Os organizadores da Regata Les Sables/Açores/Les Sables manifestaram, este fim-de-semana, naquela cidade francesa, o desejo de prosseguir com a realização da regata, de carácter bianual que liga, desde 2006, a ilha do Faial, a França. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no passado sábado nos jardins do Tribunal de Sables d’Olonne e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Horta e da Comissão Náutica Municipal João Castro. Para os organizadores da prova, entre os quais se inclui o Município faialense e de Sables d’Olonne, trata-se de uma regata “excepcional”, que contou com a participação de “tripulantes de elevado nível competitivo”. Com os dados lançados para 2012, os responsáveis pelo comité salientaram as excelentes condições meteorológicas registadas em ambas as pernas da regata, em contraste com a edição de 2008, bem como os resultados alcançados.
Feitas as contas, foram necessários apenas cerca de seis dias para concluir a primeira etapa entre Sables d’Olonne e a cidade da Horta e seis e meio a nove dias para regressar àquela cidade francesa. Tratou-se de facto, de uma prova coroada de êxito, com vários recordes a serem batidos entre os 35 solitários que concluíram ambas as etapas.
A edição 2010 ditou os seguintes resultados gerais: A classe de embarcações de série foi ganha por Xavier Macaire, seguida de Jean-Marc Allaire e Amarry François, enquanto na classe dos protótipos, a sorte grande saiu a Bertrand Delesne, seguido, na segunda posição por Jorg Rieches e na terceira posição por Andrea Caraci.
Mário Nunes/CMH