quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FUTEBOL: CALENDÁRIO DE JOGOS DA FORMAÇÃO DO SPORTING CLUBE IDEAL - AFPD



KARATÉ: ESTÁGIO REGIONAL DE KARATE DECORREU EM PONTA DELGADA

Integrado no calendário de actividades da Associação Shotokan Karate Açores (ASKA) decorreu nos dias 25 e 26 de Janeiro, em Ponta Delgada, o 1º estágio Regional de Karate Shotokan JKA desta temporada, cuja orientação técnica ficou a cargo de Sensei Peté Pacheco (7º Dan JKA), responsável da ASKP-Associação Shotokan Karate Portugal, que contou com a colaboração dos instrutores: António Mota (4º Dan JKA), Paulo Telheiro (4º Dan JKA), Alcínio Pedrosa (3º Dan JKA) Emanuel Oliveira (2º Dan JKA) e Pedro Moniz (2º Dan JKA).
Neste estágio, participaram mais de uma centena de praticantes em representação do Karate Clube de Ponta Delgada, Shotokan Karate Clube de São Miguel (núcleos de Ponta Delgada, Vila das Capelas, Achadinha e Lomba da Fazenda - Nordeste), do Clube Karate da Ribeira Grande e do Núcleo Oriental de Shotokan. Sensei Peté deu várias horas de treino e transmitiu muitos ensinamentos, incidindo mais sobre a vertente técnica do Karate sem contudo esquecer a parte física que no seu conjunto foram do agrado geral.
 
Estes estágios que se repetem anualmente há cerca de 28 anos a esta parte têm sido um contributo muito importante para o desenvolvimento do Karate regional e contam sempre com a presença de instrutores de grande prestígio a nível nacional e reconhecidos internacionalmente e que são o rosto de uma das maiores associações de Karate.

De salientar a forte presença de muitos familiares e praticantes, na sua maioria crianças o que revela o crescente interesse nesta actividade que acima tudo tem um caracter formativo deixando assim boas perspectivas para o desenvolvimento sustentado da modalidade.
No final do estágio foram efectuados os habituais exames de graduações a 30 candidatos, propostos pelos seus instrutores responsáveis, os quais exceptuando alguns casos conseguiram a passagem à graduação seguinte.
 
DFA/AKA

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR JORGE AMARAL

Por Jorge Miguel Sousa Vasconcelos Amaral, Presidente do Sporting Clube Ideal
“Em resposta ao repto que me foi lançado por parte dos responsáveis do DFA, que aproveito desde já para saudar e agradecer pelo excelente serviço público que tem prestado em prol de todo o universo da formação que se desenvolve nas nossas nove ilhas açorianas, deixo aqui a minha, ainda que curta visão sobre o desporto na Região durante o ano que agora findou.
Como é de conhecimento das hostes desportivas regionais mais atentas, só agora me juntei a esta grande família, situação esta, que apenas foi possível, pelo grande amor e dedicação que sempre nutri pelo clube da minha terra, o grande Sporting Clube Ideal.
Mentiria se dissesse o contrário, é claro que ainda estou numa fase de interiorização de tudo o que levita em torno do desporto praticado nos Açores, mas ainda assim, o que mais me tem realçado à vista é o grande potencial de massa humana que pratica as mais variadas modalidades na região, que mesmo contra o nosso estatuto de “insulares” têm sabido se impor pelo seu brilho, profissionalismo e empenho, arrecadando o reconhecimento de todos ao mais alto nível.
Claro que uma aposta mais empenhada e rigorosa por parte das autoridades governamentais competentes, constituiria uma alavanca de elevada importância, que seria, em minha opinião, muito bem-vinda aos clubes, porque como em tudo na vida “sem ovos não se fazem omeletes”. Sei que os tempos são de crise, mas tenho registado que os apoios existem, estão disponíveis, faltando apenas arranjar-se uma plataforma mais afunilada por parte dos intervenientes (clubes), que quanto a mim, deveriam “per si” constituir um bloco coeso e unido na defesa da essência da sua existência.
 Juntos, sim, conseguiríamos ser mais fortes e reivindicativos, garantindo assim melhores condições de trabalho para o exercício da nossa função, ficando apenas para as competições as nossas rivalidades saudáveis.
A todos os quantos diariamente se debatem com inúmeras dificuldades pelo sucesso do desporto na região, deixo aqui um enorme abraço e o meu muito obrigado”.

CLUBE DESPORTIVO DE SANTA CLARA VISITA REDE DE ATL MUNICIPAIS DE PONTA DELGADA

A conhecida equipa de futebol do Clube Desportivo de Santa Clara, de 6 de fevereiro a 12 de junho, vai visitar 18 ATL (ateliers de tempos livres) do Concelho de Ponta Delgada.
 
Os jogadores do CD Santa Clara vão interagir com cerca de 655 crianças dos ATL dos Arrifes, Fenais da Luz, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Feteiras, Ginetes, Livramentos, São Pedro, Santa Clara, Santa Bárbara, São Vicente Ferreira e São José, com o objetivo de salientar a prática do desporto e incutir hábitos de vida saudáveis nos mais pequenos.
 
DFA/CMPD

FUTSAL: CALENDÁRIO DE JOGOS DA FORMAÇÃO EM SANTA MARIA


OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR LUÍS FURNAS

Por Luís Furnas, Director do Clube Norte Crescente – Futsal,
“Desde já, manifesto a minha gratidão pelo enorme prazer de poder manifestar a minha opinião através do DFA, a todos os seus seguidores. Aproveito também para agradecer a duas pessoas muito importantes para mim: Jorge Ponte, que atualmente não se encontra a treinar nenhum clube e a João Carvalho, atual diretor do Capelense SC, pois se não fossem eles, hoje eu poderia não estar aqui manifestando a minha opinião acerca do desporto, pois foi com eles que iniciei a minha carreira como diretor, na época 2007/2008, no Capelense SC. Pois, já passaram seis épocas que me encontro no ativo, sendo que vivi muitas alegrias e dissabores naquele clube, pois a história não é construída só de vitórias e alegrias.
Acerca do Desporto no ano 2012, posso dizer que determinadas situações me surpreenderam, pois já não era sem tempo que começasse, cada vez mais, a praticar o desporto por amor à camisola não olhando ao bolso, pois alguns clubes estão pagando a fatura de uma má gerência. A tendência é a piorar ainda mais na época presente e futura.
No que respeita às demais modalidade, começando pela do futsal, que é a que eu represento atualmente no Clube Norte Crescente, digo que 2012 foi um ano positivo, recheado de conquistas para São Miguel, ora não fosse a manutenção do Clube Operário Desportivo no escalão máximo de futsal, disputando com os melhores a nível nacional, a qual felicito e dou os parabéns a toda a estrutura do Clube Operário Desportivo.
Mais um dado positivo foi a criação da III Divisão Serie Açores de Futsal, que assim dá a oportunidade a mais clubes Açorianos de participarem em provas nacionais, destacando São Miguel que neste momento representa a Serie Açores de futsal com quatro equipas, e com isso levando também que a Academia de Arbitragem de Futsal, esteja neste momento com duas equipas de arbitragem nos quadros da Federação Portuguesa de Futebol.
Não queria também deixar de dar os parabéns ao Clube Norte Crescente, por este ter iniciado um excelente projeto na época de 2011/12 em que visa formar e educar muitos jovens na Costa Norte através da pratica desportiva, em especial no futsal. Não posso esquecer de lamentar também, o pouco apoio que existe, das entidades a nível do futsal regional, pois de todo não é bonito que em São Miguel não haja equipas de seniores de futsal masculino, como também lamento a falta de infraestruturas na Ilha pois existem muitas equipas de formação de diversas modalidades a que estas infraestruturas não dão a devida resposta. Por sua vez felicito todos os clubes inseridos no futsal sénior feminino na AFPD, pois existe uma grande aposta nesta vertente, através dos clubes aderentes, mostrando que desporto é para todos.
 Passando para o futebol, destaco a criação de apoios das entidades para que a 2ª Divisão de Futebol pudesse arrancar, em São Miguel, pois desta forma oportunidade a muitos atletas jovens que não estavam no ativo. Um outro evento muito importante, a nível de futebol, foi também a excelente vinda do Torneio Lopes da Silva a São Miguel mostrando que nos Açores também é possível a realização de grandes eventos.
Aspeto negativo, apenas para as agressões aos árbitros no desporto, como foi o caso da agressão ao árbitro César Andrade, a qual condeno, desde já.
Enalteço também todos os ginastas, de São Miguel, pois levaram o nome local a nível nacional, alcançando êxitos de muito prestígio para a região.
Abordando o desporto em geral, destaque para a edição de uma das etapas do Red Cliiff Diving levando assim a que a Ilha de São Miguel fosse falada em vários pontos do mundo pelos órgãos de comunicação social.
Para finalizar desejo a todos os clubes força de união, espirito e entreajuda para que possam ultrapassar as dificuldades adjacentes. Sem mais observações, um bem-haja a todos os intervenientes no desporto com as minhas saudações desportivas”.
 
Foto: Direitos Reservados

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

LAGOA ACOLHE PROVA DE CICLISMO INÉDITA PARA TODA A FAMILIA A 24 DE MARÇO – SÃO MIGUEL

A cidade de Lagoa vai acolher no dia 24 de março uma prova de ciclismo. Trata-se da 1ª Maratona Monbike, organizada conjuntamente entre esta empresa e o Serviço de Desporto da Empresa Municipal da Lagoa. Para além de possibilitar uma experiência inovadora e única, dentro das iniciativas realizadas na ilha, tem por objetivo promover hábitos de vida saudáveis e conceitos de ecologia e valorização ambiental.

 
Os participantes deverão ter idade igual ou superior a 16 anos, tendo duas opções possíveis e acessíveis a qualquer “Betetista”. A meia Maratona é um percurso com uma extensão de 40 kms e de dificuldade baixa, e a Maratona, é um percurso de 65 km de dificuldade média. Em ambas as opções, os trajectos têm início e final no Tecnoparque da Lagoa, percorrendo trilhos de terra e asfalto e troços de ligação maioritariamente dentro do Concelho.
No que diz respeito às inscrições, serão disponibilizados 3 packs, o Pack Base, o Pack Almoço e o Pack Só Almoço (acompanhantes). As inscrições poderão ser feitas online no site do evento em http://www.maratonamonbike.wix.com/2013, ou presencialmente na loja Monbike, situado no Azores Park, Armazém 2.7.
Após cortarem a meta, todos os participantes serão recebidos na Pousada de Juventude de Lagoa que receberá o convívio e a entrega de prémios, havendo ainda oportunidade para sortear entre os presentes uma bicicleta Mérida XC Sport.
De realçar ainda que, após o início do evento, o ExpoLab – Centro de Ciência Viva, disponibilizará um conjunto de atividades interativas, especialmente preparadas para este evento, o que promete tornar esta manhã mais aprazível para toda a família.
Entre experiências de laboratório, safaris na floresta e desafios sobre rodas, o visitante do ExpoLab poderá explorar este centro e descobrir a ciência que nos rodeia. Convidam-se, assim, todos os pequenos cientistas e atletas a trazerem as suas rodas (bicicleta, triciclo, patins, trotineta, entre outros) e participarem nas diversas atividades que estarão ao dispor para os mais pequenos.
 
DFA/CML

FUTSAL: CAPITÃO GONÇALO ALVES DO BENFICA VAI REALIZAR SESSÃO DE AUTOGRAFOS NA SEXTA-FEIRA NA SPORT ZONE – PONTA DELGADA

A empresa Sport Zone em Ponta Delgada, vai receber na próxima sexta-feira, pelas 15.30 horas, um convidado muito especial, que dá pelo nome de Gonçalo Alves. Este convidado que vai realizar uma sessão de autógrafos, no local citado, é o capitão da equipa de futsal, do Sport Lisboa e Benfica.
 
A conceituada loja de material desportiva vai ser com certeza muito pequena para albergar os muitos adeptos do clube, e nomeadamente do futsal.
 
 
 
DFA

“ANIMA - ESPERANÇAS DA PATINAGEM” A 10 DE FEVEREIRO EM PONTA DELGADA

No próximo dia 10 fevereiro, no Pavilhão da Escola BI Roberto Ivens, vai realizar-se a prova “ANIMA - Esperanças da Patinagem”, aberto apenas a patinadores do escalão Benjamins, Infantis e Iniciados que tenham obtido até esta data o nível 1 de Patinagem Livre.
"Esperanças de Patinagem”, que tem o apoio do projeto ANIMA da Câmara Municipal de Ponta Delgada e de algumas empresas, vai permitir aos jovens talentos da patinagem artística a oportunidade de se prepararem melhor para os campeonatos regionais a disputar a 13 e 14 de Abril próximo, assim como para o Campeonato de São Miguel da modalidade, que decorre a 15 de Junho.
Entretanto, no último domingo, 27 de Janeiro, o Pavilhão da Escola BI Roberto Ivens recebeu uma sessão particular de testes de patinagem artística para promoção dos níveis dos atletas.
A prova, organizada pelo CDERI (Clube Desportivo da Escola Roberto Ivens), teve o apoio do projeto ANIMA e a colaboração da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, Serviços de Desporto de São Miguel, pais dos atletas e empresas locais.
Participaram nos testes Clube Patinagem Santa Cruz (Lagoa), Clube de Patinagem de São Pedro, Clube Desportivo Escolar de Ginetes e o Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens.
Mais de 50 atletas, que realizaram 42 testes de iniciação à patinagem artística e 18 testes de patinagem livre, participaram na referida prova.
 
DFA/CMPD

2ª PROVA DA III TAÇA ANIMA DE ESCALADA REALIZA-SE NO PRÓXIMO SÁBADO – PONTA DELGADA

No próximo sábado, dia 2 de fevereiro, vai decorrer no Pavilhão da Escola BI Canto da Maia, em Ponta Delgada, a 2ª Prova da III Taça ANIMA de Escalada, das 14 às 18 horas.
 
No programa está previsto a realização da competição para os todos os escalões (Escolinhas, Infantis, Iniciados, Juvenis e Séniores). Esta prova também servirá para o ranking de apuramento para o Campeonato Nacional Universitário. 
Segundo a organização, está prevista a participação de cerca de 60 atletas de vários clubes da ilha de S. Miguel. Os escalões mais novos (Escolinhas, Infantis e Iniciados) realizam a prova em Top Rope, enquanto os restantes atletas realizam na variante "à frente".
Nesta prova serão oferecidos lanche/iogurtes a todos os participantes, assim como de medalhas e algumas lembranças aos primeiros classificados.
A organização conta com a colaboração para a realização desta prova o Projecto ANIMA, Serviços de Desporto de S. Miguel, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, entre empresas privadas, e ainda o G2- Presas de Escalada e Junta de freguesia de S. Pedro.
Relembramos que esta III Taça ANIMA de Escalada é aberta a todos os alunos das escolas da região, desde e 1º ciclo ao Ensino Universitário e pretende dinamizar alguns muros de escalada existentes nas escolas e os espaços desportivos do concelho de Ponta Delgada destinados à prática da escalada.
DFA
Fotos:CDERI

INICIADOS: MARITIMO PERDEU COM OLIVEIRENSES ESTA NOITE - AFPD

Taça Ano Novo - Iniciados
Meias-finais - 1ª mão

 
MARITIMO SPORT CLUB  0  -  CD OLIVEIRENSES  1  (resultado final)

 
Ao intervalo: 0 - 1.

 
Marcadores:
Oliveirenses - Sardinha. 
 
Desafio que decorreu na noite de ontem (terça-feira), no Estádio Municipal de Jâcome Correia, em Ponta Delgada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DFA
Fotos: Mário Nunes/DFA

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

INICIADOS: SPORTING IDEAL VENCEU MARITIMO SC - AFPD

Taça Ano Novo - Iniciados
 
 
SPORTING CLUBE IDEAL  4  -  MARITIMO SPORT CLUBE  0  (resultado final)
 
 
Ao intervalo: 2 - 0.
 
 
Marcadores:
Ideal - André Câmara, Simão, Afonso Faria e José Amaral.
 
 
Desafio que se realizou no passado sábado no Estádio Municpal da Ribeira Grande, na cidade da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel.
 
 
Depois de ter perdido perante a melhor equipa em campo, onde o domínio foi notório, por parte dos atletas orientados pelo Professor Rui Ribeiro, o Marítimo que já estava apurado, recebe hoje (terça-feira) a formação do Oliveirenses, em desafio a contar para as meias-finais da Taça Ano Novo, pelas 20 horas, no Estádio Municipal de Jâcome Correia, em Ponta Delgada.
 
 





 
 
 
 
 
 
 
DFA
Fotos: Maria Rocha/DFA

FUTSAL: EM DESAFIO DE NERVOS O POSTO SANTO FOI VENCER A RABO DE PEIXE - RIBEIRA GRANDE

A 3ª jornada da III Divisão Série Açores de Futsal, teve início na Vila de Rabo de Peixe, em São Miguel, entre as equipas do CD Rabo Peixe e o CCDC Posto Santo, jogo disputado no Pavilhão da EBI Rabo Peixe, no passado fim-de-semana.

A equipa da casa, vinha de um bom resultado num terreno difícil, da ACJR Casa Ribeira onde venceu por 5-1. Já o Posto Santo, trazia uma vitória diante dos seus vizinhos, AJ Fonte Bastardo por 6-2.

Quanto ao desafio propiamente dito, os visitantes entrarem melhor na partida, tendo-se adiantado no marcador através de João Mamede. Mas o inconformismo local, não demorou muito e o CD Rabo Peixe respondeu por intermédio do atleta Galinha, reestabelecendo assim a igualdade no encontro. Era um jogo muito aberto de ambas parte, com muitas oportunidades de golo desperdiçadas e jogadas muitas rápidas, a culminar com um excelente espetáculo de futsal.
À passagem dos 10 minutos, o nº 5 do Rabo Peixe, realizou um remate cruzado e mas Brandon Lima, tirou em cima da linha de golo, novamente uma tarde inspirada deste jovem guarda-redes do Posto Santo, ex-júnior, que mostrou ter grandes qualidade e capacidade para estar entre os melhores. E quem não marca, sofre e foi exatamente o que aconteceu, pois num ataque rápido, o nº 5 do Posto Santo desfez a igualdade, colocando os visitantes a vencer por 1-2, mas não foi preciso esperar muito para a igualdade surgir de novo. Numa excelente resposta a equipa da casa por intermédio de Toy, igualou o marcador, resultado este que não iria se alterar até ao intervalo.
Uma primeira parte muito equilibrada, mal esteve a equipa de arbitragem liderada por Nuno Estrela e José Artur (ambos da AFPD), que num dos últimos lance da primeira parte esteve mal ao não admoestar um atleta do CD Rabo Peixe que derrubou o nº9 do Posto Santo que ficaria isolado frente a baliza defendida por Cesar Cabral.

 
A parte complementar iniciou-se praticamente com o golo do Posto Santo, por Patareco, a passe do seu colega Carlinhos, fez assim o 2-3. E não satisfeitos, os visitantes passados alguns minutos, elevaram para 2-4, através de Carlinhos, depois de uma entrada e um passe pelo meio do seu colega João Santinha. Tentava responder o Rabo Peixe em busca do golo que reduzisse a desvantagem no marcador, mas acabou por desperdiçar muitas oportunidades. E decidido o Posto Santo voltou a marcar através de Miguel Prenda, que colocou o marcador em 2-5, para desespero dos locais.

A três minutos do final da partida, a equipa da casa iria lançar o 5 para 4 a fim de minimizar os estragos, e não demorou muito, quando Leonardo Rebelo, através do 5 para 4 reduzia para 3-5. A bola não parava e nesta altura do jogo o Posto Santo, estaria encostado às cordas com muitas dificuldades, uma vez que o Rabo de Peixe ia pressionando muito e criando muitas oportunidades na baliza de Brandon. Até que, e novamente em 5 para 4, Toy fez o 4-5, mas já não havia tempo para mais e eram muitos os nervos e o desespero do técnico visitante que ainda viu a 30 segundos do fim, o seu jogador Carlinhos falhar um livre de 10 metros. No final, a vitória sorriu ao conjunto que se deslocou da ilha terceira, vencendo o encontro por 4-5, resultado que se ajusta pelo que fez o Posto Santo, em mais uma tarde muito inspirada do jovem Carlinhos.
 
Luís Furnas
Foto: Mário Nunes/DFA

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR JAIME SOUSA

 
Por Jaime Sousa, treinador dos iniciados do CD Rabo de Peixe,
 
“Queria desde já agradecer ao DFA a oportunidade de que disponho para falar sobre o desporto, mais concretamente sobre futebol que é a minha paixão e a área desportiva em que estou inserido.
 
Começo por destacar pela positiva o Torneio Lopes da Silva, que foi um momento alto do desporto rei nos Açores, pois tivemos oportunidade de ver em ação vários atletas da formação dos clubes grandes do nosso país, onde destaco a grande prestação da nossa seleção. Igualmente, destaco a nova competição de futebol em S. Miguel, denominada de 2ª divisão, que veio trazer mais competição, assim como colocar maior número de atletas em ação, pois voltaram a fazer o que mais gostam, jogar futebol.

E claro, como não podia esquecer, a prestação dos clubes da minha cidade (Ribeira Grande), na Série Açores, mais concretamente o Clube Desportivo Rabo de Peixe, que tem um plantel constituído por 80% dos seus atletas formados no clube, a chamada prata da casa. Uma palavra de apreço para as equipas açorianas das mais variadas modalidades que competem ao mais alto nível.
Pela negativa destaco alguns acontecimentos, e começo por citar algumas situações, como foi o caso das cenas das agressões que foram vítimas alguns árbitros, tendo sido o caso mais grave, aquele que aconteceu com o jovem César Andrade.

Também opino que é mau para a nossa formação alguns clubes em plena competição estarem a oferecer dinheiro a alguns atletas para assinarem pelos clubes, assim como a A.F.P.D. deixar alguns clubes terem diretores a treinar, depois de os treinadores serem obrigados a tirar a cédula profissional e não estarem a treinar por falta de colocação. Assim não vale a pena gastar dinheiro…
 
Gostaria ainda de frisar um caso que também me marcou pela negativa, e que teve a ver com o que aconteceu em pleno treino da equipa sénior do CD Rabo de Peixe, quando o diretor do clube, Manuel Camelo, foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Um bem haja a todos e saudações desportivas, pois afinal o desporto serve para confraternizar e fazer amizades, pelo menos é para isto que luto sempre no futebol, enquanto pessoa e treinador.”
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR HERNÂNI BORGES

Por Hernâni Borges, treinador de futebol,
“A prática desportiva torna os jovens mais aptos para um futuro promissor e competitivo, ajudando-os a vencer na vida, a contornar obstáculos, e a superar os desafios.
O futebol é assim por excelência um meio de comunicação e convivência entre os jovens no dia-a-dia, e ao praticarem este desporto estão também a desenvolver o seu corpo e a desenvolver laços na comunidade.
Claro que tinha que abordar o futebol, porque é por ele que tenho pautado a minha vida desportiva, no antes e depois, como técnico.
Relativamente ao desporto que aconteceu no ano transacto nos Açores, foi muito e variado, e por isso não penso ser importante destacar nenhum evento, dado que aconteceram uma imensidade deles, todos com grande qualidade, nomeadamente em S. Miguel”.

TT: TROFÉU AÇORES TT 2013 ARRANCOU ONTEM COM A PROVA RESISTÊNCIA TT - TRILHOS /INATEL

O Troféu Açores TT 2013 estreou-se com bastante fulgor com a realização da prova de Resistência TT – Trilhos/INATEL. Através da parceria CATTT, Clube TT Trilhos Micaelenses e Inatel, decorreu no domingo, dia 27, na Chã do Rego de Água a primeira de seis provas do citado Troféu com uma significativa participação de vinte e três viaturas 4X4 e uma dúzia de motos e quads na sua totalidade.
A prova revelou-se bastante dura e só logrou acabá-la quem geriu bem o esforço das máquinas. Dos 23 4X4, só concluíram a totalidade da prova (doze voltas ao circuito num total de aproximadamente 60 km) dez participantes.
A sua classificação foi a seguinte:
Motos
1 - João Câmara
 
ATV
2 - Ruben Ponte
 
Quads
1 - Rui Borges; 2 - Geraldo Borges; 3 - Nelson Medeiros; 4 - Duarte Borges.
 
T1
1 - Walter Pontífice / Nelson Raposo; 2 - Paulo Luz / Flávio Almeida; 3 - Daniel Araújo / João Melo;  4 - António Raposo / Arnaldo Machado; 5 - Dionísio Lucas / António Lourenço.
T2
1 - José Rodrigues / José Nunes; 2 - Pedro Cordeiro / Pedro Soares; 3 - Hélder Galvão / Roberto Medeiros; 4 - Sérgio Andrade / Paulo Benjamim; 5 - Bruno Rangel / Nuno Cansado; 6 - Dino Pereira / Miguel Sousa; 7 - Cláudio Couto / António Couto; 8 - Carlos Cabral / Luís Ferreira; 9 - Frederico Garcês / Vitória Rangel; 10 - Filipe Vieira / Rafael Vieira; 11 - Ricardo Chaves / Sandro Medeiros; 12 - Joel Rodrigues / João Andrade; 13 - Carlos Teixeira / Sandra Pavão; 14 - Luís Silva / Nuno Vital; 15 - Ricardo Cabral / Renato Ferreirinha; 16 - Antero Soares / João Correia; 17 - Paulo Martins / Sílvia Oliveira; 18 - Paulo Medeiros / Luís Melo.
 
DFA
Foto: CATTT Açores

“SATA RALLYE É UM IMPORTANTE CARTAZ TURÍSTICO QUE MERECE O APOIO DA CÂMARA DE PONTA DELGADA” – REFERIU O PRESIDENTE DA EDILIDADE

José Manuel Bolieiro considerou o SATA Rallye Açores como um importante cartaz turístico para Ponta Delgada e para os Açores e que, por isso mesmo, vai continuar a merecer o apoio do Município.
 
Trata-se de um “cartaz turístico e de promoção da honorabilidade e da notoriedade não apenas de Ponta Delgada como dos Açores” - disse o Presidente, realçando o papel do Grupo Desportivo Comercial na organização desta prova de dimensão internacional.
José Manuel Bolieiro não quis quantificar o apoio logístico e financeiro da autarquia para esta prova, mas disse que o mesmo serve para ajudar a garantir o sucesso da prova.
O Presidente da Câmara de Ponta Delgada destacou o regresso da prova especial citadina que em 2012, se revelou num sucesso, trazendo milhares de pessoas à cidade, adiantando que “este ano será novamente um sucesso porque juntará ainda mais gente. Teremos, com certeza, que reforçar os meios de conforto e de segurança que em 2012 foi possível assegurar”.
A Câmara de Ponta Delgada vai assim, continuar a apoiar financeira e logisticamente o SATA Rallye Açores, cuja 48ª edição vai para a estrada de 25 a 27 de Abril. Esta é a quarta prova do calendário do European Rally Championship (ERC - Campeonato Europeu de Ralis), composto por treze.
Por outro lado, José Manuel Bolieiro homenageou os dirigentes do Grupo Desportivo Comercial pelo sucesso do SATA Rallye Açores “um sucesso para a notoriedade dos Açores enquanto destino turístico e enquanto terra com capacidade de organização de provas internacionais com o nível” como são as provas do IRC.
“Vamos continuar a colaborar com o Grupo Desportivo Comercial para garantir, em 2013 e para o futuro, o mesmo sucesso da prova, a notoriedade da cidade de Ponta Delgada e dos Açores” - disse.
Para o autarca, o SATA Rallye “projeta os Açores pelo mundo inteiro, não só como um excelente espaço para a realização destas provas automobilísticas como também como um excelente destino turístico”.
Francisco Coelho, Presidente do Grupo Desportivo Comercial, agradeceu à autarquia o apoio que tem vindo a prestar à realização da prova, afirmando-se satisfeito com o facto de a Câmara Municipal manter todos os apoios do último e reforçando toda a envolvente da prova citadina que, também na sua opinião, vai trazer muito mais gente à cidade.
“Agradecemos todo o esforço que o Município tem feito para manter Ponta Delgada e os Açores no mapa do mundo com a realização desta prova, como também no cartaz turístico” – acentuou, e continuou afirmando que “no ano passado tivemos um “share” direto de visibilidade de 4 milhões de pessoas. Este ano, há uma grande expetativa e o Eurosport garante-nos cerca de 200 milhões de pessoas que vão assistir em direto a todas as classificativas que serão selecionadas já em fevereiro com a vinda a Ponta Delgada dos dirigentes máximos e responsáveis técnicos do Eurosport” - concluiu Francisco Coelho.
 
DFA/CMPD

OPINIÃO: DESPORTO NOS AÇORES 2012 POR ACADEMIA DE ARBITRAGEM DE FUTSAL DE SÃO MIGUEL

Por Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel,
“Antes de mais, a Direção da Academia de Arbitragem de Futsal de São Miguel, agradece a oportunidade de deixar um balanço de 2012 no DFA, site que muito tem contribuído para a divulgação do Desporto nos Açores.
O ano de 2012 foi rico em eventos que promoveram a região, com vários eventos internacionais dos quais destacamos o SATA Rally dos Açores, a prova do Circuito Mundial de Surf, o Red Bull Cliiff Diving, que levaram a imagem dos Açores, mais concretamente de São Miguel, além-fronteiras.
A nível nacional, entre outros eventos, destaque ao Torneio Lopes da Silva em futebol, que trouxe até nós alguns grandes talentos e o futuro do futebol nacional.
No que ao futsal diz respeito, palavra para a carreira do Clube Operário Desportivo na 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Futsal, onde, fruto de um excelente trabalho, atingiu os play-off na sua época de estreia na alta-roda do futsal nacional.
Também a criação da Série Açores, na 3ª Divisão do Campeonato Nacional de Futsal foi uma mais-valia para as equipas Açorianas, aumentando a competitividade entre elas, não obstante a consequente diminuição da mesma a nível local (ilha), onde a diminuição do número de equipas participantes é uma realidade preocupante que importa corrigir.
Entrando no capítulo específico da arbitragem de futsal, os objetivos da Academia foram cumpridos, com a manutenção dos 3 representantes na arbitragem nacional – 2 árbitros e 1 observador, reforçando o contingente com mais um árbitro.
Também ao nível do desempenho dos árbitros em provas da AFPD, se notou uma evolução fruto do trabalho desenvolvido pela Academia e pelos árbitros, procurando as melhores prestações e a possível evolução para outros voos.
O ano de 2013 será marcado por dificuldades aos quais o desporto e o futsal em particular não serão indiferentes. Terá de haver por parte dos intervenientes um grande espirito de sacrifício, de responsabilidade e de bom senso para suplantar as adversidades… Todos podemos fazer alguma coisa!”