sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

OPINIÃO: A POLÍTICA DESPORTIVA DO MUNICÍPIO DE PONTA DELGADA, PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Por Pedro Filipe Rodrigues Furtado, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

 
“Na sequência de honroso convite por parte do site DFA, gostaria de começar por saudar os seus responsáveis e reconhecer o mérito do trabalho desenvolvido em prol deste sublime desígnio, que é o da promoção do desporto regional e que encontra nas mais diversas organizações desportivas da região os seus principais autores. A todos vós, o meu público reconhecimento pelo trabalho feito.
Outros protagonistas deste desenvolvimento são sem dúvida os municípios, a quem compete no âmbito do quadro das suas competências e atribuições legais, o desenvolvimento de uma política que incentive o aparecimento e a realização de projetos desportivos da responsabilidade dos cidadãos ou de organizações de reconhecido mérito e interesse.
Foi com este sentido, o do desenvolvimento desportivo do concelho de Ponta Delgada, que o município entendeu como necessária, a construção de um conjunto assinalável de novas infraestruturas, de vária natureza, que resultou numa nova dimensão quantitativa e qualitativa da oferta e, cognitantemente, dos índices de atividade física e de participação cívica da população em geral. Esta estratégia, acompanhada por um adequado investimento financeiro, tendo por base os diferentes orçamentos municipais e os apoios disponibilizados pelos quadros comunitários, permitiu nos últimos anos, a construção e remodelação de equipamentos polidesportivos e de campos de futebol nas diferentes freguesias do concelho de Ponta Delgada, com consequentes ganhos para a melhoria de condições para a fixação das populações. O desporto numa perspetiva de coesão social e territorial.    
Consolidada uma rede de infraestruturas desportivas e de lazer abertas à comunidade equilibrada geograficamente de acordo com as necessidades e densidade da população, importa reforçar agora, uma política de rentabilização e utilização otimizada dos equipamentos pela iniciativa conjugada do município e dos agentes desportivos. Nenhuma política desportiva tem plena realização sem a participação ativa de todos. Aos municípios compete o fomento de projetos de desenvolvimento desportivo, criando condições de estabilidade financeira e de programação sustentada dos mesmos.
Com o intuito de consagrar um sistema de apoios diversificados à prática desportiva em função de critérios objetivos, como de fazer adequar os mesmos às novas exigências legais decorrentes da conjuntura económica do país, o Município de Ponta Delgada prepara-se para fazer aprovar um Regulamento que pretende a construção de uma nova estratégia de desenvolvimento desportivo, assentando a sua política nesta área em 4 vetores estratégicos fundamentais: A cooperação, reconhecendo que os objetivos comuns só são alcançáveis através da parceria ativa, esforço conjunto e do trabalho contínuo de todos os agentes desportivos do concelho; a formação, valorizando as boas práticas de gestão desportiva que tenham como prioridade os escalões de formação e a promoção de uma cultura de boa conduta desportiva e de recusa da violência; a saúde e educação, promovendo a integração das atividades desportivas nos objetivos comuns de educação pelo desporto, de hábitos de vida saudáveis e de solidariedade coletiva e finalmente a promoção do desenvolvimento da prática desportiva dos cidadãos e o aumento dos índices de atividade física e de participação cívica por parte da população em geral.
Aos leitores da DFA, fica aqui o meu modesto contributo. Faço-o na qualidade de Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com competências na área do desporto e juventude, mas também, na condição de cidadão amante do desporto.

 
Muito mais havia para dizer, decerto não faltarão mais oportunidades. Foi um prazer escrever estas linhas. Despeço-me com um pedido, pratiquem desporto. Um bem haja a todos!”.