terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

FUTSAL: GINETES E VILA FRANCA EM DESAFIO DE NERVOS TERMINOU EMPATADO

AC Ginetes  4  -  CE Vila Franca  4
 
Teve lugar a 5º jornada da Série Açores de Futsal, no passado sábado, dia 9 de fevereiro, que opôs o AC Ginetes e CE Vila Franca do Campo. Com a presença de segurança “privada” e conforme determina a lei, este jogo não teve policiamento, mas sim, de três elementos credenciados pela AFPD do clube da casa que não tiveram que intervir.
Num jogo em que a equipa do Ginetes esteve um pouco nervosa no início, falhando inúmeros passes, à semelhança da visitante, que teve também algumas perdidas flagrantes, tendo mesmo o atleta Filipe, do AC Ginetes, realizado um remate cruzado que por pouco não deu em golo, muito embora ambas as formações tivessem esbanjado algumas oportunidades junto à grande área.
Com aquele carisma que se conhece do treinador Carlos Arruda, este incitou sempre os seus “pupilos” a fazer pressão alta tendo em vista a posse da bola e marcar algum golo. E foi num mau passe que Emanuel recuperou a bola e rematou à baliza, fazendo desta forma o primeiro golo para o CE Vila Franca. Poucos minutos decorridos, após o primeiro golo e a passe de Emanuel e Carlos Varão, o marcador dilatou-se para 0 – 2.
E logo de seguida, aconteceu uma grande perdida de Gustavo em frente a Pedro Rainha que o Ginetes não reduzia o marcador, fazendo-o de seguida por Miranda a passe de Fabinho, reduzindo o marcador para 1-2. Nos minutos finais da primeira parte o Ginetes pressionou os vila-franquenses com objectivo de marcar e ir para o intervalo com um empate 2 - 2, o que veio a acontecer por intermédio Miranda a passe de Pedro. Como o jogo só termina quando o árbitro apita para o final, o CE Vila Franca teve ainda duas oportunidades que acabaram por ser desperdiçadas de livres directos sem barreiras nos minutos finais por Emanuel e Rui Galinha.
Para surpreender o seu adversário o AC Ginetes entrou na parte complementar com o guarda-redes avançado, embora não tenha resultado qualquer vantagem ou golo. Nesta etapa complementar o CE Vila Franca e numa jogada de muita sorte Emanuel rematou à baliza, esta bateu na barra e no guarda-redes, e acabou por entrar, passando para a frente do marcador. Ambas as equipas faziam circular bem a bola e numa vantagem sobre um adversário, Filipe empata a partida enchendo o pé à entrada da grande área, sem defessa para Pedro Rainha.
Do que observei no AC Ginetes, existe muita diferença da época anterior, pela positiva, pois evoluiu fruto do bom trabalho que a dupla de treinadores Zeca Freitas e Paulo Rodrigues (Pauleta) têm feito em prol do grupo e do clube.
Por outro lado, não tenho dúvidas também que o Alexandre “carrega” o CE Vila Franca para a vitória e sempre que o mesmo não está em campo o jogo é outro nos vila-franquenses. Depois de Rui Galinha ter falhado ao primeiro poste, é Alexandre que fecha a contagem após a marcação de um canto.
O Ginetes e após uma reposição da linha lateral Miranda, empatou uma vez mais o jogo num remate que ainda embateu num colega de Pedro Rainha. Foi ainda Emanuel que nos minutos finais após rematou cruzado mas sem perigo para a baliza de Renato.
Foi por pouco que os colegas do AC Ginetes não dedicavam a vitória ao Gustavo pelo nascimento da filha na noite anterior, que não quis deixar de estar presente jogo junto dos seus demais colegas.
Ficha técnica:
AC Ginetes – Renato, pedro, Miguel, Pedro V., Tiago, Rodrigo, Rafael, João, Miranda, Fabinho, Filipe e Gustavo.
 
CE Vila Franca – Pedro Rainha, Carlos Varão, Alexandre, Ruizinho, Rui Galinha, João Vieira, Pedro Cabral, João Teixeira, Bruno Gomes, Tiago Pacheco, Emanuel Piorna e Nuno Santos.
Equipa de arbitragem – Wilson Soares e Pedro Cirne da AF Aveiro e João Machado cronometrista da AFPD.
 
 
Texto e fotos de José Araújo