quinta-feira, 5 de julho de 2012

KARATÉ: JOÃO AGUIAR E CATARINA PIRES GRADUADOS EM CINTO NEGRO - ILHA TERCEIRA


Estiveram em evidência no passado dia 1, do corrente mês, os karatecas do Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo, João Henrique Alves de Aguiar e Catarina Machado Pires, ao efectuarem com êxito o exame para a graduação de Shodan (1º Dan - cinto negro).

Os exames de graduação tiveram lugar no decorrer do estágio nacional de verão, levado a cabo pelo Centro Português de Karaté (CPK), que decorreu este ano em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira.
A prestação de provas para a graduação de cinto negro é bastante exigente quando comparada com as outras graduações existentes e obriga a uma boa preparação por parte do candidato bem como a apresentação de um curriculum desportivo na modalidade. Para além disso, o exame apenas se pode realizar em estágios nacionais ou internacionais daquela instituição e sempre aberto ao público para que se possa testemunhar tal acto. A avaliação é efectuada por um júri de examinadores constituídos por técnicos mais credenciados do CPK, a nível nacional.

Os karatecas que atingem a graduação de Dan (cinto negro) é-lhes conferido um diploma com reconhecimento internacional emitido pelo CPK e pela ITKF (International Traditional Karate Federation).

DFA