sábado, 11 de junho de 2011

GOVERNO DOS AÇORES REFORÇA APOIO AO SATA RALLYE AÇORES E ATRIBUIRÁ UM MILHÃO DE EUROS

O Governo dos Açores atribuirá este ano um apoio de um milhão de euros ao SATA Rallye Açores, a maior prova desportiva que tem lugar na Região e que, à semelhança dos últimos anos, traz a São Miguel as equipas do Intercontinental Rallye Challange (IRC).
O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que presidiu ontem à noite, em representação do Presidente do Governo Regional, à apresentação pública do programa da prova, reiterou o empenhamento do executivo açoriano em apoiar o SATA Rallye porque reconhece “a importância que os Açores têm em chegar mais longe e mais alto através do desporto automóvel e, é por isso, que os apoios este ano foram reforçados”.
Os diferentes departamentos do Governo dos Açores irão apoiar a 46ª edição da prova de diferentes formas, quer seja através da mobilização de equipamentos, ao nível das comunicações, segurança, entre outros.
“Nós temos noção de nem sempre os modelos económicos que às vezes se arranjam para justificar a despesa se justificam, isso tem que ser visto com muito cuidado porque há muitas maneiras de incluir varáveis nos modelos económicos para eles resultarem em investimentos produtivos”, referiu José Contente.
Nesse sentido, acrescentou o governante, é preciso ponderar os investimentos e eles têm que gerar, por si, mais receitas, como acontece com esta mediática e importante prova do desporto automóvel, inserida no IRC. “Este é, por exemplo, um investimento que consideramos fundamental para a Região porque traz muitas vantagens, umas imediatas e outras a médio e a longo prazo e é assim que nós entendemos o desenvolvimento nos Açores”, afirmou o Secretário Regional.
José Contente valorizou o empenhamento de diversas entidades para que o Grupo Desportivo Comercial consiga organizar e promover mais uma edição do SATA Rallye, com a distinção e qualidade que lhe são reconhecidas internacionalmente.
“Esta expressão desportiva que tem vindo a crescer, com mérito da organização, e pela congregação de um empenhamento das instâncias que têm responsabilidades no nosso desenvolvimento”, disse ainda o membro do Governo Regional.
É, por isso, refere José Contente, “uma aposta ganha, que gera efeitos reprodutivos do investimento público através do turismo e que garante, a médio prazo, um aumento da receita pública regional.

GaCS