Na última etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação, destaque para a participação da havaiana Alana Blanchard, com a melhor onda do dia (6,17 em 10 pontos possíveis), da norte-americana Sage Erickson, da peruana Sofia Mulanovich e da francesa Justine Dupont, campeã europeia júnior em 2010 e uma das atletas europeias mais promissoras no circuito mundial. A defender as cores nacionais estão as surfistas portuguesas com maior experiência actualmente no circuito mundial, Francisca Pereira dos Santos e Joana Rocha, referências no surf feminino europeu.
Com ondas de 0,5m a 1m, realizou-se hoje metade do primeiro round, sendo que esta etapa continua amanhã, a partir das 7h30m da manhã, a par da prova do circuito Prime masculino, se as condições do mar o permitirem.
Neste evento de qualificação, restrito aos melhores 96 atletas do ranking mundial, entram alguns surfistas do World Tour, como o português Tiago “Saca” Pires, que vai para a água já amanhã, no heat 5 da primeira fase.
Na prova participam ainda os norte-americanos C.J. Hobgood, campeão mundial em 2001, Cory Lopez, terceiro classificado no WCT do mesmo ano, ou Brett Simpson, vencedor do US Open em 2009 e 2010. Ainda oriundos dos EUA, competem neste WQS o californiano Tanner Gudauskas ou o jovem de 17 anos Kolohe Andino.
No primeiro heat do dia entra na água o brasileiro Miguel Pupo, filho do ex-surfista profissional Wagner Pupo e um dos jovens brasileiros que entrou este ano no World Tour. Destaque ainda para o atleta dessa mesma elite Heitor Alves, ou para Wiggolly Dantas, que se destacou há poucos dias no Brasil Surf Pro de Ubatuba e que na altura afirmou estar esperançoso em tentar entrar na elite do surf mundial até ao final deste ano.
Oriundos do Brasil e a participar nesta prova estão ainda as jovens promessas Jesse Mendes, Thiago Camarão e Júnior Faria, bem como o vencedor desta prova em 2009, William Cardoso. Destaque ainda para os australianos Adam Melling e Kai Otton, também a competir no World Tour.
Na água entram ainda amanhã o sul-africano Travis Logie, os havaianos Frederick Patacchia, que está na sua sétima época no World Tour, o jovem de 18 anos John John Florence, que recentemente se juntou à elite, o basco Aritz Aranburu, que venceu há uma semana a etapa cinco estrelas de Pantin, na Galiza e o algarvio filho de pais alemães Marlon Lipke.