No passado fim-de-semana, uma comitiva de treze elementos da Associação Shotokan karate dos Açores (ASKA) constituída por António Mota, Emanuel Oliveira, Artur Tavares, Fernando Camacho, Carlos Teixeira, Júlio Almeida, Pedro Moniz, André Torres (KCPD), Paulo Telheiro, Ricardo Cabral, Roberto Machado (CKRG), Alcínio Pedrosa e Rafael Pedrosa (SKCSM) deslocaram-se ao Continente para participar no estágio da primavera da JKA Portugal que se realizou nos dias 17 e 18 de Março nas cidades de Lisboa e Odivelas.
A orientação técnica deste estágio JKA, contou com a presença do Shihan Masasaki Ueki (9º Dan) e actual instrutor chefe da Japan Karate Association (JKA), que juntamente com Sensei kumeta (3º Dan JKA) se deslocaram do Japão para, e conjuntamente com os Senseis, Peté Pacheco (7ºDan) e António Pula (6º Dan JKA), proporcionarem a todos os presentes um estágio de elevada qualidade.
Esta acção de formação que acontece duas vezes por ano, é necessária para o aperfeiçoamento técnico dos praticantes e para a uniformização do padrão técnico nacional da escola JKA, e é de salientar a grande participação de praticantes de diferentes graduações de diversas zonas do pais e mesmo da vizinha Espanha que se deslocaram a Lisboa para participarem nestes estágios sempre que mestres da JKA nos visitam como foi o caso.
Na organização JKA, os exames para DAN (cinto negro) apenas são concedidos a candidatos que participem em estágios internacionais e que reúnam as condições exigidas para tal, como foi o caso e na presença de mestres japoneses da JKA. Para os candidatos Açorianos a exame de graduação de 1ª Dan JKA (Fernando Camacho, Julio Almeida, Carlos Teixeira, Ricardo Cabral e Rafael Pedrosa) e para 2º DAN JKA (Pedro Moniz), “este foi um estágio marcante nas suas vidas de karatecas pois apesar de todos terem ultrapassado as diferentes provas que constituem um exame de karate (kihon, kata e kumite) tiveram prestações muito boas e acima da média demonstrando uma vez mais o empenho de todos em dignificar o Karate Açoriano e uma prova de que entre nós se faz um bom trabalho“.
Entretanto a ASKA estará representada através do instrutor Paulo Telheiro (4º Dan JKA) responsável Técnico do CKRG para participar no curso de Primavera que decorrerá no Hombu Dojo da JKA na cidade de Tóquio - Japão entre os dias 12 a 15 de Abril, o qual reune centenas de instrutores de todo o mundo, e cuja última e única participação açoriana (A. Mota e P. Telheiro) neste evento, foi no ano de 2005.
DFA/KCPD