sexta-feira, 31 de agosto de 2012

HOMEM DA HISTÓRIA DO CLUBE OPERÁRIO DESPORTIVO “ BENTO”

 
A maioria das pessoas que vão assistir a jogo, seja de que modalidade for, observam quase de certeza a maneira como os jogadores vão equipados. Quem está por detrás deste trabalho é o técnico de equipamentos como agora é chamado, mas fica para a história o primitivo nome “ Roupeiro”.
Nesta breve conversa que vamos ter com o Bento Luís Martins, natural da Lagoa, de 43 anos idade, e 20 no Operário. É técnico de equipamentos e da higiene e limpeza do campo de jogos da Lagoa.
José Araújo – Desde quando é que pertence aos quadros do Operário?
Bento Luís – Foi na época de 1984-1985 que ingressou no Operário a convite do então presidente António Jorge Cruzinha, para cuidar dos equipamentos do clube. Na altura todos os equipamentos eram lavados à mão e recorda a Senhora Lurdes Balaia, como pessoa que executava a lavagem dos mesmos, pois não havia maquinas de lavar, nem lavandaria no cube.
J.A. – Descreva-me o seu dia na altura que se iniciou no clube naquela altura?
B.L. – Como atrás referi os equipamentos era lavados fora, mas tinha muitos afazeres na preparação dos equipamentos para os treinos e jogos e na limpeza das botas de futebol do plantel, recordo que os campos eram pelados e na altura do Inverno as botas vinham bem mal tratadas e tinha de as deixar como novas limpas e bem lustradas para os jogos.
J.A. – Recorda com quem começou a trabalhar no clube?
B.L. – Na altura recorda e ainda era um rapaz muito novo de aprender o ofício com os Senhores José Mendes e Norberto Terceira, com quem passou bons momentos na sua vida ao serviço do clube.
J.A. – Alguma vez sentiu constrangido pela função que desempenha no clube?
B.L. – De maneira alguma, é um profissão como qualquer outra, tendo angariado ao longo dos anos muitos amigos, jogadores, treinadores e presidentes do clube. Tem no actual treinador Francisco Agatão, à cerca de 10 anos, uma grande amizade, consideração e admiração pela simplicidade dele no seu dia a dia.
J.A. – Como vê o actual presidente do Clube, Gilberto Branquinho?
B.L. – Sempre foi para comigo uma pessoa leal, tenho muito respeito pela pessoa dele, que o apoiou sempre nos bons e maus momentos ao longo dos anos que lá está no clube.
J.A. – Actualmente tem mais trabalho do que tinha há alguns anos atrás?
B.L. – Sim, com aparecimento do futsal tem mais trabalho pois o clube está presentemente na 1ª divisão, e no futebol na 2ª divisão nacional, não esquecendo todas as equipas de formação, e com mais equipamentos para cuidar, pois todo o trabalho é feito na lavandaria do clube. Como a altura é de contenção, está sempre disponível para ajudar o clube nas suas múltiplas tarefas no seu dia-a-dia.
 
Texto e foto: José Araújo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CÂMARA DE PONTA DELGADA INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DO CLUBE DESPORTIVO DE SÃO ROQUE

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada inaugurou, esta quarta-feira, as novas instalações do Complexo Desportivo de São Roque.
Trata-se de uma obra da responsabilidade da autarquia que José Manuel Bolieiro considerou como extremamente importante, uma vez que o Clube Desportivo de São Roque é mais uma escola que aposta na formação de jovens através do desporto. “É uma alegria estar aqui a inaugurar uma obra que a Câmara Municipal de Ponta Delgada põe agora à disposição do Clube, dos atletas e da freguesia de São Roque” - salientou o Presidente da autarquia. José Manuel Bolieiro aproveitou para homenagear todos os que contribuíram, com determinação, para a concretização da obra, desde a Direção do Clube, passando pela Junta de Freguesia e pela equipa do Vereador Alberto Leça, até à sua antecessora na presidência da Câmara, Berta Cabral.
“Todos contribuíram para que estejamos hoje a inaugurar as instalações do Complexo Desportivo de São Roque, para que o Clube desta freguesia tenha instalações condignas para a prática de desporto e para a formação dos nossos jovens” - disse.
O Presidente da Câmara reforçou a ideia de que “é necessário formar hoje uma juventude ativa e saudável, que tenha ambição, que conheça o espírito de competição e o associativismo para que, no futuro, tenhamos uma sociedade ambiciosa e competitiva”.
Por outro lado, fez questão de salientar que, nos tempos que correm, é preciso requalificar o que já existe.
O Presidente do Desportivo de São Roque, Paulo Rego, agradeceu a obra à Câmara de Ponta Delgada, afirmando que esta representa “mais um passo para o clube, que faz das tripas coração para chegar a mais uma época com todos os escalões ativos” e para “formar jovens para um futuro que não se avizinha nada fácil”.
“Este é um sonho de longa data do Clube que agora se concretiza e, por isso, agradeço o empenho da Câmara de Ponta Delgada, na construção das novas instalações” - disse Paulo Rego.
O Presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Gilberto Rodrigues, também agradeceu à autarquia a concretização da obra, considerando a inauguração da mesma como “mais um dia importante na história do clube, uma vez que este processo começou com a aquisição do terreno, seguindo-se a construção do campo e respetiva iluminação.
 

DFA/CMPD

INICIADOS: MARITIMO RECEBEU E PERDEU PERANTE O UNIÃO MICAELENSE - PONTA DELGADA

O Marítimo Sport Clube realizou ontem à tarde no Estádio Municipal Jâcome Correia, mais um jogo treino, desta feita com o União Micaelense.
 
Este foi um desafio que apresentou bons momentos de futebol, nomeadamente na primeira metade do encontro, onde os locais não se deixaram intimidar, e apenas um descuido fez com que o Micaelense fosse para o intervalo a vencer por 1-0. Já, a segunda parte, não teve o cariz da primeira, ficando uma boa réplica do Micaelense, mas sem que o Marítimo nunca se amedronta-se com o adversário. O resultado final foi de 3-0, para o Micaelense, que promete uma boa época desportiva.
 
DFA
 






quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HOJE O CAPELENSE VAI RECEBER O SÃO ROQUE PELAS 20 HORAS – PONTA DELGADA


Hoje, dia 29 de Agosto, o Capelense Sport Clube, irá realizar um jogo de treino com o São Roque, pelas 20 horas, no Campo de Jogos da Vila das Capelas.
 
DFA

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SENIORES DO UNIÃO MICAELENSE APRESENTARAM-SE HOJE COM VONTADE DE REALIZAR UM BOA ÉPOCA DESPORTIVA – PONTA DELGADA


Depois do arranque dos jovens da formação, hoje foi a vez dos seniores fazerem a sua apresentação oficial para a época 2012-2013 no Hotel Vila Nova.
Manuel Arruda, Presidente do Clube, foi claro ao assumir a participação do Clube nas provas organizadas pela AFPD, na categoria, tendo como objetivo dignificar o clube mais antigo da Ilha.
O Clube União Micaelense incorpora um novo paradigma que se adequa aos tempos que correm, em que os Clubes vêem-se claramente desprovidos de apoios oficiais e da sociedade civil contando para isso com um plantel totalmente amador, sem quaisquer gratificações ou renumerações. No ano de regresso aos regionais a União conta com um plantel maioritariamente constituído por jogadores que passaram pelos escalões de formação do Clube, demonstrando inequivocamente que o Clube aposta nos atletas criados nos seus berços.
O Presidente dos "pretos da rua dos mercadores" desejou ainda as melhores felicidades à nova estrutura do Futebol do Clube á equipa técnica liderada pelo Prof. Luís Arruda.
Director Geral: Arsénio Furtado
Treinador: Luís Arruda
Treinador adjunto : Hugo Carreiro
Treinador de G. Redes : André Ferreira
Massagista :Toni santos
 
Plantel:
Guarda-redes: Bruno Andrade e Tiago Faria;
Defesas: Miguel Batista, Marco Correia, Barroso, Rui Melo, Filipe, 
Guedes, Pedro Raposeiro e Rui Costa;
Meio Campo: Peixinho, Menina, Carlos Estrela, Miguel Resendes, Valter 
Silva, Manuel Soares, Manuel Silva, João Branco, João Vítor e Luís Ortiz;
Avançados: João Vieira e André Pacheco
 
 
DFA/CUM

MILHARES ASSISTIRAM À CORRIDA MAIS LOUCA DO MUNDO NA CALOURA – ÁGUA DE PAU – CIDADE DE LAGOA

O lugar da Caloura, em Água de Pau, foi “invadida” por milhares de pessoas, no passado sábado, para assistirem à edição deste ano da “Corrida mais Louca do Mundo”.
Com 27 protótipos de veículos inscritos, sendo duas equipas totalmente femininas, a edição deste ano da “Corrida mais Louca do Mundo” registou um recorde absoluto em termos de participantes, bem como de espectadores que não ficaram indiferentes à originalidade das diversas geringonças a concurso.
A equipa “Chapéu de Verão” foi a grande vencedora desta prova, tendo terminado em segundo lugar a equipa “Caloura Shark” e ocupando o último lugar do pódio a equipa “Fsssst Bar”. Outras equipas como a “Limousine da Lili”; “Os Aviadores”; “Tintólitos Anónimos”; “Parto Móvel”; “Arn Race Team”; “Furacão da Caloura”, “Team Trindade”; “Os Chinócas”; “Fákenin Team”; “Corte Real”; “Mal Amanhadas”; e “As Doudiças”, foram igualmente premiadas pelo júri pela originalidade, diversidade e imaginação dos temas retratados e que levaram ao rubro os milhares de espetadores presentes.
Realce-se ainda que, este ano, o percurso, cujas honras de abertura couberam à Sociedade Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau, contou com quase dois quilómetros de extensão, tendo sido instalada uma rampa no final do percurso, em metade da via, para os mais corajosos que quisessem terminar a sua prova com um salto, fato que em muito deliciou os milhares de espetadores presentes.
O Grande Prémio da Caloura “A Corrida mais Louca do Mundo” assume-se como uma prova de competição, mas cuja principal razão da mesma é o convívio e divertimento. Por tal facto, e após a prova e entrega de troféus, houve lugar à atuação das bandas Ficha Tripla e Tributo aos Pearl Jam, tendo a noite encerrado com a atuação do DJ Pedrinho.
A singularidade da “Corrida mais Louca do Mundo” reside no facto dos protótipos dos veículos apresentados não poderem ter qualquer tipo de motores ou pedais, sendo o único meio de deslocação a própria inclinação da pista ou alguma impulsão dada pontualmente pelos próprios elementos das equipas. Porém, todos os veículos deverão estar munidos de travões operacionais e compatíveis coma descida do percurso desta prova, bem como uma buzina ou sons associados aos mesmos.
Recorde-se que, esta prova resultou de uma organização conjunta de quatro dinâmicos pauenses, Paulo Melo, Ruben Almeida, Valério Botelho e Ruben Vieira, contando com a imprescindível colaboração da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Água de Pau, bem como de diversos patrocinadores privados que se associaram a este evento único.
 
DFA/CML

FUTSAL 1ª DIVISÃO: OPERÁRIO EM JOGO TREINO COM CD RABO DE PEIXE NO PAVILHÃO DA LAGOA - S. MIGUEL

Foi no passado sábado, dia 25 de Agosto que se disputou mais um jogo treino do Operário com o CD Rabo de Peixe no pavilhão da escola secundária da Lagoa.
 
Clube Operário Desportivo: Diogo Araújo, Diogo Pinheiro, Daniel Silva, Bruno Arruda, Carlos Arraial, Nuno Silva, Leo Moraes, Ricardo Soares, Norberto Ferreira, Daniel Borges, João Teixeira, João Casaca e Rafa.
Treinadores: Ricardo Canavarro e Roberto Silva-Adjunto
Clube Desportivo Rabo de Peixe: Paulo Tavares, Sérgio Rego, Fernando Pacheco, Délcio Andrade, Viola, Joel, Pedro Cabral e Cesar Cabral.
Foi com uma boa dinâmica que os “pupilos” do Canavarro se aplicaram e com jogadas bem elaboradas nos treinos. De um conjunto de jogadores que já se conhecem de outros clubes, nota-se já, algum entrosamento, e uma boa técnica individual que conjugados com o colectivo, resultou em golos.
O Rabo de Peixe, conta na sua equipa com jogadores da época anterior, e pelo andamento do jogo notou-se algum cansaço na maioria deles, fruto de ainda não terem iniciado a pré-época.
No banco técnico foi notória a falta do Prof. António Fernandes ainda em gozo de férias. Por informações recolhidas junto do Paulo Tavares, um grande homem com “H” e dos sete ofícios, informou-nos de que a pré-época terá o seu início no mês de Setembro, altura que o pavilhão da sua localidade fica disponível, após período de férias.
Na 2ª parte o Operário saiu a pressionar e muito o possuidor da bola, embaraçando por vezes o colectivo de Rabo de Peixe. Neste jogo o objectivo do Canavarro foi ver até que ponto o entrosamento da equipa da Lagoa funcionava com as constantes alterações nos cinco em jogo.
Dos jogadores da ilha, Carlos Arraial, “ Minhoca”, que já se encontra em boa forma física, jogou e fez jogar. Outro jogador com muito ainda para dar e aprender no futsal e ao Operário, é João Carvalho “ Casaca”, vindo do Capelense, pode ser no futuro muito útil.
O resultado deste jogo era o que menos interessava, mas para a história ficou 11 – 2, favorável ao Operário, com golos de Nuno Silva “Bruninho” quatro; Carlos Arraial “Minhoca” três; Bruno Arruda “Bruninho” três e um de Norberto Ferreira “Guri”.
No final a foto do conjunto das duas equipas que fica para a história deste particular e para a posteridade dos clubes.
 

Texto e foto: José Araújo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PRESIDENTE DA CÂMARA INAUGURA INSTALAÇÕES DO COMPLEXO DESPORTIVO DE SÃO ROQUE

 
José Manuel Bolieiro preside, quarta-feira, à inauguração das instalações do Complexo Desportivo de São Roque.
A inauguração, agendada para as 18h00 de quarta-feira, 29 de agosto, contará, além da presença do Presidente do Município de Ponta Delgada, com a presença dos restantes membros do executivo autárquico, Presidente da Junta de Freguesia e responsáveis do Clube Desportivo de São Roque.
Serão, assim, inauguradas as obras de ampliação dos balneários do campo do Desportivo de São Roque, instalações sanitárias, ginásio, dois gabinetes médicos, sala de direção e sala de reuniões, bem como um espaço de sauna.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada conclui, com a obra a inaugurar na quarta-feira, a beneficiação do Complexo Desportivo de São Roque.
Recorde-se que esta beneficiação teve início com o arrelvamento sintético e a beneficiação do campo de futebol, construção de muros de vedação, nova entrada e iluminação. Paralelamente, a autarquia apoiou a cobertura do polidesportivo, que é atualmente o campo de jogos do IVA.

DFA/CMPD

ANGRENSE RECEBEU E PERDEU MAIS UMA OPORTUNIDADE DE CONTINUAR EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL -TERCEIRA

O FC Vizela deslocou-se do Norte do Continente para vir conquistar na tarde de ontem uma vitória soberba sob o Angrense, em jogo da 1ª eliminatória da Taça de Portugal.
 
DFA

III DIVISÃO SÉRIE AÇORES 2012/13 AFINAL ARRANCA EM JANEIRO – SANTA MARIA

 

Reviravolta na Série Açores 2012/2013, a pedido das Associações Regionais de Futebol dos Açores, a FPF voltou atrás na decisão de iniciar a competição no próximo mês de Outubro. Assim, a Série Açores terá uma calendarização semelhante à da época passada, estando o seu início previsto para os primeiros dias de Janeiro de 2013.
Esta decisão permite aos clubes participantes na Série Açores disputar os torneios de abertura e taças das respectivas associações como aconteceu na época 2011/2012. Uma vez que não há competição oficial em Santa Maria, o CD "Os Marienses" fica dependente da Taça de Portugal para competir. À semelhança da época passada, uma eliminação prematura da Taça de Portugal significa uma espera de meses para disputar competições oficiais.
 
No comunicado pode-se ler:
"Tendo em consideração o pedido das Associações Regionais dos Açores, para que a Série Açores do Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal, tenha o seu inicio só em Janeiro/2013, devido ao menor número de jornadas em comparação com as séries do Continente, de forma a terminarem todas na mesma data, a nova calendarização da série Açores será a seguinte:"
 
Calendário 3ª Divisão - Série Açores - 2012/13
1ª Jornada (05.01.2013) - FC Flamengos x CD "Os Marienses"
2ª Jornada (19.01.2013) - CD "Os Marienses" x UD Praiense
3ª Jornada (26.01.2013) - Capelense SC x CD "Os Marienses"
4ª Jornada (02.02.2013) - CD "Os Marienses" x AJ Fonte do Bastardo
5ª Jornada (09.02.2013) - Rabo de Peixe x CD "Os Marienses"
6ª Jornada (16.02.2013) - CD "Os Marienses" x AC Ginetes
7ª Jornada (23.02.2013) - Casa da Ribeira x CD "Os Marienses"
8ª Jornada (02.03.2013) - CD "Os Marienses" x CDCC Posto Santo
9ª Jornada (09.03.2013) - CE Vila Franca x CD "Os Marienses"
10ª Jornada (16.03.2013) - CD "Os Marienses" x FC Flamengos
11ª Jornada (23.03.2013) - UD Praiense x CD "Os Marienses"
12ª Jornada (30.03.2013) - CD "Os Marienses" x Capelense SC
13ª Jornada (06.04.2013) - AJ Fonte do Bastardo x CD "Os Marienses"
14ª Jornada (13.04.2013) - CD "Os Marienses" x CD Rabo de Peixe
15ª Jornada (20.04.2013) - AC Ginetes x CD "Os Marienses"
16ª Jornada (04.05.2013) - CD "Os Marienses" x ARC Casa da Ribeira
17ª Jornada (18.05.2013) - CDCC Posto Santo x CD "Os Marienses"
18ª Jornada (25.05.2013) - CD "Os Marienses" x CE Vila Franca
 
Texto: Coice e Canelada/DM

FORMAÇÃO DO UNIÃO MICAELENSE JÁ TRABALHA – PONTA DELGADA



No passado dia 13 de Agosto começaram os trabalhos preparatórios da época 2012-2013 das equipas de Futebol do Clube União Micaelense.Os escalões de Infantis e Benjamins começam a ida agendado no próximo dia 3 de Setembro, ciclo de reinício que ficará completo com a entrada de petizes e traquinas em outubro.
Com a entrada em cena das equipas de futebol de 7, dar-se-á mais um passo
na consecução da reorganização do departamento de futebol levada a cabo pelo Clube, a qual procura especializar as funções de cada colaborador na aplicação dos métodos de trabalho, em busca de uma melhoria constante.
Arsénio Furtado a assume o cargo de diretor geral e a gestão de todo o Futebol do Clube, Ricardo Sousa assumiu toda a coordenação técnica do futebol dos mais novos (de juniores a petizes) e Paulo Couto assume a pasta administrativa com o cargo de secretário – técnico do departamento.
Pedro França, Miguel Ferreira e Luís Alves, já assumiram as funções do conjunto nas categorias de juniores, juvenis e iniciados, coadjuvados por Nicolau Carvalho, Tiago Cardoso e João Oliveira, como treinadores assistentes, respectivamente. André Philip, Paulo Couto e Rui Cabral serão os directores assistentes desses escalões.
Ao nível do futebol de 7, Filipe Jorge em infantis A, e Tiago Cardoso em infantis B, comandarão ao longo da época essas equipas, contando com o auxílio de André Moniz como diretor assistente, enquanto que os Benjamins, Traquinas e Petizes evoluirão sobe a direção de Nicolau Carvalho coadjuvado por João Pimentel, Marta Rego e António Furtado, técnicos de desporto.
 
DFA/AF

domingo, 26 de agosto de 2012

SANTA CLARA RECEBEU E NÃO O CONSEGUIU VENCER O TONDELA – MAIS PONTOS PERDIDOS

CD  Santa  Clara  0   -   Clube Desportivo Tondela  0  (resultado final)
 
Ao intervalo:  0 – 0
 
Jogo disputado no Estádio de S. Miguel, em Ponta Delgada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DFA
Fotos: Maria Rocha (DFA)

INICIADOS: OLIVEIRENSES E MARITIMO ENCONTRARAM-SE EM JOGO AMIGÁVEL - PONTA DELGADA

Realizou-se, ontem, um jogo amigável entre o Oliveirenses e o Maritimo, tendo os atletas da Fajã de Cima vencido por 5-0. Ao intervalo o resultado já se cifrava em 3-0.
                         





Fotos: Maria Rocha (DFA)
DFA 

sábado, 25 de agosto de 2012

SPORTING IDEAL FEZ HOJE CAPTAÇÃO NOS ESCALÕES DE PETIZES E TRAQUINAS - RIBEIRA GRANDE


O Sporting Clube ideal realizou este sábado, das 9 às 12 horas, no Complexo da Ribeira Grande, um treino de captação para os escalões de Petizes e Traquinas.
Foi uma manhã com muita alegria e muita bola, maioria dos miúdos já estão ansiosos pelo primeiro treino que será na próxima sexta-feira dia 31 de Agosto.
 
DFA

SENSEI ANTÓNIO MELO ORIUNDO DE VILA FRANCA DO CAMPO VEM DAR INSTRUÇÃO AOS AÇORES A 4 DE NOVEMBRO - S. MIGUEL

 
O Sensei António Melo, natural de Vila Franca do Campo, S. Miguel, Açores, residente nos Estados Unidos há 18 anos, vai deslocar-se à sua terra natal para dar um estágio técnico de shotokan karate-do no próximo 4 de Novembro 2012.
 Com inicio pelas 9.30 horas da manhã, a fim de cumprir o programa de duração de 2 anos com a finalidade de vir a ser o representante para a zona nordeste do EUA, da Funakoshi Shotokan karate Association.
O Sensei para além da sua deslocação aos Açores tem mais dois estágios programados nos Estados Unidos, um em Setembro na cidade de Lisbon Falls, no Estado de Maine e outro a meados de Outubro, em Bristol, no Estado de Rhode Island.
O instrutor informa a todos interessados em receber nos seus dojos, o favor de contactar pelo mail:  cpckaratedoacademy@gmail.com,  ou telefone para 401-499-9227 com código dos EUA.  Podem ainda contactar o mesmo pelo facebook (António Melo).
DFA

CORRIDA MAIS LOUCA DO MUNDO DECORRE HOJE NA CALOURA – CIDADE DE LAGOA

É já hoje, dia 25 de agosto, que o lugar da Caloura, na freguesia de Água de Pau, acolhe a mais original corrida de geringonças. Trata-se da “Corrida mais Louca do Mundo”, que a partir das 17 horas irá mostrar a criatividade e a imaginação dos diversos concorrentes que mostrarão os seus protótipos de veículos.
Tal como constatado nas edições anteriores, são esperados milhares de espectadores para esta prova que resulta de uma organização conjunta de quatro dinâmicos pauenses, Paulo Melo, Ruben Almeida, Valério Botelho e Ruben Vieira, contando com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Água de Pau, bem como de diversos patrocinadores privados que se associaram a este evento único.
Assim, esta prova terá início às 17 horas, com a exposição das diversas geringonças a concurso, decorrendo às 18 horas, a respectiva prova (cabendo as honras de abertura do percurso à Sociedade Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau). Para este ano, a organização introduziu novas nuances no percurso que se estende agora por quase dois quilómetros, sendo que no final do mesmo, e para os mais corajosos haverá, em metade da via, uma pequena rampa para quem deseje terminar a prova com um salto.
Para este ano, inscreveram-se um total de 27 participantes, com 2 equipas totalmente femininas, sendo este um recorde absoluto em toda a história desta corrida.
Deste modo, serão muitos os participantes que, dando asas á sua imaginação e perícia de construção, apresentarão os mais invulgares e originais protótipos de carros de corrida, sendo que os mesmos não poderão ter qualquer tipo de motores ou pedais. Aliás, o único meio de deslocação será a própria inclinação da pista ou alguma impulsão dada pontualmente pelos próprios elementos das equipas. Contudo, os carros deverão estar munidos de travões operacionais e compatíveis coma descida do percurso desta prova, bem como uma buzina ou sons associados aos mesmos.
Os carros a concurso serão avaliados por um júri que terá em conta diversos critérios como o da criatividade dos veículos, originalidade, performance do carro e da equipa e a velocidade da prova. O Grande Prémio da Caloura “A Corrida mais Louca do Mundo” assume-se como uma prova de competição, mas cuja principal razão da mesma é o convívio e divertimento. E neste propósito, após a prova, haverá lugar a um convívio entre os participantes e espectadores com a atuação a partir das 20 horas, da banda Ficha Tripla, seguindo-se a entrega dos troféus desta prova às 21h30, encerrando anoite com a banda Tributo aos Pearl Jam, às 22h30, e o DJ Pedrinho às 0h00.
 
DFA/CML