quarta-feira, 30 de novembro de 2011

3ª PROVA DO CAMPEONATO REGIONAL EM VELA LIGEIRA – LAJES DO PICO

A Entidade Organizadora Clube Náutico das Lajes do Pico realizou a prova 3ª Prova do Campeonato Regional em Vela Ligeira, que foi aberta a barcos da(s) classe(s): Optimist, L'Équipe, Lase e 420, e que se disputou nos passados dias 26 e 27 de Novembro de 2011, no Campo de Regatas da Baía das Lajes do Pico.
De referir que o Clube Naval da Horta esteve representado por 12 velejadores, nas classes de Optimist, Lase e 420.

Assim, as classificações obtidas foram as seguintes:
Classe 420
1º Nuno Silva / Alexandra Gonçalves

Classe Optimist
3º Pedro Costa
5º Jorge Silva
11º Jorge Medeiros
13º Pedro Medeiros
15º Miguel Conceição
22º Bartolomeu Ribeiro
23º Rita Branco
27º Mariana Luís


DFA

terça-feira, 29 de novembro de 2011

KARATÉ: CKSAH VENCE CAMPEONATO REGIONAL - PONTA DELGADA


Decorreu no passado sábado em Ponta Delgada, os campeonatos regionais destinados aos escalões de Cadetes, Juniores e Seniores. A Associação  de Karaté dos Açores esteve em evidência, uma vez mais ao arrecadar 19 dos 30 titulos em disputa.

 
Estiveram também em evidência o Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo ao arrecadar oito titulos  regionais, sendo que a atleta Daniela Reis - CKSAH arrecadou as três  medalhas de ouro nas disciplinas de Kata Seniores, Kata Juniores e Kumite Juniores -59Kg.

A comitiva da AKA foi composta por meia centena de atletas dos clubes filiados nas ilhas Terceira (Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do  Heroísmo e Clube de Karaté-do Shotokan da Praia da Vitória), Faial (Clube de Karaté-do Shotokan da Horta e Clube de Karaté-do Shotokan "O  Morro"), São Miguel (Academia de Karaté de Vila Franca do Campo, Centro de Karaté de Lagoa, Clube de Karaté Shotokan da Relva e Clube de Karaté Shotokan de Rabo de Peixe) e Santa Maria (Clube ANA de Santa Maria).

Os atletas apurados vão estar em Paredes no próximo dia 10 de Dezembro  a fim de disputar a fase nacional do Campeonato de Cadetes, Juniores e  Sub-21.



DFA/AKA
Fotos: Direitos reservados

TROFÉU FIM DE ÉPOCA EM MINI-VELEIROS - HORTA

A Secção de Mini-Veleiros do Clube Naval da Horta informa todos os interessados que no próximo dia 04/12/2011 pelas 14 horas terá lugar o Troféu Fim de Época em Mini-Veleiros do Clube Naval da Horta.

Devido a condições metereológicas a primeira prova deste troféu foi por duas vezes alterada pelo que o troféu irá realizar-se todo no mesmo dia.
O ínicio das Regatas está agendado para as 14 horas, em frente ao Clube Naval da Horta.
Este troféu encerra a actividade da Secção de Mini-Veleiros para 2011, actividade que contou (excluíndo o Troféu Fim de Época) com sete troféus, 15 dias de provas, 70 regatas e 10 mini-veleiros.


DFA/CNH

TÉNIS DE MESA: ANTÓNIO MEDEIROS VENCEU 2º TORNEIO DE PREPARAÇÃO – PONTA DELGADA

Fundação INATEL | CCD Casa do Povo de Fajã de Cima

A Fundação INATEL – Agência de Ponta Delgada realizou mais um torneio ténis de mesa no Colégio São Francisco Xavier, em Ponta Delgada, na categoria individual, torneio este que foi designado por “2º Torneio de Preparação”.

Este torneio foi o último antes do Campeonato de São Miguel que se irá realizar nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro, em que os dois primeiros classificados terão acesso directo aos Nacionais. O evento contou com a presença de doze atletas e foi disputado em regime de “poule”.
O atleta António Medeiros após a vitória na Super-Taça não conseguiu iniciar a época em grande forma e desta vez consegui vencer sem qualquer derrota.
O vencedor só foi conhecido na última jornada em que havia três atletas que poderiam vencer o torneio mas a sorte sorriu para o lado do atleta António Medeiros.
 A classificação dos seis primeiros foi a seguinte:
1º António Medeiros; 2º Jaime Ferreira 3º Celso Teixeira; 4º Marlon Silva; 5º Eduardo Martins e 6º Gabriel Ferreira.
 
A realização desta prova contou para Ranking de São Miguel que tem o patrocínio da Empresa Variosport. A classificação encontra-se ordenada da seguinte forma:
1º Marlon Silva: 53 pontos; 2º António Medeiros: 49 pontos; 3º Celso Teixeira: 44 pontos; 4º Jaime Ferreira: 43 pontos; 5º Alexandre Leite: 34 pontos e 6º André Tavares: 26 pontos.

DFA

FUTSAL - MIGUEL TEVES SUCEDE A PAULA BOTELHO QUE SE DEMITIU DE REPRESENTANTE DE AFPD EM SANTA MARIA

Miguel Teves está de regresso ao futsal mariense. Depois das passagens pelo Valverde Futebol Clube (que cessou actividade), Selecção da AFPD Sub 14 anos e ter sido árbitro durante alguns anos, eis que se confirma o seu regresso à modalidade mas desta feita como representante da Associação de Futebol de Ponta Delgada.

Segundo apurou o DM, a ainda detentora do cargo, Paula Botelho, solicitou a sua demissão à sensivelmente um mês alegando motivos pessoais para o efeito. Tempo no entanto suficiente para que a AFPD tenha encontrado um digno substituto e chegado a acordo com o mesmo.
Assim, apartir do próximo dia 1 de Dezembro (Quinta-Feira) a Associação de Futebol de Ponta Delgada terá em Miguel Teves o seu legítimo representante.
Ao nível da preparação das selecções Sub-14, Sub-16 e Sub-18, não haverá qualquer alteração, ou seja, será a senhora Paula Botelho a concluir o trabalho que ela própria iniciou.


DFA/Desporto Mariense
Foto: Direitos Reservados

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CATTT: REALIZA PROVA TT NOS DIAS 2 E 3 DE DEZEMBRO

O CATTT leva a efeito uma prova Todo Terreno nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2011, denominada de TT Fora de Estrada/Inatel.

Condições de participação:
Serão admitidas à prova viaturas de tracção total (4x4), motos, buggys e quad’s. Todos os condutores deverão ser possuidores de carta de condução.


DFA

CICLISMO: NORTE CRESCENTE ORGANIZA A 4 DE DEZEMBRO GRANDE EVENTO - PONTA DELGADA



No dia 4 de Dezembro vem passar um domingo diferente.


"Leva a tua bicicleta e vem dar um passeio, por uma boa causa".
Norte Crescente sempre na vanguarda do desporto.

DFA

FUTEBOL JUVENIS: RAFA SONHA JOGAR NOS SENIORES DO OPERÁRIO E MAIS TARDE NUM DOS TRÊS GRANDES NO CONTINENTE – PONTA DELGADA

                                                                     REPORTAGEM

Um jovem como tantos outros, começou a jogar futebol por brincadeira, mas rapidamente começou a dar nas vistas. A sua capacidade técnica, a dedicação aos treinos e a sua humildade foram um caminho rápido de alcançar o sucesso que o “persegue”. Este jovem já passou por uma breve e inesquecível experiência no Benfica, mas regressou a S. Miguel. Golos, muitos golos foi o que Rafa conseguiu na temporada passada e, na actual, por vezes, tem sido decisivo em vários desafios. Rafa tem vindo a mostrar-se um excelente elemento e uma das pedras fundamentais no Clube Operário Desportivo, onde se encontra na primeira época de juvenis. Em confidência à nossa reportagem, Rafael admitiu que gostaria de vir a integrar o plantel sénior dos fabris… mas o sonho deste jogador vai mais longe. “Gostava imenso de um dia envergar a camisola de um clube, dos chamados três grandes”. E não é para menos, pois este atleta já representou a Selecção Regional em vários escalões etários.

Rafael da Costa Benevides nasceu a 08-05-1996. Este é mais um jovem micaelense que quer apostar o seu futuro num lugar de destaque no mundo do futebol. Com oito anos, começou a jogar no CD Santa Clara, onde permaneceu durante quatro épocas seguidas. Entretanto, o técnico Paulo Marques surgiu no seu caminho e conseguiu levar o Rafael para o Clube Operário Desportivo, onde realizou a época 2009/2010. Feliz por sentir o reconhecimento do seu desempenho no futebol, acabou por realizar uma temporada com o treinador Paulo Marques, mas na época passada foi orientado pelo técnico Emanuel Freitas, realizando assim o seu segundo ano no escalão de iniciados. E foi no ano passado que o potencial deste atleta veio ao de cima ao marcar vários golos, alguns deles fundamentais para a sua equipa vencer alguns desafios. Mas, Rafael Benevides quis deixar bem claro que a equipa, quer do ano passado, quer a que actualmente representa, orientada pelo Mister Oliveira “é um todo, e todos somos importantes dentro das quatro linhas. Posso marcar golos, mas não nos pudemos esquecer que a nossa equipa só consegue vitórias porque estamos todos unidos, e é esse factor que nos dá alento e muita força para conseguirmos bons resultados”. E o mesmo continuou afirmando que não existe qualquer tipo de segredo para marcar golos. “O que eu faço é trabalhar sempre mais e melhor, para atingir os objectivos do plantel que passa por ganhar cada jogo. Claro que a minha força de vontade é muito grande quando entro em campo para vencermos, e é só nisso que penso”.
Quisemos o testemunho de Emanuel Freitas, já que esteve uma época inteira com o Rafa, para percebermos melhor quais são as suas potencialidades, ao que o mesmo não hesitou em afirmar que “é mais um miúdo a ter em conta no futuro como jogador de futebol. As suas qualidades são muitas, quer em termos técnico, físico e táctico. No aspecto técnico e físico, predomina o pé direito, o seu porte atlético para a sua idade, com bom cabeceamento, o seu forte remate que lhe permite fazer muitos golos. No aspecto táctico, pode alinhar do meio campo para a frente. É um miúdo que nos treinos está sempre atento para aprender cada vez mais e faz do treino um jogo. É nisto que faz a diferença dos colegas. Nos jogos dá tudo para ajudar a equipa a conquistar muitas vitórias”.
Quanto ao futuro, Rafael Benevides referiu que tem um sonho: jogar nos seniores do Operário, mas ressalvou que gostaria, um dia, representar um dos três grandes do Continente. “Para conseguir chegar onde quero tenho ainda que trabalhar muito, mas com a minha força de vontade penso que nada é impossível… apenas penso que é preciso ter cabeça, e quem sabe, se de facto não consigo ser jogador profissional”.
De salientar que Rafa reside na freguesia dos Arrifes, em Ponta Delgada, e acentuou que a distância do clube onde treina não é nenhum obstáculo, até porque o importante é “estarmos num clube que nos dá oportunidades de sermos alguém. E depois só tenho que referir que o carácter do técnico Oliveira só ajuda a que cada treino seja realizado com mais gosto”.



  Texto e Foto: Mário Nunes (jornalista)

domingo, 27 de novembro de 2011

RESULTADOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO SC ANGRENSE

Benjamins - SC Angrense "B" 7 - 2 SC Praiense
Benjamins - JD Lajense 2 - 8 SC Angrense "A"
Infantis - SC Angrense "A" 4 - 2 SC Lusitânia
Iniciados - SC Angrense 2 - 0 SC Lusitânia
Juvenis - JD Lajense 0 - 4 SC Angrense
Juniores - SC Angrense 11 - 0 CD Belém

DFA
Foto: SC Angrense

INICIADOS: SANTA CLARA COMEÇOU A PERDER MAS ACABOU POR VENCER O MARITIMO - AFPD

Campeonato de São Miguel - 2ª fase
Iniciados


Maritimo Sport Clube 1  -  CD Santa Clara  8 (resultado final)


Ao intervalo: 1 - 2.


Desafio realizado no Estádio Municipal de Jacôme Correia, Ponta Delgada (ontem à tarde).













DFA
Fotos: Maria Rocha/DFA (direitos reservados)

RUI SILVEIRA NA AUSTRÁLIA PARA PARTICIPAR NO PERTH 2011 ISAF SAILING WORLD CHAMPIONSHIPS

O velejador do Clube Naval da Horta, Rui Silveira, já se encontra na Austrália para participar no Perth 2011 ISAF Sailing World Championships, evento chave para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Esta prova de vela internacional, que decorre no período de 3 a 18 de Dezembro, conta com a participação de 1200 velejadores, representantes de 80 paises que vão competir nas classes:
M-RS:X W-RS:X Laser W-Laser Finn M-470 W-470 49er Star. De salientar que Rui Silveira chegou a 22 de Novembro, iniciando no dia seguinte os treinos de preparação.


DFA/CNH

RESULTADOS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO GD SÃO ROQUE - AFPD

Benjamins:
São Roque "A"  4  -  São Roque "B"  0

Infantis:
São Roque "A"  12  - Sporting Ideal  0
Mira Mar  4  -  São Roque "B"  1

Iniciados:
Santiago  0  -  São Roque  15

Juvenis:
Operário  1  - São Roque  0

Juniores:
São Roque  6  -  Santiago  1

Seniores:
São Roque 2  - Capelense  1


DFA
Foto: Maria Rocha/DFA

sábado, 26 de novembro de 2011

HISTORIAL DE FUNAKOSHI SHOTOKAN KARATE ASSOCIATION

Shihan Kenneth Funakoshi, foi o fundador e instrutor-chefe da Shotokan Karate Association Funakoshi, sendo primo em quarto grau do Mestre Gichin Funakoshi - o fundador do Shotokan Moderna.



Ele começou a treinar judo em 1948, sob Arakaki Sensei na Escola de Fort Gakuen Japanese Language em Honolulu, Havaí. Participou na Farrington High School, no Distrito Kalihi e competiu na equipa de futebol do Território do Havaí, tornndo-se campeão (Hawaii não era ainda um estado), para além da equipa dos campeonatos e titulos na natação . Enquanto frequentava a Universidade do Havaí com bolsa, Funakoshi Sensei começou a treinar Kempo de 1956 a 1959.

Em 1960, Shihan Funakoshi começou a treinar Shotokan na Japan Karate Association (JKA), tornando-se o primeiro grande campeão, Hirokazu Kanazawa, tendo ensinado no Karate Association of Hawai, três anos. Nos três anos seguintes, Shihan Funakoshi treinou com Masataka Mori, outro instrutor sênior da japonesa Karate Association. De 1966 a 1969, ele treinou com o instrutor de terceira. Foi enviado pela JKA, o lendário Tetsuhiko Asai, outro grande campeão do Japão antigo. Em 1969, após de treinar 10 anos com três dos principais instrutores do Japão e ganhar o "Grande", participou no Campeonato da Associação de Karate do Havaí. Ainda de referir que de 1964 a 1968, Shihan Kenneth Funakoshi foi nomeado instrutor chefe da Associação de Karate do Havaí.

Shihan Funakoshi mudou-se para São José, Califórnia, para ensinar karate em Dezembro de 1986, e em 1987, a Funakoshi Shotokan Karate Association foi fundada com a sua sede mundial em Milpitas, Califórnia, abrindo filiais em todo os Estados Unidos, México, Europa, África, Oriente leste e Sul América.
 

DFA/ANTÓNIO MELO

EMPRESA MUNICIPAL DE LAGOA APOIA ACTIVIDADES DESPORTIVAS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Com o intuito de apoiar a realização de diversas actividades de índole desportiva deste         estabelecimento de ensino, a Empresa Municipal celebrou, ontem, um protocolo de cooperação com a Escola Secundária de Lagoa.
   Trata-se de um protocolo cujo propósito assenta, essencialmente, no desenvolvimento de estratégias conjuntas de implementação de atividades em prol do desporto no concelho, nomeadamente através da criação de sinergias com os diversos agentes da sociedade, das quais resultem mais, e melhores, actividades de mobilização dos munícipes em torno da actividade física.
Com a assinatura deste protocolo com a Escola Secundária de Lagoa, a Empresa Municipal de Lagoa dá, deste modo, o seu contributo para a dinamização de actividades físicas de natureza lúdico-pedagógica e, até competitiva, que têm sido desenvolvidas nesta escola e orientadas para a promoção e implementação de valores, fomentação das relações interpessoais, promoção de hábitos de vida saudáveis e ocupação dos tempos livres dos jovens. Aliás, e já no âmbito das acções a desenvolver e estabelecidas neste protocolo, realizou-se, nesta escola, o VI Cross Escolar, uma iniciativa do Grupo de Educação Física da Escola Secundária de Lagoa, que consistiu numa corrida de resistência, em percurso e distância adequado aos diferentes escalões etários, cuja competição foi separada por sexos e idades.
Esta foi uma competição aberta a todos os alunos, tendo registado uma forte adesão por parte destes, tendo a prova contado com a participação de 140 atletas (15 infantis, 67 iniciados, 40 juvenis, 15 juniores e 3 seniores), havendo ainda lugar a uma animação musical que esteve a cargo do Clube de Dança da Escola e com a organização do grupo de Educação Física e dos cursos tecnológicos de Desporto dos 10º, 11º e 12º anos.
O VI Cross Escolar da Escola Secundária de Lagoa pretendeu proporcionar aos jovens a oportunidade de praticar o Atletismo numa especialidade diferente daquelas que são abordadas nas aulas de Educação Física e contribuir, através da prática da corrida, para a formação humana e desportiva dos jovens, para além de contribuir para a prospecção de valores no Atletismo. Promover a saúde e o bem-estar adquirindo padrões e hábitos desportivos; proporcionar vivências desportivas e competitivas; e aperfeiçoar as capacidades psicomotoras, foram outros dos objectivos desta prova desportiva que mereceu o apoio da Empresa Municipal de Lagoa que ofereceu t-shirts a todos os participantes e medalhas aos três primeiros classificados de cada escalão.

 DFA/CML

AAKDA ORGANIZA REGIONAL KARATE CADETES, JUNIORES E SENIORES – PONTA DELGADA

A AAKDA- Associação Açoriana de Karate e Disciplinas Associadas em conjunto com a FNKP- Federação Nacional de Karate Portugal, realiza hoje no Pavilhão da Escola Roberto Ivens, em Ponta Delgada o Campeonato Regional de Cadetes, Juniores e Seniores que servirá de apuramento para o Campeonato Nacional que se realiza no continente, com o seguinte programa:

09.30 horas – Abertura do Pavilhão
10 às 12h30 - Campeonato Seniores
12.30 às 14 horas – Intervalo para almoço
14.30 às 19 horas – Campeonato Cadetes e Juniores
 
O campeonato será disputado na vertente de Kata (forma) e Kumite (combate) e terá a participação de vários praticantes de Karate de várias ilhas dos Açores, que se deslocam à Ilha de São Miguel a fim de participarem neste Campeonato Regional.
Face ao desenvolvimento que o Karate tem tido nos Açores em especial nos escalões de formação é com expectativa que se aguarda o desenrolar das provas que este ano se realiza entre nós.


DFA/AAKDA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VITALINO FAGUNDES, PRESIDENTE DA AJ FONTE DO BASTARDO REFERIU QUE O OBJECTIVO PRINCIPAL É ESTAR DE NOVO NA FINAL - TERCEIRA

O líder da AJFB aponta as razões que conduziram a um início de época menos conseguido. Ainda assim, o sonho de voltar a estar na decisão do título de voleibol é grande.

Levando em linha de conta a brilhante conquista do troféu nacional de voleibol, as expectativas em relação à Associação de Jovens da Fonte do Bastardo (AJFB) estão em alta. Acontece, porém, que, depois de perder a Super-Taça para o Benfica, a equipa de Alexandre Afonso já contabiliza três derrotas no Campeonato Nacional, a que se junta a saída, embora por motivos diferentes, de Luis Samuels e Petrus Silva. Diga-se um início de época um pouco atribulado e um pouco aquém do projectado?

Vitalino Fagundes: Não está, de facto, a ser fácil, essencialmente, pelos motivos apontados. A Super-Taça era uma prova em que tínhamos objectivos. Como era disputada em apenas um jogo, só podíamos pensar em vencer. Na realidade, a equipa não chegou bem a esse compromisso, acabando por perder com justiça, embora dando alguma luta ao Benfica. Como tal, só temos que dar os parabéns a quem ganhou.
O arranque de época também tem sido atribulado, em virtude dos casos que referiu. Desde logo houve um atleta, Petrus Silva, que chegou ao plantel e adoeceu. Segurámos a situação o máximo de tempo que nos foi possível, mas acabámos por rescindir o contrato no final do passado mês de Outubro, atendendo a que era de todo inviável prolongá-la. Foi, portanto, um atleta que não deu o seu contributo à equipa, embora, na posição central, felizmente, não tivemos qualquer problema com os dois que estão a jogar, na circunstância, o Oton França e o Tiago Leite, os quais têm, inclusive, evidenciado uma belíssima prestação. Aliás, o Tiago chegou este ano e confirmou as expectativas que tínhamos a seu respeito, levando em linha de conta o rendimento que patenteia.
A questão do Samuels, está relacionada com problemas de ordem disciplinar que já estavam a afectar o grupo de trabalho. Conquanto o seu valor desportivo seja conhecido e reconhecido, tivemos que tomar uma atitude firme, o que passou pela rescisão amigável. A verdade nua e crua é que, simplesmente, esta época não chegámos a ter o Luis Samuels. Mesmo no período em que esteve cá, foi um jogador com um baixíssimo índice de rendimento, o que terá tido enorme influência neste arranque de temporada menos positivo”.
Segundo Vitalino Fagundes, em entrevista ao Diário Insular, o caminho é para trabalhar, para os resultados voltarem a fazer a sua aparição.


DFA/DI
Foto: AJFB

SATA RALLYE AÇORES VAI ABRIR O CAMPEONATO IRC EM 2012


SATA Rallye dos Açores abre o Campeonato Intercontinental de Ralis (IRC) de 2012, de acordo com o calendário provisório anunciado ontem pelo Eurosport  Events, promotor da competição segundo avança o jornal desportivo “ O Record”.
 
 
A prova açoriana, uma das três em piso de terra, vai realizar-se entre 23 e 25 de Fevereiro de 2012, e será o primeiro, dos 13 ralis do campeonato, que se vai prolongar por nove meses, terminando em Novembro, no Chipre. O Rali de Monte Carlo tinha aberto nos últimos três anos o IRC, cujo calendário ainda precisa de ser confirmado pelo Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), mas a prova monegasca regressou este ano ao Campeonato do Mundo de Rallyes.
O campeonato de 2012 tem como principais novidades as entradas dos ralis da Bulgária, Roménia e Irlanda do Norte.
Calendário completo:
23-25 Fevereiro:
Açores
 
15-17 Março: Ilhas Canárias (Espanha)
6-7 Abril: Circuito da Irlanda
11-12 Maio: Córsega (França)
2-3 Junho: Mecsek (Hungria)
21-23 Junho: Ypres (Bélgica)
6-7 Julho: San Marino (Itália)
20-22 Hulho: Roménia
31 Agosto - 2 Setembro: Barum (República Checa)
15-16 Setembro: Yalta (Ucrânia)
29-30 Setembro: Bulgária
12-13 Outubro: Sanremo (Itália)
2-3 Novembro: Chipre
 
 
DFA
Fotos: Mário Nunes/DFA
(direitos reservados)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VOLEIBOL: FONTE DO BASTARDO JÁ CONTA COM O CENTRAL FÁBIO JARDEL, DE 2.04 METROS DE ALTURA - TERCEIRA

O brasileiro Fábio Jardel já começou a trabalhar na sua equipa, Associação de Jovens da Fonte do Bastardo. Fábio Jardel que apresenta um invejável porte físico, e uma conduta técnica de alto gabarito, já começou a trocar a bola com os seus colegas na Ilha Terceira. Desde que o citado atleta actua em Portugal, este já passou pelo Castelo da Maia, Benfica e Vitória de Guimarães. Jardel, é portanto mais uma aposta da Fonte do Bastardo em realizar uma época tranquila.

DFA
Foto: AJFB

TÉNIS DE MESA: GD JUNCAL VENCEU E CONVENCEU NA ILHA DA MADEIRA

O Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal venceu na passada terça-feira, na qualidade de visitante, por 4-0, a Associação Cristã da Mocidade (Madeira), em partida antecipada da oitava jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão de Ténis de Mesa.
A equipa da Ilha Terceira ocupa o primeiro lugar da tabela da classificação geral, com vinte pontos acumulados, em oito jogos, mercê das seis vitórias conseguidas, tendo também já sofrido duas derrotas.

DFA

 

ATLETISMO: ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DA ILHA TERCEIRA ORGANIZA PROVA A 4 DE DEZEMBRO - TERCEIRA

 

A Associação de Atletismo da Ilha Terceira (AAIT) leva a efeito no próximo dia quatro de dezembro, a partir das 15.30 horas, no Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória, a prova de apuramento ao Campeonato de Ilha de Corta-Mato.


Na véspera, pelas 15 horas, a AAIT promove no Complexo Desportivo do Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo, o Torneio de Abertura e mais uma jornada de provas extra.
Os eventos são abertos aos diversos escalões etários, em ambos os géneros
.

DFA/AAIT

NATAÇÃO: CNH NO CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES - TERCEIRA

Realizou-se nos dias 19 e 20 de Novembro de 2011, na Praia da Vitória, o Campeonato Regional de Clubes – Açores, em natação.

O Clube Naval da Horta fez-se representar neste campeonato por 12 atletas que disputaram 32 provas de natação nos diversos estilos e escalões.
De salientar a excelente prestação do nadador Vasco André Andrade, que venceu a prova dos 50 metros livres.

DFA/CNH

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RICARDO MOURA, GRUPO DESPORTIVO COMERCIAL E ANTÓNIO AGUIAR FORAM HOMENAGEADOS ESTA TARDE POR BERTA CABRAL - PONTA DELGADA

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou hoje que os rumos da promoção turística devem apontar para resultados que notabilizem e confirmem uma competitividade permanente do destino Açores. E para aqueles que tem contribuido para esta promoção, a presidenta da edilidade de Ponta Delgada homenageou no final da tarde de hoje, Ricardo Moura, Campeão de Rallyes, o Grupo Desportivo Comercial, que organizou mais uma vez o Sata Rallye (IRC) e António Aguiar.


Foi o que defendeu a autarca para a continuação e consolidação do SATA Rallye Açores, organizado pelo Grupo Desportivo Comercial, no IRC (Intercontinental Rally Challenge). Berta Cabral, manifestando que o apoio da Região à manutenção do rali na competição mundial se mantenha por muitos anos. Para a autarca a continuidade será “um bom exemplo para debatermos, trabalharmos e definirmos novos rumos de promoção turística dos Açores”, disse na cerimónia pública em que a Câmara atribuiu ao Campeão de Portugal de Ralis de 2011, Ricardo Moura, ao Grupo Desportivo Comercial, e a António Aguiar, respetivamente, o “Diploma de Reconhecimento Municipal”, a “Medalha de Mérito Municipal”, e o “Diploma de Reconhecimento Municipal”, a título póstumo.
“Através do SATA Rallye Açores, um evento que conta, entre outros, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Grupo Desportivo Comercial conseguiu chegar ao topo da competição, com a sua enorme capacidade de organização para a realização de um objectivo preciso, tantas vezes milimétrico, mas de proporções gigantescas no seu alcance mais profundo.
Um topo que nos faz intervir mais eficazmente para garantir e aumentar o vasto grupo de visitantes e de espectadores que, em muito, contribuem para que se pense e aja em prol das melhores estratégias de divulgação turística da região”, disse.
Aliás, foi tendo esta como uma das oportunidades para uma promoção turística consistente que a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu que “a sociedade e as gerações futuras exigem aos actuais atores dos processos de desenvolvimento turístico, sejam eles empresários ou decisores institucionais, um particular sentido de responsabilidade e de compromisso”, o que “nem sempre é fácil mas temos o dever de o conseguir”.
A responsabilidade e o sentido de compromisso foram atributos que a autarca reconheceu ao Grupo Desportivo Comercial, que foi homenageado esta quarta-feira pela Câmara com a “Medalha de Mérito Municipal”, por 50 anos de actividade em prol do desporto automóvel, por ter aberto “as portas dos Açores ao espectáculo automóvel nacional e internacional”, “pelo sentido de responsabilidade”, e, claro, “pelas provas de competição e pelo turismo do desporto automóvel”.
Contudo, ao homenagear o jovem Ricardo Moura, com o “Diploma de Reconhecimento Municipal”, pelo alcance do título de Campeão de Portugal de Ralis 2011, a Presidente acentuou a tónica no presente, na capacidade do automobilista açoriano de “ser pioneiro” e “ir à frente, abrir caminhos, rasgar horizontes”.
A Presidente da Câmara de Ponta Delgada afirmou que Ricardo Moura é uma figura que inspira açorianidade e expira talento”.


DFA/CMPD

KARATÉ: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NÚCLEO EM SÃO SEBASTIÃO - TERCEIRA

O Clube de Karaté-do Shotokan de Angra do Heroísmo informa todos os interessados que estão abertas as inscrições para a prática da modalidade na Vila de São Sebastião.
 
Os treinos irão decorrer no Pavilhão do Complexo Desportivo Francisco Ferreira Drummond, todas as segundas, quartas e sextas das 18 às 19 horas.
Os treinos serão orientados pelo técnico Abilio Teixeira Marinho (treinador de desporto de Grau 1), e as inscrições estão abertas para crianças e adultos.
Os interessados deverão contactar previamente o treinador através do número de telemóvel 967651907, o mail do clube: cksah@live.com, ou o número de telefone 295217345.
DFA

TORNEIO DE KARATE SÃO MARTINHO DO SKCSM

No passado fim-de-semana, o SKCSM-Shotokan Karate Clube de São Miguel com o apoio da AAKDA-Associação Açoriana de Karate-do e Disciplinas Associadas, organizou um torneio (Shiai Kata e Kumite) dirigido apenas a atletas dos escalões de Cadetes e Juniores e Seniores, torneio este que se desenrolou no ginásio da Escola Secundária dos Arrifes, o qual contou com a presença árbitros, técnico e treinadores e cerca de vinte e nove atletas em representação do clube organizador, do KCPD-Karate Clube de Ponta Delgada, do CKRG-Clube Karate da Ribeira Grande e do NOS-Núcleo Oriental Shotokan num total de 31 atletas.
A prova disputou-se em Kata (formas) e Kumite (combate). O torneio, também serviu de preparação para o Campeonato Regional que se realiza no próximo dia 26 de Novembro, e foi um bom teste, porquanto os atletas envolvidos denotam já uma boa condição física e técnica que permite ao responsáveis encarar a prova que se avizinha com algum optimismo.

DFA

terça-feira, 22 de novembro de 2011

TÉNIS: MANUEL SOUSA NA SELECÇÃO NACIONAL – PONTA DELGADA

O atleta Manuel Sousa pode afirmar que esta prova foi o culminar de um percurso ascendente, com uma evolução segura e trabalhada, para além, de muitas horas de treino e de competição por todo o país.

Em 2011 os bons resultados intensificaram-se e o tenista conseguiu afirmar-se, com sucessivas aparições em fases adiantadas das provas. Isto fez com que o seleccionador não o perdesse de vista e o pudesse premiar com esta chamada a um lote muito restrito de tenistas, que apesar de muito jovens, é preciso dizer-se, já contam com alguma experiência, uma vez que muitos deles já participavam no Programa Nacional de Detecção de Talentos, que requerem diversos estágios e competições.
“O facto é que, cada vez mais cedo, os tenistas começam a ter condições para singrar, e quanto mais cedo Manuel Sousa (nome de um antigo Campeão Nacional e Pai do jogador Pedro Sousa) tiver oportunidade para estar entre os melhores, melhor. É um jogador muito observador e, com toda a certeza, não perderá nenhuma oportunidade para aprender”.
DFA/CTSM

TAÇA DE PORTUGAL - FUTSAL: CAPELENSE REBECE O RIO AVE A 30 DE NOVEMBRO - S. MIGUEL












DFA