Sampaense venceu Lusitânia por 5 pontos
O estreante Sampaense apurou-se para as meias-finais da Taça de Portugal de basquetebol, após vencer o Lusitânia 85-80, depois de ter estado a perder por 13 pontos em Fafe.
No último minuto, os açorianos lideravam por 80-79, mas um conjunto de falhas permitiu ao Sampaense, mais sereno e motivado pela recuperação, conquistar a vitória, esperando agora pelo desafio Ovarense-Académica para conhecer o adversário da meia-final. FC Porto e Benfica disputam o outro "bilhete" para a final de domingo.
Com Brian Mills (18 pontos e 10 ressaltos) a dominar nas tabelas e Ricky Franklin eficaz no jogo exterior (3/3, num total de 11 pontos), o Lusitânia cedo comandou frente a um Sampaense desastrado nos lançamentos. Os açorianos chegaram facilmente aos 11 pontos de vantagem (25-14) que o Sampaense ainda chegou a reduzir no segundo período, mas sem a consistência de jogo necessária para dar maior réplica.
Com 10 pontos de diferença (48-38), o Sampaense persistiu em dar a volta ao resultado e a verdade é que com maior equilíbrio nas tabelas e com Brian Addison de mão "quente", foi-se aproximando até chegar a apenas dois pontos de diferença (68-66), reentrando na discussão do jogo à partida para o quarto decisivo.
Um triplo de Jorge Sing (68-69) permitiu ao Sampaense saborear finalmente a liderança e acentuar a emoção de um desafio que em boa verdade, não era bem disputado, sucedendo-se as falhas nos dois lados. No último minuto os açorianos ainda comandavam 80-79, mas faltou-lhes sangue frio e permitiram ao adversário consumar o êxito.
In: “O Record”