O VI Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas teve lugar em Tavira no passado mês de Abril de 20 a 23 com a realização de 10 regatas na Laser Standard.
Nas dez regatas, e após quatro dias de prova, Rui Silveira, obteve nove primeiros lugares e um segundo lugar, tendo o velejador do Clube naval da Horta revalidado o seu título de Campeão de Portugal de Laser Standard, superando Tiago Morais, do Clube Naval de Leça e Hélio Lopes, do Grupo Naval de Olhão.
Esta prova apurou o velejador da classe para participar nas provas London Olympic Games Test Event – 2011 que se realizará em Weymouth, Grã-bretanha, de 31 de Julho a 13 de Agosto de 2012 e Campeonato Mundial de Classes Olímpicas de Vela – 2011 que se realizará em Perth, Austrália, de 3 a 18 de Dezembro de 2011, constitui-se como a prova mais importante da qualificação para os Jogos Olímpicos 2012.
Tendo por base o sistema de qualificação publicado pela ISAF para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, O Campeonato Mundial de Classe Olímpicas de 2011. Já em Perth, Austrália apurará 75% das vagas definidas para cada Classe, restando 25% que serão preenchidas nos respectivos campeonatos do Mundo de cada classe, no ano 2012, em local a definir. Nestes termos, por um lado temos a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos, e por outro, a selecção dos representantes de Portugal naquela competição.
Rui Silveira velejador do Clube Naval da Horta da classe Laser Standard cumpriu os critérios nacionais para participar nas provas de apuramento para os Jogos Olímpicos 2012.
Depois do campeonato de classes olímpicas, Rui Silveira participou de 13 a 15 de Maio no Campeonato Nacional de Classe Laser, realizado na Figueira da Foz ficando em 1º lugar nas 5 regatas realizadas.
Rui Silveira parte na próxima quarta-feira, dia 24/05, para Holanda, para participar na prova de circuito Olímpico, organizada pela Royal Netherlands Yachting Union (RNYU), the Royal Yacht Club Hollandia and Trefpunt Sports & Entertainment de 24 a 29 de Maio.
Mário Nunes/CNH