sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CAMPEONATO DA EUROPA DE JUNIORES REALIZA-SE ATÉ DOMINGO

Arrancou hoje o Campeonato da Europa de Juniores, na cidade belga de Lommell, onde mais de 460 judocas de 40 países diferentes irão defender as suas cores nacionais e tentar alcançar o ouro nesta grandiosa competição. Com uma média de vinte e nove competidores por categoria de peso, estão garantidas as condições para assistirmos a grandes exibições de judo durante os próximos três dias.

A competição arrancou com as categorias de peso mais leves (-44Kg; -48Kg; -52Kg; -55Kg; -60Kg) onde Portugal esteve representado por cinco atletas da seleção de juniores.
A judoca lisboeta Marta Santos (JCL) destacou-se ao ter conquistado um brilhante quinto lugar na categoria de -52Kg. Marta Santos começou por vencer Agnes Sillaste, da Estónia por Yuko, seguindo-se duas vitórias frente à israelita Shaked Slovin e à alemã Katharina Pfeiffer por Wazari.
 
Na meia-final a judoca portuguesa defrontou, até ao ponto de ouro, a adversária Oleksandra Starkova (Ucrânia) mas a acumulação de castigos e a decisão dos árbitros ditaria o afastamento da final da categoria de -52Kg. No acesso à medalha de bronze a judoca portuguesa não conseguiu superar a francesa Júlia Rosso que a venceu por Ippon aos 0:55 segundos.
 
Ainda no sector feminino, Portugal esteve representado por Inês Lopes (CNF) e Inês Ribeiro (SAD) na categoria de -48Kg. Inês Lopes foi afastada precocemente pela russa Alesya Kuznetsok por Ippon aos 1:53. Inês Ribeiro (SAD) também não foi além do primeiro combate ao defrontar-se com Ebru Schin da Turquia, que a venceu por dois Yuko.
Nos masculinos, Gonçalo Mansinho (JCA) representava o país nos -55Kg e foi afastado precocemente, no primeiro combate, por David Pulkrabek da República Checa.
Na categoria de -60 Kg, Eduardo Silva (AAC) começou bem a jornada com uma vitória frente ao húngaro Frigyes Szabo por Ippon mas não conseguiu repetir a façanha no segundo combate, sendo afastado por Vicent Limare da França que o venceu por dois Yuko.

Amanhã entram em prova Doina Babcenco (SCP) nos -57Kg, Luís Mendes (AAC) e Nuno Esteves (OSJ) nos - 66Kg, Nuno Saraiva (JCMG) e Renato Inácio (SFGP) nos -73Kg e Célio Dias (CNS) nos -81Kg. No Domingo, o atleta Jorge Fonseca (SCP) será o único representante português nos -100Kg.


DFA/FPJ