"A segurança tem vários pontos que tem que ser previamente preparados e penso que as coisas correram muito bem e sem incidentes. Tivemos em média um barco de apoio por cada cinco embarcações em competição, o que é extremamente positivo."
Todos os barcos que estão a ajudar o CNH neste capítulo da segurança são de pessoas somente interessadas em ajudar, sócios e voluntários.
Porque mais importante do que a competição e do que os resultados é assegurar que no final de cada prova todos os atletas chegam a terra em segurança nem que para isso se passem noites quase em claro, como aconteceu com Marco Dutra.
“Todos os aspectos relacionados com a segurança são tratados atempadamente e com muita antecedência. Foram contactadas imensas pessoas para nos dar apoio. O CNH tem meios logísticos para assegurar a actividade diária mas não tem meios nem recursos humanos para as actividades que decorrem na Semana do Mar, pelo que toda a ajuda que nos é dada é de louvar e agradecer” – explica Dutra.
A autoridade marítima também foi uma presença constante no mar nestes dias de festival e isso só foi benéfico porque conseguiu-se controlar as entradas e saídas do porto, assegurar que em termos de velocidade não haviam excessos, logo a segurança não é colocada em causa.
Importa registar que o modelo que foi utilizado este ano foi em tudo idêntico ao do ano passado e, de acordo com Marco Dutra, “penso que foi encontrado o modelo ideal e a seguir em edições futuras porque se houver um incidente no mar a festa fica toda estragada.”
Mário Nunes/CNH