O DFA decidiu publicar um
artigo que aborda a formação, e que foi publicado no blog futsalmanta.blogspot.com, que
tem como autor Luís Manta. Por se rechear de enorme interesse desportivo no
campo da formação, passamos a transcrevê-lo dando os parabéns ao seu autor.
“Hoje dedicarei estas linhas
a fazer um esboço daquilo que entendo ser um Organograma simples e hábitos de
trabalho, para um clube que tenha todos os escalões de formação.
Deverão os escalões de formação ter o mesmo
padrão de jogo da equipa sénior ? Não, penso que não.
Os atletas Sub 19 que sobem a seniores, devem
dominar todos os aspectos do jogo, quer técnicos quer tácticos, de modo a
estarem preparados para qualquer solicitação.
Deve, isso sim, haver uma interligação muito
estreita entre a equipa Sub 19 e a equipa sénior, mesmo ao nível do treino,
para facilitar a adaptação.
1º Há que definir objectivos por parte do
clube. Se é só formar ou se é formar e ganhar.
A diferença está essencialmente na atitude a transmitir aos atletas e
nas etapas de aprendizagem em cada escalão.
Poderá haver acompanhamento escolar.
Definidos objectivos e transmitidos ao
Coordenador Técnico da Formação, passamos ao
Organograma muito simples:
- Director Desportivo / Seccionista
- Coordenador Técnico da Formação
- Treinadores /Monitores dos escalões
Competências
do Director Desportivo / Seccionista :
- Responsável pela parte
administrativa e logística de tudo ligado à Formação.
- Responsável por promover reuniões periódicas
de avaliação do desempenho com o Coordenador Técnico.
Competências
do Coordenador Técnico :
- Responsável pela coordenação técnica de
todos os escalões de formação.
- Responsável pela decisão de quais os atletas
que sobem de escalão de competição no final de época. Decisão tomada após
reunião com Treinador / Monitor do escalão actual e Treinador / Monitor do
escalão imediato.
- Promover formação interna aos Treinadores /
Monitores.
- Definir objectivos formativos e desportivos
em conjunto com cada Treinador / Monitor.
- Acompanhar treinos e promover reuniões de
trabalho de carácter periódico com os Treinadores / Monitores para entre outras
coisas, fazer avaliação da execução dos objectivos.
Competências do Treinador / Monitor:
- Formar os atletas na iniciação desportiva à
prática do futsal de acordo com os objectivos previamente definidos com o
Coordenador Técnico.
Exemplo de objectivos: Escolinhas - No final
da época deverão os garotos estar habituados a recepcionar a bola com a sola do
pé e transportar a bola, também, com a sola do pé.
Sub 11 - No final da época deverão os atletas
dominar os fundamentos técnicos individuais e incluindo recepções direccionadas
com a sola do pé.
Sub 13 - No final da época deverão os atletas
dominar os fundamentos defensivos do jogo (individuais e colectivos).
Sub 15 - No final da época deverão os atletas
dominar os fundamentos ofensivos do jogo (individuais e colectivos).
Sub 17 - No final da época deverão os atletas
dominar todos os aspectos defensivos e ofensivos do jogo.
Sub 19 - Dominando os atletas todos os
aspectos do jogo e sendo a ante-câmara da equipa sénior, deve o Treinador ter
uma estreita ligação ao Treinador da equipa sénior, de modo, inclusive, a que o
planeamento de treinos seja aproximado.
- Planear atempadamente os treinos,
preenchendo a respectiva folha de planeamento de treinos.
- Incutir responsabilidade e bons hábitos de
treino aos atletas (de pequenino é que se torce o pepino).
- Reunir periodicamente com o Coordenador
Técnico, para fazer ponto de situação da execução dos objectivos.
Além de tudo isto é importante instituir uma
cultura de exigência, que abranja desde o Director ao atleta mais novo, havendo
como é óbvio, a capacidade de discernir entre o que é exigível a uma criança de
10 anos ao jovem de 18 anos.
Este organograma, sem muito detalhe, poderá
ser uma base de trabalho que qualquer clube poderá executar, independentemente
da sua grandeza”.
In: futsalmanta.blogspot.com