCIO DE MELO REALIZA-SE HOJE PELAS 20.30 HORAS NOS ARRIFES - PONTA DELGDA

Taça Manuel Inácio de Melo - Juvenis

O encontro que se disputa hoje pelas 20.30 horas, no Campo do Águia (Arrifes), Ponta Delgada, entre as formações do GD São Roque e União Micaelense vai ditar o grande campeão da referida Taça.
Depois do encontro findar, dar-se-á lugar à entrega de medalhas e da Taça de Campeão de São Miguel.

DFA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO CONVOCOU JUDOCAS AÇORIANOS

A Federação Portuguesa de Judo leva a efeito, entre os dias 8 e 10 de Abril de 2011, no tapete das Piscinas do Estádio Nacional, em Lisboa, o Estágio de Preparação para o Campeonato da Europa de Seniores.
Foram convocados para o efeito judocas do Judo Clube de Ponta Delgada e do Judo Clube de São Jorge, cujos nomes são:

Nuno Carvalho (JCPD) -60Kg
André Soares (JCSJ) -60Kg
Miguel Medeiros (JCPD)-81Kg
Pedro Medeiros (JCPD) -81Kg
Tiago Rodrigues (JCSJ) -90Kg
João Raposo (JCPD) -90Kg

Mário Jorge Santos


KARATÉ: PRIMEIRO TREINO INTER-REGIONAL - TERCEIRA

Teve lugar no passado fim-de-semana em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, o primeiro Treino Inter-Regional organizado pelo Departamento de Selecções da Federação Nacional de Karaté - Portugal.

Este evento teve a duração de dois dias manhãs e tardes), de forma a rentabilizar ao máximo a deslocação dos elementos das outras ilhas, sem prejuízo das actividades curriculares.
Reunir alguns dos melhores atletas da Região, apurados através dos treinos de pré-selecção regional que se realizam de forma regular em todas as ilhas, foi um dos objectivos desta formação que também teve como finalidade o apuramento da Selecção Açores a participar no Torneio das Selecções Regionais a ter lugar já no próximo dia 16 de Abril, na Maia.
Neste primeiro treino inter-regional, foram realizados exames de avaliação da composição corporal e da potência aeróbia, assim como uma bateria de testes que teve como alvo a componente física específica e geral dos elementos convocados. Posteriormente os jogadores foram avaliados nas disciplinas de kata e kumite por técnicos de arbitragem da Federação, terminando numa sessão da observação / correcção dos aspectos a melhorar. Para João Guiod Castro (seleccionador Regional dos Açores) este tipo de encontros é fundamental para o passo qualitativo que o karaté regional necessita. Contudo os tempos são de grandes dificuldades para todos e este tipo de eventos não se pode realizar com a frequência desejada.

AKA/DFA
Foto: Direitos Reservados

segunda-feira, 28 de março de 2011

INFANTIS: SÃO ROQUE PERDEU COM UNIÃO MICAELENSE E TITULO FICA MAIS LONGE

Na passada manhã de sábado encontraram-se o São Roque e o União Micaelense, em infantis, numa partida muito bem disputada, tendo os atletas comandados por o técnico Pedro França vencido por 4-2.


O desafio foi bem disputado com os locais a resistirem até onde puderam, tendo inclusivé desfrutado das melhores ocasiões de golo no primeiro tempo. Já np segundo tempo e advindo do facto dos canarinhos apresentarem com vários jogadores longe do habitual forma, uns por doença, outro por intervanção cirúrgica recente, os jovens visitantes acabaram por tomar conta do jogo e marcaram por 4 vezes .
Em jeito de análise, "não poderei de expressar a minha indignaçao pelos factos que antecederam esta partida que fez vir ao de cimo a total falta de fayrplay demonstrada pelo Clube Uniao Micaelense que sabendo que o clube de São Roque apresentou debilidade de jogadores, estando até em causa a comparência no referido encontro, com vários atletas doentes, alguns em estado febril, tendo um inclusive um nosso atleta sido suturado numa coxa com varios pontos, mas mesmo assim entenderam os responsaveis dos canarinhos ir a jogo mesmo sabendo que a verdade desportiva nao tinha sido respeitada pelo adversario pois em contacto com o coordenador da formação do Uniao não foi possivel haver entendimento que salvaguardasse o desporto e acima de tudo o problema especifico da formação" - referiu o director do São Roque, Raúl Monteiro, ao DFA.

Raúl Monteiro/DFA
Foto: Direitos Reservados

MODALIDADE DA PATINAGEM VAI RECEBER O APOIO DE MAIS DE 110 MIL EUROS

As associações representativas da modalidade da Patinagem na Região, vão receber um apoio no total de 110,089 euros, para apoio à organização das provas regionais e participações nacionais daí decorrentes.

Os contratos-programa foram assinados durante a reunião entre a Direcção Regional do Desporto e as associações desportivas representativas das 3 ilhas com prática federada (São Miguel, Terceira e Pico).
Este apoio será dividido em três parcelas, sendo que para as actividades competitivas de âmbito regional estão destinados 55.628 euros, para as actividades competitivas de âmbito nacional o apoio é de 47.659 euros e para a arbitragem estão reservados 6.802 euros.
Na região, a prática federada da Patinagem subdivide-se nas modalidades de hóquei em patins, praticado nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico, patinagem de velocidade, praticada nas ilhas Terceira e Pico e ainda a Patinagem Artística, praticada somente em São Miguel.
Nestas três variantes, a prática da patinagem sustenta-se em 723 praticantes, distribuídos por 13 clubes, contando ainda com 50 treinadores, 67 árbitros e 53 dirigentes.

Gacs
Foto: Mário Nunes

III TORNEIO NACIONAL SUB-12 DA ESCOLA DE FUTEBOL PAULETA - LIBERTY SEGUROS – PONTA DELGADA

A Escola de furebol Pauleta vai organizar no próximo fim-de-semana, o III Torneio Nacional Sub-12 Escola de Futebol Pauleta - LIberty Seguros, nos próximos dias 2 e 3 de Abril. Este evento nacional de grande envergadura, conta com muitos atletas a participarem.

Presente nestes dois dias de futebol no escalão de sub-12,  vêm da cidade invicta o Futebol Clube do Porto, (Dragon Force).
Para dar um maior realismo e emoção, os árbitros destes desafios, pertencem aos quadros da AFPD, o que organização espera uma grande enchente, dados os vários clubes micaelenses envolvidos.
A cerimónia de abertura do Torneio está marcada para as 9.45 horas do próximo sábado.
De referir que para além dos sub-12, os escalões de sub-6, sub-8 e sub-10 irão realizar demonstrações no dia de sábado e não participaram no torneio propriamente dito.

DFA/Mário Nunes

RESULTADOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO MARITIMO - AFPD

Benjamins:
Vassco da Gama 4 - Maritimo 3

Infantis:
Maritimo 1 - Capelense 4

Iniciados:
Bota Fogo 0 - Maritimo 0

Juvenis:
Maritimo 3 - Vasco da Gama 1



DFA
Foto: Maria Rocha

CLUBE MOTARD ILHA SANTA MARIA: ORGANIZOU WORSHOP DE NOÇÕES BÁSICAS DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA – SANTA MARIA

O Clube Motard Ilha Santa Maria já habituou os marienses com a realização de vários eventos de relevo, demonstrando fielmente o seu objecto social, que tem em conta o espaço geográfico em que se situa não é só. O simples facto de organizar não só eventos direcionados para o Mototurismo, mas sim também actividades muitos diversas como a realização de Romaria Motard em época de quaresma, doações de sangue, entre tantas outras actividades.

Desta feita, a ideia foi munir os seus associados de conhecimentos básicos para enfrentar uma situação de sinistro ou outra situação no seu dia a dia, denominando assim o evento de " Worshop Noções Básicas de Suporte Básico de Vida".
A adesão foi de tal forma grande, que a organização (Clube Motard de Santa Maria, Associação Humanitária de Bombeirso Voluntários de Santa Maria e Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores), se viu obrigada a realizar duas sessões.

Mário Nunes
Foto: CMISM

INFANTIS CLUBE UNIÃO MICAELENSE REPRESENTAM OS AÇORES NO MUNDIALITO DA PAZ QUE SE REALIZA DE16 A 23 DE ABRIL EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

O Clube União Micaelense na senda da continuidade de um vector específico do seu próprio Programa de Formação de Jovens Atletas de Futebol, promove a participação da sua equipa de Infantis B (jogadores nascidos em 1999), no Mundialito da Paz.

E quando dizemos “dar continuidade” aludimos ao sucesso da participação da Instituição nos prestigiados Torneio Internacional Lisbon Cup2010 e Torneio do Ramo Grande, ambos na época transacta.
A sua concretização tem permitido aos jovens apreenderem com um olhar diferente o mundo que os rodeia e que não se esgota na linha do horizonte que todos os Açorianos observam ao olhar o Mar que os rodeia nas Ilhas de onde vivem.
Quer seja no plano cultural, quer seja no plano do desporto ou tão-somente no embeber de sãs convivências e experiências enriquecedoras de troca de ideias, observação de outras realidades num Mundo cada vez mais global no qual a Internet tem um papel também ele cada vez mais preponderante mas que não se pode substituir à realidade "in situ", os envolvidos acrescentam valor e conhecimento ao seu processo de formação e crescimento como pessoa."
Em ordem com os objectivos do Programa, está-se a preparar a participação da equipa de Infantis no Mundialito da Paz que terá lugar de 16 a 23 de Abril, em Vila Real de Santo António, tratando-se de um evento de referência internacional no que à organização de Torneios de Futebol Infantil concerne, reconhecido como prova oficial FIFA.
O Departamento de Futebol do Clube União Micaelense entende e defende que só com a presença e participação dos atletas das suas equipas em Torneios extra-muros será completo o leque de actividades que compõem o manancial de experiências aglutinadoras da praxis desportiva no seu percurso de formação, pugnando sempre para tal lhes poder proporcionar.
A primeira fase jogar-se-á com o sistema “liga” classificando-se os dois primeiros de cada grupo para a 2ª fase do campeonato e os seguintes para o Torneio de consolação.
A partir da segunda fase os jogos far-se-ão por eliminação. Cada equipa jogará um mínimo de quatro a seis jogos.
Jogar-se-á em campos de relvado natural e artificial. O Mundialito está autorizado pela FIFA e pela Federação Portuguesa de Futebol.

Mário Nunes/CUM
Foto: Direitos Reservados

domingo, 27 de março de 2011

INFANTIS: UNIÃO MICAELENSE "B" RECEBEU E PERDEU POR 6-1 COM O SANTA CLARA "A" - AFPD

Campeonato de São Miguel - 3ª fase - infantis - 3ª jornada

União Micaelense "B" 1 -  Santa Clara "A" 6



DFA
Foto: Maria Rocha

RESULTADOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO E SENIORES DO GD SÃO ROQUE - AFPD

Benjamins:
Santa Clara "A" 1 - São Roque "A" 0
São Roque "B" 1 - U. Micaelense 2

Infantis:
São Roque "A" 1 - União Micaelense 4
São Roque "B" 3 - Rabo de Peixe 4

Iniciados:
São Roque 1 - Operário 4

Juniores: 
São Roque 6 - Águia 0

Seniores:
Rabo de Peixe 4 - São Roque 2

DFA
Foto: Mário Jorge Santos

SÉRIE AÇORES: CAPELENSE PERDEU FRENTE AO UNIÃO MICAELENSE E COMPLICOU A PERMANÊNCIA

Após termos informado do que se passara na primeira parte, em que persistia o nulo, ao intervalo, eis que a segunda metade do encontro foi bem diferente, pelo menos em termos de golos.
O União Micaelense acabou por vencer a formação das Capelas por 2-1, e "afundou" as esperanças de fugir à despromoção. Nada está definitivamente resolvido, mas vida está agora mais dificultada para o Capelense, que perdeu esta tarde mais uma boa oportunidade de somar mais três pontos.

Os visitantes entraram com muita garra e Minhoca logo aos 12 minutos abre o activo (0-1). Depois deste golo, os locais tentaram por todas as formas chegar à baliza do União, o que acabaram por conseguir, mas a finalização a falhar consecutivamente. Só aos 28 minutos, e na marcação de uma grande penalidade, a equipa da casa marcou através de Rui Carvalho que assim empatou a partida. Renascia a esperança para o Capelense de poder arrecadar os três pontos em disputa. Mas esta esperança foi sol de pouca dura, já que Minhoca voltou a marcar aos 39 minutos, e a colocar de novo o Micaelense na frente do marcador (1-2). O Capelense não baixou a cabeça, mas o facto é que não conseguiu marcar, e quem ia novamente marcando era o Micaelense, já em período de descontos, tendo valido na altura um defesa do Capelense, que retirou a bola sobre a linha de golo.

A equipa de arbitragem chefiada por Pedro Estrela, que viajou do Porto, apresentou algum excesso de rigor na apresentação de cartões aos atletas, assim como os seus auxiliares, que estiveram mal no ajuizar dos lances de fora de jogo.

Texto e Foto: Mário Nunes
(foto com direitos reservados)

RESULTADOS DO FUTEBOL SÉNIOR AÇORIANO

Desafio entre Capelense e U. Micaelense
2ª Divisão - 25ª Jornada

LAGOA - OPERÁRIO 2 - 1
ATLÉTICO REGUENGOS - MADALENA 1 - 1
PRAIENSE - LOULETANO 2 - 4

Série Açores - Grupo do Campeão - 2ª Jornada

SANTIAGO – LUSITÂNIA 1 - 0
ANGRENSE - BOAVISTA SM 1 - 0

Série Açores - Grupo da Descida - 3ª Jornada

VILANOVENSE - SP. IDEAL 4 - 2
CAPELENSE - U. MICAELENSE 1 - 2
VITÓRIA PICO - PRAINHA 2 - 3

DFA
Foto: Mário Nunes/DFA

SÉRIE AÇORES: CAPELENSE EMPATADO A ZERO BOLAS COM UNIÃO MICAELENSE AO INTERVALO


Num desafio em que ambos os conjuntos necessitam de pontos, com especial evidência para o Capelense, que se encontra "mais aflito", o resultado ao intervalo encontra-se num nulo.


Ambas as formações correram muito nesta primeira parte, mas os guarda-redes, aliado à má finalização de alguns remates, para ambos os lados, sem grande perigo, ajudaram a que o placard acuse um 0-0, no final dos 45 minutos.

Aguarda-se uma segunda parte recheada de emoções, porque este é um resultado que não interessa a nenhuma das partes.



Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)

CONVOCATÓRIA / ALTERAÇÃO: SELECÇÃO SUB-15 A.F. HORTA

Segundo o Comunicado Oficial n. 64 da Associação de Futebol da Horta, convoca os jogadores abaixo mencionados para uma sessão de treino da Selecção de Sub-15 de Futebol, no dia 1 de Abril, pelas 19.30 horas, e no dia 2 de Abril, pelas 10.30 e 15 horas, no Estádio da Alagoa.

A. Atlético C. (10) – Diogo Bagaço; Edgar Silva; Edgar Tavares; Fábio Soeiro; Gonçalo Rodrigues; Hugo Silva; João Ávila; João Dias; João Rosa; Jorge Goulart
F.C. Madalena (7) – Gustavo Melo; Fábio Silveira; Filipe Rosa; Rogério Soares; Fábio Leal; Carlos Silva; Simão Pereira
Fayal S.C. (2) – Diogo Fraga; Paulo Fraga
Prainha F.C. (1) – Diogo Andrade
F.C. Flamengos (1) – João Vargas
C.D. Lajense (1) – Edgar Vieira
Vitória F.C. (1) – Ruben Costa

Nota: Os jogadores do Pico vêm no dia 1 de Abril, na lancha das 18 das horas e regressam no dia 2 de Abril, na lancha das 17.15 horas.
As refeições são da responsabilidade da AFH.
O comunicado relembra ainda aos Clubes que o transporte dos jogadores de e para o campo são da responsabilidade conforme nº3.1.2. do Capítulo XII do C.O. nº1.

AF HORTA/DFA

KARATÉ INTERNACIONAL: MESTRE FUMIO DEMURA É O GRANDE AUSENTE ANUAL DA OZAWA CUP INTERNATIONAL KARATE TOURNAMENTE QUE SE REALIZA ENTRE 21 E 24 DE ABRIL - EUA

O Mestre de Karate Shihan FUMIO DEMURA vai ser um dos grandes ausentes no próximo evento Anual da Ozawa Cup International Karate Tournamente que se realiza no Flamingo Hotel, em Las Vegas, no Estado de Nevada, Estados Unidos, entre os dias 21 a 24 de Abril 2011.

O Mestre DAMURA e familiares foram como tantas outras pessoas, perderem todos os seus bens na tragédia que ocorreu no japão que durante o corrente mês.
 
 
 
António Melo/EUA
Foto: Direitos Reservados


BOTES BALEEIROS: INSCRIÇÕES PARA TRIPULANTES ABERTAS NO CLUBE NAVAL DA HORTA

Informa-se que estão abertas as inscrições para tripulantes em botes baleeiros do Clube Naval da Horta.
As inscrições dizem respeito às modalidades de remo e vela, e podem ser feitas na Secretaria do Clube. Podem inscrever-se elementos do sexo masculino e feminino.
O Bote baleeiro é uma embarcação com propulsão mista a remo e à vela, muito rápida, ligeira e manobrável, que foram utilizados na caça à baleia.
Devido à necessidade de velocidade e manobrabilidade, os botes baleeiros eram construídos com madeiras leves e tinham um perfil afilado por forma a obter um bom desempenho hidrodinâmico.

Mário Nunes/CNH

INFANTIS: MIGUEL DO MARITIMO LESIONOU-SE COM GRAVIDADE E VAI ESTAR AFASTADO TRÊS MESES

O desafio que decorreu na manhã de ontem no Estádio Municipal de Jâcome Correia, entre o Maritimo e o Capelense não correu pelo melhor ao jogador Miguel. Num lance infeliz, Miguel, jogador do Maritimo, acabou por sofrer uma lesão com alguma gravidade no joelho, o que o vai manter para já três meses afastado dos relvados.
Este é um dos melhores marcadores do Marítimo. Apesar de afastado, o mesmo promete que vai continuar a acompanhar os seus colegas nos jogos, arrastando consigo o gesso, que tenta numa primeira fase evitar a cirurgia, como afirmou o médico do HDES, na tarde de ontem à sua saída do hospital.
Os colegas enviaram ao DFA, um apelo de rápidas melhoras, o que deixámos bem vincado aqui. Também o DFA deixa uma palavra de carinho ao atleta e sua família para uma rápida e bem conseguida recuperação.
"Força Miguel, todos já estamos à tua espera, porque a nossa equipa é um conjunto e tu és um dos nossos. Volta bom e depressa..." - apelam os colegas.

Texto e Foto: Mário Nunes

BENJAMINS: SANTA CLARA "A" RECEBEU E VENCEU O SÃO ROQUE "A" POR 1-0 - AFPD

CAMPEONATO DE SÃO MIGUEL - 3ª FASE - BENJAMINS

CD SANTA CLARA "A" 1 - GD SÃO ROQUE "A" 0










DFA
Fotos: Maria Rocha

TAÇA DE HONRA DE FUTSAL – SENIORES FEMININOS: SANTA CLARA VENCEU ATALHADA

Decorreu ao final da tarde deste sábado no pavilhão da Escola Roberto Ivens, mais um encontro de futsal feminino, desta feita a contar para a Taça de Honra de S. Miguel. O jogo opôs a equipa da Santa Clara, recentemente sagrada campeã de S. Miguel, à equipa da Atalhada.

Num jogo emotivo e com muita entrega de ambas as formações, entrou melhor a equipa do Santa Clara impondo um ritmo forte de jogo, o que lhe permitiu fazer o golo inaugural. Logo de seguida, as atletas de Ponta Delgada foram em busca de mais golos, o que veio a acontecer, culminando excelentes jogadas de entendimento.
A equipa da Atalhada tentou a resposta, mas esbarrou sempre na inspirada guarda-redes Sara, que efectuou uma excelente exibição na baliza do Santa Clara.
Ao intervalo, o marcador registava uma confortável vantagem de cinco bolas para o Santa Clara.
Na segunda parte, a toada de jogo manteve-se embora as situações de golos fossem surgindo também para a equipa da Atalhada.
Sempre com uma entrega total, as atletas de ambas as equipas buscavam o golo, mas seria o Santa Clara a marcar mais 3 golos neste segundo tempo.
Por seu turno, a Atalhada não desistiu e alcançou dois golos, premiando o esforço das suas atletas.
No final do encontro e sem surpresa, a vitória para a equipa do Santa Clara, que venceu por 8-2 a Atalhada, não surpreendeu a quem assistiu ao desafio.
Com este resultado, a equipa orientada por Sérgio Roque segue na frente da tabela classificativa nesta edição da Taça de Honra de S. Miguel.

SANTA CLARA PREPARA REGIONAL DE FUTSAL

Refira-se que, no próximo fim-de-semana, terão lugar em Ponta Delgada os Regionais de futsal feminino, sendo o Santa Clara o representante da AF de Ponta Delgada. Esta edição apurará o Campeão Regional dos Açores.
No final do encontro, o DFA ouviu o técnico do Santa Clara relativamente as expectativas para esse encontro regional. O Professor Sérgio Roque referiu que “a equipa está confiante numa boa prestação nos Regionais e os objectivos passam por disputar os jogos com entrega e acima de tudo acreditar que é possível fazer um bom resultado.”
Esta não é a primeira prestação do Santa Clara, que em edições anteriores perdeu o título para a forte formação do Posto Santo, da ilha Terceira. Nada que atemorize técnico e atletas da formação encarnada, isto porque, segundo Sérgio Roque “ essas experiências anteriores dotaram a equipa de maiores conhecimentos neste tipos de finais. É evidente que sabemos que vamos encontrar equipas bem dotadas, mas vamos tentar aproveitar o conhecimento das atletas e acreditar nas nossas capacidades para nos sagrarmos vencedores”.

Mário Nunes
Foto: Direitos Reservados