Decorreu ontem a Cerimónia Protocolar de Entrega de Apoios a Colectividades Desportivas e Atletas Individuais – I Fase, que teve lugar pelas 14 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Abaixo fica o discurso da Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
“Não posso, ou tão pouco devo, esconder o meu agrado por a CMAH ter podido realizar esta entrega de apoios, nesta fase, às associações desportivas e atletas individuais.
Vivem-se tempos difíceis e a opção tem sido habitualmente cortar. Mas, também derivado dessa situação, este é igualmente um momento de escolhas. Um momento de perceber onde residem as necessidades dos munícipes e onde se devem manter os incentivos.Tivemos de fazer opções e vários pressupostos estiveram na base da definição dos apoios para este ano de 2012 às colectividades desportivas. Foi fundamental fazer uma ponderação sobre o papel do desporto na vida dos angrenses; Sobre a importância de apoiar as associações desportivas nesta fase que se atravessa.
Chegámos a algumas conclusões...
O desporto e as associações desportivas, desempenham, principalmente hoje, um papel muito mais importante do que os resultados obtidos a nível das competições locais, regionais ou nacionais. O papel das associações desportivas é fundamental em termos competitivos, mas, não é menos importante em termos de desporto lazer, em termos de saúde e, da máxima importância, em termos sociais.
- Nos tempos difíceis que correm, é importante manter a motivação, o entusiasmo, o envolvimento por uma causa. Ter pólos de atracão saudáveis e "vestir a camisola" de uma forma despreocupada.
- Nos tempos difíceis que correm é importante não perder o acesso à prática desportiva, à manutenção de hábitos de vida saudáveis, à máxima: "mente sã em corpo são".- Nos tempos difíceis que atravessamos, os pais sentem cada vez mais dificuldade em assegurar aos filhos actividades extracurriculares úteis, formativas e apelativas.
As associações desportivas asseguram essa função, de uma forma extraordinariamente eficaz, a um custo extremamente reduzido ou mesmo nulo para os seus praticantes.
Com este apoio ao desporto, que totalizará nas suas duas fases cerca de 250.000 €, permitir-se-á a mais de 1500 pessoas, na sua esmagadora maioria crianças e jovens, a oportunidade de durante os tempos difíceis que as famílias atravessam, simplesmente não terem de desistir.
Com base nestes pressupostos, este ano subiu-se um pouco o valor do apoio comparativamente ao ano transacto. Isto não significa que todas as equipas subam o seu apoio, significa sim que mais entidades estão a ser apoiadas e significa que desde hoje será transferida liquidez para as associações para que possam dar continuidade ao seu trabalho”.
CMAH