Um grupo composto pelos Senseis, António Mota, Paulo Telheiro e os Karatecas Pedro Moniz, Artur Tavares e Luís Teixeira, todos do Karate Clube de Ponta Delgada participaram com muito empenho num seminário/estágio sobre pontos vitais (kyusho jitsu) que se realizou nas Portas do Mar, em Ponta Delgada e que teve com formador o expoente máximo dessa arte, o grande Mestre Evan Pantazi, pessoa de uma grande simplicidade, profissionalismo e uma grande capacidade de comunicação.
No Karate, as técnicas de golpes sobre pontos de pressão estão inseridas nos níveis de bunkai (estudo das aplicações práticas de um kata) mais avançados, estando presentes em cada kata (formas), desde o mais básico.
Há três formas de manipular os pontos vitais: impacto, pressão e estrangulamento. Como resultado, ao corpo humano podem acontecer várias situações, como seja dor, choque, perturbações respiratórias, paralisia temporária, forte torção, deslocamento de juntas, fractura de ossos e hemorragia interna.
O estudo do Kyusho consiste na aprendizagem da manipulação e utilização de pontos vitais para incremento da eficiência das técnicas e possibilidades em qualquer área de intervenção, da arte marcial ao dia a dia.
"Porque iniciativas destas são de louvar, o Karate Clube de Ponta Delgada enaltece esta iniciativa do Sensei Ricardo Castro em trazer aos Açores um mestre reconhecido internacionalmente".
DFA/KCPD