quarta-feira, 14 de julho de 2010

SURFISTAS MUNDIAIS REGRESSAM AOS AÇORES DE 10 A 15 DE AGOSTO - RIBEIRA GRANDE

A primeira prova realizada em Portugal com o estatuto ‘Prime’ atribuído pela Association of Surfing Profissionals (ASP), entidade que gere o surf profissional a nível mundial, vai decorrer na Ribeira Grande, entre 10 e 15 de Agosto.

As ondas desta praia da costa norte de S. Miguel vão receber a 28.ª etapa do Circuito Mundial de Qualificação, que a qual fará regressar à Ribeira Grande alguns dos melhores surfistas mundiais, entre os quais o português Tiago ‘Saca’ Pires.
O ‘Billabong Azores Islands Pro’ sera a quinta das nove provas com seis estrelas de pontuação que se realiza nesta temporada, dispondo de um ‘prize-money’ de 145 mil dólares, além de atribuir 6500 pontos ao surfista vencedor, pontuação que pode ser importante para a definição do ranking mundial no circuito de qualificação.
Nas ondas da Ribeira Grande, além de Tiago Pires, a organização espera a presença de surfistas de renome mundial como Chris Davidson, Patrick Gudauskas, Brett Simpson, Neco Padaratz, Ben Dunn, Michael Campbell ou William Cardoso, que venceu a edição de 2009.
Heitor Alves, Raoni Monteiro, Chris Ward, Michael Picon, Jay Thompson, Aritz Aranburu, Josh Kerr são outros nomes esperados nos Açores, onde também é aguardado Maxime Huscenot, atual campeão mundial Pro Júnior.
Na mesma altura decorrerá também a sétima etapa do Circuito Mundial de Surf Feminino de Qualificação, uma prova também com seis estrelas de pontuação e 35 mil dólares de ‘prize-money’.

 Mário Nunes