O segundo dia da prova, para além de trazer o piloto português, Bruno Magalhães ao comando do Sata Rallye Açores após a participação na quarta especial classificativa que abriu a etapa de ontem do rallye.
O campeão português de rallye já havia estado em grande nível no dia anterior, voltou a mostrar grande rapidez aos comandos do Peugeot 207 S2000, o que culminou com o retorno do comando da prova. Bruno Magalhães dispõe agora de 1,3 segundos de vantagem para o segundo classificado, Andreas Mikkelsen, ao volante de um Ford Fiesta S2000.
Juho Hänninen, que era o líder do rallye no final do primeiro dia, baixou para a quarta posição devido a um furo que afectou a sua prestação durante os últimos quilómetros da especial. À sua frente está o seu companheiro de equipa da Skoda, Jan Kopecký e em quinto lugar, Kris Meeke que também sofreu um furo e está agora a 28 segundos do líder. O madeirense Bernardo Sousa foi nono nesta especial, mas assegurou o sexto lugar da geral, seguido de Vítor Pascoal em sétimo, tendo sido prejudicado pelo facto de ter tido uma paragem forçada, uma vez que teve que sair da prova e recorrer aos seus mecânicos, mas ainda assim conseguiu arrancar pelas 16 horas para a Lagoa, tendo realizado a especial atrás de Rego. Realce ainda para o quinto posto de Kris Meeke, que tudo fez ao longo do dia para ultrapassar o Andreas Mikkelsen, que foi dando boa conta de si.
Quanto a desistências no dia de ontem com excepção para Olavo Esteves, que desistiu no primeiro dia, não chegaram ao fim os seguintes pilotos: António Ortins, Luís Cardoso, Pedro Meireles, Francisco Marques, Énio Medeiros, Juan Pablo Castro, Paulo Neto, Pedro Sousa, Carlos Costa e Bruno Amaral, todos por avaria mecânica e para contrariar estes azares dos pilotos, a organização permite o seu regresso à prova, desde que formalizassem até às vinte horas de ontem, a sua intenção de regressarem à prova no dia de hoje, o que é sem dúvida uma boa medida de parte da organização do Sata.
Amanhã é o derradeiro dia, e muita coisa se vai decidir, pelo que se espera um dia muito competitivo, tendo especial destaaespecial da Tronqueira, que fecha o Sata Rallye Açores de 2010.
Classificação Geral SS/12
1º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães - Peugeot 207 S2000/ 01h28m35s8
2º Juho Hänninen Juho /Mikko/Markkula - Škoda Fabia S2000/01:28:38.0
3º Jan Kopecký/Petr Starý Škoda Fabia - S2000/1:28:44.
4º Andreas Mikkelsen/Ola Floene Ford Fiesta S2000/01:29:24
5º Kris Meeke/Paul Nagle Paul - Peugeot 207 S2000/01:29:27
6º Bernardo Sousa/Nuno Silva - Ford Fiesta S2000/01:30:59
7º Ricardo Moura/Eiró Sancho - Mitsubishi Lancer Evo IX/01:32:14
Texto e Fotos: Mário Nunes