Uma comitiva composta pelos elementos António Mota, Emanuel Oliveira, André Matos e André Torres do Karate Clube de Ponta Delgada, Paulo Telheiro, Roberto Machado e Ricardo Cabral do Clube de Karate da Ribeira Grande deslocaram-se no passado fim-de-semana ao continente para participar no “Estágio de Primavera” de Karate Shotokan organizado pela JKA-Japan Karate do Portugal o qual decorreu em Cacilhas e Caneças.
Para orientar o evento deslocou-se do Japão (da cidade de Sendai, cidade afectada pelo tsunami) o Sensei Toshihiro Mori (7º Dan JKA, membro do Shiankai da JKA) que juntamente com Sensei Peté Pacheco (7º Dan JKA , representante da JKA em Portugal ) e Sensei António Pula (6º Dan JKA) proporcionaram a todos os presentes um estágio técnico de elevada qualidade.
No final do estágio, seguiram-se os habituais exames de graduação para Dan JKA (cinto negro) com a participação de um painel de examinadores da JKWF (Japan karate World Federation) composto pelos Senseis, Tshihiro Mori, Peté Pacheco, António Pula, Reinaldo Rodrigues ,Júlio Crespo e João Carreiro que avaliaram as provas de 24 candidatos de graduações desde 1ºDan a 5º Dan JKA.
De destacar as prestações dos jovens, André Matos e André Torres, praticantes do KCPD com cerca de 11 anos de prática ininterrupta, que se submeteram ao exigente exame para 1º Dan JKA bem como os exames para 4º Dan JKA dos Instrutores António Mota e Paulo Telheiro.
Entretanto os Instrutores António Mota e Paulo Telheiro que iam deslocar-se ao Japão (Tokyio) entre 9 e 19 de Abril para frequentar um estágio na cidade nipónica e participar num curso de qualificação de instrutores tiveram que cancelar as suas idas pelos recentes acontecimentos que ocorreram naquele país, e por não haver condições de segurança face à calamidade de todos conhecida.
Como nota final salienta-se a grande atitude, coragem e profissionalismo de Sensei Mori que apesar de na altura da tragédia, na sua cidade (Sendai), estar em Portugal sem ter contacto com os seus familiares orientou o estágio de uma forma natural e descontraída como se nada se tivesse passado. Mais tarde e no seu regresso ao Japão tivemos a triste noticia que tinha perdido a sua casa o seu Dojo e alguns familiares.
A Japan Karate Association (JKA) e todos os seus filiados a nível mundial estão a organizar uma campanha de solidariedade para angariação de fundos para ajudar Sensei Mori a enfrentar esta tragédia. Os Clubes dos Açores certamente não ficarão indiferentes a esta causa.
Maria Rocha/KCPD