quarta-feira, 4 de agosto de 2010

FAIALENSE JULIANA NÓBREGA E A PESCA...

Juliana Nóbrega, a D. Juliana como é chamada por todos na Horta, é a única mulher faialense a marcar presença assídua nas provas de pesca desportiva promovidas pelo Clube Naval da Horta.

Na primeira pessoa falou-nos de como é viver esta realidade e das expectativas em relação a este momento de maior movimento em torno do festival náutico da Semana do Mar.
“As expectativas que temos são boas. Vamos ter várias provas de pesca, incluindo a prova de pesca infantil, o que é muito positivo e só vem demonstrar o quanto esta modalidade é importante para o clube.”
A prova de zagaia é uma prova que exige mais paciência do que perícia e que atrai bastantes pescadores. Nunca tinha sido feita durante a Semana do Mar, mas a pedido dos pescadores acabou por se realizar.
“A pesca infantil é sempre uma prova interessante, no entanto as crianças já reagiram melhor, hoje em dia têm inúmeras actividades e ocupações, como sejam os computadores, televisão. Isso faz com que se distanciem da modalidade mas nem que seja com um pescador nós organizamos a prova”.
À semelhança de anos anteriores estão no Faial pescadores do Clube de Caça e Pesca de São Miguel, num intercâmbio que já acontece há muito tempo e que vem reforçar a modalidade.
Juliana Nóbrega já perdeu a conta aos anos em que presta auxilio à organização deste festival mas diz que ajuda sempre de bom grado. “Ajudo com muito gosto e o facto de a direcção do CNH, ser muito unida e amiga, ainda dá mais gosto”. 

Mário Nunes/CNH