sexta-feira, 19 de julho de 2013

LIVRAMENTO FC VENCEU I TORNEIO NAFISM FUTEBOL 7 - PONTA DELGADA


Realizou-se, no final da tarde de ontem, a final do I Torneio NAFISM Futebol 7, que durante dezanove dias decorreu no Estádio Municipal de Jácome Correia, em Ponta Delgada, com cerca de duas dezenas de equipas participantes.

 
As equipas finalistas, que depois de muito terem jogado para chegar à final da prova, foram o Borrusia e o Livramento FC. O desafio, que teve inicio pelas 20 horas, foi aguerrido e muito bem disputado, impróprio para cardíacos, e contou com muito público nas bancadas do estádio, a fazer inveja a muitos jogos oficiais da AFPD, e não só.   

 
Borrusia e Livramento FC iniciaram a partida em toada rápida, mas os golos é demoraram a aparecer. Tanto mais que ao intervalo a partida encontrava-se favorável ao Livramento FC, apenas por 1-0, o que deixava tudo em aberto para encontrar o vencedor do referido Torneio.

 
A parte complementar foi uma autêntico corrupio, com ambas as equipas a correrem muito e a apostarem em passes longos, colocando em campo muita técnica. E tanto assim foi que o resultado deu uma autêntica cambalhota, pois a formação do Livramento FC depois de estar a vencer por 3-0, deixou o Borrusia abeirar-se para o 4-3, já perto fim da partida. E com a vontade de ganhar do Borrusia poderia ter encaminhado o desafio para a igualdade e, consequentemente, para as grandes penalidades.
 

Já no que se refere ao desafio que apurava o 3º e 4º lugar foi disputado entre as equipas do Carlos Rego Comp. e a Escola de Condução Campos, tendo estes últimos vencido por 7-3, e assim alcançado o terceiro lugar do Torneio. Ao intervalo, a formação da Escola de Condução Campos já vencia por 5-1.

 
Terminados os encontros e encontrado o vencedor, foram entregues diplomas de presença aos representantes de todas as equipas participantes, assim como foram distribuídos os troféus. Destaque para a presença de Pedro Furtado, vereador do desporto, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que acompanhou esta final, e entregou um dos troféus. Presentes ainda nesta final estiveram responsáveis pela AFPD, o presidente do Conselho de Arbitragem da AFPD, Hélder Medeiros, entre outras figuras públicas.

 
Já sobre o cair do pano, o DFA falou com o presidente do NAFISM (Núcleo Árbitros Futebol de São Miguel), Fernando Pereira, que fez um balanço muito positivo desta primeira iniciativa desportiva: "Penso que esta nossa primeira iniciativa ultrapassou todas as nossas expectativas, ou seja, correu tudo muito bem, e o número de equipas inscritas superou o esperado. Aliás há que salientar que após o prazo de inscrições ter terminado, ainda surgiram outras equipas que pretendiam participar. Esta foi a primeira edição, e já estamos a pensar na próxima edição...". E Fernando Pereira não quis deixar de agradecer o empenho da edilidade de Ponta Delgada ao ajudar de "forma preciosa na logística", assim como a todos os patrocinadores, que apesarem de não terem sido muitos, foram os suficientes para se levantar um evento desta envergadura. "Isto é a prova que não é necessário muito dinheiro para se realizarem grandes eventos. É preciso, isso sim, muita força de vontade e o NAFISM mostrou que tem e vai continuar a ter...".

 

Mário Nunes (jornalista)