quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LUÍS PAULO MORAIS E O BÓREAS – UMA DUPLA INSEPARÁVEL NA HORTA

Luís Paulo Morais tem o mar a correr nas veias e ao longo dos anos tem feito questão de passar esse gosto pelos desportos náuticos aos seus filhos.

Nesta época o seu barco, o Bóreas, tem participado em quase todas as provas de vela de cruzeiro organizadas pelo Clube Naval da Horta e foi um dos participantes na Atlantis Cup – Regata da Autonomia.
Estivemos à conversa com este velejador, no sentido de perceber qual a sua opinião sobre o festival náutico da Semana do Mar que concentra em si quatro provas de cruzeiro. “Quando ingressei no mundo da vela comecei logo pela vela de cruzeiro mas em barcos de amigos porque não tinha barco próprio. Foi com os amigos que desenvolvi o gosto pela modalidade. Anos mais tarde comprei barco e neste momento tenho o Bóreas – um veleiro competitivo e rápido e que me tem proporcionado bons resultados.”
Luís Morais classificou o trabalho desenvolvido pelo Naval da Horta como muito bom e extremamente importante para os velejadores da Horta, “pois só assim conseguimos preparar-nos convenientemente para regatas como a Atlantis Cup”.
A Semana do Mar é um momento que reúne um sem número de actividades náuticas, conforme já referimos, e vamos ter Luís Paulo Morais e o Bóreas a participar, “enquanto cá estiver na ilha, irei participar em todas as provas de vela de cruzeiro. Aliás seria impensável que isso não acontecesse. Quando não estou cá, são os meus filhos que levam o Bóreas. Faço questão de participar em todas as provas organizadas pelo CNH, e vou continuar a participar. Este é um “bichinho” que me corre nas veias e em toda a minha família que adora fazer vela”.

Mário Nunes/CNH