Têm início hoje no Campo de Férias "Aprenda Hábitos de Vida Saudáveis", organizado pelo Centro de Saúde de Nordeste e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nordeste. O campo têm o objectivo de ensinar aos jovens hábitos de vida saudáveis, como comer de forma equilibrada e a importância da actividade física no nosso dia-a-dia. Afirma Carlos Mendonça, Presidente dos Bombeiros de Nordeste, um dos responsáveis pela organização do evento.
O campo é constituído por 30 crianças com excesso de peso ou obesas, referenciadas por médicos de família, nutricionistas ou pediatras. Aberto a todas as crianças da região com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos.
"Este projecto teve início no passado mês de Junho com a organização de um Fórum sobre a Obesidade Infantil, que decorreu no Nordeste terminando com 10 dias de campo de férias, com o objectivo de mostrar às populações dos Açores o problema que temos entre nós e no mundo inteiro, considerado a pandemia do século XXI, a obesidade Infantil. Que têm uma origem bem definida, o sedentarismo e alimentação desequilibrada, mas com soluções evidentes, sendo primordial a prevenção e o seu combate através da actividade física regular e criação de hábitos de vida saudáveis, sendo necessário motivação para tal e conhecimento, que deve partir de nossas casas e das nossas famílias.
Sem o apoio da Secretaria Regional da Saúde, Direcção Regional da Juventude e Direcção Regional do Desporto, não era possível organizar este evento da forma que foi organizado, aberto a toda a Região e com a diversidade de actividades que o constituem. Além disto, e com o consentimento formal dos pais, estas crianças estão sujeitas a diferentes exames clínicos e físicos de forma a podermos avaliar e demonstrar a importância da alimentação saudável e actividade física de forma continuada no combate à obesidade e ao síndrome metabólico, acompanhado pelos médicos do Centro de Saúde de Nordeste, enfermeiros, psicóloga, professores de educação física e nutricionistas. E com orientação da Professora Dra. Carla Rego e do Professor Dr. André Seabra da Universidade do Porto.
O empenho e vontade da Enfermeira Vogal Idalina Borges e Dra. Sara Gaipo, nutricionista do Centro de Saúde foram possível de criar um programa dinâmico, variado com valências e actividades que irão decorrer em diferentes concelhos de S. Miguel, aproveitando a nossa natureza com muitos momentos de aprendizagem. Importa referenciar que no dia 19 de Junho as crianças vão passar o dia no Palácio de Santana e vão preparar o almoço para o Presidente do Governo Regional.
Além de pretendermos mudar a vida destas 30 crianças e respectivas famílias, pretendemos mostrar que este tipo de eventos é possível terem continuidade no tempo e serem organizados por diferentes instituições regionais que demonstrem interesse no tema, pois este é um dos objectivos também do Governo Regional, fazendo isto, parte do seu programa.
DFA