Esta noite foi de homenagens a atletas, ex-atletas, dirigentes, associações e outros, na ilha de Santa Maria. O Clube Asas do Atlântico foi o local escolhido para a Gala do Desporto de Santa Maria de 2010, onde foram homenageados aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do desporto na Região, que deram a conhecer, além-fronteiras, não só a sua ilha de origem como as restantes do Arquipélago dos Açores. Também não foram esquecidos os que já não se encontraram entre nós, casos de José Monte, Gualter Pereira, Melo Gomes e Manuela Ferreira, figuras que envergaram a camisola do Clube Asas Atlântico durante largos anos, principalmente na década de 60.
No total, este ano foram homenageadas meia centena de personalidades ligadas ao desporto mariense e não só, já que um dos agraciados foi micaelense, nomeadamente Horácio Franco. Isto acontece porque os organizadores do evento - Humberto Borges, José Valente e José Moniz - traçaram como objectivo “homenagear todos os desportistas, fossem de Santa Maria, de São Miguel ou de outras ilhas”, disse Humberto Borges, acrescentando que “ foi um piloto que mais vitórias conquistou no nosso rali e fez muito pela nossa prova. Foi o campeão dos campeões dos Açores e, tal como já homenageámos o Rui Torres, desta vez foi o Horácio Franco”, explicou.
“As pessoas que há muitos anos praticaram desporto na ilha de Santa Maria estão já esquecidas e isto é uma forma de os lembrar, de os trazer cá. É uma ocasião de reencontro…”, afirmou Humberto Borges, frisando ainda que "estas são pessoas que também ajudam o desporto cá, como por exemplo, uns trazerem bolas de futebol e outros equipamentos. Portanto, esta é uma forma de reconhecimento a estas pessoas”.
Mário Nunes