sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CLUBE DE JUDO DA PRAIA DA VITÓRIA - TERCEIRA


O pavilhão de judo do Complexo Desportivo Vitorino Nemésio acolheu o denominado Festival de Natal do Clube de Judo da Praia da Vitória, evento que reuniu 85 atletas. A iniciativa serviu ainda para fechar em grande estilo o ano de 2010, uma vez que atingiu na plenitude os objetivos propostos ao nível desportivo e social.

Mário Nunes

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

JAIME VIEIRA VOLTA A COMANDAR OS DESTINOS DA EQUIPA SÉNIOR NO DESPORTIVO DE RABO DE PEIXE

O presidente do Desportivo de Rabo de Peixe volta a acumular funções de dirigente com as de treinador, depois da saída de Luís Pires.

A saída do técnico de Luís Pires para o Sporting Ideal deixou em aberto o cargo de treinador no Desportivo de Rabo de Peixe. Uma abertura no plantel sénior, que a direcção do clube de Rabo de Peixe não perdeu tempo em colmatar. Assim, o presidente Jaime Vieira voltou aos relvados na condição de treinador, até ao final da presente temporada.
Jaime Vieira está de regresso ao banco sete meses depois de ter decidido concentrar atenções na função de presidente do Desportivo de Rabo de Peixe. Contudo, a inesperada saída do técnico eleito para tentar recolocar a equipa na série Açores da III divisão motivou que o dirigente reocupasse um lugar que bem conhece, e que já trouxe algumas alegrias ao clube que é presidente.
A Direcção ainda ponderou analisar os vários nomes que estão disponíveis no mercado, mas tendo em conta que o campeonato já vai sensivelmente a meio da primeira fase os dirigentes do clube do concelho da Ribeira Grande, São Miguel, decidiram delegar no presidente a orientação da equipa no que resta da época 2010/11.
Jaime Vieira já retomou as funções de treinador no treino deontem, preparando a deslocação ao terreno do Vale Formoso em jogo da sexta jornada do campeonato, a disputar no próximo dia 2 de Janeiro. A alteração no comando técnico não afecta os objectivos traçados, ou seja, o Desportivo de Rabo de Peixe mantém a ambição de ser campeão de São Miguel.

Mário Nunes/RTP-A

REGIONAIS DE ANDEBOL ARRANCAM EM JANEIRO 2011 – SANTA MARIA

É já no próximo mês de Janeiro que tem início as competições regionais de andebol. Na ilha de São Miguel realizam-se a 2ª Fases dos Campeonatos Regionais de Iniciados, Juvenis e Juniores Masculinos.

O Clube Desportivo "Os Marienses", único representante de Santa Maria, vai estar nas três frentes sendo que na prova relativa aos iniciados (Zona 2) "apenas" terá como adversário o Grupo Desportivo da Casa do Povo dos Arrifes. Nos juniores e nos juvenis, para além da formação micaelense, o CD Marienses vai medir forças com o Sporting Clube da Horta e Grupo Desportivo dos Biscoitos (juniores) e Clube Desportivo das Capelas (Juvenis).
De referir que no Comunicado Nº 2, de 27 de Dezembro da União das Associações de Andebol dos Açores, organismo que volta a coordenar a modalidade, não é publicado o calendário relativo à 2ª Fase do Campeonato Regional de Juvenis Masculinos.

Campeonato Regional de Iniciados Masculinos
2ª Fase - Zona 2 - Calendário dos Jogos
08 Jan. - 16h00 - GDCP Arrifes x CD Marienses - EBI Arrifes
09 Jan. - 13h00 - CD Marienses x GDCP Arrifes - EBI Arrifes

Campeonato Regional de Júniores Masculinos
2ª Fase - Calendário dos Jogos

07 Jan. - 19 horas - CD Marienses X GD Biscoitos - EBI Arrifes
07 Jan. - 21 horas - GDCP Arrifes X SC Horta - EBI Arrifes
08 Jan. - 10 horas - GD Biscoitos X SC Horta - EBI Arrifes
08 Jan. - 20 horas - CD Marienses X GDCP Arrifes - EBI Arrifes
09 Jan. - 10.30 horas - GDCP Arrifes X GD Biscoitos - EBI Arrifes
09 Jan. - 16 horas - SC Horta X CD Marienses - EBI Arrifes


MN/ Desporto Mariense

INICIADOS: SANTA CLARA ARRANCA NO CAMPEONATO REGIONAL EM PONTA DELGADA FRENTE AO ATLÉTICO


Equipa de Juniores do Santa Clara

O sorteio do campeonato regional de iniciados ditou que o campeão em título, o CD Santa Clara, começa a defesa do título, no Campo das Figueiras, Santo António, em Ponta Delagada, defrontando o Atlético, no próximo dia 8 de Janeiro e pelas 15 horas. Na semana seguinte, (15 de Janeiro), o Santa Clara joga em Angra do Heroismo, frente ao Angrense, outro clube apurado neste Regional.
Já que no que ao campeonato do Regional de juniores ditou que o campeão de São Miguel arranca em casa na primeira jornada, cujo encontro está marcado para 22 de Janeiro de 2010.
Campeonato Regional Juniores
1ª Jornada (22/01/2011) AFPD – AFH; 2ª Jornada (29/01/2011) AFAH – AFPD; 3ª Jornada (05/02/2011) AFH – AFAH;
Campeonato Regional Iniciados
1ª Jornada (8 de Janeiro de 2011) Santa Clara – Atlético, 15 horas; 2ª Jornada (15 de Janeiro de 2011) Angrense – Santa Clara, 15 horas;  3ª Jornada (22 de Janeiro 2011) Atlético – Angrense, 15 horas, Campo de Jogos dos Flamengos; 4ª Jornada (29 de Janeiro de 2011) Atlético – Santa Clara, 15 horas, Campo de Jogos dos Flamengos; 5ª Jornada (5 de Fevereiro de 2011) Santa Clara – Angrense, 15 horas, Campo de Jogos das Figueiras; 6ª Jornada (12 de Janeiro de 2011) Angrense – Atlético, 15 horas, Campo Municipal Angra do Heroísmo.

Texto e Foto: Mário Nunes

MAX BRIX ELISABETH HOMENAGEADO NA ILHA DE SANTA MARIA


O Grupo Desportivo Gonçalo Velho e o Clube Asas do Atlântico prestaram homenagem a MAX BRIX ELISABETH no passado dia 26 de Dezembro, no Complexo Desportivo de Santa Maria com a realização de um jogo de futebol entre os dois clubes.

Antes do início do jogo amigável, os atletas envergavam t-shirts pretas com a fotografia do homenageado. Foi respeitado um minuto de silêncio que culminou com uma salva de palmas em homenagem póstuma a MAX BRIX ELISABETH, ilustre cidadão, que participou activamente na vida associativa destas associações fazendo parte, muitas vezes, dos corpos gerentes das mesmas. A entrega à família, por parte da direcção de ambos os clubes, de uma placa e um troféu alusivo a esta iniciativa constituiu, também, o ponto alto desta homenagem.
O pontapé de saída foi dado pelos filhos de Max Elisabeth, Rui e Frederico, respectivamente. Nas bancadas o muito públco presente, assistiu a esta partida cujo resultado acabou por ser o menos importante.
Para além da presença de muitos amigos e familiares do homenageado, o Presidente da Câmara de Vila do Porto também fez questão de estar presente nesta cerimónia.
A dinamização desta iniciativa esteve a cargo dos clubes envolvidos e contou com o apoio do Solmar-Vila do Porto e do Grupo Marques.

MN/O Baluarte On-Line

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO CONVOCOU AÇORIANOS


Miguel Medeiros

A Federação Portuguesa de Judo leva a efeito, de 7 a 9 de Janeiro, no tapete de Judo do Complexo das Piscinas do Estádio Nacional, o Estágio de Controlo Mensal.
Foram convocados para o referido estágio judocas do Judo Clube de Ponta Delgada e do Judo Clube de São Jorge, cujos nomes são:

Nuno Carvalho (JCPD) -60Kg
André Soares (JCSJ) -60Kg
Miguel Medeiros (JCPD)-81Kg
Pedro Medeiros (JCPD) -81Kg
Tiago Rodrigues (JCSJ) -90Kg
João Raposo (JCPD) -90Kg
Alexandre Vieira (JCSJ)-90Kg

Texto e Foto: Mário Nunes

MOTOCROSS VOLTA EM FORÇA AOS AÇORES EM 2011

O Motocross vai voltar em força no próximo ano, contabilizando três provas de grande calibre, nas pistas dos Açores.

Segundo os calendários dos diferentes campeonatos nacionais da Federação de Motociclismo de Portugal, os Açores vão contar com duas corridas de motocross e uma prova de Trial Indoor.
No dia 22 de Maio, na Ilha de São Miguel, o Rosinhas Volei Clube volta a organizar uma prova do Campeonato Nacional de Motocross de MX2.
Já a 18 de Setembro, no Ilha do Faial, o Clube Amigos das Motos organiza a última prova do calendário do Campeonato Nacional de Motocross no escalão de iniciados. E como aconteceu no passado mês de Agosto, vai realizar-se novamente o Campeonato Nacional de Trial Indoor que desta forma volta à Ilha de São Miguel, para a realização da quarta e última prova pontuável do respectivo Campeonato.

Mário Jorge Santos

JUVENIS: GD SÃO ROQUE RECEBE O ANGRENSE EM MAIS UM DUELO DE CAMPEÕES

O Grupo Desportivo de São Roque recebe no próximo domingo pelas 10.30 horas, no Campo de Jogos de São Roque, Ponta Delgada, o Angrense, naquele que vai ser o desafio relativo à quinta jornada do Campeonato Regional de Juvenis. Os atletas de Ponta Delgada ocupam actualmente a segunda posição com 4 pontos, ao passo que o Angrense contabiliza apenas 1 ponto conquistado. O Fayal Sport, que é o lider isolado com cinco pontos conquistados, mostra-se assim um forte candidato ao título. 
E em termos de matemática, tudo ainda é possivel para a equipa de Ponta Delgada, pois basta que o São Roque ganhe ao Angrense e esperar que na última jornada as formações de Angra e do Faial empatem, para o São Roque se sagrar campeão. 
 
Mário Nunes

RICK JOHN CARDOSO É O NOVO POSTE DO LUSITÂNIA/EXPERT - TERCEIRA

O Lusitânia/EXPERT firmou esta semana um compromisso com o jogador Rick John Cardoso, atleta que passará agora ser uma nova opção como poste para o treinador Nuno Barroso. Contratado para colmatar a recente saída de Josimar Cardoso, o jogador tem nacionalidade portuguesa e representou na passada temporada a equipa do CAB Madeira.
Rick John Cardoso tem 25 anos de idade e apresenta uma altura de 2,02 metros. Entretanto, os verde-e-brancos de Angra estão no mercado em busca de um substituto para Kenneth Cooper, atleta “que representou pela última vez o Clube na partida frente ao Illiabum”, confirmou fonte da equipa.

Maria Rocha

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

BASQUETEBOL: TERCEIRA E ANGRA ENCONTRAM-SE NO PRÓXIMO DIA 15 DE JANEIRO


A secção de basquetebol do Lusitânia apenas começa a sua actividade no próximo dia 8 de Janeiro, já que o desafio relativo à 10ª jornada, já foi realizado em Novembro passado frente ao CAB. Por este, facto este fim-de-semana a equipa terceirense descansa, para reiniciar a sua actividade na Liga Portuguesa de Basquetebol a 8 do próximo mês.

Jogos que se realizam no próximo domingo:
Sampaense Basket - Ovarense; FC Porto Ferpinta – Illiabum; Barreirense - Vitória S.C.; Benfica - Académica Coimbra; CB Penafiel - Casino Ginásio.

Mário Nunes

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TÉNIS: RICARDO CORREIA E MANUEL RILEY EM ALTA - S. MIGUEL

Ricardo Correia e Manuel Riley foram os vencedores do último torneio da presente temporada competitiva do Clube de Ténis de São Miguel.

No escalão de Sub-12, Ricardo Correia superiorizou-se com grande à vontade a todos os seus adversários, excepção feita a Manuel Sousa, que o obrigou à disputa de uma terceira e decisiva partida para garantir o título.
Já no que se refere aos Sub-16, registou-se uma meia-surpresa dado o tamanho à vontade com que Manuel Riley bateu André Melo, com quem havia perdido há pouco mais de uma semana. Desta feita Riley foi nitidamente superior frente a um Melo que, jogando pela primeira vez na sua carreira sob a pressão de ter de justificar o triunfo recente sobre o seu rival e amigo, não soube estar à altura dos acontecimentos e deixou a ansiedade tomar conta da sua prestação, sendo batido por 6/2; 6/1.

Mário Nunes/CTSM

LUÍS PIRES É O NOVO TREINADOR DO SPORTING IDEAL

A direcção do Sporting Clube Ideal chegou a acordo com o treinador Luís Pires, na passada semana, para treinar a equipa senior do clube até ao final da presente temporada. Após reunião de direcção, Luís Pires foi considerado o treinador com o perfil indicado para encetar a recuperação da equipa na Série Açores e tem como principal objectivo a manutenção nesta prova. A equipa técnica terá ainda Rui Mosca como adjunto, que começam a trabalhar já hoje, com vista ao próximo jogo com o Angrense. Uma palavra de apreço para o Clube Desportivo de Rabo de Peixe que libertou a dupla de treinadores, mais um sinal da excelente relação existente entre as duas direcções e principalmente da amizade pessoal entre os dois Presidentes. Deseja-se toda a sorte a Luís Pires e Rui Mosca nesta difícil tarefa, mas com o apoio dos jogadores e direcção podemos alcançar o objectivo traçado no inicio de época.

Mário Nunes/Site SCI
Foto: RTP-A

BYRO E JOSÉ LUIZ REFORÇAM OPERÁRIO PARA ATACAR OS PRIMEIROS LUGARES DA 2ª DIVISÃO

A Direcção do Operário chegou a acordo com os jogadores Byro e Jose Luiz, médio e avançado de 21 anos que vão representar a equipa orientada por Francisco Agatão até ao final da época em curso no campeonato da II divisão, zona Sul.
Byro é um médio internacional sub-20 pelo Brasil que chegou a Portugal no Verão passado para jogar no Desportivo de Chaves, mas dificuldades na adaptação a Trás-os-Montes fizeram com que aceitasse a proposta que lhe foi apresentada pelo Operário. O jovem brasileiro chega à Lagoa a custo zero.
Para o ataque o Operário chegou a acordo com Jose Luiz, avançado de 21 anos que estava contratualmente ligado ao Desportivo de Corunha. Depois de cerca de duas semanas a treinar à experiência no plantel fabril, o jogador natural da Venezuela convenceu Francisco Agatão que recomendou a sua contratação.

MN/COD

SPORTING IDEAL: EURICO SANTOS JÁ NÃO É O TÉCNICO PRINCIPAL POR ORDEM DA DIRECÇÃO - S. MIGUEL

Eurico Santos já não é treinador do Sporting Clube Ideal, formação da Ribeira Grande, e que milita na Série Açores. 

A Direcção do Sporting Clube Ideal decidiu prescindir dos serviços de Eurico Santos do cargo de técnico principal da equipa sénior de futebol, devido à participação aos fracos resultados que a equipada Ribeira Grande tem vindoa obter a cada jornada que passa. Segundo o site do referido clube  "este foi o momento indicado para esta mudança no cargo técnico, devido à paragem de três semanas que o campeonato regista nesta fase. Desta forma deixa a Direcção do clube com tempo suficiente para escolher o homem com o perfil indicado para desempenhar esta função no futuro´".
A Direcção do Sporting Ideal deixou ainda uma palavra de apreço ao trabalho realizado pelo treinador em questão, durante esta passagem pelo clube, dado que deixou marcas bem positivas, como a conquista do título de Campeão de São Miguel e da Taça de São Miguel.
"Para além, Eurico demonstrou sempre um forte carácter e defendeu sempre os interesses do clube até ao último dia".

Maria Rocha

domingo, 26 de dezembro de 2010

DIVISÃO A1 DE VOLEIBOL: FONTE DO BASTARDO FECHA O 2010 EM 5 LUGAR - TERCEIRA


A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo (AJFB) encerrou o ano de 2010, no quinto lugar da tabela classificativa da Divisão A1 de Voleibol - o escalão mais elevado da modalidade em Portugal, classificação que caso mantenha, lhe permite o acesso directo aos decisivos play-offs.
A competição volta aos pavilhões no fim-de-semana de 8/9 de Janeiro, tendo a formação da Fonte do Bastardo de se deslocar à Madeira para defrontar o Machico e o Marítimo, jogos em que a equipa comandada por Alexandre Afonso surge como potencial favorita.

Após quinze jornadas concluídas, eis a classificação:

1º Benfica 39 pontos/15 jogos; 2º Sporting de Espinho, 36/15; 3º Vitória de Guimarães. 36/15; 4º Castêlo da Maia 33/14; 5º AJ Fonte do Bastardo, 29/15; 6º Ginásio Vilacondense, 25/15; 7º Leixões, 22/14; 8º Esmoriz ,17/15; 9º Marítimo, 13/15; 10º Académica de Espinho, 11/15; 11º Clube K, 6/15; 12º Machico 0/15.

Maria Rocha

sábado, 25 de dezembro de 2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

XIII GALA DE NATAL DA AKA - TERCEIRA

A XIII Gala de Natal da AKA reuniu a grande família da modalidade no Centro Social de São Bento. Na ocasião foram premiados os atletas que mais se destacaram em 2010

Teve lugar na passada terça-feira, no Centro Social de São Bento, em Angra do Heroísmo, a XIII Gala de Natal da AKA - Associação de Karaté dos Açores, evento que contou com a presença de cerca de uma centena e meia de atletas, treinadores, dirigentes e familiares dos vários clubes filiados na referida Associação.
A Gala de Natal teve como ponto alto a entrega dos troféus aos doze atletas que durante o ano de 2010 obtiveram maior pontuação (mais lugares no pódio) nos campeonatos de ilha, regionais e nacionais. Para além da Gala, decorreu também um jantar de confraternização e troca de presentes entre todos.

Maria Rocha
Foto: AKA

BOWLING: ANGRENSE VOLTA A LIDERAR A LIGA SUSIARTE - TERCEIRA


O Angrense isolou-se na liderança da Liga Susiarte Outono/Inverno, em bowling, concluídas que estão 11 jornadas da prova sob a égide do Clube de Bowling dos Açores.
A equipa encarnada (Hélio Vieira/Manuel Rosa/Jorge Mendes/Luís Nogueira/Rui Nogueira) totaliza 56 pontos, surgindo o Marítimo (Augusto Maia/António Moutinho/Alexandre Pontes/Adriano Pontes/Alexandre Neves/José Ferreira/Ana Vasconcelos) na segunda posição com 54 pontos acumulados.
O terceiro posto está na posse da Turma da Mão Fria (Francisco Pontes/Rogério Costa/Tiago Pontes/Artur Estrela/Rodrigo Ávila/José Brasil) com 52 pontos.

Maria Rocha

TORNEIO MASATOSHI OHI REALIZA-SE A 30 DEZEMBRO – PONTA DELGADA


Realizar-se-á a 30 de Dezembro, a partir das 19 horas, na Sala de Judo do Judo Clube de Ponta Delgada, o Torneio Masatoshi Ohi.
A organização da prova é responsabilidade da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores e destina-se a todos os judocas seniores que se inscrevam para o efeito.
O torneio Masatoshi Ohi é uma prova de Absolutos pelo que não existem categorias de peso.

Maria Rocha

ATLETAS AÇORIANOS ENTRE OS MELHORES BODYBOARDERS NACIONAIS


Terminou no passado domingo, na praia de Carcavelos, concelho de Cascais, o Campeonato Nacional de Bodyboard Open tendo os atletas açorianos conseguido excelentes colocações no ranking nacional de 2010.

Destaque para o jovem Rodrigo Rijo que termina o ano dentro do Top 15 nacional, com 1360 pontos no total das três etapas após o Carcavelos Pro. Terminando o ano em 14º Rodrigo Rijo, de apenas 15 anos e também actual campeão do Circuito do Clube naval de Ponta Delgada, é assim o melhor açoriano e também o melhor atleta sub-16 no ranking Open nacional.
Nota também para os atletas Pedro Correia, Miguel Contreras e Manuel Moura que terminaram o ano todos no back 14 do ranking, respectivamente em 21º, 26 e 27º lugar.
Esta prestação dos atletas açorianos confirma a qualidade do bodyboard regional e o excelente nível competitivo da nova geração de bodyboarders locais.
A fim de dois anos consecutivos em que o campeonato nacional de Bodyboard passou por águas açorianas, estes resultados demonstram a validade da aposta no desenvolvimento deste desporto. E para 2011 está já prevista mais uma etapa deste circuito nos Açores, antevendo-se mais e melhores resultados para os atletas açorianos.

Maria Rocha

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CKSAH APRESENTOU NOVO EQUIPAMENTO - TERCEIRA

O Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo (CKSAH) apresentou na passada semana, na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o seu novo equipamento oficial para as próximas épocas desportivas.

O novo equipamento do CKSAH, para além das iniciais do clube, nome e emblema, ostenta também o logótipo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do AngraGym Fitness, Ginásio localizado no Pavilhão Multiusos Luís Bretão.
Nesta cerimónia, Andreia Cardoso, presidente da edilidade, recebeu a comitiva de atletas que se deslocou propositadamente para o efeito. No final, o presidente do CKSAH, José Pamplona, ofereceu um equipamento à responsável pela edilidade angrense como forma de reconhecimento e agradecimento pelo apoio prestado ao Clube de Karaté da cidade.
O CKSAH conta com duas classes de treino (crianças e adultos), num total de sete dezenas de atletas federados. Esta é uma entidade cujos quadros de apetrechamento humano são constituídos por diversos elementos habilitados, quer na área de treinadores, quer na área de técnicos de arbitragem.

Mário Nunes
Foto: CKSAH

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

II GALA DE PATINAGEM ARTÍSTICA "NATAL SOBRE RODAS" - PONTA DELGADA

 Decorreu no passado dia 18, na Escola Básica Integrada de Capelas, sob a organização do Clube de Patinagem da Vila de Capelas, a II Gala de Patinagem Artistica "Natal sobre Rodas".
O muito público presente teve a oportunidade de assistir a momentos únicos cheios de magia e diversão, onde todas as gerações da Disney dançam, brincam e cantam, representadas por várias personagens, como o Pinóquio, Branca de Neve, Rei Leão, Pequena Sereira, Tarzan, Jane, Peter Pan, Pocahontas, Mickey, Mini, Pateta, Pluto.
Os muitos presentes assistiram a uma coreografia de palhaços, onde a aminação e a criatividade foram nota denominante, como o próprio espectáculo indica " Natal Sobre Rodas" houve oportunidade de inovar, acompanhando os patinadores apareceu palhaçoes em bicicletas e tritonetos , fazendo com que o público participasse na coreografia.
Duas historias de amor da Disney, a Bela e Monstro e a Cinderela e o Príncipe sob a apresentação de dois Pares Artísticos ambos Campeões de São Miguel de Patinagem Artística.
Quanto aos mais novos representaram dois Clássicos da Disney, o Trazan e famosa história do Peter Pan. oi ainda recordado o Músical " Musica no Coração", No final o muito público presente teve a oportunidade de assistir a uma momento único, com uma coreografia da Sagrada Família com a entrada do presépio vivo sobre Patins, comovendo mesmo o publico Presente. A Gala conta com a brinlhante apresentação de Marina Raimudo.
E como não poderia deixar de ser o Pai Natal chegou, mas desta vez não veio de patins apareceu de Moto 4 para finalizar o espectáculo, oferecendo bombons a todos os presentes e lembranças aos nossos atletas.
No final deste grandioso evento a direcção do Clube de Patinagem da Vila de Capelas agradeceu aos patinadores, terinadores e pais, pelo apoio e dedicação que demonstraram para que a realização do mesmo fosse mais um sucesso da patinagem, agradecimento especial à Junta de Freguesia de Capelas, entre outros apoios.

Maria Rocha/CPVC

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

INICIADOS DO SANTA CLARA RECEBIDOS POR BERTA CABRAL ESTA TARDE

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou, esta terça-feira, que o desporto tem a capacidade de formar cidadãos activos na comunidade.

No âmbito da política camarária de apoio directo e indirecto às iniciativas desportivas, “temos apelado aos clubes que façam um esforço na formação dos seus jovens atletas. Pois, mais do que grandes jogadores, o desporto forma grandes homens para a nossa sociedade. O desporto tem esta capacidade”, considerava Berta Cabral, que esta tarde recebeu o Presidente do Clube Desportivo de Santa Clara, a equipa técnica, treinador e a equipa de Iniciados que alcançou o título 2010/2011 de Campeã de São Miguel.
Numa pequena homenagem à equipa campeã, Berta Cabral exortou os jovens atletas a continuarem a praticar desporto, como forma de exercerem uma cidadania activa, primeiro através do seu clube e mais tarde como membros da sociedade: “como atletas, o vosso contributo é essencial, mas mais tarde, como membros da comunidade, esperem que a sociedade exija mais de vós”, desafiou a Presidente.
A equipa de Iniciados do Santa Clara vai competir em Janeiro pelo título de Campeão Regional dos Açores o que, a acontecer, lhe conferirá o direito de representar a Região na final nacional do seu escalão.
Berta Cabral, para quem o sucesso do Santa Clara é também o sucesso dos Açores e do concelho, disse aos jogadores que “ser campeão é atingir as metas a que nos propusemos e que lutar passo a passo é atingir este objectivo”.
Na recepção, a Presidente de Câmara entregou ao responsável clube uma placa de reconhecimento pelas metas já alcançadas pela equipa de Iniciados e aproveitou a presença de Mário Baptista para saudá-lo, pela primeira vez, em nome da Câmara Municipal, como Presidente do Clube Desportivo Santa Clara.

Mário Nunes/CMPD

SPORTING DA HORTA DERROTADO NA MADEIRA

O Sporting da Horta não teve uma deslocação feliz ao arquipelágo da Madeira no passado fim-de-semana. Na partida da 16ª jornada da Liga de Andebol,  a equipa da Horta que jogou no Funchal frente ao Madeira SAD, e perdeu por um golo de diferença (28-27). Com esta derrota, a sétima no campeonato, o conjunto orientado por Filipe Duque baixou ao sétimo lugar com 33 pontos.

Mário Nunes

CAPELENSE PERDE NA RIBEIRA GRANDE

A formação de futsal do Capelense foi derrotada em casa na 10ª jornada da III Divisão Série D. A equipa orientada por José Freitas recebeu o Fabril Barreiro, segundo classificado, e perder por 2-3. Com esta derrota, a segunda no campeonato, o Capelense baixou ao sétimo posto com 16 pontos. Na 11ª jornada, agendada para 8 de Janeiro, os capelenses jogam no reduto do Quinta do Conte.

Maria Rocha

KARATÉ - DANIELA REIS E ANABELA SILVA VOLTAM A SUBIR AO PÓDIO NACIONAL EM LOULÉ

Duas atletas terceirenses subiram ao pódio no passado fim-de-semana, após prestarem provas no 18º Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores e 3º Campeonato Nacional de Sub-21, organizados pela Federação Nacional de Karaté - Portugal e realizados no Concelho de Loulé.

As karatecas Daniela Madalena Brito dos Reis (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo) e Anabela Lurdes Santos Silva (Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória) estiveram em evidência ao vencer várias eliminatórias nas provas de kumite (combate), arrecadando as medalhas de bronze nas categorias de -59kg e -60kg, respectivamente. Segundo o director técnico da AKA - João Guiod Castro, a prestação da restante comitiva foi excelente, pois a maioria dos elementos participantes ultrapassou diversas eliminatórias, quer nas provas de kata, quer nas provas de kumite, tendo sempre atingido os quartos de final, através da repescagem perdendo apenas para a última medalha do pódio. A comitiva da AKA presente no 18º Campeonato Nacional de Cadetes e Júniores e o 3º Campeonato Nacional de Sub-21 foi composta pelos seguintes atletas: André Raposo, Luís Mota, Alexandre Carreiro (Centro de Karaté de Lagoa), Daniela Hilário (Clube de Karaté-do Shotokan da Horta) Raquel Rego, Ruben Medeiros, Dário Almeida, Paulo Silva (Clube de Karaté Shotokan da Relva), Amélia Silva, Maria Borba, Ana Pereira, Daniela Reis, Joaquim Borba, Miguel Farto, Artem Utechenko, Catarina Pires (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo), Anabela Silva, Isabel Silva (Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória), Nicole Goulart (Clube de Karaté-do Shotokan o Morro). Acompanham também a comitiva os seguintes Treinadores e Dirigentes: António Moniz, Nelson Rego (São Miguel), João Castro e José Tomé (Terceira).

Mário Nunes/AKA

INICIADOS DO SANTA CLARA RECEBIDOS HOJE NA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA DELGADA


A equipa de futebol do escalão de Iniciados do Santa Clara é recebida esta terça-feira (21 de Dezembro), na Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O motivo da recepção prende-se com o facto daquela equipa dos escalões de formação de um dos maiores, se não o maior clube micaelense ter conquistado o título de Campeões de São Miguel.
A recepção no Salão Nobre dos Paços do Concelho está marcada para as 17 horas, de hoje, e a título de congratulação, a equipa receberá uma placa de reconhecimento por parte do Município.

Mário Nunes

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FUTEBOL INICIADOS: VITÓRIA PICO DA PEDRA CONQUISTOU TAÇA ANIVERSÁRIO

O Vitória Pico da Pedra no escalão de iniciados, conquistou no passado sábado a Taça Aniversário, ao empatar a zero bolas com o União de Nordeste. Ambas as equipas chegaram a este encontro com a possibilidade de vencerem a referida taça, sendo que para o Pico da Pedra o empate era suficiente dado já possuía 16 pontos contra os 14, do Nordeste.

O encontro iniciou-se em toada calma, mas com os atletas de ambas as formações a apresentarem-se algo nervosos até porque a responsabilidade era enorme. Assim, a bola passou mais tempo no ar e em grande disputa no meio do terreno de jogo. Na primeira parte do encontro, as situações de golo rarearam, pois era mais a aposta num jogo defensivo, que partir para loucuras.
Na parte complementar ambas as equipas entraram mais concentradas e com maior disposição de mostrar os seus dotes futebolísticos, o que fez a bola a circulasse mais pelo chão. E à medida que o tempo passava, o Nordeste começou a colocar mais homens na frente de ataque tentando chegar ao golo. Contudo, os jogadores do Vitória nunca permitiram que o perigo chegasse perto do seu guarda-redes Gonçalo.
A equipa do Nordeste começou então a ficar partida, perdendo o seu meio campo para os locais. Assim, a equipa da casa começou a criar algumas situações de perigo, tanto mais que aos 60 minutos de jogo falhou a sua melhor oportunidade de golo. Uma boa jogada pela esquerda com Tiago a cruzar para a área e dois jogadores da equipa da casa a falharem o remate vitorioso.
O Nordeste começou então optar pelo futebol directo, mas sem sucesso.
O Vitória do Pico da Pedra, jogando com um bloco mais compacto, criou mais perigo e tudo fez para ganhar o jogo. O empate contudo foi suficiente para conquistarem a Taça Aniversário.
Após o apito final, a festa foi feita pelos jogadores do Vitória, com o seu treinador Filipe Jorge a demonstrar-se um homem muito satisfeito.
Refira-se que o Vitória, nos últimos dois anos, não abriu o escalão de iniciados, pelo que este ano, a composição do seu plantel tornou-se uma tarefa difícil, já que muitos dos atletas são oriundos dos infantis, outros vindos do futsal e ainda resgatados a outros clubes (jogadores que eram do vitória, mas que com o facto do clube não ter aberto iniciados nos últimos 2 anos, pretenderam regressar ao vitória este ano). Daí que esta conquista tenha um significado especial, fruto do bom trabalho desenvolvido neste escalão.

Mário Nunes
Fotos: Direitos Reservados

BERTA CABRAL DÁ AS BOAS-VINDAS AOS ATLETAS CONVIDADOS DA 47ª SÃO SILVESTRE

A Presidente da Câmara deu hoje as boas-vindas aos mais de 100 atletas vindos de vários clubes do continente português para participarem na 47ª Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada, a mais importante prova de atletismo dos Açores e a segunda a nível nacional. 

Os atletas de vários escalões, que se encontravam acompanhados pelos respectivos treinadores e familiares, encheram por completo o Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sala de visitas de Ponta Delgada. Na sessão, em que também participaram outros elementos do executivo camarário, estiveram presentes Albertina Dias, campeã mundial e madrinha da maior prova de atletismo dos Açores, bem como o Seleccionador Nacional da modalidade, José Barros.
Berta Cabral aproveitou a ocasião para prestar uma homenagem a Albertina Dias, entregando uma placa simbólica da presença da campeã mundial em Ponta Delgada.
Segundo a autarca, esta prova organizada pela Associação de Atletismo de São Miguel com o apoio da autarquia, conseguiu colocar Ponta Delgada no mapa do desporto nacional“. E continuou dizendo que "É como muito orgulho que a Câmara de Ponta Delgada continua a apoiar a Corrida de São Silvestre, mesmo numa altura em que as dificuldades são cada vez maiores e em que as notícias pioram de dia para dia. É uma prova organizada pela Associação de Atletismo de São Miguel que, como poder público que somos, apoiamos porque queremos continuar a fazer da Corrida de São Silvestre um marco importante no atletismo, quer nos Açores, quer no país” - conclui.
Foram mais de 300 os atletas que participaram na São Silvestre 2010, que teve como ponto de partida as Portas da Cidade.


Mário Nunes/CMPD

RESULTADOS FUTEBOL SENIOR AÇORIANO

2ª Liga - 11ª Jornada

PENAFIEL - SANTA CLARA 1 - 1

2ª Divisão - 13ª Jornada

ATLÉTICO - OPERÁRIO 1 - 1
REAL - MADALENA 1 - 2
PRAIENSE - PINHALNOVENSE 0 - 0

3ª Divisão - 11ª Jornada

ANGRENSE - CAPELENSE 2 - 1
SPORTING IDEAL - LUSITÂNIA 0 - 1
UNIÃO MICAELENSE - VILANOVENSE 2 - 2
VITÓRIA PICO - PRAINHA 0 - 0
BOAVISTA SM - SANTIAGO 0 - 0

Texto e foto: Mário Jorge Santos

FUTSAL: SENIORES DO GONÇALO VELHO "ESPREMERAM" O GD SÃO PEDRO POR 15-0 -SANTA MARIA

Resultados de Futsal deste fim de semana na Ilha de Santa Maria:

Infantis: GD São Pedro  1 - CD Marienses  3
Iniciados: GD São Pedro  0 - CD Marienses  7
Juniores: GD São Pedro  3 - GD Gonçalo Velho  4
Séniores: GD Gonçalo Velho  15 - GD São Pedro  0

Mário Jorge Santos
Foto: Direitos Reservados

domingo, 19 de dezembro de 2010

DIRECÇÃO DO GD SÃO ROQUE AMEAÇA FECHAR O CAMPO POR FALTA DE CONDIÇÕES – PONTA DELGADA

Os balneários estão localizados por debaixo da obra de construção da nova sede social e porque não estão fechadas deixam entrar toda a chuva que tem assolado a freguesia de São Roque. Ora a precipitação tem sido tão intensa que as águas das chuvas acumulam e infiltraram-se para o piso debaixo onde funcionam balneários, sala de direcção e outras.
Por exemplo, na passada quarta-feira não houve jogo porque os balneários estavam totalmente inundados.
O jogo de futebol que opunha as equipas do GD São Roque e do Operário, agendado para a noite da passada quarta-feira, dia 15, e referente à 16ª e antepenúltima jornada do campeonato de São Miguel, não se realizou devido às fortes chuvas que se fizeram sentir. Não que o relvado sintético não oferecesse condições para que o desafio se realizasse mas sim porque os balneários estavam a meter água por todos os lados!
E esta situação foi a gota de água que fez transbordar a paciência dos dirigentes do Grupo Desportivo São Roque que há mais de meio ano convivem diariamente com obras que avançam devagar. Tudo porque a prometida nova sede está “parada” no tempo e com a estrutura superior, localizada por cima dos balneários, à mercê das intempéries, a parte inferior é que paga as consequências. Aliás de referir que no dia 11, o DFA esteve junto das referidas obras e encontrou dois trabalhadores a laborar. Claro que são poucos trabalhadores para uma obra daquela envergadura.
Em Agosto passado as obras de construção da sede, novos balneários, estruturas médicas de apoio e bar pareciam decorrer a bom ritmo mas com o acentuar da crise a empreitada foi ficando para trás. Até ao final do Verão não veio mal ao mundo mas com a chegada do Inverno que consigo tem trazido fortes chuvas, não há balneários que resistam a tanta água.

BALNEÁRIOS INUNDADOS...
Na passada quarta-feira foi o dia de bater com a porta. Os balneários da equipa visitada e visitante não ofereciam condições para os jogadores se equiparem e o trio de arbitragem, também ele afectado no seu balneário, não teve outra solução que não fosse não realizar a partida devido ao mau estado em que se apresentavam as estruturas. Entretanto, a Associação de Futebol de Ponta Delgada já remarcou o jogo para a próxima terça-feira, dia 21, mas nenhum dos emblemas concordou com o agendamento. Primeiro porque poderá repetir-se a situação e segundo porque coincide com o período de férias escolares dos jovens, o que poderá proporcionar que Desportivo de São Roque e Operário possam apresentar-se desfalcados para uma partida decisiva para a atribuição do título micaelense.
Para além disso, a Direcção do clube, presidida por Paulo Rego, já fez chegar a sua insatisfação à Câmara de Ponta Delgada, ameaçando os dirigentes fechar o recinto e interditar a realização de jogos enquanto as obras não estiveram concluídas. O problema, segundo apurou a RTP-A, “é que a crise faz com que não haja verba para finalizar a empreitada”.

Mário Nunes/RTP-A
Foto: Mário Nunes

RESULTADOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO MARITIMO SPORT CLUB - AFPD

Benjamins:
Maritimo 11 - Vale Formoso 0
Infantis:
Maritimo 5 - Pico da Pedra 3
Iniciados:
Maritimo 0 - Águia 1
Juvenis:
Maritimo 0 - União Micaelense 1
Juniores:
Maritimo 0 - São Roque 3
Mário Nunes

INFANTIS: SANTA CLARA VENCEU BOTA FOGO MAS OS VISITANTES MARCARAM PRIMEIRO

O CD Santa Clara apresentou-se ontem, perante uma bem estruturada equipa do Bota Fogo, no escalão de infantis, que nos primeiros minutos de jogo conseguiu colocar a sofrer alguns corações de adeptos e dirigentes encarnados. É que os visitantes estruturaram-se de tal forma na defesa com arranque rápido para o meio campo, que o Santa Clara foi apanhado desprevenido. E por isso acabou por sofrer na primeira emboscada à baliza local o golo que ninguém esperava ver. Mas a formação encarnada ciente do seu valor imprimiu um ritmo mais competitivo e o técnico Lousada começou a puxar pelos seus pupilos de tal forma que rapidamente os locais passaram de vencidos a vencedores. Ao intervalo o resultado já acusava 6-1 para o Santa Clara.
A parte complementar foi um conjunto de facilidades para os locais que marcaram mais meia dúzia de golos, colocando assim o resultado final em 12-1. Der salientar os dois golos marcados por o atleta encarnado Pedro Freitas que marcaram a diferença, num atleta que promete um futuro risonho no mundo da bola.

Texto e Foto: Mário Nunes

sábado, 18 de dezembro de 2010

INICIADOS: OPERÁRIO VENCEU RABO DE PEIXE POR 5-1 - AFPD

CAMPEONATO DE SÃO MIGUEL -2ª fase

OPERÁRIO 5 - RABO DE PEIXE 1

Ao intervalo o resultado esatava em 2-1 a favor dos locais, com golos dos fabris Sambento de penalidade e Nuno Furtado.
Na parte complementar os lagoenses marcaram mais três golos por Zé-Bedum (2) e Nuno Furtado. O placard no final o resultado acusava 5-1.

Mário Nunes

INFANTIS: SANTO ANTÓNIO FOI AO NORDESTE PERDER POR 4-3 - AFPD


Em mais um encontro do Campeonato de São Miguel - 2ª fase, o CD Santo António deslocou-se ao Nordeste para defrontar a equipa local. Apesar de muita luta entre os conjuntos em campo, a vitória ficou em casa, já que a equipa do Nordeste venceu por 4-3. João Costa marcou dois golos e João Tiago visou uma vez, para a equipa de Ponta Delgada. Este era um resultado que não estava nas perspectivas do técnico Bruno Lourenço, "mas ainda existem muitos jogos e estão várias pontos em jogo".

Maria Rocha

BENJAMINS: JUVCAP EMPATOU EM SANTO ANTÓNIO A DUAS BOLAS

Campeonato de São Miguel - 2ª fase

Juvcap  2 - CD Santo António 2

Pelo Santo António marcaram João Oliveira e Machado.

MN

BENJAMINS: MARITIMO VENCEU VALE FORMOSO POR 11-0 - AFPD

Campeonato de São Miguel -2ª fase
Maritimo Sport Clube 11 - F. C. Vale Formoso 0

MN

INFANTIS: MICAELENSE "B" VENCEU SPORTING IDEAL

CANPEONATO DE SÃO MIGEUL - 2ª fase
União Micaelense "B" 4 - S poring Ideal 1

MN

INFANTIS: MARITIMO VENCEU VITÓRIA DO PICO DA PEDRA - AFPD

  
O Marítimo Sport Clube que se encontra na série A, do Campeonato de S. Miguel - 2ª fase, arrancou hoje mais uma nova etapa ao receber e vencer o Pico da Pedra por 5-3. Num desafio que inicialmente foi fácil para os locais, transformou-se numa segunda parte mais complicada, pois a formação da Ribeira Grande apesar de se encontrar a perder nunca baixou a cabeça e ao intervalo o resultado acusava 1-0, para os locais. Os marcador do Marítimo foi o atleta Miguel.
A parte complementar foi bem corrida, pois marcaram-se vários golos com ambas as formações a lutarem para conquistar os três pontos em disputa. O Maritimo voltou a marcar por duas vezes seguidas, por Erico e Giesta, este último de grande penalidade (3-0). Mas o encontro continuou numa incessante luta, com os locais a muito correrem e a desperdiçar oportunidades, umas atrás das outras. Mas num dos contra-ataques os visitantes conseguiram reduziu para 3-1.
A meio da segunda parte o Pico da Pedra ficou reduzido a seis elementos por expulsão directa, através do cartão vermelho, do camisa 5. Aos 21 minutos, Miguel marcou novamente e fez o 4-1, para passados quatro minutos o Pico da Pedra voltar a marcar (4-2). Logo de seguida Miguel visa novamente e coloca o resultado em 5-2. Já perto do final, a formação do Pedra usufruiu de uma grande penalidade que foi convertida e assim estava feito o resultado final, 5-3.

Texto e fotos: Mário Nunes