Segundo referiu, este é um evento que vem reforçar os vértices existentes entre as áreas do desporto, ambiente e turismo. “São estas três áreas que a Empresa Municipal de Lagoa tem procurado apoiar e dinamizar, potenciando assim não só o aumento e a diversificação de práticas desportivas, como também a valorização do nosso património ambiental, potenciando ainda a criação de circuitos temáticos que, tal como este, levam a Lagoa a fazer parte do mapa do mundo da escalada”.
A Presidente do Conselho de Administração da EML destacou ainda a colaboração activa que o CALAG (Clube de Atletismo da Escola Preparatória de Lagoa) tem tido na realização de diversas actividades promovidas por esta empresa municipal, designadamente de cariz ambiental, bem como as de âmbito desportivo, e que têm sido uma mais-valia na dinamização do próprio Concelho de Lagoa.De realçar que o II Encontro de Escaladores do Atlântico irá decorrer de 23 a 25 de Setembro e resulta de uma organização conjunta entre o CALAG e o Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens, contando ainda com o apoio do Serviço de Desporto da Empresa Municipal de Lagoa, da Atlanticoline, da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia dos Ginetes.
Aliás, este é um encontro que terá o apoio da Atlanticoline através de uma tarifa promocional na ordem dos 50% para os participantes, quer através da tarifa turística, quer através da tarifa para viaturas, sendo que todos os participantes poderão ficar alojados no centro de estágio dos Serviços de Desporto de S. Miguel e a pernoita a 24 de Setembro será feita junto das vias de escalada da Flor da Rosa, contando para o efeito com o apoio da Protecção Civil e do Comando da Zona Militar dos Açores.
Deste encontro constará também com uma formação de iniciação à Escalada e que será reconhecida pela Federação Portuguesa de Montanhismo de Escalada - Praticante N1 e acreditada pela Direcção Regional de Educação e Formação. Do programa constará também escalada em autonomia, um Workshop de escalada desportiva e um Workshop de escalada clássica.
A inscrição poderá ser formalizada através do mail: calag.acores@gmail.com, sendo que a Escalada em Autonomia terá um custo de dois euros por participante; o workshop custará cinco euros por participante e a Formação de Iniciação à Escalada (acreditado pela DRE para docentes do grupo 620) terá um custo de 30 euros, sendo aceites inscrições até ao próximo dia 18 de Setembro.
DFA/CML