sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

BENJAMINS: CAPELENSE RECEBE AMANHÃ O OPERÁRIO "A"

ÁGUIA DOS ARRIFES: CALENDÁRIO DE JOGOS PARA O FIM-DE-SEMANA

Jogos a realizar sábado e domingo pelo Águia Clube Desportivo:

Sábado:
Benjamins: Sporting Ideal “A” - Águia CD - 9.30 horas
Infantis: Águia CD   CF Vasco da Gama – 11 horas
Juniores: CD Santa Clara  -  Águia CD  - 16 horas
Veteranos: Fenais Ajuda - Águia CD - 20 horas
 
Domingo:
Seniores: Águia CD  -  FC Vale Formoso – 15 horas
 
DFA

TORNEIO DE FUTSAL - AC GINETES E AMIGOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS


ENCONTRO ESCOLAS CICLISMO 2014 REALIZA-SE NO SÁBADO EM PONTA DELGADA

FUTSAL: CALENDÁRIO DE JOGOS DE FORMAÇÃO DA 11ª JORNADA - SANTA MARIA


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

JUVENIS: NORDESTE E MARITIMO SÓ JOGARAM 26 MINUTOS...


Taça Manuel Inácio de Melo
Juvenis
 
União D. Nordeste  1  -  Marítimo SC  1  (interrompido aos 26 minutos)
Marcadores:
União Nordeste - Gaspar
Marítimo - Álvaro Baganha
 
Desafio realizado no Campo Municipal de Nordeste, concelho de Nordeste, na Ilha de São Miguel.
O encontro que se iniciou debaixo de chuva e vento intenso, foi interrompido pelo árbitro no sentido de auscultar os dois treinadores no sentido de dar o desafio por "findo", dadas as condições climatéricas. Uma vez que ambos os treinadores quiseram prosseguir o encontro, o árbitro aos 26 minutos, decidiu parar e esperar o período legal para melhoria das condições atmosféricas. Passado esse prazo, o árbitro, e após consultar o vice-presidente do CA da AFPD, via telefone, o jogo acabou mesmo por terminar, ficando a data para ser marcada posteriormente.   
DFA

BENJAMINS: NORDESTE VENCEU OPERÁRIO COM FACILIDADE


Campeonato de São Miguel
2ª fase - Benjamins
 
União D. Nordeste  4  -  Clube Operário Desportivo "B"  0   (resultado final)
Ao intervalo: 1 - 0.
Marcadores:
Nordeste - David, Pedro (2) e José Miguel.
 
Desafio realizado no passado sábado no Campo Municipal de Nordeste, concelho do Nordeste, Ilha São Miguel.
DFA

ATLETISMO MICAELENSE VENCEU CORTA-MATO REGIONAL - FAIAL

A Associação de Atletismo de São Miguel participou e ganhou o Regional de Corta Mato, que decorreu no passado fim-de-semana, na cidade da Horta, Ilha do Faial.

 
A competição, que contou com a presença das Associações das Ilhas do Pico, Faial, Terceira e São Miguel, perfaz um total de 46 atletas. Foi marcada pela forte chuva que se fez sentir à hora da competição, o que não foi impeditivo para a dezena de atletas micaelenses, cinco femininos e cinco masculinos, conseguirem destacar-se e subir em todos os escalões ao pódio.
 
Nos infantis, Carolina Ferreira classificou-se em primeiro lugar, enquanto Francisco Pereira ficou na terceira posição, no escalão de iniciados, Tatiana Paiva ficou em segundo lugar e João Martins em primeiro. No escalão de juvenis, André Sousa e Maria Matos, ficaram em primeiro lugar, Roberto Cordeiro e Ana Furtado, nos juniores, obtiveram o primeiro lugar e nos seniores, Marco Amaral venceu a prova, enquanto Paula Sousa ficou no segundo lugar do pódio.
Na classificação colectiva, a Associação micaelense venceu com 14 pontos, tendo ficado a Associação da Ilha Terceira em segundo lugar. A Ilha do Faial posicionou-se na terceira posição e em quarto a Ilha do Pico.
DFA

II CITY RALLY DA RIBEIRA GRANDE REALIZA-SE A 22 DE MARÇO

No próximo dia 22 de Março, vai para a estrada o II City Rally da Ribeira Grande. Com uma organização partilhada entre a AJURPE - Associação Juvenil Rabo de Peixe e a Câmara Municipal da Ribeira Grande, a prova estará integrada na PRIMARTE.
 
Serão admitidos participar neste evento carros, quads e kart cross. As inscrições encontram-se abertas a partir da próxima sexta-feira, dia 28 de Fevereiro e poderão ser efetuadas na oficina auto "Os Madeiras" ou através do e-mail: ajurpe@gmail.com.
Brevemente, será divulgado o regulamento e fichas de inscrição.
 
DFA

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

3º TROFÉU KARTCROSS & QUADS REALIZA-SE A 9 DE MARÇO EM RABO DE PEIXE (SANTANA) - RIBEIRA GRANDE

SPORTING IDEAL E SINTRENSE ANTECIPADO PARA SÁBADO À TARDE

GOVERNO DOS AÇORES ATRIBUI AO FUTEBOL APOIO SUPERIOR A 315 MIL EUROS

A Direcção Regional do Desporto e as entidades do movimento associativo desportivo na modalidade de futebol subscreveram, em Angra do Heroísmo, os contratos-programa para o ano de 2014, num valor superior a 315 mil euros.
 
                                                                   Foto: arquivo/DFA
Os representantes associativos e os técnicos da Direcção Regional do Desporto efectuaram um balanço da situação da modalidade, que conta, em futebol de 11, com 4.896 praticantes, distribuídos por 56 clubes e 233 equipas, enquadrados por 230 treinadores, 128 árbitros e 846 dirigentes.
Em futsal, modalidade que apresenta uma oscilação em alguns indicadores de prática desportiva, existem nos Açores 2.356 praticantes, distribuídos por 52 clubes e 156 equipas, enquadrados por 121 treinadores, 80 árbitros e 322 dirigentes.
Nesta reunião, realizada na sexta-feira, foi também discutido e aprovado, de forma consensual, o modelo de organização das provas regionais e das participações nacionais daí decorrentes a realizar no ano em curso, em masculinos e femininos, tendo sido determinado, nos termos da legislação em vigor, um apoio no valor global de 315.742,40 euros.
Deste valor, 234.046,40 euros destinam-se à actividade regional e 72.042,00 euros à atividade nacional, enquanto 9.654,00 euros são para a arbitragem de actividades competitivas de âmbito regional.
GaCS/DRD

KARATÉ: AÇORIANOS PRESENTES NO INTERNACIONAL OPEN NPK 2014

Cinco karatecas açorianos e um técnico estiveram presentes no passado sábado em Lordelo – Paredes (Norte de Portugal), para disputar o Internacional Open do Núcleo Português de Karaté.
 
A 12ª edição do evento teve lugar no excelente Pavilhão Rota dos Móveis, reuniu 893 competidores, dos quais 47 espanhóis, 5 iraquianos e 2 franceses, tornando-se esta prova um verdadeiro sucesso, sendo a maior até hoje realizada na sua edição.
O Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo esteve representado nos escalões de cadetes, juniores, sub21 e seniores, apostando uma vez mais na participação dos seus atletas em provas de elevado nível competitivo. Os karatecas terceirenses depararam-se com muitas dificuldades nas eliminatórias disputadas, não conseguindo resultados de relevo.
As karatecas Daniela Reis e Isabel Parreira quedaram-se pela 4ª posição na disciplina de kumite das suas respectivas categorias, sendo as melhores classificações para a nossa Região na referida prova. Diogo Evangelho, Luís Bezerra, Pedro Magalhães, Daniela Reis, Isabel Parreira (karatecas) e João Guiod Castro (treinador) constituíram a comitiva.
 
DFA

AQUAFIT FOI “CAPITAL” DO FITNESS AQUÁTICO NOS AÇORES

No passado fim-de-semana o Aquafit, na cidade de Lagoa, acolheu uma formação AEA (Aquatic Exercise Association) liderada pelas formadoras internacionalmente conhecidas, Cristina Senra (Tinoca) e Rita Carvalho. Denominado por “Da base à excelência” e “Aqua Refresh”, esta foi uma formação que contou com a presença de duas dezenas de formandos, professores e técnicos de fitness.
 
Assim, ao longo de 14 horas, os mesmos tiveram oportunidade de assimilar o máximo dos conteúdos ministrados, executando e observando as mais recentes técnicas para as modalidades aquáticas, havendo ainda lugar a propostas de correção e feedbacks de todos os elementos base da hidroginástica.
Esta formação englobou uma parte teórica, ministrada no cineteatro lagoense “Francisco D’Amaral Almeida” e diversas partes práticas, na piscina coberta Aquafit.
Aliás, foi nesta piscina que decorreu no passado sábado à noite a segunda edição da HidroByNight, um evento que juntou cerca de 40 pessoas que, durante uma hora, e num clima de festa bem como de animação noturna (resultante da reconversão operada neste espaço com a colocação de diversos jogos de luzes), realizaram os mais diversos exercícios em ambiente de alegria e boa-disposição.
De realçar que com esta formação e as atividades a ela associada, o Aquafit, enquanto estrutura municipal direcionada ao bem-estar físico, continua a assumir-se como um espaço de referência a nível de modalidades aquáticas, tendo ainda pautado a sua atuação pelo desenvolvimento de diversas aulas de estúdio, e do seu moderno e funcional ginásio, argumentos que, combinados, captaram já mais de 700 associados para as suas instalações.
 
DFA

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

VETERANOS: LUSÍADAS DO CANADÁ REGRESSARAM NOVAMENTE ÀS FURNAS

Os Veteranos do Futebol Clube Vale Formoso receberam, no passado domingo, os Lusíadas do Canadá, para um jogo que terminou com um empate de um golo para cada lado.
 
Esta é já a quinta vez que a comitiva luso-canadiana vem a São Miguel para jogar com o Vale Formoso, num encontro amigável, não fosse o líder do grupo dos Lusíadas, Norberto Paiva, um furnense de gema e antigo jogador do clube axadrezado.
Antes do jogo, foram trocadas lembranças entre instituições, tendo a Câmara Municipal da Povoação sido representada pelo Vereador do Pelouro das Obras Públicas, Alberto Bulhões, também ele furnense.
Já ontem à tarde, o Presidente da Junta de Freguesia de Furnas recebeu a comitiva para uma apresentação de cumprimentos.
 A cerimónia decorreu na sede da Junta, onde foi prestada homenagem a todos os elementos do grupo, com especial destaque para Norberto Paiva, o principal impulsionador de mais uma visita ao Vale das Furnas.
O Presidente, Sandro Ferreira, fez as honras da casa, recebendo da melhor forma o grupo do Canadá, deixando, no entanto, uma mensagem de gratidão e orgulho por mais uma visita às Furnas. O autarca relembrou que “estas digressões e outras do género valorizam e promovem o nome das Furnas, as suas tradições e costumes, além de preservarem e fortalecerem os laços de amizade que nos unem aos nossos emigrantes”.
Norberto Paiva o líder da comitiva, agradeceu em nome de toda a equipa a hospitalidade e o reconhecimento prestado pela Junta de Freguesia de Furnas e pelo Clube, deixando também claro o desejo de voltar novamente, no próximo ano, ao Vale das Furnas.
Nesta cerimónia foi ainda entregue uma lembrança a todos presentes, com a descrição do nome “Furnas” e um pequeno estandarte da Junta de Freguesia.
DFA

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DO CAMPO ENTREGA MEDALHAS AOS CAMPEÕES NO TÉNIS E FUTSAL

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, recebeu, na passada sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no Salão Nobre do edifício camarário, a equipa de juniores do Clube Escolar de Vila Franca do Campo, na modalidade de futsal, e o tenista Guilherme Videira, numa cerimónia de entrega de medalhas de mérito desportivo.
 
Ricardo Rodrigues congratulou os atletas, equipa técnica e dirigentes do Clube Escolar de Vila Franca do Campo pela vitória no Campeonato de São Miguel de futsal em juniores, bem como Guilherme Videira e o seu treinador Paulo Videira, pela conquista do título de campeão regional de pares, no escalão de sub-14.
O autarca felicitou ainda a Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, representada na ocasião pela presidente do Conselho Executivo, Aureliana Câmara, pelo sucesso alcançado pelos jovens do concelho e pelos treinadores, que são docentes naquele estabelecimento de ensino.
Após o discurso do presidente da autarquia Vilafranquense, os atletas e respetivos treinadores receberam as medalhas de mérito desportivo pela mão do Vereador do Desporto, Arnaldo Amaral.
Também presentes na cerimónia estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Carlos Pimentel e os presidentes das juntas de freguesia de Água d’Alto, São Miguel e São Pedro.
 
DFA/CMVFC

FUTSAL: CAMPEÕES DE SÃO MIGUEL EM BENJAMINS E INFANTIS

Campeonato de São Miguel - Benjamins
 

Mais uma prova oficial de futsal terminou na AFPD, mais concretamente no escalão de benjamins.
No términus da jornada do Campeonato de São Miguel, na recepção ao AC Ginetes “B”, a formação da Achada FC derrotou o seu mais directo adversário por 4-2, na ronda que encerrou a 3ª volta da competição, sagrando-se desta forma campeã de São Miguel 2013/2014, no respectivo escalão, a três jornadas do fim.
Na minha anterior crónica e ao apresentar a Achada FC, como o favorito ao título, não tinha dúvidas, e tal facto aconteceu pelo bom trabalho desenvolvido por aquela colectividade, na pessoa do seu presidente Arnaldo Sousa e na sua direcção.
 
Campeonato de São Miguel - Infantis

Nos infantis realizou-se a décima oitava e última jornada do Campeonato de São Miguel, e o Clube Desportivo Juventude da Candelária a sagrar-se campeão de São Miguel, na época 2013/2014.
A formação da Candelária venceu nesta última jornada e na recepção ao AC Ginetes por 4-1, conquistando arrecadando assim o título de Bi-Campeão do escalão, revalidando assim o título que já havia conquistado na época passada.
Apesar do empate a um golo ao intervalo no jogo, verificava-se claramente um sinal mais e tranquilo da equipa de Paulo Fonseca, que na segunda parte iria traduzir essa superioridade em golos marcados, obtendo três sem resposta dos visitantes, vencendo por 4–1.
Parabéns ao treinador Paulo Fonseca, e aos dirigentes que o acompanharam no decorrer desta maratona de jogos, Nelson Simão, Carlos Costa, pela repetição do título de campeão neste escalão e que venha o Campeonato Regional Inter Clubes a realizar na ilha Terceira nos dias 2,3, e 4 de Maio próximo.
O Maia Clube Açores despediu-se do Campeonato em beleza, já que na deslocação às Capelas goleou o Norte Crescente “A” por um expressivo 1-10, e terminou a prova em igualdade pontual com a Candelária, no topo da tabela classificativa.

Contudo, o título acabaria por lhes escapar devido à desvantagem no confronto directo e que tive oportunidade de presenciar no pavilhão do Ginetes, com a derrota do Maia CA, por 6-4.

 
 
Texto: José Araújo
Fotos: AFC e CDJC 
 

TÉNIS DE MESA: CAMPEONATOS ATMISM DE EQUIPAS EM INICIADOS E CADETES

Realizou-se no passado domingo pelas 9 horas, no Centro Cultural e Social do Porto Formoso, Ribeira Grande, numa organização da Associação de Ténis de Mesa da Ilha de São Miguel, os campeonatos de equipas nos escalões de iniciados e cadetes.

 
Este evento foi uma competição com bastantes jovens presentes, “pena é ainda não existir outro clube com escalões de formação a participar nas nossas provas”. Apesar deste importante pormenor, participaram 24 atletas. Foram realizados jogos com muita qualidade, onde esteve presente, por vezes, a emoção e ainda alguns pais a apoiar a modalidade e seus filhos, neste caso, muitos dos participantes.
 
Nos dois escalões, a equipa “A” do CUD Porto Formoso foram as grandes vencedoras, mas tiveram de aplicar-se a fundo contra as equipas “B”. Destaque para a equipa “B”, do CUDPF que ficou na segunda posição na prova de cadetes e era composta pelos mesmos jogadores que foram campeões em infantis, o que deixa antever que os três jovens tem muito potencial e vão dar “cartas” num futuro próximo.
A ATMISM não deixou de agradecer aos atletas do CUD Porto Formoso, Rodrigo Furtado, Hugo Calouro, Hugo Ferreira, Rodrigo Garcia e Hugo Mendonça que garantiram a arbitragem dos jogos destes campeonatos.
Resultados:
 
Infantis - Classificação Final
 
1º - CUDPF “A” – Gonçalo Ferreira, Marco Garcia e Francisco Furtado
2º - CUDPF “B” – Alex Raposo, Gonçalo Medeiros e Gonçalo Janeiro
3º - CUDPF “C” – Samuel Soares, Tomás Furtado e Filipa Furtado

Cadetes - Classificação Final
 
1º - CUDPF “A” – Leandro Graça, João Victória e Raúl Feleja
2º - CUDPF “B” – Ronaldo Tavares, Gonçalo Ferreira e Henrique Graça
3º - CUDPF “C” – Henrique Araújo, Renato Pacheco e João Vasco

DFA

FUTSAL: RESULTADOS DO CAMPEONATO DA ILHA SANTA MARIA

Resultados da 10ª jornada:
 
Infantis:
GD São Pedro  3  -  CD Os Marienses   5

Iniciados:
GD São Pedro  3  -  GD Gonçalo Velho  2
 
DFA
Foto: Direitos reservados

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

FUTSAL: CDCC POSTO SANTO É CAMPEÃO REGIONAL EM SENIORES FEMININOS

Realizou-se nos últimos três dias o Campeonato Regional Inter-Clubes, em seniores femininos, na modalidade de futsal e que consagrou o CDCC Posto Santo como o Campeão dos Açores 2013/2014.
 
Foi com boa moldura humana nas bancadas que se realizou ontem o jogo decisivo para o apuramento do Campeão Regional de futsal feminino.
 
Logo ao 1.30 minuto, de jogo, o Posto Santo abriu o activo por intermédio de Ângela Toste numa recuperação no meio campo e com um bom remate à baliza. Ao minuto quatro, o Posto Santo aumentou o marcador para 2–0, num golo da autoria de Cristina Costa a passe de Sofia Pires. O CUM reagiu passados cerca de 4 minutos, a passe para a lateral e remate à baliza de Mara Rocha, com Sara Toste mal colocada deixou a bola passar entre si e o poste direito para o 1-2. E quando já eram decorridos cerca de 7 minutos o Posto Santo aumenta mais uma vez o marcador para 3–1, com golo da autoria Leila Fonte num remate dos 6 metros em que a guarda-redes é mal batida neste lance.

As meninas da Rua dos Mercadores acusaram estes primeiros golos e nada lhes corria bem e foram as terceirenses que a meio da 1ª parte marcaram mais um golo da autoria de Beatriz Godinho, 4–1, após a marcação de um canto e no meio da área, que foi só empurrar. O União Micaelense ainda construiu algumas jogadas de perigo para a baliza adversária com um remate sem preparação de Sara Marques, mas a sair ao lado. E foi numa recuperação a meio campo e num ataque organizado que Cátia Sousa reduziu o marcador para 2–4. Ao minuto doze o Posto Santo num ataque do lado esquerdo por Cristina Costa bate a sua contrária em corrida, rematando para golo, e assim fazendo o 5–2.
 
Num remate fraco e de fácil defesa que Balbina falha e a bola e entra de novo na baliza do CUM quando marcador marcava 6–2. A maioria da história deste jogo é traduzido em golos de ambas as partes, pois o CUM pretendia diminuir o marcador, o que fez numa insistência de muita pressão sobre uma defesa dentro da área e Cátia reduz para 3–6. Num livre directo com barreira marcado por Ângela Toste e com boa colocação de Renata junto da guarda-redes adversária, que ao baixar-se deixou que a bola encontra-se o caminho para o 7-3.
 
E foi numa jogada de ataque com boa desmarcação ao 2º poste de Beatriz Godinho a receber um cruzamento de uma companheira que marcou o 8 – 3 favorável às Terceirenses, estavam decorridos 17 minutos da 1ª parte. Com este resultado é chegado o intervalo.
 
Na parte complementar o CUM não se encontrava, e então a treinadora Rosário substituiu a sua guarda-redes por Liliana Oliveira que deu mais confiança e tranquilidade às suas colegas e só sofreu o primeiro golo desta segunda parte, já eram decorridos cerca de 5 minutos de jogo num remate confuso dentro da aérea e o Posto Santo (9–3). Os passes entre as jogadoras do CUM não saiam bem umas vezes com boas intercepções das suas adversárias, outras porque chegavam atrasadas à bola, nada igual ao primeiro jogo. Não foi a mesma equipa que vi na 6ª feira à noite pois estavam completamente desfiguradas, pois nada lhes corria bem.
 
O marcador tardava em aumentar pelo lado das forasteiras e num boa triangulação Ângela, Cristina e Beatriz, esta última fez o 10-3. Com o resultado já tão dilatado o treinador Dimas Cardoso do Posto Santo, começou a dar minutos de jogo às menos rodadas, e aumentou ainda o resultado com golos de Ângela Toste, Cristina Costa, ficava assim o resultado em 13-3 com que terminou o jogo.
 
Numa arbitragem de Orlando Freitas da AFPD, Aldo Furtado da AFAH e Pedro Rego da AFPD na cronometragem, não tiveram um jogo difícil de arbitrar.
 
 
 
 
Texto e foto: José Araújo

FUTSAL: JUVENTUDE CANDELÁRIA VENCEU FENAIS DA LUZ COM VITÓRIA FOLGADA

Decorreu no passado sábado no pavilhão da Escola Básica Integrada de Capelas, o desafio entre as equipas do GD Casa do Povo Fenais da Luz e do CD Juventude Candelária, em encontro a contar para a primeira jornada da taça de São Miguel em infantis. O jogo terminou com a vitória dos visitantes (Candelária) por 13-0.
 
A equipa da Juventude da Candelária vinha para este desafio com o estatuto de campeão do escalão. E cedo se percebeu no pavilhão este estatuto, pois logo no primeiro minuto a equipa da Candelária já vencia por 0-1.
A formação visitante dominou por completo o jogo criando inúmeras ocasiões de golo, com a equipa dos Fenais da Luz a sentirem muitas dificuldades para impedir os ataques da Candelária, e limitando-se apenas a afastar a bola da sua área.
O jogo terminou com uma vitória folgada da Juventude da Candelária por 13-0, num jogo em que os jogadores dos Fenais da Luz estiveram irreconhecíveis, pois em todo o jogo pouco incomodaram o guarda-redes visitante, conseguindo apenas criar quatro oportunidades de golo ao longo do jogo.
Os marcadores dos golos foram Samuel Pereira (4), Afonso Fonseca (2), João Oliveira (2), Henrique Amaral (2), Alexandre Ponte, Rui Viveiros, Leandro Raposo,
 
Texto e Fotos:
Nuno Linhares (Magazine-Futsal)/DFA