O Centro de Formação e Educação Ambiental de Lagoa (CEFAL), gerido pela EML, promoveu uma acção no Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa.
Subordinada ao tema “Jogos Ambientais nas Piscinas”, esta foi uma acção que contou com a colaboração do sector de desporto da Empresa Municipal de Lagoa, que se aliou, assim, ao sector de educação e formação da EML, realizando jogos que envolveram cerca de 40 crianças em duas acções desenvolvidas na manhã de ontem e de hoje.
Estes foram jogos que tiveram como objectivo primordial aproveitar o lazer associado à época balnear para incutir determinados conceitos ambientais e sensibilizar para algumas temáticas, designadamente a importância da água e o problema da poluição do mar.Assim, para abordar o primeiro tema, promoveu-se o jogo chuveiro de água, procurando-se chamar a atenção para a pequena quantidade de água potável que existe no nosso planeta, sendo premente adoptar atitudes diárias com vista a economizar este recurso que não é inesgotável.
Seguidamente houve lugar ao jogo Mancha tóxica, que se iniciou com uma abordagem sobre as catástrofes provocadas pelo homem no mar, dando-se destaque ao derrame de petróleo, e o efeito que estas têm na vida aquática. Foi igualmente dado realce ao tempo de degradação dos resíduos no mar, antes de se iniciar este jogo.
Estas foram acções bem recebidas pelas camadas mais jovens que, para além de poderem usufruir da zona balnear, trabalharam e interiorizaram alguns conceitos ambientais.Para meados de Julho, o sector de educação, com a colaboração do sector de desporto, irá novamente desenvolver acções educativas nas Piscinas Municipais de Lagoa, desta vez relacionadas com a temática da educação para a saúde.
Maria Rocha/CML