quarta-feira, 31 de julho de 2013

SANTA CLARA: CARLOS CONDEÇO DIVULGOU OS CONVOCADOS PARA O JOGO DE AMANHÃ COM O TONDELA

Já é conhecida a convocatória do CD Santa Clara para a partida de amanhã, frente ao Tondela, referente à segunda jornada do Grupo B, da primeira fase da Taça da Liga.
Carlos Condeço chamou os seguintes 19 jogadores para este compromisso:
Serginho, Sandro, Paulo Henrique, Seidiki, Pedro Cervantes, Accioly, Pacheco, Minhoca, Rui Furtado, Hugo Viveiros, Igor, Hugo Santos, João Botelho, Ruizinho, Mike, Ivanildo, João Ventura, Hélder Arruda e Diogo Moniz.
O jogo está marcado para as 17 horas, de amanhã, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
in site: cdsantaclara.pt
Foto: Maria Rocha/arquivo - DFA

RUI TAVARES É O NOVO PRESIDENTE DO MARITIMO SPORT CLUBE – PONTA DELGADA

Maritimo SC tem novo elenco directivo,
 
 
Presidente: Rui Tavares
Vice-Presidente: Pedro Nunes
Secretário Geral: Luís Rebelo
Tesoureiro: Paulo Medeiros

1º Secretário: José Amaro
 
Depois de vários na frente dos destinos do Marítimo SC, o presidente Liberal, como é conhecido por todos, decidiu dar lugar a um novo elenco directivo, que de novo tem pouco, já que a base da direcção anterior mantem-se, alterando a figura de Rui Tavares que subiu a presidente.
 
DFA

V TORNEIO VILA DE CAPELAS EM FUTSAL: CRUZEIRO “FUZILOU” OS METRALHAS

Resultados dos desafios de ontem:
 
20 horas:
CAPELAS SNACK-BAR  8  -  SAGRES PEQUENA   8
Ao intervalo: 4 – 4.
 
21 horas:
CRUZEIRO  8  -  METRALHAS 2
Ao intervalo: 3 – 1.
Amanhã realizam-se dois desafios que estão em atraso, devido ao mau tempo que na altura se fazia sentir e que impossibilitou a sua realização no Polidesportivo das Capelas:
 
Capelas Snack Bar - Cruzeiro e Azulados - Teatro Novo
Quanto a equipas já apuradas para as meias-finais, são elas o Poços Zon Mar e o Pica Ferrugem, faltando ainda apurar as outras duas, num torneio que se encontra ao rubro.


 
 
DFA

CD SANTA CLARA VENCEU TORNEIO DE VERÃO DE FUTSAL FEMININO DA JSD - AÇORES


Realizou-se nos passados dias 26 e 27 do corrente mês, o Torneio de Verão, em futsal seniores femininos no pavilhão do IVA, na freguesia de São Roque em Ponta Delgada. Este evento desportivo contou com a presença de seis clubes: CD Santa Clara, CUM, Clube NC, Benfica Águia Sport, Jovens da Rua – RG, e ainda a CP dos Fenais da Luz. Nas bancadas uma moldura humana bem composta a apoiar as equipas e que neste pré-época contou com jogadoras a transitar de uma equipa para outra, e de apostas novas em técnicos.
 
De salientar o regresso à modalidade da jogadora Maria João, no clube Norte Crescente, depois de estar afastada do futsal algum tempo, por lesão. Foi uma jogadora que há uns anos atrás foi uma das selecionadas para a primeira seleção da AFPD de Sub-19, e que participou em Évora numa prova nacional. Contudo não perdeu as suas capacidades técnicas de jogar e já nas camadas jovens do futebol onde se iniciou começou a dar nas vistas pela sua qualidade, Benvinda de regresso à modalidade, mas com muito trabalho físico para fazer nesta pré-época.
Resultados dos jogos no sábado:
Benfica Aguia 1 – 8 CD Santa Clara; CP Fenais da Luz 7 – 1 Clube NC; Jovens da Rua 0 – 11 Benfica Aguia SC; CUM 3 – 2 CP Fenais da Luz; CD Santa Clara 17 – 1 Jovens da Rua; Clube NC 1 – 7 CUM.
Analisando o que foi este torneio de Verão e pelos resultados das equipas, este Torneio foi maioritariamente equilibrado e de uma boa entrega ao jogo de todas as jogadoras participantes sem incidentes disciplinares.
No domingo realizou-se a 2ª fase do torneio para o escalonamento classificativo de todas as equipas.
Para o 5º e 6º lugar – Jovens Rua (RG) 0 – 3 Clube NC, 3º e 4º lugar – CP Fenais da Luz 5 – 3 Benfica Aguia Sport e 1º e 2º lugar - CD Santa Clara 4 – 2 CUM.
No jogo para a disputa do 1º lugar tivemos o CD Santa Clara e o CUM, velhos conhecidos das provas organizadas pela AFPD, duas equipas muito equilibradas uma para a outra em que os pretos da rua dos Mercadores foram os últimos vencedores da final da Taça São Miguel com as meninas do Santa Clara onde na altura o resultado foi desnivelado.
Neste jogo pautou-se por um equilíbrio entre ambas, com incerteza no resultado até ao final do encontro, com a amostragem de alguns cartões amarelos por infração às leis de jogo. Venceu o CD Santa Clara pois durante a parte final do jogo foi mais persistente depois de embalar para o 3–2, marcando logo de seguida o 4–2 resultado que terminou o jogo. Numa apreciação final foi um bom jogo de futsal com um justo vencedor, premiando o conjunto mais eficaz ao longo dos quarenta minutos muito útil nesta pré-época do futsal feminino.
Quanto à arbitragem fez o seu melhor e o que sabia, por vezes foram muito contestados mas a organização de futuro deve considerar e convidar árbitros de futsal com rotina de jogo, para elevar ainda mais a qualidade deste Torneio de Verão.
No final do Torneio e num breve discurso Cláudia Almeida da JSD Açores proferiu palavras de agradecimento todas as equipas participantes e felicitou os colaboradores de dever cumprido, prometendo para o ano a 2ª edição do referido Torneio de Verão de Futsal feminino ainda melhor. Conjuntamente com o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Gilberto Borges, a candidata PSD e o “staff” de apoio, entregaram troféus a todas as equipas participantes, t-shirts e um pequeno lanche.
Um bem-haja por organizações destas na versão feminina de futsal.
 
 
 
José Araújo

terça-feira, 30 de julho de 2013

FUTSAL SENIORES: CALENDÁRIO DE JOGOS DA 2ª DIVISÃO NACIONAL DO OPERÁRIO E RABO DE PEIXE

Clique aqui para saber toda a informação do calendário de jogos



 
 
José Araújo

VETERANOS: BENFICA ÁGUIA VENCEU AMIGOS DE PROVIDENCE ONTEM NAS CAPELAS


Decorreu ontem o segundo desafio de futebol no Campo de Jogos da Vila de Capelas, em que envolveu os Amigos de Providence (EUA) e o Benfica Águia. O primeiro encontro que decorreu no passado sábado desenrolou-se frente ao Capelense SC em que os açorianos, a viver nos Estados Unidos há vários anos, venceram e convenceram.
 
Ontem no segundo desafio, a equipa oriunda de Providence encontrou pela frente o Benfica Águia, sendo que os veteranos da Ribeira Grande venceram o desafio por 4-3, num jogo muito renhido.  Ao intervalo o jogo encontrava-se empatado a uma bola.
No final do encontro aconteceram os tradicionais abraços de amigos, já que ambas as equipas eram constituídas por açorianos, alguns dos quais já não se viam há longos anos. Depois a organização do evento, que se dividiu pela junta de freguesia de Capelas e pela direcção do Capelense SC, ofereceu mais uma vez um farto churrasco aos presentes.
 
DFA

FUTSAL: V TORNEIO VILA DE CAPELAS: PICA FERRUGEM CONTINUA SEM PERDER

O futsal continua em grande diariamente na Vila de Capelas, mais propriamente no Polidesportivo, no centro da Vila.  

É que o V Torneio Vila de Capelas continua a arrastar muitos  simpatizantes da modalidade, o que ajuda ao bom espectáculo. De salientar que hoje o polidesportivo esteve  repleto, o que deixa boas perspectivas para uma boa caminhada do futsal em Ponta Delgada e em São Miguel, na próxima época desportiva.  

Resultados de hoje:
Pica Ferrugem  4  -  Azulados   3
Ao intervalo:  3-2.
 
Poços Zon Mar  7  -  Teatro Novo   4
Ao intervalo:  2 -2.

Classificação actualizada:

 
 
 
 
 
 
 
DFA

segunda-feira, 29 de julho de 2013

FUTSAL: TÉCNICOS JOÃO CORDEIRO E RUI RODRIGUES REFORÇAM ESCALÕES DE FORMAÇÃO DO CAPELENSE SC

Numa clara aposta para a próxima temporada e no que concerne aos escalões de formação de futsal, o Capelense SC tem vindo a reforçar o seu staff directivo e técnico. Neste sentido, haverá continuidade de treinadores da época anterior, bem como de directores, havendo reforços que são provenientes do vizinho clube Norte Crescente, como é agora o caso dos técnicos João Cordeiro e Rui Rodrigues.
 
Assim, como o DFA noticiou, Luís Furnas, que na última temporada esteve no Clube Norte Crescente, também regressou ao Capelense e será o novo director do clube.
Já o técnico João Cordeiro, que subiu o CD Rabo de Peixe à Série Açores em seniores e que na última época esteve no Clube Norte Crescente, ingressou também na formação das Capelas, bem como Rui Rodrigues que nas duas últimas épocas esteve igualmente ao serviço do Norte Crescente.
Com a vinda destes dois técnicos, bem como com regresso de Luís Furnas, prevê-se que haja um novo ciclo nos escalões de formação do Capelense, dando oportunidade aos jovens de ingressarem num clube que ao nível sénior continuará a disputar a 3ª Divisão Nacional - Série Açores.
  
DFA
Fotos: Direitos Reservados

SORTEIO DO CAMPEONATO FUTEBOL DOS AÇORES - 1ª FASE

 

CLUBE NAVAL PONTA DELGADA PROMOVE CAMPO DE FÉRIAS


domingo, 28 de julho de 2013

PEDRO RUSSO REFORÇA DEFESA DO SPORTING CLUBE IDEAL

                                          Foto: SCI
O Sporting Clube Ideal chegou a acordo com o jovem de 19 anos, Pedro Miguel Russo, defesa, para a presente época de 2013/2014.
 
Mais um importante reforço para tentar blindar as redes do Sporting Ideal.
 
 
 
DFA

LUÍS FURNAS REFORÇA O FUTSAL DO CAPELENSE SC

                                          Foto: Direitos Reservados
O jovem Luís Furnas voltou às origens, ou seja regressou ao Capelense SC, após uma breve passagem por um clube de uma freguesia vizinha. Agora, Luís Furnas regressa cheio de convicção que vai trabalhar para fazer mais e melhor no futsal das Capelas. Para se perceber o que pensa e o que será o futuro de Luís Furnas, abaixo fica a entrevista ao novo e carismático director do Capelense SC.    

(DFA) - Como foi a tua última época?
(L.F.) Faço um balanco positivo desta minha última época, mas acho que sempre se pode fazer melhor. A época transacta foi desgastante, mas mais do que isso, foi uma nova experiencia e uma oportunidade de conhecer novas formas/métodos de trabalho, assim como outras pessoas. A nível de títulos não ganhei, nada a não ser fortalecer a minha experiência e a presença no futsal. Sem dúvida, que agora também estou mais preparado a ponto de abordar algumas situações de forma diferente e de olhos mais abertos…
 
Director no escalão de Juniores...
Estive no escalão de juniores, que é um escalão sempre difícil em todos os clubes de gerir, principalmente pelas idades dos atletas que não são as mais fáceis. É uma idade de transição na vida dos atletas e por si só torna o comportamento de alguns jogadores, um tanto ou quanto inconstante.
 
Qual o teu futuro?
Bem como dizemos sempre, e bem, o futuro a Deus pertence, mas compete-me a mim traçar as melhores escolhas e aproveitar ao máximo o que o futuro me reserva. Como é já conhecimento público regresso a uma casa já conhecida, onde estive seis anos, deixando para trás muitas e boas recordações. Mas ainda penso que o melhor ainda está para vir.
 
No Capelense SC com a função de director…
Volto como director, abraçando em conjunto com o meu colega, João Carvalho, que ainda continua no Capelense. Vou assumir um cargo que valorizo muito, e que as pessoas deveriam valorizar. Mas neste meu regresso, irei abraçar um novo desafio que passa por orientar toda a formação do Capelense SC de futsal, sendo como assim o coordenador geral.
 
A mudança foi porquê?
A minha mudança deveu se a motivos pessoais. Sempre fui uma pessoa que nunca quis ser ameaça para quem quer que fosse, mas sim uma mais-valia. E quando assim é, temos de mudar e procurar o melhor para nós, e nesse momento senti que precisava de uma mudança. Nada melhor como voltar às origens. Foi uma decisão que não foi fácil visto que tive que ponderar muitas situações da minha vida, até porque surgiram outros convites, mas a primeira opção foi o Capelense.
 
Mário Nunes (jornalista)

“VETERANOS” DO CAPELENSE E AMIGOS DE PROVIDENCE (USA) JOGARAM HOJE NAS CAPELAS


A Vila das Capelas recebeu hoje uma visita muito especial. É que viu, mais uma vez, muitos açorianos, veteranos em futebol, regressarem de Providence e arredores, dos Estados Unidos da América. Uma vinda à terra natal que foi aproveitada por estes atletas para disputar um jogo amigável com o Capelense SC.
 
Este jogo amigável teve a organização conjunta de Junta de Freguesia de Capelas e da direcção do Capelense SC, que assim quiseram conviver com os seus conterrâneos. Aliás, este mesmo grupo de açorianos que vivem nos Estados Unidos esteve presente na Vila de Capelas, há pouco mais de um ano, na altura da inauguração do novo Campo de Jogos de Capelas, onde estrearam um tapete verde de fazer inveja a muitos clubes.
Este ano, os amigos “americanos” encontraram-se e quiseram fazer uma perninha aos capelenses, tanto mais que venceram o desafio por 5-0, sendo que ao intervalo já venciam por 1-0, com um golo solitário de João Furtado.
Na parte complementar, os amigos de Providence marcaram maior presença em campo e “arrasaram” os locais com a marcação de mais quatro golos. Os responsáveis por esses golos foram Fragata e João Vicente que marcaram dois golos cada. E no final do encontro as “lamúrias” em jeito de brincadeira eram muitas: “Como é possível perdermos, estamos mesmos velhos…”, diziam uns, enquanto outros salientavam que “as pernas já não são o que eram. E só damos por isso nos jogos” – referiu o presidente da junta de freguesia de Capelas, que alinhou pelos locais, numa posição recuada em campo.
Mas o resultado era o que menos importava, pois a confraternização foi sempre a palavra-chave, e assim que acabou o encontro e já com o estômago a reclamar, os jogadores foram presenteados com um farto churrasco, onde reinou a alegria e a boa disposição entre os presentes.  
 Os amigos de Providence vão aproveitar o domingo para passear com familiares que os acompanham nesta visita a São Miguel. Na próxima segunda-feira pelas 18.30 horas, vão ainda realizar mais um desafio, desta feita contra o Benfica Águia, que viaja da cidade da Ribeira Grande até ao Campo de Jogos de Capelas.
 
DFA

TORNEIO FUTSAL DAS CAPELAS - PICA FERRUGEM CONSOLIDOU LIDERANÇA

1º Jogo  27/7/2013
(20 horas)
 
Sagres Pequena   9  -  Metralhas  8
Ao intervalo:  2 - 2
 
2º Jogo 27/7/2013
(21 horas)
Poços Zoom Mar  2  -  Pica Ferrugem  6
Ao intervalo: 0 – 4.
 
Os próximos desafios realizam-se na próxima segunda-feira, entre a formação do Pica Ferrugem com os Azulados, ao passo que a equipa do Teatro Novo recebe a formação do Poços Zoom Mar, entrando esta prova na sua recta final.
 








DFA
 

sábado, 27 de julho de 2013

3º TORNEIO DE VERÃO FUTSAL 2013 ARRANCA A 12 DE AGOSTO EM PORTO JUDEU


TORNEIO DO GUADIANA: DIOGO PEREIRA BRILHOU NO SEIO AÇORIANO EM SUB-10 – V.R.S.A.

Realizou-se no final do mês transacto a segunda edição do Torneio Guadiana, mais propriamente entre nos dias 23 a 29 de Junho. Presentes estiveram algumas formações açorianas, que ajudaram a moldar o leque das mais de 120 equipas presentes na bonita cidade de Vila Real de Santo António, no sotavento algarvio. De referir que esta prova desportiva era dirigida a jovens com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos.
 
Os desafios que se realizaram no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António primaram pela boa disposição entre as muitas dezenas de atletas presentes, onde o desporto deu muitas vezes lugar à boa disposição e animação entre os miúdos.  
E entre as equipas presentes destaque para os sub-12, do CD Santa Clara e ainda uma formação de Santarém, denominada de Soccer Scalabis, onde jogou o açoriano Diogo Pereira, que realizou uma excelente prova. A formação Soccer Scalabis que ficou no grupo do Anadia, Loures e Olhanense, fez um autêntico brilharete, passando à fase seguinte sendo eliminados pelo Sacavenense.
 
DFA

sexta-feira, 26 de julho de 2013

AÇORIANO SILVIO NOGUEIRA É CAMPEÃO NACIONAL DE BASQUETEBOL E DETENTOR DA TAÇA DE PORTUGAL EM BASQUETEBOL ADAPTADO

Reportagem

Sílvio Nogueira nasceu a 18 de Março de 1984, na Ilha Terceira. Aos 10 anos de idade instalou-se na Ilha do Faial até aos 21 anos. Era um jovem desportista cheio de vontade de viver até que aos 19 anos um acidente colocou-o paraplégico. O sonho do desporto parecia ter terminado, mas não… O jovem terceirense Sílvio Nogueira, depois de vários anos de luta e força de vontade, alcançou, na passada época, o título de campeão nacional e conquistou a Taça de Portugal, ao serviço da equipa da APD-Braga.
 
                                                                                 Foto: Direitos Reservados
Sempre foi um jovem muito activo, pois estava, de uma maneira ou de outra, ligado ao desporto, sendo a sua modalidade de eleição o futebol, como a maioria dos miúdos da sua idade. E enquanto menino do futebol, representou várias equipas, tais como o Angrense, Lusitânia, Marítimo de Corpo Santo, Fayal Sport, Cedrense, Atlético, Salão, entre outras.
Posteriormente, despertou para uma outra realidade – o atletismo. Representou o clube Ilha Azul, em nome do qual ganhou alguns troféus. Alcançou o sucesso numa das mais famosas corridas dos Açores, a denominada Corrida dos Reis, que se realiza todos os anos na Ilha do Pico, na freguesia de São Mateus, conquistando na altura o terceiro lugar da classificação geral, entre muitos atletas representantes de grandes clubes, como do Benfica, Sporting, Lusitânia, Angrense, entre outros.
Mas nem só de futebol e de atletismo faz a história deste grande atleta, que para além de ter vencido no desporto, e continuar a arrecadar troféus, venceu muitas das barreiras que a vida fez que se atravessassem na sua frente.
Um acidente de carro a 4 de Maio de 2003, em pleno dia da Mãe, e quando se deslocava para o jogo de futebol do evento de entrega das faixas de campeão da Associação de Futebol da Horta (época de 2002/03), eis que o impensável aconteceu. O Sílvio Nogueira fica paraplégico.
O “impensável aconteceu”, com o rebentamento de um pneu da carrinha que os transportava para o desafio de futebol, deu-se o despiste, tendo o veículo saído da estrada e capotando por várias vezes. “Gerou-se na altura a confusão e quando tudo acalmou estava eu, no chão, sob a carrinha…”
Deste acidente resultaram várias lesões, incluindo paraplegia (perda transitória ou definitiva da capacidade de realizar movimentos devido à ausência de força muscular de ambos os membros inferiores).
“A partir desse dia a minha vida mudou por completo. Dependeria sempre de uma cadeira de rodas (“a minha menina”) para me deslocar. Quando me apercebi do que me tinha acontecido e das consequências inerentes, entrei em desespero, e eu só tinha 19 anos. Era um jovem ambicioso com um futuro muito promissor, mas o mundo acabava de desabar em cima de mim…”.
Com o apoio de todos os que lhe eram queridos, entre eles os pais, conseguiu superar esta dramática fase, e foi então que descobriu os seus verdadeiros amigos.
Mas a pergunta era óbvia: “Porquê eu? Isso não me saía da cabeça. Com tantas pessoas más neste mundo... Que mal tinha feito eu para merecer este infortúnio. Era um pensamento constante”.
Sílvio Nogueira apercebeu-se que não valia a pena continuar a lamentar-se, e inicia-se assim uma nova fase da sua vida, que o faz conviver com outros pacientes e aprender a encarar esta nova realidade.
                                                         Foto: Dreitos Reservados
Esteve em Itália a fazer tratamentos, e durante a sua estadia, gerou-se ao seu redor uma grande onda de solidariedade, com o objectivo de o ajudar, financeiramente, mas também com o para lhe passarem mensagem de força. “Nunca pensei que esta acção atingisse tamanha dimensão, que contou com o envolvimento de pessoas ligadas ao desporto nacional, entre as quais Pauleta, Paulo Madeira, a Seleção Nacional de Futebol, entre outros…

Após muitos e longos tratamentos, e uma enorme vontade em contrariar o sucedido, Sílvio Nogueira reaprendeu a andar na cidade Italiana de Vicenza.
 
O desporto não estava esquecido, embora a ideia de voltar era algo muito difícil de retornar. Contudo, em Setembro de 2004, decidiu ir dar apoio a um grande amigo (Carlos Ferreira), que se encontrava na Grécia, na cidade de Atenas, nos jogos Paralímpicos.

“Vivi um dos melhores dias da minha vida, pois tive contacto com pessoas de diversos países, com diferentes limitações, algumas iguais à minha e outras piores. Assisti a eventos desportivos de várias modalidades, e foi assim que assisti pela primeira vez a algum desporto adaptado. Fiquei verdadeiramente boquiaberto”. E tal assim foi que as amizades, entretanto feitas, arrastaram-no para o basquetebol adaptado. “De início tive muito receio, fruto do que vi na Grécia, o contacto físico, a possibilidade de cair, enfim tudo era novo para mim”.
Mas a sua personalidade competitiva viria a revelar-se. Ambicionava ser campeão nacional de basquetebol adaptado e assim abraçou este desejo com muito empenho e dedicação.
Iniciou a sua carreira desportiva na APD-Porto, onde durante cinco anos aprendeu e evoluiu bastante. Acabaria por ser convidado para integrar a equipa da APD-Braga, onde o nível de competitividade era consideravelmente mais elevado. Mas foi necessário investir numa cadeira de competição feita à sua medida. Com muito trabalho individual e de equipa, conseguiu esta época atingir o objectivo anteriormente estipulado. “Consagrei-me campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, em basquetebol adaptado. Espero dar continuidade à minha evolução e, na próxima época, igualar ou superar os sucessos desta.”
Sílvio Nogueira deixou uma palavra de apreço e de força para todos os que enfrentam severas vicissitudes, pois “com esforço e dedicação todos os sonhos são possíveis…”

 
Mário Nunes (jornalista)