A espectacularidade da Super Especial do SATA Rallye Açores projecta não só os Açores além fronteiras, através dos meios de comunicação nacionais e internacionais, mas também populariza o desporto automóvel, considerou ontem o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
Na etapa rainha do primeiro dia de prova, que juntou mais de 40 mil pessoas na cascalheira do Grupo Marques, José Contente, em representação do Presidente do Governo dos Açores, referiu que “o sucesso desta prova reside não só no aspecto inédito, uma espécie de autódromo em terra, mas também pelo facto do desporto automóvel, que inicialmente era um desporto de elite e hoje em dia é popular, angariou a adesão e simpatia do público”.
O governante realçou o papel da actual e das anteriores direcções do Grupo Desportivo Comercial que, apoiado pelo Governo Regional, tem promovido os Açores pelo mundo fora.
“O SATA Rallye Açores é um cartaz turístico além fronteiras, é uma prova altamente escrutinada por observadores nacionais e internacionais e tem mostrado a sua credibilidade junto das instâncias internacionais, que avaliam este tipo de desporto, é, por isso, uma frente avançada de promoção dos Açores”, acrescentou, a propósito.
A promoção do destino Açores e o retorno para a economia regional associados ao SATA Rallye Açores justificam, entre outros factores, o forte investimento concedido à organização da principal prova desporto automóvel nos Açores, “porque, por si, constitui uma alavanca no turismo da Região”, adiantou José Contente.
GaCS/DFA