sexta-feira, 31 de maio de 2013

KARATÉ: ESTÁGIO LOCAL REALIZA-SE AMANHÃ EM PONTA DELGADA

Realiza-se  amanhã na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada a preparação para Estágio Regional, que se realizará nos próximos dias 14 e 15 de Junho com o Sensei António Pula (6º Dan JKA).
 
Este é um evento que tem igualmente, por objectivo dar a conhecer um pouco mais do que tem sido feito em prol do Karaté puro -  karate shotokan JKA.
 
 
DFA

SPORTING CLUBE IDEAL REÚNE HOJE EM ASSEMBLEIA GERAL

Convocatória - Assembleia Geral

Nos termos da lei e dos estatutos convocam-se os sócios do SPORTING CLUBE IDEAL, no pleno gozo dos seus direitos, para reunirem em Assembleia Geral Eleitoral, no dia 31 de Maio de 2013, pelas 20h00 a ter lugar na sede do clube, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas de 2012/2013.
2 - Eleição de novos Corpos Gerentes para a época de 2013/2014
3 - Diversos sobre a actualidades do clube.

Informa-se que:
-As listas para os novos Corpos Gerentes poderão ser entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral até trinta minutos antes da hora marcada para a Assembleia Geral Eleitoral.
Caso não compareçam vinte e um sócios, e tal como estipulam os Estatutos, a Assembleia Geral reunirá oito dias depois (7 de Junho de 2013), à mesma hora e no mesmo local, com qualquer número de sócios e com a mesma ordem de trabalhos.

Ribeira Grande, 22 de Maio de 2013

O Presidente da Mesa Assembleia Geral.
João Moniz da Silva

INFANTIS: MARITIMO E SANTA CLARA VENCERAM COM FACILIDADE - AFPD

Taça de São Miguel  
Infantis - 1/8 Final

Marítimo Sport Clube  6  -  Clube Operário  Desportivo  "B"  2
 
Marcadores:
Marítimo - Ruben Soares, Hernâni, Rafael Lima (3) e Henrique Tavares.
Operário "B" - Carolina (2)
 
Desafio que decorreu no passado fim-de-semana no Estádio Municipal de Jâcome Correia, em Ponta Delgada.
 
Taça de São Miguel
Infantis – 1/8 Final
 
CD Santa Clara "A"  20  -  FC Vale Formoso  0
Desafio que decorreu no passado fim-de-semana no Estádio Municipal de Jâcome Correia, em Ponta Delgada.

 
Nuno Reis

quinta-feira, 30 de maio de 2013

CAPELENSE: JORGE CABRAL – UM JOGADOR DE CRAVEIRA QUE JÁ ASSINOU PELO CAPELENSE

O médio Jorge Cabral, que nos últimos anos representou o GD São Roque, já é atleta do Capelense SC, para a época 2013/2014.
 
O Capelense reforçou-se assim com um excelente jogador que actua normalmente no centro do meio campo.

Jorge Miguel Botelho Cabral, nascido a 29/7/1986, fez parte do seu percurso de formação no GD São Roque, tendo pelas suas qualidades técnicas e tácticas despertado o interesse do Vitória de Guimarães, clube que acabou por ingressar aos 15 anos e onde permaneceu durante quatro anos seguidos.
 
Fez a sua primeira época de sénior no SC Mirandela, acabando por contrair uma lesão, o que impediu Jorge Cabral de continuar no seu melhor. Optou pelo regresso à sua Ilha, São Miguel, tendo posteriormente representado o Operário e o Rabo de Peixe, tendo realizado as últimas três épocas no GD São Roque.
DFA

INFANTIS: OPERÁRIO “A” FOI VENCER AO UNIÃO MICAELENSE “B” - AFPD

Taça de São Miguel – Infantis
1/8 Final
 
Clube União Micaelense "B"  0  -   Clube Operário Desportivo "A"  4
 
 
Taça de São Miguel – Benjamins
Benjamins
 
Clube União Micaelense “A"  4  -  GD São Roque "A"  1
 
Jogos disputados no passado fim-de-semana no Estádio Municipal de Jâcome Correia, em Ponta Delgada.
 
 
 
Nuno Reis

MAIS DE TRINTA MOTARDS DE SANTA MARIA NA ILHA TERCEIRA

                                                                              Foto: CMSM
A Ilha de Santa Maria melhora a sua representatividade da cada ano que se passa, pois este ano serão cerca de três dezenas de motards da Ilha de Gonçalo Velho, que estarão presentes na Ilha Terceira na concentração de Motards dos Açores.
Esta concentração vai acontecer nos entre os dias 7 e 10 de Junho, na Ilha Terceira.
“Com todos os condicionalismos logísticos que Santa Maria está vetada, foi possível criar um excelente grupo de aficionados motards marienses…” – referiu um responsável dos motards de Santa Maria.
 
DFA

JORNADAS DE MEDICINA DESPORTIVA COMEÇAM AMANHÃ NA UNIVERSIDADE DOS AÇORES EM PONTA DELGADA

Amanhã e sábado, a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva irá realizar na cidade de Ponta Delgada, mais precisamente no Anfiteatro C, da Universidade dos Açores, as Jornadas de Medicina Desportiva.
 
Este evento de grandiosa envergadura apresenta um leque de oradores de grande nível técnico e científico, de onde se destacam o médico fisiatra António Raposo, Raul Pacheco, Director do Departamento de Medicina Desportiva do Instituto do Desporto de Portugal, João Paulo de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva e director clínico do Sport Lisboa Benfica, e ainda o Professor Doutor Luís Horta, Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal ADOP. Os referidos oradores irão debater variados temas com interesse acrescido aos agentes desportivos.
 
DFA

MAIS DE 450 IDOSOS EM AULAS DE GINÁSTICA PROMOVIDAS PELA CÂMARA DE PONTA DELGADA

São mais de 450 os idosos envolvidos semanalmente no projecto da Câmara presidida por José Manuel Bolieiro, “Exercício e Saúde na Terceira Idade”. Este projecto visa manter os idosos do concelho activos e com estilos de vida saudáveis, abrangendo praticamente todas as freguesias do concelho.
 
Esta semana, abriu um novo espaço, desta feita na Casa do Povo dos Ginetes, que envolve 35 idosos na ginástica e, também recentemente, outro na Junta de Freguesia de Fajã de Cima, com um total de 25 idosos.
Trata-se de um verdadeiro serviço público de acção social que a Câmara presidida por José Manuel Bolieiro continua a implementar nas várias freguesias do concelho com o objectivo de manter os idosos activos e garantir uma melhor qualidade de vida aos cidadãos seniores de Ponta Delgada.
Aliás, a Câmara de Ponta Delgada dinamiza vários projectos e programas que apelam e valorizam a cidadania dos idosos. Exemplo disso é precisamente o programa “Exercício e Saúde na Terceira Idade”, através do qual os idosos conseguem manter uma melhor qualidade de vida, maior mobilidade e hábitos saudáveis.
O Presidente José Manuel Bolieiro tem vindo a enaltecer o papel das autarquias locais no apoio à população sénior, considerando que este tipo de atenção exige espírito de dedicação e solidariedade por parte dos agentes locais, constituindo uma obrigação do Poder Local.
No seu entender, é dever das instituições públicas, privadas e comunidade em geral, dentro das suas competências e responsabilidades, apoiar esta faixa da população.
 
DFA/CMPDL

CAPELENSE: TÉCNICO HÉLDER CÂMARA ASSUME AS FUNÇÕES DE COORDENADOR DA FORMAÇÃO

O técnico Hélder Câmara fez chegar ao DFA, uma missiva em que informa que deixa de ser técnico nos escalões de formação por razões profissionais, e que passa a exercer na próxima época desportiva, no Capelense, a função de coordenador da formação. Abaixo fica o enviado por Hélder Câmara ao DFA, assim como alguns agradecimentos.  
 
“Venho por este meio agradecer a todos os meus atletas, diretores e treinadores que apoiaram-me e ajudaram-me neste projeto ambicioso e novo.
A equipa era formada por atletas jovens do escalão inferior que já tinham mostrado algumas credenciais nos juniores e que muito dignificaram o clube, pelo que iremos dar continuidade a esse projeto.
Aproveito para agradecer a esse grupo fantástico o apoio que me deram numa determinada fase da minha vida pessoal, dando-me alegrias nos momentos certos, provando serem, além de jogadores, uns grandes homens. A eles o meu muito obrigado.
 Aproveito desde já, com muita pena minha, que tomei a difícil decisão de anunciar-vos que deixo de estar à frente deste grupo para a nova época (2013/2014) por motivos profissionais.
Contudo, passarei para a coordenação da formação onde irei tentar acompanhar todos os escalões, nos treinos e, especialmente, em todos os jogos, sempre que possível e necessário, no banco, durante os jogos, ou mesmo na bancada a dar todo meu apoio a todos os jogadores de todos os escalões. Força Capelense.
E O MEU MUITO OBRIGADO PELA ÉPOCA 2012/2013”.
Hélder Câmara

BOLIEIRO QUER MELHORAR APOIO AO DESPORTO ATRAVÉS DE GABINETE EM PERMANÊNCIA NO TERRENO – PONTA DELGADA

O Presidente da Câmara Municipal anunciou ontem a abertura de um gabinete que fará a ligação entre as necessidades dos agentes desportivos para melhorar as políticas da autarquia para esta área com influência na formação de uma comunidade e cidadanias mais activas.
 
Entre os objectivos do Gabinete de Apoio ao Desporto (GAD) está, por isto, o estímulo da prática do desporto em colaboração com as escolas e as colectividades desportivas do Concelho, a continuidade da actualização da Carta Desportiva do Concelho de Ponta Delgada, avaliando junto dos agentes desportivos as necessidades ao nível das estruturas físicas existentes e o que se pode fazer para melhorá-las, bem como elaborar e divulgar a carta do movimento associativo.
Apoiar na planificação das instalações desportivas artificiais é, assim, um dos propósitos deste gabinete junto dos agentes. Uma planificação e construção que surge numa perspectiva de requalificar e rentabilizar as estruturas existentes, bem como tirar partido do que já existe para as finalidades desportivas.
“O Gabinete de Apoio ao Desporto, para além de permitir que o investimento no desporto seja racionalizado com base em critérios claros e inequívocos, pretende, ainda, aproximar os cidadãos das entidades promotoras dos vários tipos de desporto, estimulando a sua prática”, e é este trabalho que os técnicos do GAD vão fazer em trabalho, permanente no terreno, junto das entidades.
O Presidente do Município reforçou a ideia que “é necessário sabermos quem somos, quantos somos e o que queremos para evitar o desperdício e reabilitarmos o que temos colocando tudo isto ao dispor dos cidadãos e foi para isso que este gabinete foi criado”.
Por exemplo, com base na avaliação da Carta do Desporto de Ponta Delgada, que data de 2007, o Presidente da Câmara reconhece a falta de uma grande estrutura desportiva na área urbana de Ponta Delgada e, por isso, avançou, em primeira mão, com o compromisso da construção de um pavilhão desportivo, com recurso aos fundos comunitários.
Conforme adiantou a atletas, agentes, clubes desportivos e comunicação social presentes, a construção do novo pavilhão de Ponta Delgada ficará situado junto do Parque Urbano, tirando proveito da vocação ambiental e para os hábitos de vida saudáveis daquela área urbanística.
Outra função do Gabinete de Apoio ao Desporto será o de acompanhar as candidaturas aos apoios anuais financeiros da autarquia destinados a esta área de atuação camarária. O regulamento para este tipo de apoios financeiros será publicado brevemente e entrar em vigor no âmbito do Plano Anual de Apoio Financeiro ao Desporto de 2014.
 
DFA/CMPD

AFPD: ESCLARECIMENTO / PEDIDO DE PUBLICAÇÃO

Solicitou o presidente da AFPD, a divulgação pública de um esclarecimento relativamente ao artigo publicado no passado dia 16 de Maio, com o título “Futsal: Escalões de formação continuam a dar que falar em Santa Maria”.
Nesse artigo foi referida a surpresa de terem sido realizados jogos em horários de treino dos próprios Clubes intervenientes, durante a semana.
No entanto, e ao contrário do que foi neste meio divulgado, embora por um colaborador, mas da inteira responsabilidade do DFA, “esta alteração deveu-se a prévio pedido/anuência dos Clubes intervenientes”.
Assim, apresentamos as nossas desculpas a esta grande instituição, garantindo que em momento algum houve intenção de a colocar em dúvida ou de a descredibilizar.
 
Director do DFA
Mário Nunes (jornalista)

INFANTIS: CAPELENSE VAI AO GD SÃO ROQUE "A" A PENSAR EM CONTINUAR NA TAÇA - AFPD

quarta-feira, 29 de maio de 2013

FUTSAL: OPERÁRIO VENCEU GD FABRIL EM JOGO DE NERVOS…

 A vitória do quer mais…..
 
Realizou-se no pavilhão da Escola Secundária da Lagoa o segundo jogo do play-out do campeonato nacional da 1ª Divisão em futsal entre o Clube Operário Desportivo e GD Fabril. Com um resultado ao intervalo de 3–2, favorável ao Operário que terminou com a vitória dos Lagoenses por 6–4, resultado que aproxima os fabris dos lugares que garantem a manutenção no escalão maior.
Antes de iniciar a minha crónica, um facto digno de registo a presença em S. Miguel do árbitro Paulo Teixeira, que nesta época desportiva deixa a arbitragem nacional por atingir o limite de idade. Pessoa muito estimada e acarinhada no seio da arbitragem nacional, pois já arbitrou mais de uma dezena de dérbis Sporting – SL Benfica, pelo que fica aqui a minha sincera homenagem.
Foi um de jogo de muita pressão sobre os Lagoenses, pois a vitória neste encontro interessava, e de que maneira para afastar a descida de divisão, entrando no jogo da melhor maneira e marcando um golo muito cedo por Paulinho, e estava feio o 1-0. O mote estava dado para um grande jogo de futsal dos lagoenses que só não aumentaram o marcador por falta de pontaria dos seus jogadores.
Logo depois o GD Fabril empata o jogo por Mamed, num passe perto da linha final que pareceu que a bola já estava fora das quatro linhas e que a defesa do Operário parou para ver o remate para a baliza deserta. Nas bancadas do pavilhão os adeptos da Lagoa contestaram este golo, mas a boa colocação do Pedro Tomé permite acreditar que a bola está em jogo e a partida só pode ser interrompida se este apitar, dou a dúvida ao árbitro neste lance pois estou sentado atrás da mesa de cronometragem.
Após boa jogada de bom entendimento de Leo – Pipokah - Minhoca, marca 2 – 1, para o Operário, e o cronómetro a marcar minuto doze. Não baixou os braços o Fabril e logo depois empatou por intermédio de Jorge Barroso numa jogada de bom entendimento com João Neves. E os “pupilos” de José Feijão após um livre directo cruzamento para Leo Moraes para mais um golo que conferiu a vantagem mínima 3-2, no marcador aos donos da casa antes do intervalo.
Na segunda parte, o Operário aumentou mais uma vez o marcador para 4–2, com um golo de Paulinho a passe de Minhoca. Por volta do minuto 32, o recém-entrado Casaca ampliou para 5-2. Foi então que José Feijão fez descansar alguns minutos Paulinho o “maestro “ da equipa da Lagoa e rodar os mais descansados.
Aproveitou por isso o treinador do Fabril Fernando Paiva para jogar com o guarda-redes avançado com Ismael Furtado, com o objectivo pressionar o reduto defensivo do adversário e reduzir o marcador o que veio a acontecer ao minuto trinta e oito com chapéu de João Neves a André Lopes que substituiu Dédé lesionado nesta segunda parte. Passado cerca de um minuto e o Fabril reduz para 5–4, golo da autoria de Bruno Constantino a passe de Espalha.
Os minutos finais da partida foram escaldantes e com o Operário foi sancionado com um livre directo de 10 metros que os visitantes desperdiçaram, mas com a boa defesa de André Lopes que moralizou assim os seus colegas nos segundos finais. Mais eficaz foi então a resposta do Operário, com o passe de Minhoca a Bruninho e este a fixar o resultado 6–4, nos segundos antes do último apito dos árbitros.
Com esta vitória o Operário somou 15 pontos e continua a depender só de si, ficando a um ponto do Dramático de Cascais, com quem joga na próxima jornada marcada para o dia 1 de junho, no Continente. Sendo assim só a vitória interessa ao Operário sobre o Cascais para se afastar da descida de divisão.
Relativamente à equipa de arbitragem foi constituída por Pedro Tomé, da AF Setúbal e Paulo Teixeira da AF Lisboa, e ainda Carlos Costa da AFPD, na cronometragem.
 
 
 
Texto e Fotos: José Araújo

FESTA DO FC VALE FORMOSO REALIZA-SE NO FIM-DE-SEMANA – FURNAS - POVOAÇÃO

Pelo terceiro ano consecutivo, o Futebol Clube Vale Formoso realiza entre os dias 30 de maio e 1 de junho, a sua festa anual no parque de estacionamento do Campo de Futebol, um evento que tem vindo a fortalecer a dinamização cultural da freguesia de Furnas.
 
O acontecimento que promete atrair a comunidade de dentro e de fora do concelho, começa no dia 30 de maio com uma Festa da Cerveja e com Romeu Bairos para animar o serão.
No dia 31, e feriado municipal a abertura da noite ficará a cargo dos Royal Flush, uma banda em expansão no panorama musical. Depois será a vez dos BOOZE BAND animarem o recinto, que conta já com várias participações em festivais de verão, e o DJ Antoine C dará o remate para a madrugada dentro.
 
No sábado, dia 1 de junho, pelo fim de tarde actuarão o Grupo de Tambores da Ponta Garça, da Associação Unojovens, e para abrir a noite de concertos estarão os MetalFlow, uma jovem promissora banda local, seguindo-se depois os Preludium.
A noite de sábado só termina depois da atuação do DJ Soulsky, que dará por terminada mais uma edição da Festa do Vale Formoso.
Assim como em anos anteriores, a festa do clube axadrezado tem como objetivo a angariação de fundos para o seu funcionamento, além de ajudar a contribuir para dinamização do comércio local.
A 3ª edição da Festa do Vale Formoso conta com a colaboração da Associação Cultural e Desportiva Maré Viva, da Ribeira Quente, Câmara Municipal da Povoação, Junta de Freguesia de Furnas, comércio local e restauração do Concelho da Povoação.
 
DFA/CMP

HÓQUEI EM PATINS: MARÍTIMO SC VENCEU TORNEIO DE ENCERRAMENTO – PONTA DELGADA


Decorreu no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, o jogo decisivo do Torneio de Encerramento de Hóquei em Patins em seniores, entre o Marítimo SC e o Hóquei Clube PDL.
 
Foi um jogo muito disputado, com o Marítimo SC a ser mais eficaz, acabando por vencer o Hóquei Clube de PDL, por 7-4.
Com esta vitória o clube da Calheta sagrou-se vencedor do Torneio de Encerramento de Hóquei em Patins 2013. 

DFA

KARATÉ: TREINO EM MEMÓRIA DO SENSEI MARINHO NA QUINTA-FEIRA EM PONTA DELGADA

A Associação Açoriana de Karate e Disciplinas Associadas (AAKDA) juntamente com o Shotokan Dojo Clube liderado pelo Sensei Fernando Vicente vão organizar no próximo dia 30 de Maio (5ª feira) a partir das 18.30 horas, no Pavilhão da Escola Secundaria Antero de Quental, em Ponta Delgada, um treino em memória do saudoso Sensei Marinho, o qual terá a orientação técnica do Sensei António Terra, 6º Dan SKI (1º Instrutor do Marinho) e que actualmente vive no Canadá há já longos anos.
 
O evento pretende de uma forma simples e modesta, bem ao estilo do Marinho, juntar todos os seus amigos Karatecas e outros que queiram estar presentes (mesmo aqueles que já não praticam), “no sentido de ser prestada uma homenagem não só a um grande karateca, mas essencialmente a um grande ser humano”.
DFA

terça-feira, 28 de maio de 2013

INFANTIS: CAPELENSE SEGUE EM FRENTE AO DERROTAR O SÃO ROQUE “B” - AFPD

Taça de São Miguel
Infantis – 1/8 final

Capelense SC   3  -  GD São Roque “B”  2  (resultado final)

Ao intervalo:  3 - 0

Marcadores:
Capelense - Ruben Cordeiro e Nuno Silva (2).
São Roque – (?)

Desafio realizado no passado sábado, no Campo de Jogos de Capelas, em Ponta Delgada.
Com este resultado a equipa do Capelense passa para a próxima fase (quartos de final), enquanto a equipa visitante termina a época desportiva.
DFA
Fotos: Formação Capelense

VETERANOS DO SPORTING CLUBE IDEAL SAGRARAM-SE CAMPEÕES DE SÃO MIGUEL

                                                              Foto: Norberto Silveira

A formação de veteranos do Sporting Clube Ideal sagrou-se no passado domingo na Ribeira Grande, campeã de São Miguel. O desafio decorreu no Estádio Municipal da Ribeira Grande, onde os atletas locais conquistaram o seu primeiro titulo de campeões de São Miguel.  
 
É que um empate era suficiente para a equipa verde e branca conquistar o seu primeiro campeonato, o que acabou por acontecer. Ao invés, o Águia necessitava da vitória para realizar a festa, mas o desafio que foi bastante renhido acabou sem golos.
 
Assim o Sporting Ideal arrecadou mais um troféu, desta vez em veteranos.
Resultados da 18ª Jornada
 
Sporting Ideal  0  -  Águia CD  0
Fenais da Ajuda  2  -  Ribeirinha  3
Operário  2  -  Oliveirenses  2
Rabo de Peixe  1  -  U. Micaelense  5

DFA
Foto: Norberto Silveira

UNIÃO DESPORTIVA NORDESTE EM ASSEMBLEIA GERAL NA QUINTA-FEIRA

TORNEIO FUTEBOL 7: "JOÃO CAFUA" ARRANCOU ONTEM EM SANTA MARIA

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ATLETISMO: OPERÁRIO CONSEGUIU BONS RESULTADOS NO CAMPEONATO NACIONAL DE CLUBES 2013 - LISBOA

O atletismo do Clube Operário Desportivo participou este fim-de-semana no Apuramento para o Campeonato Nacional de Clubes 2013,tendo a competição o palco do Estádio Universitário de Lisboa.
 
Os resultados alcançados pelos fabris são satisfatórios, segundo Márcio Azevedo ao DFA. “Considero que foi positivo apesar de algumas lesões e quatro provas que não pontuámos por não fazer os mínimos exigidos no comprimento, triplo, marcha e 400m barreiras, o que poderia levar-nos à 2ª Divisão como era o objetivo principal. No fim-de-semana de 8 e 9 de junho estaremos em Abrantes para disputar a 3ª Divisão como os principais favoritos junto com o clube Escola em Movimento. Por tudo o que fizemos, penso que o Operário e todos nós estamos de parabéns”.
De relevar que o Operário classificou-se na 17ª posição, o que deu acesso direto à terceira divisão a dois lugares da segunda, como referiu Márcio Azevedo.
 
Alguns resultados:
- Luís Melo no peso bateu o novo máximo regional com 15,67 metros ficando nos 3 primeiros a nível Nacional.
- Ruben Ventura na Vara e no Dardo em simultâneo, ora fazia um salto e corria para o outro lado do campo para lançar o dardo, pontuou nas duas provas mas prejudicou a sua grande prestação no Dardo. Aliás, como é habitual neste atleta, no dardo costuma fixar marcas que rondam os 60 metros, no entanto, conseguiu ainda fazer 54,32 metros, classificando-se em 6º a nível Nacional no dardo. Juntando ainda a estafeta de 4x400 metros em substituição de Pedro Cabral que se lesionou nos 200 metros e a dez minutos de começar a estafeta.
- Márcio Azevedo com 3º lugar na sua série nos 5 mil metros com 15,36,15, tendo alcançado o 17º lugar nacional, entre a meia centena de atletas participantes. Márcio Azevedo foi ainda segundo classificado na sua série nos 3mil metros obstáculos com 9,36,21, ficando em 7º lugar a nível nacional de 34 atletas participantes, ficando a 9 segundos do recorde de São Miguel.
Colectivos:
 
DFA
Fotos: Márcio Azevedo