O CD Santa Clara venceu, este domingo, perante um Moreirense que se apresentou em campo cheio de vontade em conquistar os três pontos em disputa nesta 20ª jornada da Liga Orangina.
O desafio que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, foi um misto de futebol e de muitos nervos, nomeadamente na parte complementar, onde os visitantes deram muita luta para arrecadar, pelo menos o empate.
Relativamente ao encontro, propriamente dito, este pautou-se pelo domínio na posse de bola, durante a primeira parte, por parte do CD Santa Clara. Assim, num lance de grande estilo, aos 25 minutos, o atleta Ricardo Dias, da equipa da casa, acabou com a incerteza do jogo, ao fazer um golo que iria mudar o rumo dos acontecimentos e fixar o resultado final (1-0).
A parte complementar foi mais equilibrada dado que o Moreirense apresentou-se aguerrido ao ponto de criar algumas oportunidades de golo, mas a finalização dos homens comandados por Jorge Casquilha, não foi a melhor. Apesar disso, o Moreirense nunca desistiu e foi sempre para a frente de ataque.
Mas quem ia conseguindo ganhar tempo e vantagem no marcador, era o Santa Clara com o golo solitário de Ricardo Dias, que acabou por ser expulso, na segunda parte, por acumulação de cartões amarelos. Mesmo assim, a jogar com dez elementos, o Santa Clara aguentou a pressão dos atletas de Moreira de Cónegos, e ainda criou algumas oportunidades de ampliar o marcador, mas a finalização falhava consecutivamente.
Aos 83 minutos, o Moreirense teve ainda a oportunidade de empatar o jogo através de uma grande penalidade. Contudo, Luís Pinto não conseguiu marcar, enviando o esférico para as mãos de Ney, e na recarga a bola foi enviada para fora do relvado.
No fim do jogo, o treinador Jorge Casquilha, em conferência de imprensa, referiu que " esta deslocação ao Açores é sempre muito complicada. Tentámos fazer o que melhor conseguíamos, mas o Santa Clara dificultou-nos imenso a vida, e acabaram por vencer com dignidade...".
De ressalvar que ainda estão 30 pontos em disputa e o Santa Clara encontra-se apenas a sete pontos do primeiro classificado que é o Trofense, e que acumula 36 pontos.
BRUNO MOURA NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
A nossa reportagem esteve presente na conferência de imprensa e ouviu ambos os técnicos, sendo que Jorge Casquilha apenas respondeu a uma pergunta que lhe foi colocada e rapidamente recolheu aos balneários. Reconheceu que a sua equipa não esteve bem e as condições atmosféricas acabaram por prejudicar a sua formação.
Já o treinador da casa, Bruno Moura respondeu a duas questões sendo a segunda da nossa reportagem relativamente ao feito da quarta conquista consecutiva e o que era esperado do futuro em Belém, perante um Belenenses cheio de vontade em subir de divisão. A resposta não se fez esperar: "Agora e depois desta vitória apenas pensámos em vencer em Belém o que eu acredito que vai acontecer...Nós vamos ao Belenenses vencer porque é para isso que todos os dias trabalhámos".
Bruno Moura ainda realçou que não espera facilidades em Lisboa, mas que o seu conjunto estava preparado para todas as eventualidades.
Texto: Mário Nunes
Fotos: Mário Jorge Santos