sábado, 31 de janeiro de 2015

ANDEBOL: JUNIORES DA CP ARRIFES E SENIORES DO MARITIMO ENCONTRARAM-SE

A equipa sénior do Marítimo SC disputou hoje a 1ª jornada do Campeonato de Ilha em andebol, frente à formação júnior dos Arrifes, num jogo bem disputado, tendo em conta que o jogo opôs duas equipas de escalões diferentes.
 
GDCP Arrifes Jun.  21  -  Marítimo SC  37 (resultado final)
DFA
Foto: MSC

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ASKA PROMOVE ESTÁGIO REGIONAL DE KARATE EM PONTA DELGADA

A Associação Shotokan Karate dos Açores (ASKA) organiza no próximo sábado no Pavilhão da Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, mais um estágio de caracter técnico pedagógico com exames de graduação. A orientação técnica fica a cargo do Conselho técnico da ASKA constituido pelos Instrutores: A. Mota, P.Telheiro, A. Pedrosa, E. Oliveira e P. Moniz. Espera-se mais de uma centena de praticantes dos vários clubes filiados (KCPD,SKCSM,CKRG e NOS) os quais desenvolvem a modalidade em várias localidades da Ilha, nomeadamente em Ponta Delgada, Ribeira Grande, Capelas, São Roque, Achadinha e Lomba da Fazenda na Vila de Nordeste.
 
No domingo, dia 1 de Fevereiro haverá também o habitual treino de Graduados/Instrutores a partir de 3º kyu que terá lugar no Hoitsugan Dojo Açores  das 10.30 ás 12.30 horas.
A ASKA promove anualmente ao nivel da formação e competição para os seus associados e praticantes, 2 estágios locais (Janeiro e Junho), 2 estágios Regionais (Janeiro e Junho) 10 treinos de graduados/instrutores durante cada época desportiva, 1 Campeonato Regional Associativo (Abril) e participa com selecções nos campeonatos nacionais ASKP e JKA-Portugal e ultimamente nos Europeus da JKA-Europe.
Os Instrutores responsaveis participam regularmente nos Estágios Internacionais (2)  organizados pela da JKA-Portugal bem como pontualmente em estágios e cursos fora do país nomeadamente em Inglaterra e Japão.
A ASKA assume-se como uma Associação de Estilo Shotokan da linha JKA cujos principais objetivos são a preservação, promoção e divulgação do Karate Tradicional.
DFA

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CAMPEONATO DE CORTA MATO REALIZA-SE SÁBADO NO PARQUE URBANO DE PONTA DELGADA

O Parque Urbano da Cidade de Ponta Delgada receberá, mais uma vez, o Campeonato de Corta Mato da Associação de Atletismo de São Miguel. A competição já teve duas provas no mesmo local e esta será a terceira, que apurará os campeões de Corta Mato de São Miguel, em todos os escalões.
 
A Associação Micaelense conta ter no local mais de 200 participantes de todos os pontos da ilha, numa prova que terá início pelas 15h30 e que está aberta à comunidade em geral, estando as inscrições abertas até 30 minutos antes do tiro de partida.
A prova servirá também para ajudar ao selecionador da Associação, José Neves, a observar os melhores atletas para representar São Miguel na face Regional, que terá lugar no final de Fevereiro, no Faial.
DFA

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

JUVENIS: MARÍTIMO PERDEU EM CASA COM O OPERÁRIO

Juvenis
Marítimo SC  1  -  Clube Operário Desportivo   2  (resultado final)
Ao intervalo:  1 - 2
Marcadores:
Operário - (?)
Marítimo - auto-golo
 
                                                                                                        Foto: COD
Muita expectativa existia em relação a este embate entre Marítimo e Operário que decorreu no passado sábado à tarde no Estádio Municipal Marquês Jácome Correia, em Ponta Delgada.
O jogo começou como era já expectável, com muita garra pelo esférico e bastante equilíbrio entre os dois conjuntos, num desafio de qualidade, que contou para mais uma jornada da Taça Manuel Inácio de Melo.
Apesar do equilíbrio já mencionado, os visitantes lograram alcançar vantagem de dois golos mesmo antes do placard acusar 20 minutos de jogo. Essa vantagem iria mostrar-se preciosa para os fabris, já que os locais apresentaram uma atitude digna na hora de fazer face às adversidades iniciais. O Marítimo subia progressivamente no terreno e após muitos lances de insistência reduziu para 1-2, resultado com que as equipas iriam recolher aos balneários.
No recomeço apenas uma alteração, realizada por Ernesto Sousa que trocou Zé por Caçapa, sendo que os lagoenses não mexeram no seu xadrez.
O jogo na segunda parte mantinha-se numa toada semelhante à da primeira, onde surgiram oportunidades para ambos os lados e com o equilibro a ser uma constante. As disputas de bola e o bom futebol reinaram, assim como alguns desentendimentos entre os atletas à imagem do que acontecera no primeiro tempo.
Ambos os conjuntos apresentaram uma boa atitude até ao final do encontro onde a entrega e determinação são bons termos para caracterizar a prestação dos atletas, em especial os locais que fizeram de tudo para inverter o resultado fruto da desatenção do primeiro tempo.
Mas o resultado não iria mesmo sofrer qualquer alteração e o Marítimo mesmo perder pela primeira vez na competição, já o Operário estreou-se com uma vitória fora de portas.


Mário Nunes (jornalista)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

INFANTIS DO PAULETA FORAM VENCER AO UNIÃO MICAELENSE

Infantis
Clube União Micaelense  1 - Ass. CF Pauleta  13  (resultado final)
DFA
Fotos cedidas gentilmente por Luís Torres

domingo, 25 de janeiro de 2015

SC ANGRENSE CONQUISTA PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA O TITULO DE CAMPEÃO REGIONAL

SC Angrense sagrou-se campeão Regional de Juniores, pela segunda vez consecutiva.
DFA
Fotos: SCA

DIOGO BOLARINHO E VASCO DA GAMA CONVENCERAM EM PONTA GARÇA

Infantis
Campeonato de São Miguel
3ª jornada – Série C
 
CF Vasco da Gama 12  -  Águia CD “B”  1  (resultado final)
Marcadores:
Bota Fogo - Diogo Bolarinho (4), João Paulo (3), Bruno Peixoto (2), João Couto, Jarimba e Samuel.
Águia – (?)
Desafio realizado ontem no CAMPO Municipal de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel.
DFA
Foto: Direitos reservados

sábado, 24 de janeiro de 2015

RESISTÊNCIA TT REALIZA-SE A 8 DE FEVEREIRO NO NORDESTE


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

INFANTIS DO BOTA FOGO VENCERAM SPORTING IDEAL

Infantis
 
GD Bota Fogo  4  - Sporting Ideal "A" 1 (resultado final)
Ao intervalo: 3 – 0.
Marcadores:
 
Bota Fogo – Francisco (2), João Vítor e Patrício

Ideal – (?)





 
DFA
Fotos: Vítor Araújo

BENJAMINS DO MARITIMO EMPATARAM COM O SÃO ROQUE

Campeonato de São Miguel
Benjamins - 2ª fase
Grupo "D" – 3ª jornada
 
Marítimo SC "B"  3  - GD São Roque "C"  3  (resultado final)
Ao intervalo:  3 – 1.
Marcadores:
Marítimo "B" - João Cordeiro, Henrique Oliveira e José Carreiro
 
São Roque "C" – Fernando, Martim e Guilherme.
 
 
 
 






 
Nuno Reis/DFA

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ATALHADA FC SAGROU-SE CAMPEÃO DE INICIADOS EM FUTSAL

A equipa da cidade de Lagoa é o novo campeão de iniciados de futsal da AFPD. No passado domingo, o jogo do título foi realizado na cidade de Lagoa, com a Atalhada FC a vencer o Santa Luzia por 4-3.
 
Num jogo muito emotivo e disputado, a Atalhada entrou bem e ao intervalo os pupilos de Leonel Diogo venciam por 2 bolas a 0. Na segunda parte a equipa de Santa Luzia entrou muito forte e consegui virar o resultado, mas os jovens lagoenses viriam a retomar novamente o marcador, vencendo o desafio por 4 a 3.

Leonel Diogo, atleta da equipa sénior e treinador dos iniciados da Atalhada, revelou ao DFA que “este título foi o culminar de vários meses de trabalhos, com jovens jogadores que estão a iniciar-se na modalidade e mostram já a sua qualidade, mas mais que o título interessa ver que estes atletas têm evoluído bastante”. O técnico salientou ainda o apoio da também treinadora Natércia Pereira, bem como o excelente trabalho desenvolvido pelo director António Silva, não esquecendo o presidente, Alcino Pereira, e todo seu empenho nos escalões de formação.
 
DFA

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CÂMARA DA LAGOA CORTA EM 5% OS APOIOS AO DESPORTO

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, presidiu, na manhã da passada sexta-feira, à cerimónia de assinatura de protocolos financeiros com Instituições desportivas do concelho, e que teve lugar no salão nobre do edifício Paços do Concelho. A Câmara Municipal de Lagoa, iniciou assim a assinatura de protocolos financeiros, no corrente ano, com cinco instituições desportivas que irão receber estas verbas em duodécimos, sendo que  os protocolos com as restantes Instituições serão celebrados no decorrer do primeiro trimestre do ano.
 
Na ocasião, João Ponte referiu que, dadas as circunstâncias dos dias de hoje, “temos vindo ao longo dos anos a fazer um ajustamento nos montantes dos apoios atribuídos de acordo com a nossa disponibilidade de receita. Estes ajustamentos não ocorreram apenas no desporto, mas em toda a atividade municipal, daí que não conseguimos manter os valores dos apoios atribuídos ao nível do ano passado”.
“Se quisermos manter a atividade desportiva no concelho, como tem acontecido, isso requer um grande esforço por parte dos clubes, uma grande responsabilidade na gestão dos seus orçamentos, e ter a consciência que, não vale a pena darmos um passo maior do que a perna, não querendo com isso dizer que no passado aconteceu, mas sim que no passado as condições eram outras e isso tudo se alterou”.
Contudo, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, não crê que por isso a Lagoa ficou numa posição desfavorável em termos regionais no domínio do desporto, muito pelo contrário. Os clubes e as instituições, nas diferentes modalidades desportivas, têm tido prestações muito positivas. “Naturalmente nem todos os anos as coisas correm com queremos, mas acima de tudo o que é importante para nós, é que com estas verbas os clubes façam o melhor que sabem, não só do ponto de vista desportivo, mas sobretudo do ponto de vista da formação de jovens, e formação cívica. Hoje em dia o papel de educar não cabe só às escolas e á família, também cabe á sociedade, nesse caso os clubes têm uma grande responsabilidade nesse nível, não só na ocupação de crianças e jovens, mas acima de tudo na sua educação”.
João Ponte, salientou ainda o facto de que, a Câmara Municipal de Lagoa, chegou ao final do ano de 2014 com as contas totalmente liquidadas com os clubes e as instituições, tendo por isso, sido feito um grande esforço para cumprir com as instituições os valores que são assinados num ano, e que são transferidos nesse mesmo ano, “não assinamos protocolos num ano e pagamos no outro, tudo isto só é possível com ajustamentos que temos levado a cabo, o que é motivo de satisfação mas acrescenta responsabilidades no futuro”.
Assim sendo, apesar dos tempos difíceis, a autarquia lagoense, consegue transferir um valor total de cerca de 167.572,62€ para estas instituições, que, por si só, têm um papel fundamental no desenvolvimento e na ocupação de tempos de crianças e jovens da Lagoa, bem como na sua educação.
Sabe-se que em 2015, foi aplicado um corte de 5% nas transferências para as instituições desportivas que, segundo João Ponte, “todos têm de compreender que esta foi uma medida inevitável, uma vez que temos cada vez menos receita, pelas sucessivas medidas que têm sido aplicadas pelo Estado em prejuízo das autarquias que se têm traduzido na redução das receitas e ao mesmo tempo no aumento da despesa”.
Nos últimos dez anos a Câmara Municipal de Lagoa já transferiu para os clubes um total de 2,7 milhões de euros, valores que, segundo o presidente da autarquia “demonstram que o município sempre teve uma atenção muito especial para com estas instituições desportivas pelos relevantes serviços que têm prestado ao concelho e às populações”.
DFA

INFANTIS DO PAULETA VENCERAM SANTA CLARA

Infantis
Ass. CF Pauleta "A"  7 -  CD Santa Clara "B"  1  (resultado final)
DFA
Fotos cedidas gentilmente por Luís Torres

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CLUBE DESPORTIVO DE SÃO JOÃO É CAMPEÃO DA ILHA DO PICO

No passado dia 9 de janeiro, os Iniciados do Clube Desportivo de São João consagraram-se campeões da Ilha do Pico.
 
DFA

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

JUVENIS DO MARITIMO FORAM VENCER A PONTA GARÇA


Taça Manuel de Inácio de Melo
Juvenis - 1ª jornada
GD Bota Fogo  2 -  Marítimo SC  5  (resultado final)
Ao intervalo:  2 - 3
Marcadores:
Bota Fogo - João Pacheco (2)
Marítimo - Álvaro Baganha(3) e Miguel Almeida (2).
 
Desafio realizado no passado sábado no Campo Municipal de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel.
Em jogo a contar para a 1ª jornada da Taça Manuel Inácio de Melo, no escalão de juvenis, os atletas da Calheta deslocaram-se ao terreno do Bota Fogo para disputar os primeiros pontos no grupo. Este era um desafio em que era esperado algum equilíbrio, pois apesar da superioridade do conjunto azul e branco, o Bota Fogo é sempre uma equipa difícil de bater no seu reduto.
 
E os locais muito cedo começaram a querer fazer jus a este mesmo pressuposto, já que decorridos apenas 20 minutos do primeiro tempo já venciam os visitantes por duas bolas a zero.
 
O Marítimo em desvantagem contra o lanterna vermelha do campeonato, não era algo que os azuis levavam na bagagem, mas estava a acontecer. Desta forma, o Marítimo levantou a cabeça perante o resultado negativo, arregaçou as mangas e foi para a frente de ataque, acabando por chegar ao intervalo a vencer por 3-2, com golos de Miguel Almeida e dois de Álvaro Barganha.
 
No retomar da partida, pouco ou nada se alterou no encontro. O Marítimo encontrando-se em vantagem podia gerir melhor as situações e foi com naturalidade que volvidos cerca de 10 minutos da parte complementar iria ampliar a vantagem, mais uma vez, por intermédio de Baganha, que neste encontro foi o goleador de serviço, com um hat-trick deste avançado.
 
No que restou do encontro, nota ainda para a expulsão de Rafael Lima por acumulação de amarelos a meio da segunda parte. Apesar de jogar em superioridade numérica, o Bota Fogo nunca deu mostras de poder pôr em causa o desfecho do jogo, e ainda houve tempo para mais um golo dos visitantes, através de Zé, que entrou minutos antes para se estrear a marcar ao serviço do Marítimo, após passe de Henrique Silva, que não marcou, mas deu a marcar por três vezes nesta partida.
 
O Marítimo começou com o pé direito a sua participação na Taça, após esta excelente recuperação fora de portas. Já para o Bota Fogo, fica o apreço pela grande atitude, muito positiva com que se apresentaram, num plantel que se apresentou muito disciplinado.

Mário Nunes (jornalista)
 
Fotos: Vítor Araújo

domingo, 18 de janeiro de 2015

INFANTIS: ÁGUIA DOS ARRIFES VENCEU OPERÁRIO SEM DIFICULDADES


Campeonato de São Miguel  - 2ª fase
Infantis
 
Águia Clube Desportivo "A"  7  -  Clube Operário Desportivo  0  (resultado final)
 
Ao intervalo:  3 - 0.
Marcadores:
Águia - Paulo Henrique (2), Paulinho (3), Henrique e Eduardo.
 
Depois de uma excelente partida de futebol levada a cabo pelos atletas dos Arrifes, eis que o Águia continua a sonhar com a próxima fase.
DFA

BENJAMINS DO MARITIMO VENCERAM O ÁGUIA DOS ARRIFES


Benjamins
Campeonato de São Miguel - 2ª fase
Grupo "A" - 3ª Jornada
 
Marítimo SC "A"  5  - Águia CD  1  (resultado final)
Ao intervalo:  2 – 1.
Marcadores:
Marítimo - Dinis Marques (3), André Benevides e Igor Vicente
Águia - Autogolo de Igor Vicente.

Desafio realizado ontem no Estádio Municipal de Jâcome Correia, em Ponta Delgada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nuno Reis

sábado, 17 de janeiro de 2015

INFANTIS DO VASCO DA GAMA SOFRERAM PARA VENCER PAULETA "B"

O Clube Futebol Vasco da Gama deslocou-se hoje ao Complexo Desportivo Pedro Pauleta, em Ponta Delgada, para defrontar a equipa local num  desafio em que a equipa vilafranquense arrecadou uma vitória difícil .
 
Depois duma primeira parte bem jogada pela equipa vascaína e de chegar ao intervalo a vencer por 0-2, com golos de Diogo Pimentel e Henrique Melo. E para quem apreciava o jogo, este dava indicações  que o estava controlado pelos pupilos de Vila Franca, depois da excelente  primeira parte em que os visitantes podiam ter dilatado o marcador .
A parte complementar foi totalmente diferente, com a equipa de Ponta Garça  a ser surpreendida com a reacção da equipa da casa que até chegou mesmo a empatar a duas bolas o jogo.
Após o empate, a equipa do Vasco da Gama não baixou a cabeça e avançou com vontade de arrancar a vitória, o que começou a formar-se após o golo do seu jogador Diogo Bolarinho (2-3). Mas este resultado iria durar pouco tempo, já que o Pauleta acabaria por beneficiar de uma grande penalidade e voltaram a empatar a partida (3-3).
A sensivelmente cinco minutos do final da partida, o Vasco da Gama marcou por intermédio de Diogo Pimentel, num lance de alguma infelicidade do guarda-redes local, acabando assim as incertezas quanto ao arrecadar dos três pontos em disputa, que acabaram por viajar para Ponta Garça.  
DFA
Foto: Bruno Sousa

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DOMINGO EM BRAGA ANDRÉ SOUSA VAI TENTAR MAIS UM BRILHARETE

DFA