A primeira edição da série Açores de Futsal, prova que integra o quadro competitivo da III Divisão Nacional, já tem os participantes definidos. As três associações dos Açores repartem entre si o número de equipas suas filiadas com direito à presença no campeonato nacional. AF de Ponta Delgada e AF de Angra do Heroísmo colocam quatro formações cada e AF da Horta tem direito a dois representantes.
A Associação de Futebol de Ponta Delgada classifica o Desportivo de Rabo de Peixe (campeão de São Miguel), CDE Vila Franca do Campo (segundo classificado), Capelense Sport Clube (repescado da III divisão, série D) e CD Marienses (campeão de Santa Maria) são estes os representantes.
A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo coloca as equipas da Casa da Ribeira (campeã de ilha), Matraquilhos FC, União Praiense e Posto Santo.
A Associação de Futebol da Horta classifica as equipas para série Açores de Futsal o Fayal Sport Clube (campeão da ilha Faial) e Madalena (segundo classificado no torneio de apuramento onde o Fazendense, da ilha das Flores, falhou o acesso por ter sido o terceiro e último colocado).
Ao todo são dez e as equipas que vão jogar no sistema todos contra todos a duas voltas, e que vão disputar o campeonato recém-criado, que apura o vencedor para 2ª divisão da modalidade, a ter início em Janeiro de 2012 (em principio). O facto de começar mais tarde deve-se ao número de equipas participantes na série Açores e assim terminar ao mesmo tempo com as suas congéneres do Continente que têm um maior número de participantes. Com o objectivo de rodar e preparar os atletas para esta competição estas equipas vão participar na primeira prova da época em cada associação no início de Outubro.
"Assim, desejo a todas as equipas participantes uma época de 2011-2012 cheia de sucessos desportivos, para um franco e harmonioso desenvolvimento da modalidade por estas ilhas dos Açores".