Realizou-se no passado sábado dia 4 de Dezembro, no Teatro Ribeiragrandense, a conferência/debate “Em Busca da Onda Perfeita – Os Desportos de Ondas e a Sociedade Açoriana” Perspectivas Económicas e Preservação Ambiental para um Desenvolvimento Sustentado, uma organização da USBA – União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores.
Presidiram à mesa de honra o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, Subsecretário Regional das Pescas, Comandante Marcelo Pamplona e o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande Ricardo Silva. Na cerimónia de abertura o Secretário Regional da Economia referiu que os Açores “têm vindo a despertar para a importância do Mar fora das suas áreas tradicionais” e para “o desafio de transformar esse potencial em desenvolvimento, postos de trabalho e riqueza”. Os desportos de ondas são exemplo dessas áreas não tradicionais e marca da sua importância é o “papel que podem ter no âmbito do Turismo”, o Secretário deu assim um sinal claro do valor que o Governo Regional dá a este sector no desenvolvimento económico da região.
Na conferência participaram cerca de dezassete conferencistas, especialistas em diversas áreas desde a economia à sociologia, passando pela geografia, o ambiente, as pescas, o associativismo, etc. Entre outras matérias, trataram-se assuntos ligados com a valorização e a preservação dos locais onde se praticam desportos de ondas referindo-se a necessidade da criação do conceito de santuários do surf e a sua promoção no cartaz turístico da região, promovendo-se os Açores como uma experiência de surf vasta e integrada, conciliando a qualidade das ondas com a beleza natural, a segurança do destino e componentes culturais e de vivência.Presidiram à mesa de honra o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, Subsecretário Regional das Pescas, Comandante Marcelo Pamplona e o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande Ricardo Silva. Na cerimónia de abertura o Secretário Regional da Economia referiu que os Açores “têm vindo a despertar para a importância do Mar fora das suas áreas tradicionais” e para “o desafio de transformar esse potencial em desenvolvimento, postos de trabalho e riqueza”. Os desportos de ondas são exemplo dessas áreas não tradicionais e marca da sua importância é o “papel que podem ter no âmbito do Turismo”, o Secretário deu assim um sinal claro do valor que o Governo Regional dá a este sector no desenvolvimento económico da região.
A destacar também a apresentação por parte da associação S.O.S. – Salvem o Surf de uma proposta alternativa ao projecto de melhoria do porto de pesca de Rabo de Peixe baseada no modelo de recife artificial que poderá apresentar-se como uma opção importante na procura de uma solução técnica para o investimento no local que seja equitativa e salvaguarde todos os interesses envolvidos, tanto dos pescadores, como dos praticantes de desportos de ondas e do Governo Regional.
Mário Nunes (jornalista)