As Jornadas técnicas abriram na sexta-feira, com a prelecção “Intervenção Pedagógica com Crianças e Jovens” destinada a todos os dirigentes e treinadores do Clube e convidados. Uma plateia de duas dezenas de participantes, onde se incluiam técnicos de outras modalidades como voleibol, karaté e esgrima, teve a possibilidade de discutir e refletir sobre o papel do treinador de formação.
As sessões práticas, destinadas exclusivamente aos treinadores da modalidade, tiveram lugar no dia 11 e 12. Nas sessões dedicadas ao treino de MINIS foi dado destaque aos “conteúdos e as orientações programáticas”, no trabalho com sub-14 abordou-se “Defesa ao jogador com bola”, e “Passe” e com os Sub-16, “Contra-ataque” e “Bloqueios Ofensivos”.
Nas palavras dos responsáveis do Clube Ana de Santa Maria, ”O objectivo das Jornadas Técnicas é proporcionar aos treinadores conhecimentos e ferramentas que lhes permitam planear, organizar e executar as suas tarefas diárias como treinadores de crianças e Jovens. E nessa perspectiva foram um sucesso, todos e cada um dos participantes sairam enriquecidos, não só pelos muitos e bons momentos de aprendizagem proporcionados mas também pelo entusiasmo e pela paixão contagiante do Prof. José Tavares”.
A segunda parte das II Jornadas Técnicas, dedicado à Psicologia Desportiva, realiza-se no próximo fim de semana com a colaboração do Dr. Pedro Henrique Garcia Lopes de Almeida (I.S.P.A.) e da treinadora de Basquetebol do Clube Ana, Liliana Marreiros, que encerra as Jornadas com a prelecção “Clube Ana de Santa Maria – O desafio da Formação” que incidirá sobre o projecto de desenvolvimento desportivo deste clube açoriano.
Mário Nunes/CASM