A Secretária Regional da Educação e Formação reuniu ao final da manhã com o Serviço de Desporto da ilha do Pico. Nesta reunião, Cláudia Cardoso constactou que esta ilha mantém um elevado dinamismo generalizado da prática desportiva, com uma adesão muito significativa da população aos projectos de desenvolvimento desportivo da Região.
Tais números representam uma taxa de participação absoluta federada que ronda os 12%.
Da prática desportiva no Pico merece ainda destaque o elevado número de equipas em competições nacionais, com 7 clubes envolvidos em 5 modalidades (hóquei em patins masculino, voleibol feminino e masculino, futebol masculino, ténis de mesa masculino e feminino e ainda futsal masculino), no total de 10 equipas (4 na 1ª divisão, 3 na 2ª divisão e 3 na 3ª divisão).
Destaca-se ainda a participação de 4 equipas em competições internacionais (hóquei em patins masculino, voleibol feminino e ténis de mesa masculino e feminino, para além dos excelentes resultados a nível nacional, com a conquista de uma Supertaça, uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional em ténis de mesa masculino e duas taças de Portugal e um Campeonato Nacional em voleibol feminino, bem como vários campeões nacionais na patinagem de velocidade a nível individual e coletivo.
De realçar ainda a excelente prestação da atleta Maria João Silva no desporto adaptado, na modalidade de atletismo, campeã nacional de 1000 metros marcha em pista coberta, campeã nacional de 1.500 metros marcha, campeã europeia de 400 e 1500 metros marcha e detentora do recorde do mundo no Campeonato da Europa de Atletismo Síndrome de Down.
Com os excelentes resultados conseguidos ao mais alto nível nacional e a presença em duas finais europeias em hóquei em patins, o Pico é a ilha que atinge o maior índice de prática desportiva na Região, dos 19 aos 34 anos do total da população potencial com 16,43%.
No âmbito dos projetos dos escalões de formação da atividade de treino e competição, escolinhas do desporto, actividades de promoção, desporto adaptado e açores ativos, foram apoiadas 199 equipas/núcleos, no total de 1944 praticantes.
Referência ainda para a participação de 92 equipas no projecto da actividade de treino e competição, e no programa açores activos para 46 núcleos, bem como no projecto das escolinhas do desporto com 47 grupos de trabalho que proporcionam a introdução à atividade física e desportiva a 542 crianças até aos 10 anos de idade.
A prática da actividade física e desportiva é desenvolvida pelos três concelhos e praticamente por todas as freguesias da ilha.
GaCs