Assinalando o Dia Internacional contra as Dependências mas inserindo-se igualmente nas comemorações do Ano Internacional das Florestas, esta foi uma actividade desenvolvida pela Empresa Municipal de Lagoa, conjuntamente com o CALAG e o Clube de Orientação de São Miguel.
Com duas provas distintas, percurso pedestre e BTT, a "Aventura contra as Dependências" consistiu num percurso com diversas etapas onde cada uma das equipas teve de se orientar, com recurso a um mapa fornecido pela organização, tendo de se deslocar a uma série de locais onde os aguardavam diversas actividades, como a realização de jogos de Paintball, sob responsabilidade da empresa HSport, para além de actividades de tiro com arco que foram promovidas pela Associação Regional de Tiro. Paralelamente a isto, os participantes puderam testar os seus conhecimentos através de acção com questões sobre as dependências, promovida pelo CEFAL/Serviços de Acção Social.
O percurso pedestre teve uma extensão de seis quilómetros, com inicio na estrada regional para a Lagoa do Fogo e terminando no Parque da Macela, enquanto o percurso de BTT teve uma extensão de 14 quilómetros com inicio e o fim neste parque florestal.
Para a organização do evento, apesar da instabilidade do tempo, esta foi uma actividade de grande sucesso, conseguindo mobilizar muitas pessoas para esta "Aventura contra as Dependências", num clima de boa disposição e grande entreajuda entre os presentes.
No final do percurso, e já dentro da zona de lazer do Parque Florestal da Macela, os participantes puderam apreciar uma sardinhada que terminou da melhor forma uma actividade dedicada ao bem-estar e à promoção de estilos de vida saudáveis.
Maria Rocha/CML