Começou hoje, na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan, com boas ondas de 0,5m a 1m. Foi um dia longo, com início cerca das 7.40 horas, para a primeira fase da prova feminina.
Os destaques dessa primeira fase vão seguramente para as Top 17 Claire Bevilacqua, Sally Fitzgibbons e Sofia Mulanovich (campeã mundial em 2004), vencedoras destacadas das suas respectivas baterias, mas também para jovens como a francesa Joanne Defay (campeã europeia Pro Junior em título), as suas conterrâneas Justine Dupont e Cannelle Bulard, as australianas Tyler Wright e Laura Enever (campeã mundial Pro Junior 2010), para a americana Courtney Conlogue e para as amigas havaianas Bethany Hamilton e Alana Blanchard.
Mas as surpresas também foram grandes, com a eliminação de três atletas do World Tour feminino – a francesa Lee Ann Curren, a sul-africana Roseanne Hodge e a neo-zelandesa Paige Hareb. Eliminadas nesta fase ficaram também as três surfistas portuguesas presentes neste evento: a actual líder do ranking nacional feminino e campeã Pro Junior 2010, Carina Duarte, da Ericeira, a sua conterrânea Joana Rocha (campeã nacional em título) e Francisca Pereira dos Santos, ex-campeã nacional e Top 20 deste circuito em 2009.
As vencedoras das seis eliminatórias foram todas atletas da nova geração, muitas deles ainda juniores, com destaque para a pequena havaiana Nage Melamed, que fez uma das maiores pontuações do dia (14,40 em 20 pontos possíveis). Amanhã o check-in está marcado novamente para as 7 horas, com o provável início da competição masculina ou da terceira fase feminina, dependendo das condições do mar.
Mário Nunes
Fotos: Direitos Reservados