Realizou-se no passado mês de Junho, na cidade da Horta, a Qualificação Nacional Açores de Match Racing. Esta prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Vela, em conjunto com a Associação Regional de Vela dos Açores e o Clube Naval da Horta, com o apoio da Fidelidade Mundial.
Catarina Carvalho da Associação Desportiva de Oeiras foi a grande vencedora desta prova, tendo-se classificado na segunda posição Margarida Cassiano que contou com duas faialenses na sua tripulação, Joana Menezes e Maria Castro.
Estivemos à conversa com estas velejadoras do Clube Naval da Horta que nos falaram desta experiência.
“A oportunidade surgiu porque a Margarida não conseguiu trazer a sua tripulação toda e nós aceitámos o desafio. Faltou-nos o factor treino sem dúvida, porque quando a prova terminou foi a altura em que nos sentíamos prontas a começar, mas mesmo assim ficar em segundo foi óptimo” – referiu Joana.
“É interessante ver e sentir o sincronismo entre a tripulação. Nesta prova não importa o barco porque ambas as equipas em prova têm barcos iguais, o que é mesmo importante é o trabalho de equipa”, afirmaram as velejadoras que continuaram dizendo que “há momentos de grande stress, tivemos regatas de oito minutos, ou seja, muito rápidas e para coordenar o trabalho de quatro pessoas é complicado, mas correu tudo bem”.
Mário Nunes