domingo, 3 de fevereiro de 2013

INICIADOS: MARITIMO FOI AO OLIVEIRENSES PERDER - AFPD

Taça Ano Novo - Meias-Finais
Iniciados - 2ª mão
  
CD Oliveirenses   7  -   Maritimo Sport Clube  0      (resultado final)
 
Ao intervalo: 1 - 0.


Desafio que se desenrolou na tarde de ontem, no Campo Tibério António Moniz Ribeiro, na fregueisa de Fajã de Cima, Ponta Delgada.
 
Arbitragem: Apresentou um bom trabalho, embora tivesse mostrado uma cartolina vermelha, mas foi a forma que o árbitro encontrou de conseguir segurar a partida, que na parte complementar foi praticamente feita de quedas, algumas delas com algum aparato.  

Este era um desafio de alguns nervos, mas com os atletas durante a primeira parte a conseguiram controlar bem o esférico e a saberem gerir as oportunidades de golo, pois ambas as formações atacavam com frequência em busca do tento. Mas esse, acabou por ser marcado pelos atletas locais que abriram o activo por intermédio do camisa n. 10. E com a vantagem mínima chegou ao fim a primeira parte. De recordar, que a equipa da Fajã de Cima, trazia consigo a vantagem de 1-0, da primeira mão.
 
Já a parte complementar, foi muito atribulada, com muitas quedas, muitas paragens longas, o que quebrava constantemente o ritmo de jogo, se é que ele existiu, nesta metade do encontro. Logo aos 5 minutos, surgiu o 2-0, pelo atleta local, que envergava a camisa n.20. Volvidos 2 minutos surgiu o 3-0. A partir deste terceiro golo, os visitantes entraram em descontrolo por momentos, voltando-se a encontrar depois de algumas mexidas por parte do técnico Ernesto Sousa. Mas a expulsão de Érico, por acumulação de amarelos, alterou o comportamento da equipa do Marítimo, que foi gradualmente perdendo as rédeas ao encontro, ao ponto que o guarda-redes Tiago, possivelmente doente, deixou entrar três golos seguidos, afastando-se da bola para ela entrar.  
Estava feito o 6-0, não tanto por superioridade dos locais, mas por consentimento própria do guarda-redes Tiago. Abatido, e muito debilitado, abandonou o recinto de jogo. E como as coisas de si, já não estavam boas, já sobre o final do encontro o árbitro marcou uma grande penalidade a favor dos locais, que foi concretizada. O resultado fixou-se em 7-0, mas não espelha a realidade de ambos os conjuntos em campo, até porque três golos foram "oferecidos", possivelmente por Tiago se sentir mal de saúde. Acompanhamos a sua saída de campo, de Tiago, que não dirigiu a palavra a ninguém a poucos minutos do final do encontro, e à passagem pela nossa reportagem, o atleta apresentava-se com pele e mucosas pálidas, numa aparente situação de entrada em estado de choque, conforme nos avalizou no momento um enfermeiro nas bancadas habituado a trabalhar em situações de emergência médica.
Agora o CD Oliveirenses tem pela frente na final o CD Santa Clara, que venceu ontem à tarde o União Micaelense por 3-1, apesar de ao intervalo os encarnados se encontrarem  a perder por 1-0.

 
Texto e Fotos: Mário Nunes (jornalista)