domingo, 4 de março de 2012

FUTSAL: DÉRBI MICAELENSE COM ARBITRAGEM AÇORIANA

Realizou-se ontem no pavilhão da Escola Secundária de Rabo de Peixe, a 8ª jornada da Série Açores de Futsal, num encontro que opôs o Clube Desportivo de Rabo de Peixe e o Clube Desportivo Escolar de Vila Franca.

Arbitragem – Sérgio Silva, Filipe Ferreira da AFAH e Nuno Ribeiro da AFPD
Resultado ao intervalo: 3 – 2 para o CD Rabo de Peixe
Resultado Final: 6 - 5
  
A equipa de Clube Escolar de Vila Franca veio a Rabo de Peixe com a capacidade de vencer para manter os primeiros lugares na Serie Açores, entregando-se ao jogo do primeiro ao último minuto numa incerteza do resultado final. De realçar mais uma vez o jovem guarda-redes Pedro Rainha e Leonardo Rebelo (Chamon) autor de todos os golos dos escolares.
A equipa do CD Rabo de Peixe a jogar perante o seu público num pavilhão de reduzidas dimensões, com as bancadas quase cheias de adeptos de ambas as equipas, agora treinada pelo Prof. António Fernandes, entrou de tal forma motivada, que venceu o jogo. De realçar na baliza o muito experiente Rui Melo e o bom desempenho do José Arruda (Joe) e capitão, autor de cinco dos seis golos.
Nos primeiros minutos de jogo ambas as equipas procuraram ter a posse da bola e a delinear ataques organizados, sendo anuladas por boas defesas dos guarda-redes de ambos os conjuntos.

No decorrer do jogo o CD Rabo de Peixe teve sempre no seu capitão José Arruda (Joe) uma mais-valia pela sua maturidade desportiva, pois é um jogador habituado a estas andanças dos nacionais.
Foram os atletas de Vila Franca que inauguraram o marcador passados poucos minutos do início do jogo, atingindo as cincos faltas já passados mais de 15 minutos jogados, ficando por isso mais inibidos. Foi então que num livre directo sem barreira que o CD Rabo de Peixe não sofreu mais um golo por falta de pontaria dos seus adversários, mas empatando alguns minutos depois. Marcou ainda o CDE Vila Franca por mais uma vez e resultado de um bom entrosamento entre os seus jogadores. De tanto sofrer o CD Rabo de Peixe pôs pé no acerador e marcou mais dois golos, resultado com que terminou o intervalo 3 – 2.

Já na segunda parte e nos minutos iniciais os Vila-Franquenses vieram para virar o resultado e num corte de Fernando Pacheco de Rabo de Peixe levou a que a bola batesse na barra da sua baliza. Foi o mesmo Fernando que num passe cruzado para Pedro Cabral falhasse na concretização final.

No decorrer do jogo houve jogadas bem delineadas por ambos os conjuntos, e em dois livres de 10 metros sem barreira a castigar uma falta sobre um adversário, o atleta Leonardo (Chamon) marcou o quarto e quinto golo do CD Escolar Vila Franca. Contudo, houve ainda tempo para o CDE Vila Franca virar o resultado a seu favor pois desferiu de uma serie de três remates para golo, só não concretizando pelas boas defesas do Rui Melo.
No capítulo disciplinar foram exibidos três cartões amarelos para o CD Escolar de Vila Franca, e dois para CD Rabo de Peixe, por infrações às leis do jogo de Futsal.

Numa arbitragem puramente açoriana e num dérbi micaelense, os árbitros da AF Angra do Heroísmo e o cronometrista Nuno Ribeiro, da AF Ponta Delgada, agora numa versão economista, não tiveram qualquer interferência no resultado do jogo nem jogadas difíceis de julgar, aplicando bem a lei da vantagem e conduzindo o jogo até final sem quaisquer problemas.

Reportagem e foto: José Araújo