segunda-feira, 18 de julho de 2011

KARATÉ: AÇORIANOS EM ESTÁGIO INTERNACIONAL - COIMBRA

Vão estar no próximo fim-de-semana em Coimbra vários karatecas açorianos, com a finalidade de participar no Estágio Internacional de Karaté Shotokan promovido pelo Centro Português de Karaté.

A orientação deste seminário de três dias está a cargo do treinador Sensei Luis - María Sanz - 7º Dan, um dos mais conceituados técnicos de karaté da vizinha Espanha. Verdadeiro "expert em Katas Shotokan" conforme testemunham as doze vezes em que foi campeão de Espanha, as três vezes em que foi campeão europeu (91,92 e 93) e uma vez campeão do mundo (92), proeza essa que lhe valeu o título de primeiro atleta não Japonês a alcançar tal lugar num campeonato mundial.
A comitiva açoriana, é até agora constituida por seis elementos, sendo: João Castro, Carlos Ferreira, Daniela Reis (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo), Carlos Gomes, Salvador Correia e Bruno Duarte (Clube de Karaté-do Shotokan da Horta), podendo ainda vir a participar elementos das outras ilhas.
Dos karatecas participantes destaque para o Treinador Carlos Ferreira (praticante há 20 anos) que irá prestar provas para a graduação de Sandan ou 3º Dan (terceiro nível de cinto negro), grau esse que atribui o estatuto de Mestre ou Professor (Sensei). Também a atleta do CKSAH, Daniela Reis praticante há 11 anos) irá prestar provas para a graduação de Shodan ou 1º Dan (primeiro nível de cinto negro). Os exames de graduação de Dan (cinto negro) irão decorrer no domingo, dia 24 a partir das 12 horas, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra (junto ao Centro Comercial Dolce Vita no Bairro da Solum) à porta aberta como sempre acontece na maior associação de karaté dos país (CPK). Os candidatos a este tipo de exames estão sujeitos a uma enorme pressão psicológica pela dificuldade e rigor técnicos exigidos e terão de apresentar-se em condições físicas excepcionais. O júri de exames do
CPK será constituído pelos técnicos, Sensei José Ramos - 7º Dan, Sensei Rómulo Machado - 6º Dan e Sensei José Melo - 6º Dan.

Mário Nunes/DFA