O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan está de volta às ondas da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores, entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro. Depois da atribuição do estatuto Prime à etapa, em 2010, este ano a organização pretende aumentar a possibilidade desta se realizar com ondas de elevada qualidade, deslocando a prova para o final do mês de Setembro, uma época do ano mais consistente em boas ondulações.
Esta será a nona etapa (de onze) do circuito mundial de surf de qualificação com o estatuto Prime, a última na Europa e também a derradeira etapa do circuito mundial feminino de qualificação. Com 250.000 dólares de prize-money e 6500 pontos para o ranking do vencedor, esta etapa será essencial para os melhores surfistas do mundo, uma vez que oferece uma pontuação extremamente atractiva numa época do ano muito importante para a sua afirmação no ranking mundial, exactamente entre as etapas de Trestles (EUA) e Hossegor (França) do World Tour. Por isso, a prova contará com a presença dos melhores surfistas do mundo, com destaque para os que competem na elite mundial e para alguns jovens candidatos à entrada no Top 32. Na última etapa deste circuito, realizada recentemente, na Califórnia, o deca-campeão mundial Kelly Slater saiu vitorioso, mostrando ao mundo que o seu reinado ainda não terminou e lançando aquela que muito provavelmente poderá ser a disputa pelo título mundial mais acirrada dos últimos anos.
Para dar uma maior dimensão e importância ao evento, os Açores contarão com a presença feminina pelo segundo ano consecutivo. Esta será a oitava e última etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação, com seis estrelas de pontuação e 35.000 dólares de prize-money, definindo assim as atletas que conseguiram “vaga” no World Tour feminino de 2012.
“É com enorme prazer que vejo novamente uma etapa Prime nos Açores e este ano, mais do que nunca, foi feita uma grande aposta para que esta seja vista em todo o lado,” afirma Rodrigo Herédia, director de prova. “Desde a transmissão total do evento no MEO Interactivo à RTP, que fará uma cobertura alargada e também ao FUEL TV, que vai transmitir o dia das finais em directo para Portugal, resto da Europa e (muito provavelmente) para os EUA, bem como a Internet, claro, que cada vez mais tem uma alta qualidade e adesão de internautas,” comentou o responsável.
“Para que tudo isto seja possível, a organização fez este ano uma grande aposta nos meios técnicos, desde recrutar empresas de topo mundial, como a Media Luso, para assegurar a qualidade de transmissão do evento em HD, bem como fez uma parceria com o MEO e a TMN para assegurarem o fornecimento em fibra óptica até ao local do evento, garantindo assim uma maior rapidez e qualidade dos serviços,” conclui o organizador e mentor deste evento.
Por todas estas razões, este ano não há mesmo motivos para não assistir ao Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan, de 26 de Setembro a 2 de Outubro, na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores… ou num monitor.
Este evento é organizado novamente pela DAAZ Eventos e pela USBA (União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores), e que contam com o patrocínio do Turismo dos Açores, entre várias empresas.
DFA