terça-feira, 31 de dezembro de 2013

JUDO: TORNEIO MASATOSHI OHI REALIZOU-SE EM PONTA DELGADA

Realizou-se no passado dia 28 de Dezembro, no pavilhão do Judo Clube de Ponta Delgada, o Torneio Masatoshi Ohi, prova esta no escalão de seniores, sem categorias de peso (Absolutos).
 
Destaque para a vitória de Nuno Carvalho (JCPD), atleta que normalmente compete na categoria mais leve do escalão sénior. Nuno Carvalho derrotou na final o atleta do JUDOLAG Filipe Teixeira, num combate bastante disputado e emotivo. O restante pódio foi completado por Fausto Amaral e Sérgio Cabral, ambos do JUDOLAG.
Esta foi a última prova do calendário da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores para 2013. A abrir 2014, teremos no dia 11 de Janeiro o Campeonato Regional de Cadetes e Juniores, que se realizará na cidade da Ribeira Grande.
DFA

COMPLEXO MUNICIPAL DE PISCINAS DA LAGOA PROMOVE “1º BANHO DE MAR DE 2014”

O Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa irá realizar para todos os seus utilizadores e amigos o“1º Banho de Mar de 2014”, que decorre pelas 11 horas, no dia 1 de Janeiro de 2014.
 
Trata-se de uma iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal da Lagoa, que pretende assinalar uma tradição que, há já alguns anos tem vindo a ganhar adeptos na principal área balnear da cidade da Lagoa.
Com a temperatura da água do mar a rondar os 18ºC, são cada vez mais as pessoas que tomam banhos de mar durante o inverno nos Açores. Aqueles que experimentam pela primeira vez, rapidamente manifestam a sua admiração pela diferença de temperatura da água comparativamente à do ar que oscila entre os 12ºC e os 17ºC nesta altura do ano.
A promoção de experiências únicas em locais de eleição, a adopção de estilos de vida saudáveis e a dinamização de espaços públicos são motivos de sobra para, pela primeira vez este evento ser desenvolvido pela autarquia lagoense.
CML/DFA

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FRANCISCO AGATÃO AFIRMOU QUE FORBES REÚNE CONDIÇÕES PARA JOGAR NA PRIMEIRA LIGA

O avançado do Sporting da Covilhã e ex-atleta do Clube Operário Desportivo, Forbes, tem sido associado ao Vitória de Guimarães. Com base nisto, o FAS - Futebol Ao Segundo contactou o treinador Francisco Agatão (treinou Forbes, enquanto estava no Operário), que explicou quais são as características do avançado.

"Trata-se, de facto, de um ponta-de-lança de muito boa qualidade. Tem um bom porte atlético, segura muito bem a bola de costas para a baliza e consegue virar-se com enorme facilidade e aí revela uma das suas principais características, a velocidade num curto espaço de terreno. Quando foi jogador do Operário, revelava alguma dificuldade na finalização, aspecto que, este ano, no Sporting da Covilhã tem sido ultrapassado, sendo, neste momento, um dos melhores marcadores da Segunda Liga. Se continuar a trabalhar bem e acreditar mais nas suas capacidades, não tenho dúvidas que reúne condições para jogar na Primeira Liga" - disse o técnico Francisco Agatão.

 
DFA
Fotos: Mário Nunes/DFA

EX-JOGADOR DO OPERÁRIO FORBES A CAMINHO DO VITÓRIA DE GUIMARÃES

O empresário de Forbes, Catió Baldé, aprovou a transferência do avançado do Sporting da Covilhã para o Vitória de Guimarães, apesar de ainda não haver nenhuma "abordagem oficial". De salientar que este atleta passou recentemente pelo Clube Operário Desportivo, para onde se transferiu depois para o Sporting da Covilhã.

"O Vitória de Guimarães é um clube extraordinário e apresenta-se como uma boa possibilidade para o Forbes continuar o seu crescimento, pelo que tudo farei para ajudar a concretizar uma possível transferência. Porém, ainda não há nenhuma abordagem oficial, até porque é um jogador que está referenciado por muitos clubes" - comentou o empresário do avançado.
"No plano desportivo, e atendendo à valorização de recursos, considero o Vitória de Guimarães como o clube ideal para o Forbes, mas o seu futuro está dependente da ideia do presidente do Sporting da Covilhã e, neste momento, a prioridade passa por garantir um encaixe financeiro, pelo que vamos avaliar as propostas que possam chegar e depois decidir em conformidade" - afirmou Catió Baldé.
 
DFA
Foto: Filipe Farinha/"Record"

RESULTADOS DE JOGOS EM ATRASO NO CAMPEONATO DA ILHA TERCEIRA

CAMPEONATO ILHA TERCEIRA  
Jogos em atraso - Resultados do fim-de-semana
Iniciados:
Barreiro  1  -  SC Angrense  1

Juvenis:
SC Angrense  4  -  Boavista  1
 
DFA
Foto: Mário Picanço

domingo, 29 de dezembro de 2013

MARATONA DE FUTSAL INFANTIS ORGANIZADO PELA AAFSM FOI UM GRANDE SUCESSO



Realizou-se ontem, sob a organização da Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel, o 1º Torneio de Futsal, no escalão de infantis, que decorreu no Pavilhão da Escola Roberto Ivens, em Ponta Delgada. Este evento com formato de maratona contou com a presença de sete equipas de seis clubes diferentes, colocando em campo muitas dezenas de pequenos atletas e muita alegria no mundo do futsal.
 
A maratona de jogos teve o seu início na manhã de ontem, e numa primeira fase as equipas ficaram divididas em dois grupos (A e B). No grupo “A” estavam as equipas da A.C. Ginetes, Clube Norte Crescente “A”, Clube Norte Crescente “B” e a equipa de Maia Clube Açores. No grupo “B”, e com menos uma equipa, ficaram o CD Juventude Candelária, Santa Luzia Feteiras e GD Casa do Povo Fenais da Luz.
Depois desta fase jogou-se as meias-finais com as duas equipas com melhor classificação de cada grupo, podendo-se então assistir aos jogos entre Maia CA e o S. Luzia Feteiras, e o CD Juventude Candelária contra AC Ginetes. Nesta ronda passaram à fase final as equipas da Maia CA e CD Juventude Candelária.
Na grande final pode-se assistir a um espectacular jogo de futsal onde o equilíbrio foi uma constante, com ambas as equipas a praticarem um bom futsal. Terminado o tempo regulamentar o placard ostentava um empate a um golo. Logo foi necessário recorrer à marcação de pontapés de grandes penalidades, e ai foi mais feliz a equipa da Maia Clube Açores, que venceu por 5-4.
“Este foi um torneio levado muito a sério por todas as equipas, pois notava-se que cada uma estava ali para vencer o torneio não facilitando em nada. Foi uma iniciativa que colocou as equipas em movimento e que aumentou a visibilidade de uma modalidade que teima em crescer…” – referiu um elemento da organização.  
Para além da organização dos jogos houve também uma zona de lanche para os participantes com sandes e sumos e ainda uma visita do Pai Natal pelas bancadas do pavilhão para distribuir rebuçados as crianças espalhando ainda mais felicidade nas mesmas.
A direcção da Academia está assim de parabéns ao organizar este torneio com 71 crianças participantes chegando o evento ao sei final cerca das 20 horas, com muita gente a dar os parabéns aos membros da Academia e já a perguntar quando seria o próximo torneio.
Antes terminar esta maratona de futsal, foi realizada a entrega dos troféus em que estiveram presentes os árbitros Rui Martins, José Correia, Nuno Estrela e Carlos Costa, da Academia de Arbitragem, Marco Tavares, presidente da Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel, Luís Silva, do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Ponta Delgada, assim como Auditon Moniz, presidente da AFPD.
DFA
Fotos: Nuno Linhares

INFANTIS DO CAPELENSE “FUZILIRAM”ONTEM OS SEUS PAIS

Infantis:
 
 
Capelense SC  16  -  Pais de Atletas   7  (resultado final)
Desafio realizado ontem no Campo de Jogos da Vila de Capelas, em Ponta Delgada.
DFA
Foto: Formação Capelense

SANTA CLARA RECEBE ESTA TARDE O UNIÃO DA MADEIRA

O treinador do Santa Clara, Horácio Gonçalves, afirmou que a sua equipa quer ser superior, na partida de hoje, frente ao União da Madeira, e, consequentemente, pretende alcançar a vitória.

"O Santa Clara vai encontrar um adversário forte e com jogadores com muita experiência nesta liga. Os nossos objectivos são os mesmos de sempre. Queremos estar bem e desejamos ser superiores, por forma a que possamos ganhar e somar mais três pontos" - disse o técnico.
Relativamente à reabertura do mercado de transferências, Horácio Gonçalves salientou que o "Santa Clara terá de ser rigoroso na abordagem que vai fazer, até porque estamos conscientes das restrições orçamentais. Contudo, só após o jogo com a União da Madeira é que nos iremos debruçar com maior precisão neste tema".
 
DFA
Foto: Ivan del Val/Global Imagens 

sábado, 28 de dezembro de 2013

SENIORES: SPORTING IDEAL RECEBE ORIENTAL NO DOMINGO

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

AMANHÃ MARATONA DE FUTSAL EM INFANTIS NA ROBERTO IVENS EM PONTA DELGADA


JOVENS REALIZARAM ESTÁGIO DE JUDO NO RG N.2 EM PONTA DELGADA

Realizou-se entre os dias 20 e 23 de Dezembro nas instalações do Regimento de Guarnição nº2, em Ponta Delgada, um estágio de competição de Judo, para atletas com idades compreendidas entre 14 e 19 anos, com vista à preparação do campeonato regional de Cadetes e Juniores a realizar no próximo dia 11 de Janeiro, na cidade da Ribeira Grande.

De salientar o carácter deste estágio em que foi conjugada a natureza do Judo como arte marcial desportiva e a vida espartana militar. Assim teve por finalidade o desenvolvimento das capacidades psicomotoras adaptadas às solicitações do combate, em que foi imposta uma permanente movimentação da classe, dura e intensa, imprevista e rápida, emotiva e alegre, com vista a atingir-se a finalidade de uma pronta decisão e enérgica para a proficiência naquela modalidade.
A par dos treinos específicos de Judo foram ainda focados aspetos interessantes como a preparação mental (através da concentração, motivação, confiança, entre outras), nutrição (preparação e alimentação para o alto rendimento) e normativos (regra de arbitragem e legislação desportiva).
TORNEIO MASATOSHI OHI REALIZA-SE AMANHÃ
Vai decorrer amanhã, dia 28 de Dezembro, pelas 16 horas, no Complexo do Judo Clube Ponta Delgada, o Torneio Masatoshi Ohi, prova destinada ao escalão de seniores sem categoria de pesos (Absolutos).
 
 
DFA
 

AFPD - SUB-17: CONVOCATÓRIA PARA TREINO A REALIZAR NA SEGUNDA-FEIRA


AF HORTA - SUB-17: CONVOCATÓRIA PARA TREINO DE AMANHÃ DA SELEÇÃO

A Associação de Futebol da Horta, através do seu Comunicado Oficial n. 36, convoca os jogadores abaixo mencionados para um treino bi-diário da Selecção de Sub-17 de futebol no dia 28, no Estádio da Alagoa.
 
 
Amanhã - 28 dezembro (sábado), pelas 10.30 e 14.30 horas, no Estádio da Alagoa.
C.D. Lajense (2) – Cesário Soares, Celestino Tomás;
Fayal S.C. (8) – Diogo Fraga, Gonçalo Borges, João Pereira, João Pinheiro, Leandro Garcia
Marlon Martins, Miguel Rosa, Walter Noía;
F.C. Flamengos (5) – Adriano Costa, Henrique Costa, João Soares, Jorge Soares, Tito e Maurício;
F.C. Madalena (3) – Fábio Oliveira, Ricardo Serpa, Simão Pereira;
Prainha F.C. (1) – Gustavo Melo.
Nota: Os jogadores do Pico no treino bi-diário, vêm no dia 28 de dezembro, na lancha das 8.15 horas e regressam no dia 28 de dezembro na lancha das 17.15 horas.
É da responsabilidade da Associação de Futebol da Horta facultar aos atletas as refeições, no treino do dia 28 de dezembro.
AF Horta relembra aos Clubes que o transporte dos jogadores de e para o campo é da responsabilidade dos clubes, conforme nº3.1.2. do Capítulo XII do C.O. nº1.
 
AFH/DFA

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SUB-17 - COMUNICADO DA AFAH PARA O 4º ESTÁGIO


MARIENSE OCTÁVIO MELO É UM CAMPEÃO DE ULTRA TRAIL NOS AÇORES E NO MUNDO…

REPORTAGEM
 
Octávio Melo tem 36 anos de idade. É natural da Ilha de Santa Maria e, actualmente, reside nas Lajes do Pico, desenvolvendo funções laborais na Ilha do Faial, mais precisamente na cidade da Horta, onde é militar da GNR, e é, sem dúvida, mais um caso de sucesso comprovado no mundo do atletismo.
 
Iniciou-se desde muito cedo na prática no atletismo, tendo palmilhado as suas primeiras corridas na década de 80, nas provas populares de estrada. Aliás, o gosto pela modalidade era tão grande, que o nosso interlocutor fez questão de guardar registos fotográficos de 1984, naquela que foi a sua primeira participação oficial.

Mais tarde, com a chegada à Ilha do Faial, em 2002, começou a encarar mais a sério a prática do atletismo, encontrando-se entretanto já federado no Clube Independente Ilha Azul (CIAIA), onde permaneceu até 2011. Durante este período, desempenhou funções de atleta, mas também de técnico do escalão de seniores do seu clube, onde foi arrecadando títulos atrás de títulos. “Não me esqueço que nesse período de tempo, fomos no escalão de seniores (colectivamente) várias vezes campeões regionais de atletismo”.
 
A nível individual, nesses mesmo período, foi três vezes consecutivas campeão associativo de corta mato na Ilha do Faial, tendo participado por duas vezes nos nacionais. Alcançou ainda muitos outros títulos, nomeadamente o de campeão de estrada, tendo participado ainda no nacional de estrada e nacional de maratona. E com muita garra, os títulos foram surgindo de forma natural, um pouco por diversas ilhas açorianas.

Gradualmente, o atletismo levou-o mais longe. Participou nas maratonas do Porto e Lisboa, e no estrangeiro, em representação do CIAIA, entrou na maratona de Paris e na “Run to the Rock” na costa leste dos Estados Unidos da América.
 
Este atleta é um homem com um grande coração, pois as causas sociais não são esquecidas, e por isso já o levaram a correr em 2003, cerca de 56 kms na Ilha do Pico, com o intuito de ajudar crianças com deficiência.
 
PRIMEIRO AÇORIANO APURADO
PARA O ULTRA TRAIL MONT BLANC

No ano de 2011, decidiu alterar um pouco o rumo da sua vida desportiva. Iniciou-se no Ultra trail, modalidade actualmente em grande expansão nacional, realizando várias provas pelo território nacional, todas acima da distância da maratona, tais como a Ultra Nocturna de Óbidos (50 Kms), por duas vezes (2011 e 2013), entre tantas outras onde se destacam a prova de Serra de S. Mamede com 100 kms de extensão. Também atravessou fronteiras no Ultra trail, e passou pelo maior evento mundial do género que decorre em três países, França, Itália e Suíça, denominado de Ultra Trail Mont Blanc.
 
Aliás, em onze anos de existência deste evento mundial, Octávio Melo foi o primeiro açoriano a conseguir o apuramento através de pontuação para uma das três provas que compõem o evento mundial em 2013, participando na C.C.C de 101 km que liga Itália-Suíça e França, onde foram apurados cerca de 60 atletas nacionais entre cerca de 6.000 de todo o mundo. A este propósito, na última época, em representação da Associação Desportiva o Mundo da Corrida (Lisboa) participou no Circuito Nacional de Ultra Trail tendo conseguido ser finalista no mesmo ao terminar três das provas do circuito, obtendo a classificação de 28º lugar no escalão de seniores, 58º lugar na geral no final da época, e ganhando o título nacional por equipas.

A nível regional a sua participação não é vasta, até porque a modalidade ainda não está muito em voga. Mas mesmo assim, o nosso interlocutor participou na única prova de trail oficial nos Açores, denominada de “10 Vulcões” com 20 km de extensão na Ilha do Faial, classificando-se, este ano, em terceiro lugar da geral.

O Ultra Trail é uma modalidade que exige muito treino físico mas também psicológico, pois exige muita energia do atleta, para ultrapassar as várias adversidades que encontra pela frente. A título de exemplo, Octávio Melo referiu que a sua média em prova ronda as oito horas, onde existem desníveis verticais entre trilhos e montanhas. E como exemplo do desgaste desta prova, o atleta referiu que já subiu ao cume da montanha do Pico, em treino, este ano, nove vezes, como ainda atravessou de costa a costa a Ilha do Pico por duas vezes.
 
“Espero que com a minha participação, quer nos eventos nacionais quer no mundial, tenha aberto a porta da modalidade aos açorianos. Por outro lado, espero tentar organizar eventos que tragam atletas às nossas ilhas, que têm trilhos fantásticos para a prática da modalidade”.
 
 
Mário Nunes
Jornalista

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FESTA DE NATAL DOS JUVENIS DO MARITIMO SC

JUVENIS: MARITIMO E UNIÃO NORDESTE EMPATARAM


Campeonato de São Miguel
2ª fase - juvenis
 
 
Marítimo Sport Clube   1   -    União D. Nordeste   1   (resultado final)
 
Ao intervalo: 0 - 0
 
Marcadores:
Marítimo - Nelson Faro
União Nordeste -  Francisco Aires.
 
 
Desafio realizado no passado sábado no Estádio Municipal de Jácome Correia, em Ponta Delgada.
 
 
 
 
 
 
DFA
 
 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

KARATÉ: ESTÁGIO INTER-REGIONAL REALIZA-SE A 3 E 4 DE JANEIRO NA ILHA TERCEIRA


MARATONA DE FUTSAL INFANTIS REALIZA-SE NO PRÓXIMO SÁBADO NA ESCOLA ROBERTO IVENS - PONTA DELGADA


FUTSAL: RESULTADOS DA 3ª JORNADA DO CAMPEONATO DE SANTA MARIA

Infantis:
GD São Pedro  1  -  GD Gonçalo Velho  2
 
Iniciados:
GD São Pedro  0 -  CD Os Marienses   8
 
DFA
Foto: Direitos reservados

FUTSAL: ACADEMIA DCP BISCOITOS REALIZA CONVIVIO DE NATAL NA SEXTA-FEIRA - TERCEIRA


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

INFANTIS: MARITIMO RECEBEU E PERDEU COM UNIÃO MICAELENSE “B”

Campeonato de São Miguel
1ª fase - Infantis
 
Marítimo Sport Clube  4  -  União Micaelense “B”   7  (resultado final)
 
Ao intervalo: 3 – 3
 
Marcadores:
Marítimo - Bernardo Mantos (3) e Bernardo Mesquita.
União Micaelense – (?)
 

 
Nuno Reis
 
 

FUTSAL: AC GINETES VENCEU TAÇA DE HONRA EM SENIORES MASCULINOS

A AC Ginetes e a Atalhada FC encontraram-se no pavilhão da Escola Secundária da Lagoa, no passado sábado para disputar a final da taça de honra de futsal, num jogo de emoções fortes em que o resultado esteve incerto até ao último segundo.
 
Começou melhor a equipa da Atalhada que entrou mais organizada e mais pressionante aproveitando assim uma maior desorganização da equipa dos Ginetes para fazer o primeiro golo no jogo através de Mário Sá. Depois do golo sofrido a equipa dos Ginetes começou a organizar-se melhor e assim conseguiu equilibrar mais o jogo, conseguindo com que a equipa da Atalhada fosse mais faltosa sendo que através de um livre de 10 metros, o guardião dos Ginetes, Sérgio Melo conseguiu fazer a igualdade no marcador. No restante tempo da primeira parte o jogo manteve-se equilibrado e já quando faltavam apenas alguns segundos para o intervalo num bom remate fora da área Leonel Diogo conseguiu fazer o segundo golo para a Atalhada.
Na segunda parte a equipa da Atalhada veio muito determinada e com vontade de aumentar o marcador, algo que acabou por conseguir quando numa perda de bola “infantil” por parte de Fábio Costa, dos Ginetes, a Atalhada aproveitou para ampliar para 3-1, com um golo de Luís Cordeiro. Estávamos então no pior período dos Ginetes, e por isso se explica que a equipa da Atalhada tenha conseguido marcar por mais três vezes fixando o marcador em 6-1.
O treinador dos Ginetes, Zeca Freitas não estava satisfeito com o que se passava e arriscou lançando no jogo o guarda-redes volante, isto quando ainda faltavam cerca de 13 minutos para o final do jogo. Com esta alteração os Ginetes conseguiram marcar dois golos por César Fonseca e Cláudio Machado, ficando o marcador em 6-3, o que dava outro ânimo aos jogadores dos Ginetes, mas era a Atalhada que iria voltar a marcar por intermédio de Tiago Silva aumentando para 7-3. A perder, a equipa dos Ginetes tentou virar os acontecimentos e criou enumeras jogadas de perigo rematando várias vezes aos postes da baliza e vendo muitos golos negados pelo guarda-redes Ruben Melo. Esta foi uma altura do desafio que só dava Ginetes e tanto assim foi, que conseguiram marcar quatro golos e chegar ao 7-7, já no último minuto da partida.
Terminado o jogo empatado a sete golos foi altura de se jogar o prolongamento. Esta parte complementar do encontro pautou-se por um grande equilíbrio, acabando por não haver golos, sendo apenas de registar que a equipa da Atalhada falhou um livre de 10 metros por uma grande defesa do guarda-redes Sérgio Melo. 
Neste jogo de “loucos” seguiu-se os pontapés da marca de grande penalidade, e aí brilhou Sérgio Melo ao defender duas grandes penalidades levando com que os Ginetes vencessem por 2-4.
De realçar neste jogo a presença de muito público que se deslocou à cidade de Lagoa, para assistir a grandes exibições de César Fonseca, dos Ginetes, que marcou quatro golos e uma grande penalidade convertida, e também, apesar da derrota do guardião da Atalhada, Ruben Melo que fez um número grande de boas defesas.
De salientar ainda também o trabalho da equipa de arbitragem composta por Marco Tavares, Nuno Estrela e Milton Rocha como cronometrista, que fizeram um excelente trabalho digno de uma final, fazendo com que no final do jogo ninguém falasse de arbitragem.
 
Nuno Linhares/DFA
Foto: Direitos reservados

FUTSAL SENIORES FEMININOS: UNIÃO MICAELENSE RECEBEU E PERDEU COM FENAIS DA LUZ

Campeonato de São Miguel
Seniores femininos
 
Clube União Micaelense  3  -  GDCP Fenais da Luz   8  (resultado final)
Ao intervalo:  3 – 4.
Desafio que decorreu no passado fim-de-semana no pavilhão da Escola BI Roberto Ivens, em Ponta Delgada.
Depois de na passada semana o União Micaelense ter perdido o desafio com o Santa Clara e posteriormente o ter vencido na secretaria, por uso indevido por parte dos encarnados, de uma atleta que estava interdita de jogar por um período de 60 dias, ficava assim mais próximo a hora de festejar o titulo. 
E com mais esta vitória as atletas da Rua dos Mercadores preparavam-se para realizar a festa do titulo no passado sábado, só que as meninas dos Fenais da Luz mostraram um ar da sua graça e colocaram-se em campo com muita garra, lutando como umas autênticas “guerreiras”. Desta forma conseguiram a vitória, adiando assim a festa do Clube União Micaelense.  
DFA