Malia Manuel, de 18 anos, é a grande vencedora da última etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan, a decorrer na Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, Açores). A atleta havaiana com raízes portuguesas bateu a australiana Felicity Palmateer, com uma pontuação de 11,90 pontos (em 20 possíveis) no heat final, garantindo a sua segunda vitória consecutiva, depois de ter terminado em primeiro lugar na etapa de Pantin, na Galiza, em Espanha.



Em segundo lugar nesta etapa feminina ficou a júnior australiana Felicity Palmateer, que se mostrou muito contente pelo resultado, o melhor de sempre da sua carreira. “Estou feliz, embora fosse bom ganhar, claro. Mas foi muito divertido. E para o ano vou voltar com certeza mais forte”, afirmou a atleta antes da entrega de prémios.
Neste terceiro dia de provas, destaque ainda para a participação de Sage Erickson na competição de qualificação feminina. A atleta norte-americana alcançou a melhor onda da prova, 9,20 em 10 pontos possíveis. A melhor média dos heats foi também sua, com 17,53 (em 20 pontos possíveis). Contudo, acabou por ser eliminada no terceiro round da prova, em nono lugar.
DFA